Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida Sobre Relação de Marchas e Pedivela
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida Sobre Relação de Marchas e Pedivela

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida Sobre Relação de Marchas e Pedivela
    Postado: 04 Fev 2022 as 16:23
Prezados Colegas,

Primeiramente, peço desculpas pela minha ignorância em postar uma dúvida tão básica, mas que me persegue há bastante tempo.

Se eu usar um pedivela 42 34 24 na coroa menor (24) com uma engrenagem 24 na traseira terei uma relação =1 (24/24), se eu usar um pedivela 48 38 28 na coroa menor (28) com uma engrenagem 28 na traseira também terei uma relação =1. 

A dúvida é: subindo lombas, o peso no pedal será igual em ambas as situações porque a relação é =1 em ambas ou o pedivela 28 por ter uma engrenagem maior será mais pesado.

Agradeço a paciência com uma dúvida tão básica.

Antonio
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2022 as 16:37
 O peso no pedal será igual em ambas as situações porque a relação é =1 ! 


Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2022 as 16:55
Muito obrigado, Gustavo!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2022 as 08:45
Vale lembrar que um cassete 11/24 tem escalonamento melhor que um 11/28 tendo os dois a mesma quantidade de velocidades.
Muitos preocupam com velocidade final, mas esquecem que uma relação bem escalonada rende muito mais o pedal que um coroão e um cassete cheio de "buracos" entre as marchas.
Voltar ao Topo
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2022 as 12:20
Muito obrigado pela contribuição, Hugo! 

Eu não tinha pensado nisso, estava focado apenas na substituição do pedivela.

Boas pedaladas!

Antonio Cepa

Voltar ao Topo
leogregol Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2012
Vila Flores/RS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogregol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 09:57
Aproveitando o gancho da dúvida sobre relação de marchas, vou lançar a minha neste tópico:
Minha região é de serra, tem trechos longos de subida, outros curtos mas bem íngremes, pensei em colocar o cassete da Sunrace M680 de 11-40D de 8v, com escalonamento das Marchas 11-13-15-18-22-28-34-40, em complemento com um pedivela Shimano Tourney de 3v 22-32-42.
Esta relação estaria boa pensando em se poupar nas subidas e desenvolver uma velocidade boa no plano?
Se puderem indicar um câmbio traseiro intermediário para essa relação, agradeço.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 10:24
Originalmente postado por leogregol leogregol escreveu:

Aproveitando o gancho da dúvida sobre relação de marchas, vou lançar a minha neste tópico:
Minha região é de serra, tem trechos longos de subida, outros curtos mas bem íngremes, pensei em colocar o cassete da Sunrace M680 de 11-40D de 8v, com escalonamento das Marchas 11-13-15-18-22-28-34-40, em complemento com um pedivela Shimano Tourney de 3v 22-32-42.
Esta relação estaria boa pensando em se poupar nas subidas e desenvolver uma velocidade boa no plano?
Se puderem indicar um câmbio traseiro intermediário para essa relação, agradeço.

Cara, qualquer coisa além de 11-36 atrás, o câmbio precisa de adaptação e, ou perde precisão nos cogs maiores ou nos cogs menores, além de durar menos. Eu andei até final do ano passado, com 27v (11-36 no cassete, 22-30-40 no pedivela), nunca faltou marcha na subida e a região onde eu ando não difere muito da tua!

Eu indicaria a série M3100/M4000 Alívio, 18v ou 27v (18v pra um geral e 27V se tu quiser marchas mais pesadas no plano/descida). Com cassetes de 8v, o limita aceitável do cambio é 32d (34 em alguns casos).
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 10:40
22/40 é muuuuito leve, vc empurrando a bike anda mais rápido. Eu usava 24/40 e já raramente usava o cog 40, nas subidas íngremes, se tiver pedra solta patina demais.
Um cassete 36 com pedivela 22 já é mais que suficiente.
Faz o cálculo "coroa/cassete" e se for menor de 0,6 é quase impedalável, vc gira mais sem sair do lugar.
Configuração bacana pra MTB sem sobrar nem faltar é usar um pedivela de 2 coroas, 22/36 e um cassete 11/36.

Voltar ao Topo
leogregol Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2012
Vila Flores/RS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogregol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 10:59
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Cara, qualquer coisa além de 11-36 atrás, o câmbio precisa de adaptação e, ou perde precisão nos cogs maiores ou nos cogs menores, além de durar menos. Eu andei até final do ano passado, com 27v (11-36 no cassete, 22-30-40 no pedivela), nunca faltou marcha na subida e a região onde eu ando não difere muito da tua!

Eu indicaria a série M3100/M4000 Alívio, 18v ou 27v (18v pra um geral e 27V se tu quiser marchas mais pesadas no plano/descida). Com cassetes de 8v, o limita aceitável do cambio é 32d (34 em alguns casos).


Opa, realmente nossa região é a mesma e provavelmente "compartilhamos" trajetos.
Eu fiquei um tempo sem pedalar e sempre senti muita dificuldade em subidas. A minha melhor experiência foi numa antiga aro 26, com 24v, e tinha a primeira bem reduzida.

Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

22/40 é muuuuito leve, vc empurrando a bike anda mais rápido. Eu usava 24/40 e já raramente usava o cog 40, nas subidas íngremes, se tiver pedra solta patina demais.
Um cassete 36 com pedivela 22 já é mais que suficiente.
Faz o cálculo "coroa/cassete" e se for menor de 0,6 é quase impedalável, vc gira mais sem sair do lugar.
Configuração bacana pra MTB sem sobrar nem faltar é usar um pedivela de 2 coroas, 22/36 e um cassete 11/36.


Eu tinha achado um site que fazia essa conversão, mas perdi o link. Tem algum lugar que pode me passar que faça essa conta da relação?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 11:19
Originalmente postado por leogregol leogregol escreveu:

Eu tinha achado um site que fazia essa conversão, mas perdi o link. Tem algum lugar que pode me passar que faça essa conta da relação?

simples: divide a coroa pelo cog do cassete: exemplo: 22/36 = 0,611 se pegar a tua ideia  de 22/40= 0,55.

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 11:20
Originalmente postado por leogregol leogregol escreveu:

Opa, realmente nossa região é a mesma e provavelmente "compartilhamos" trajetos.
Eu fiquei um tempo sem pedalar e sempre senti muita dificuldade em subidas. A minha melhor experiência foi numa antiga aro 26, com 24v, e tinha a primeira bem reduzida.

aí entra a questão do aro junto! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
leogregol Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2012
Vila Flores/RS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogregol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 11:29
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

simples: divide a coroa pelo cog do cassete: exemplo: 22/36 = 0,611 se pegar a tua ideia  de 22/40= 0,55.


Muito obrigado! Vou fazer os cálculos.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 12:01
Originalmente postado por leogregol leogregol escreveu:


Eu tinha achado um site que fazia essa conversão, mas perdi o link. Tem algum lugar que pode me passar que faça essa conta da relação?


É simples, só dividir o número de dentes na calculadora do celular mesmo.
Ex. 22/40 = 0,55
24/40 = 0,6 e é leve já.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 13:34
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Originalmente postado por leogregol leogregol escreveu:


Eu tinha achado um site que fazia essa conversão, mas perdi o link. Tem algum lugar que pode me passar que faça essa conta da relação?


É simples, só dividir o número de dentes na calculadora do celular mesmo.
Ex. 22/40 = 0,55
24/40 = 0,6 e é leve já.


Usei muito tempo na minha 22/32/44 , cassete 11-40, nas subidas realmente puxadas, 22x40 salva no final do pedal, na volta da trilha, com velocidade de 4km/h você sobe, agora se não tem o mínimo de equilíbrio, ou quer manter uma velocidade acima de 5,5 km/h é como falaram "impedalavel"
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 14:03
Tem que estar muito fora de forma pra apelar pra 4km/h, na média se caminha mais rápido que isso kkk.
Numa trilha mais truncada não se passa nenhum obstáculo nessa velocidade, vai desequilibrar e ter que colocar o pé no chão.
Voltar ao Topo
leogregol Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2012
Vila Flores/RS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogregol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 14:16
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Tem que estar muito fora de forma pra apelar pra 4km/h, na média se caminha mais rápido que isso kkk.
Numa trilha mais truncada não se passa nenhum obstáculo nessa velocidade, vai desequilibrar e ter que colocar o pé no chão.

Fora de forma não se está, mas sei lá, já sofri muito ao final de ladeirões, por isso surgiu a ideia de colocar uma relação bem reduzida.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 16:47
isso é relativo: eu prefiro empurrar a pedalar igual a um ventilador pra andar a 4 km/h.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 18:53
Eu uso esse mesmíssimo cassete com um câmbio RD-M370 (bem antigo), casado com um pedivela customizado com coroas 48-36-22D com câmbio FD-M371, isso numa aro 26".

Só uso a 22/40 quando estou com carga mais pesada (geralmente compras, uso a bike pra substituir o uso do carro). Raramente ultrapassa 30kg e minha região tem uns mortos bastante íngremes de 15% a quase 20%. Nesse caso, empurrar complica, pq a bike tá carregada e é chato subir e descer dela, aí eu prefiro seguir nos 4km/h ou pouca coisa mais.

MAS, se fosse pra montar uma bike que não tivesse esse uso, eu optaria por um cassete 11-34d de 8v ou 9v, casado com o pedivela com 48-36-26d, que é exatamente a configuração recomendada para esses câmbios.

O negócio é que pra funcionar com esse cassete, o câmbio precisou de um parafuso B mais longo, o que afastou ele das engrenagens e deixou a troca de marchas mais lenta. Na verdade, a troca seria mais do que lenta, problemática até, mas eu aprendi a regular de um jeito que pelo menos engatam todas certinhas, o que meu mecânico não conseguiu (eu levo nele quando tem algo que não consigo resolver).

A troca da coroa pequena pra média e vice versa é bastante técnica e eu costumo dizer que ela troca marchas feito um caminhão.

Sei que pode parecer uma solução, mas realmente tem seus problemas. Além do mais, é um cassete muito espaçado e os buracos de uma marcha pra outra são imensos. A amplitude é sem igual, mas hoje eu entendo que não é só isso que faz a bike.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2022 as 19:11

Se quiser saber quanto rende uma pedalada em metros, pode usar a seguinte formula:

coroa x circunferência do pneu / cog

Ex: 22 x 2,26 / 40 = 1,24 m
      36 x 2,26 / 11 = 7,39 m

(*) = usando a circunferência média de pneu aro 29 para pedivela 22x36, cassete 11x40
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 07:47
Originalmente postado por leogregol leogregol escreveu:

Fora de forma não se está, mas sei lá, já sofri muito ao final de ladeirões, por isso surgiu a ideia de colocar uma relação bem reduzida.

Dependendo o morro que tu subir, nem os mais preparados sobem sem nenhum sofrimento! Um exemplo clássico é a subida da ponte de ferro de Nova Roma do Sul até a cidade de Pinto Bandeira, são 6 km pegados! Não sei se conheces essa subida.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
leogregol Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2012
Vila Flores/RS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogregol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 07:54
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Eu uso esse mesmíssimo cassete com um câmbio RD-M370 (bem antigo), casado com um pedivela customizado com coroas 48-36-22D com câmbio FD-M371, isso numa aro 26".

Só uso a 22/40 quando estou com carga mais pesada (geralmente compras, uso a bike pra substituir o uso do carro). Raramente ultrapassa 30kg e minha região tem uns mortos bastante íngremes de 15% a quase 20%. Nesse caso, empurrar complica, pq a bike tá carregada e é chato subir e descer dela, aí eu prefiro seguir nos 4km/h ou pouca coisa mais.

MAS, se fosse pra montar uma bike que não tivesse esse uso, eu optaria por um cassete 11-34d de 8v ou 9v, casado com o pedivela com 48-36-26d, que é exatamente a configuração recomendada para esses câmbios.

O negócio é que pra funcionar com esse cassete, o câmbio precisou de um parafuso B mais longo, o que afastou ele das engrenagens e deixou a troca de marchas mais lenta. Na verdade, a troca seria mais do que lenta, problemática até, mas eu aprendi a regular de um jeito que pelo menos engatam todas certinhas, o que meu mecânico não conseguiu (eu levo nele quando tem algo que não consigo resolver).

A troca da coroa pequena pra média e vice versa é bastante técnica e eu costumo dizer que ela troca marchas feito um caminhão.

Sei que pode parecer uma solução, mas realmente tem seus problemas. Além do mais, é um cassete muito espaçado e os buracos de uma marcha pra outra são imensos. A amplitude é sem igual, mas hoje eu entendo que não é só isso que faz a bike.


Entendi, obrigado pelas dicas e experiência. Por hora vou deixar na configuração que ela está e até voltar a pegar o ritmo vou evitar, pelo menos, as subidas íngremes.  Depois ao invés de investir numa 8v, talvez monte uma 2x9 ou 2x10, se o bônus semestral for bom LOL

E, para bem da verdade, tenho que desencanar do preconceito e vergonha que é imposto ao ciclista que desce e empurra a bike em ladeiras.

A uns anos fiz o Vale dos Vinhedos (galera que veio para a Serra Gaúcha deve conhecer) e passei por algumas turmas de "elite" que fez piadinhas quando me encontraram empurrando a bicicleta ladeira acima. Me senti o "zé ruela" do pedal...
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 09:27
Empurra, mas não finge.
As vezes vc gasta uma energia absurda pra fazer força e não descer da bike, e ai essa energia falta no fim do pedal em qualquer ladeira pedalável kk
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 09:37
Originalmente postado por leogregol leogregol escreveu:


Entendi, obrigado pelas dicas e experiência. Por hora vou deixar na configuração que ela está e até voltar a pegar o ritmo vou evitar, pelo menos, as subidas íngremes.  Depois ao invés de investir numa 8v, talvez monte uma 2x9 ou 2x10, se o bônus semestral for bom LOL

E, para bem da verdade, tenho que desencanar do preconceito e vergonha que é imposto ao ciclista que desce e empurra a bike em ladeiras.

A uns anos fiz o Vale dos Vinhedos (galera que veio para a Serra Gaúcha deve conhecer) e passei por algumas turmas de "elite" que fez piadinhas quando me encontraram empurrando a bicicleta ladeira acima. Me senti o "zé ruela" do pedal...

Se for investir, o melhor CxB é o 2x10 com 11-42 atrás e 26-38 na frente! Em seguida é o 2x9 com 11-36 atrás e 22-36 na frente! 

sobre ser o zé ruela: já fui o zé e te digo: melhor forma de reduzir isso é focar no objetivo. Se tu não está acima do peso, tem que condicionar apenas, pedalando mais vezes por semana; se der pra fazer uma academia, ajuda também! Conhecer o caminho que vai pedalar é uma boa pedida, assim tu não dá aquele gás no começo do morro e depois sofre no final! enfim, é chá de selim e bora pedalar!!

edit: turma da "elite" que faz piada com alguém que tá começando é que merece ser chamado de ZÉ ROELA.... até parece que saíram do útero da mãe fazendo um sprint!!!!


Editado por GabrielSL329 - 17 Fev 2022 as 09:47
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X