Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida sobre desgaste da relação Claris
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida sobre desgaste da relação Claris

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Miguel RMS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2016
RS
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miguel RMS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida sobre desgaste da relação Claris
    Postado: 12 Fev 2021 as 10:56
Pessoal, tenho uma Trek Domane AL2 com grupo Claris, estou chegando a 3.000 km e tenho tido problemas com a relação. Quando pedalo forçando (subida mais forçada, ou pedalando em pé) em uma coroa específica do cassete sinto um pulo, como se não estivesse engatado a corrente. Isso me faz ter de mudar a marcha, para aliviar o torque. A bike acabou de passar por revisão, já estava com esse problema, mas piorou. A loja que fez a revisão na época não falou  nada, inclusive disseram que a corrente estava ok, agora relatei o problema e me indicaram trocar o cassete e corrente. Não levo muita fé na qualidade dessa manutenção, mas como é cidade do interior, não tenho outra opção.
Minhas dúvidas são:
- É normal este desgaste com 3.000 km?
- Vale a pena trocar a corrente junto para prevenir ou aguardo sinais de desgaste da corrente?

Obrigado!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 11:02
Se está pulando precisa trocar corrente e K7 juntos. 
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 11:13
Originalmente postado por Miguel RMS Miguel RMS escreveu:

- É normal este desgaste com 3.000 km?

É bem relativo. Pois vai depender de lubrificação, de cruzamento de corrente, qualidade do material, etc.

Originalmente postado por Miguel RMS Miguel RMS escreveu:

- Vale a pena trocar a corrente junto para prevenir ou aguardo sinais de desgaste da corrente?

se o cassete está condenado, troca os dois, pois se trocar só o cassete, corre o risco de danificar o cassete por usar uma corrente desgastada. E a relação Claris é a mais barata (tirando Tourney) da linha road. 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 11:14
exato, precisa trocar cassete e corrente, se demorar mais vai ter que trocar coroa e os cogs do câmbio também
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 11:28
Essa quilometragem para uma bicicleta de estrada é bem pouca, não deveria estar tão desgastada a ponto de pular, mas se você não tem outra opção de mecânico, só resta acreditar nele.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 11:38
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Essa quilometragem para uma bicicleta de estrada é bem pouca, não deveria estar tão desgastada a ponto de pular, mas se você não tem outra opção de mecânico, só resta acreditar nele.

sim... é bom verificar como essa relação está sendo usada, se está sendo bem lubrificada ou se está andando suja direto
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 12:48
Ok, só 3000km, mas entra um fator determinante, como você cuidou da bike nesse período? Lubrificou e limpou corretamente a relação da bike?
Em qual combinação está pulando? Se for nos dois cogs menores pode ser que somente a troca deles resolva seu problema. Gancheira está ok, sem empeno?
Como já falaram aí, essa quilometragem é pouca pra moer um cassete mas o suficiente se não foi cuidado da forma que devia.


Editado por Hugobh77 - 12 Fev 2021 as 12:49
Voltar ao Topo
Miguel RMS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2016
RS
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miguel RMS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 13:36
Lubrifiquei em média a cada 40 km. Tive a lancheira entortada usando no rolo de cavalete (que parei de usar e não recomendo), mas ela foi desempenhada. Mas acho que vou trocar a bandeira antes, já que tenho uma reserva. Se não der certo parto pro cassete. Obrigado pelas respostas!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 13:56
Coloca uma foto de cassete aí pra gente ver. Notou se os dentes dele estão rampados?
Fiquei curioso com o problema do peno da gancheira no rolo. Já faz tempo que uso e ainda não tive problemas. Ainda bem.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 18:29
Só com 3 mil kms?
Não é possível...tem coisa errada.
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2021 as 05:00
3000km, de asfalto, sistema 8v... muito pouco pra miar cassete/corrente em uso normal... só a corrente duraria isso facil.... e um cassete dura várias correntes
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
Miguel RMS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2016
RS
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miguel RMS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2021 as 18:01
Essa é a foto do cassete. Hoje começou a pular em várias marchas. Acho que o câmbio desregulou mesmo, pq não vejo desgaste, se eu estiver errado, por favor me digam.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 00:59
Pelo q consegui ver, o cassete tá novo. Os dentes estão naquele formato quadrado.
Quando estão desgastados, os dentes ficam bem pontiagudos.

A corrente é compatível? Poderia ser uma de velocidades diferentes?

Se não for isso, pode ser câmbio ou a gancheira desalinhada.
Vc comentou q pula qdo pedala em pé, costumar usar a coroa maior combinada com o maior pinhão do cassete ou o 2 maior? Pode ser q está cruzando corrente tbm.

Editado por Degan - 16 Fev 2021 as 01:03
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 07:32
Concordo com o Degan, cassete está OK, até porque esses mais simples costumam durar uma vida.
Se colocar uma corrente nova vai ser normal pular nos cogs menores até ela casar e se já rodou 3k km com a mesma, pode ser que esteja na hora de trocar.
Já foi falado sobre a gancheira, mas tem a coisa que é difícil mas pode ser que tenha acontecido. Veja se o quadro tem alguma trinca nos stays. Pedalando em pé aplica maior força e se tiver alguma ele vai torcer e desalinhar.

Editado por Hugobh77 - 16 Fev 2021 as 07:32
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X