Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida sobre aro para trajeto urbano
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida sobre aro para trajeto urbano

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cros77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cros77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida sobre aro para trajeto urbano
    Postado: 12 Set 2020 as 14:52
Fala ciclistas, tudo bom?

Eu sou novo no mundo do ciclismo e estou com uma imensa dúvida.

Eu pretendo pegar uma bike para PRINCIPALMENTE fazer o trajeto da minha casa ao trabalho (20min de pedal em área urbana). 

Eu tenho 1,87m de altura. Sim, sou alto.

Até então pretendia pegar uma bike aro 29, mas apareceu uma oferta muito boa para mim:

Um amigo está vendendo uma bike toda no kit shimano altus e alívio, cubo k7, freio hidráulico entre outras peças muito boas, além de um quadro tamanho 19. Tudo isso por 700 REAIS (a bike está toda revisada).

O problema é que a bike é aro 26 Unhappy

Vocês acham que vale a pena eu pegar? Terá muita diferença no esforço que eu farei diariamente se usar um aro 26 ao invés de um 29? 

Eu não queria chegar no trabalho todo suado, aí penso sobre o esforço que farei em uma aro 26 ao invés de 29.

Por favor, me ajudem Dead
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 10:47
o quadro é pequeno para vc, vai ter que trocar. Mas por 700 vale até comprar e trocar o quadro. 

para esse trajeto qualquer pau velho serve
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 10:49
Ah, os mitos sobre os aros 26”... Vamos lá...

O fato é que comparando uma 26” com uma 29”, vc tem cerca de 10% a mais de distância percorrida por volta da roda na 29”, ao custo de 10% a mais de esforço. No plano e na descida, a 29” pegaria mais velocidade mesmo, mas demoraria mais pra acelerar. Na subida, a roda menor da 26” viraria vantagem. Só que o esforço a mais exigido pela 29” se mostrou algo que o mercado não quer, daí criou-se relações mais leves específicas pra 29”.

Me explico: nas 26”, um pedivela triplo típico era 48-38-28d, enquanto nas 29” era 42-34-24d. Na mais pesada (48d e 44d), a diferença é de aproximadamente 10% mais leve no 44d, exatamente pra compensar o esforço a mais exigido na 29”.

Como a galera ainda queria algo mais leve, o mercado passou a colocar 42-34-24d nas 26” e fez 40-30-20d pras 29”. Pra completar, os cassetes estão cada vez maiores, pra deixar a relação ainda mais leve, e temos hoje 50 ou mais dentes na roda traseira (o que realmente não vai caber numa 26”, só na 29”), mas essas relações já custavam um absurdo antes da pandemia.

Pra piorar, as 26” ficaram relegadas ao mercado de entrada, daí o máximo que costumam ter são 28 dentes na traseira, o que deixa elas com relação mais pesada, mas observe que isso não é inerente a serem 26”, mas pelos componentes colocados nelas. Vc teria algo pior se colocar esses mesmos componentes numa 29”, como ocorre nos modelos de entrada.

A 26” que vc relata parece ser uma bike bem montada e equilibrada. Ao que tudo indica, ela vai ser muito melhor que qualquer 29” de entrada com pedivela 42-34-24d e catraca 7v 14-28d. Pra completar, por R$700,00 vc não consegue comprar os componentes separados dela hoje em dia: só um cassete das séries indicadas sai por R$180,00, o câmbio traseiro tá uns R$300,00 e o pedivela outros R$300,00, já passei do valor total e tá faltando todo o resto da bike ainda.

Passa mais detalhes da bike pra gente te ajudar (quantos dentes em cada coroa do pedivela, quantas velocidades e o número da maior e menor engrenagem do cassete/catraca, se usa cassete ou catraca, modelos exatos dos câmbios, outros itens da bike, etc.). Pela descrição simplificada sua, já parece algo bom.

Só pra acrescentar, vou citar as vantagens das 29” sobre as 26”:

* melhor rolagem sobre obstáculos (raizes, pedras, buracos, etc.), devido ao maior tamanho
* maior distância percorrida por giro favorece maior velocidade final no plano e descidas (ao custo de maior esforço)
* maior disponibilidade de peças específicas de primeira linha, pois o mercado brasileiro tomou essa direção

E as vantagens das 26” sobre as 29”:

* menor distância percorrida por giro favorece menor esforço nas subidas (ao custo de menor velocidade final)
* tamanho menor favorece uma roda mais forte, devido à menor alavanca entre o eixo e a extremidade
* roda mais leve e forte com os mesmos materiais, ou mais forte com materiais mais baratos, ou muito mais forte com o mesmo peso e materiais, vc escolhe
* geralmente é mais barata, mas não se acham rodas de competição, por exemplo
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
cros77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cros77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 11:15
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Ah, os mitos sobre os aros 26”... Vamos lá...

O fato é que comparando uma 26” com uma 29”, vc tem cerca de 10% a mais de distância percorrida por volta da roda na 29”, ao custo de 10% a mais de esforço. No plano e na descida, a 29” pegaria mais velocidade mesmo, mas demoraria mais pra acelerar. Na subida, a roda menor da 26” viraria vantagem. Só que o esforço a mais exigido pela 29” se mostrou algo que o mercado não quer, daí criou-se relações mais leves específicas pra 29”.

Me explico: nas 26”, um pedivela triplo típico era 48-38-28d, enquanto nas 29” era 42-34-24d. Na mais pesada (48d e 44d), a diferença é de aproximadamente 10% mais leve no 44d, exatamente pra compensar o esforço a mais exigido na 29”.

Como a galera ainda queria algo mais leve, o mercado passou a colocar 42-34-24d nas 26” e fez 40-30-20d pras 29”. Pra completar, os cassetes estão cada vez maiores, pra deixar a relação ainda mais leve, e temos hoje 50 ou mais dentes na roda traseira (o que realmente não vai caber numa 26”, só na 29”), mas essas relações já custavam um absurdo antes da pandemia.

Pra piorar, as 26” ficaram relegadas ao mercado de entrada, daí o máximo que costumam ter são 28 dentes na traseira, o que deixa elas com relação mais pesada, mas observe que isso não é inerente a serem 26”, mas pelos componentes colocados nelas. Vc teria algo pior se colocar esses mesmos componentes numa 29”, como ocorre nos modelos de entrada.

A 26” que vc relata parece ser uma bike bem montada e equilibrada. Ao que tudo indica, ela vai ser muito melhor que qualquer 29” de entrada com pedivela 42-34-24d e catraca 7v 14-28d. Pra completar, por R$700,00 vc não consegue comprar os componentes separados dela hoje em dia: só um cassete das séries indicadas sai por R$180,00, o câmbio traseiro tá uns R$300,00 e o pedivela outros R$300,00, já passei do valor total e tá faltando todo o resto da bike ainda.

Passa mais detalhes da bike pra gente te ajudar (quantos dentes em cada coroa do pedivela, quantas velocidades e o número da maior e menor engrenagem do cassete/catraca, se usa cassete ou catraca, modelos exatos dos câmbios, outros itens da bike, etc.). Pela descrição simplificada sua, já parece algo bom.

Só pra acrescentar, vou citar as vantagens das 29” sobre as 26”:

* melhor rolagem sobre obstáculos (raizes, pedras, buracos, etc.), devido ao maior tamanho
* maior distância percorrida por giro favorece maior velocidade final no plano e descidas (ao custo de maior esforço)
* maior disponibilidade de peças específicas de primeira linha, pois o mercado brasileiro tomou essa direção

E as vantagens das 26” sobre as 29”:

* menor distância percorrida por giro favorece menor esforço nas subidas (ao custo de menor velocidade final)
* tamanho menor favorece uma roda mais forte, devido à menor alavanca entre o eixo e a extremidade
* roda mais leve e forte com os mesmos materiais, ou mais forte com materiais mais baratos, ou muito mais forte com o mesmo peso e materiais, vc escolhe
* geralmente é mais barata, mas não se acham rodas de competição, por exemplo

Realmente eu tenho poucos detalhes além desses. Sei que o quadro é oxer, selim da absolutee e ela é 9v. Minha cidade é composta por várias e várias montanhas kkk então nesse caso a 26" se sairia melhor?
Voltar ao Topo
cros77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cros77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 11:27
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

o quadro é pequeno para vc, vai ter que trocar. Mas por 700 vale até comprar e trocar o quadro. 

para esse trajeto qualquer pau velho serve

Rapaz, pior que eu me sinto bem andando em quadro 19. Minha preocupação mesmo era com o aro. Vejo muito preconceito com aro 26, muita gente que crucifica. 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 16:44
Só há uma razão pra crucificar: as 26” sumiram das competições, então as peças melhores só tem pra 29”. Mas pra uso urbano, não existe necessidade de alto desempenho, então ambas vão na mesma linha.

O caso é o mercado, que vê vantagem em ter peças mais valorizadas e apenas pra um grupo restrito de bikes ou configurações. Isso permite a redução de estoques e diminuição s e itens que encostam. Vc preciso entender isso, pq não há solução única e vc deve decidir o que é melhor pra você.

Citando exemplos, um cara que não ligue pra modismos, queira uma bike ágil pra andar na cidade, que queira um equipamento funcional de qualidade com custo relativamente baixo, não se importa em garimpar peças melhores pela internet (pq o comércio local não tem ou as que tem são bastante ruins) e faz a manutenção das suas próprias bikes, se dá bem com uma aro 26”. Esse é especificamente o meu caso e sim, eu tenho a impressão de que a maioria das 29” que eu andei parecem uns caminhões na hora de manobrar...

Por outro lado, se a mecânica não é a sua praia e os mecânicos que te atendem consideram 26” um lixo, não adianta insistir: uma 26” será maltratada na mão desses caras. A melhor solução seria uma 29” mesmo, ainda que de entrada.

As peças específicas pra aro 26” (quadro, garfo/suspensão, aros e alguns componentes da transmissão) podem ser difíceis de achar. Eu passo por isso nas lojas locais, daí tenho que garimpar na internet. Isso rola com qualquer bike que tenha alguma especificidade que fuja do padrão de mercado (freios de tipo incomum ou com pastilhas diferentes, bikes antigas, tandens, etc.).

Mas se vc conseguir mecânicos dispostos a trabalhar numa 26” e que consigam te atender bem, esse problema deixa de existir. Aí o preço mais baixo da bike e das peças 26” passa a ser uma vantagem.

Entenda que não quero te colocar dúvidas, quero colocar perguntas que te ajudem a decidir o que é melhor. Todo o resto sendo igual e as relações equiparadas, uma 26” ainda tem a vantagem do menor peso (o que é melhor pra subida) e a 29” é melhor pra passar por cima de irregularidades do terreno (o que dá mais confiança na descida). Existe ainda a 27,5”, que não pegou no Brasil (e não recomendo ela por isso) que veio como um meio termo.

Tentei achar aqui um vídeo que eu havia visto há alguns anos, comparando os três tamanhos, mas não achei. O que eu citei aqui foi tirado de lá, basicamente. Se eu achar depois, posto aqui.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
cros77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cros77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 17:10
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Só há uma razão pra crucificar: as 26” sumiram das competições, então as peças melhores só tem pra 29”. Mas pra uso urbano, não existe necessidade de alto desempenho, então ambas vão na mesma linha.

O caso é o mercado, que vê vantagem em ter peças mais valorizadas e apenas pra um grupo restrito de bikes ou configurações. Isso permite a redução de estoques e diminuição s e itens que encostam. Vc preciso entender isso, pq não há solução única e vc deve decidir o que é melhor pra você.

Citando exemplos, um cara que não ligue pra modismos, queira uma bike ágil pra andar na cidade, que queira um equipamento funcional de qualidade com custo relativamente baixo, não se importa em garimpar peças melhores pela internet (pq o comércio local não tem ou as que tem são bastante ruins) e faz a manutenção das suas próprias bikes, se dá bem com uma aro 26”. Esse é especificamente o meu caso e sim, eu tenho a impressão de que a maioria das 29” que eu andei parecem uns caminhões na hora de manobrar...

Por outro lado, se a mecânica não é a sua praia e os mecânicos que te atendem consideram 26” um lixo, não adianta insistir: uma 26” será maltratada na mão desses caras. A melhor solução seria uma 29” mesmo, ainda que de entrada.

As peças específicas pra aro 26” (quadro, garfo/suspensão, aros e alguns componentes da transmissão) podem ser difíceis de achar. Eu passo por isso nas lojas locais, daí tenho que garimpar na internet. Isso rola com qualquer bike que tenha alguma especificidade que fuja do padrão de mercado (freios de tipo incomum ou com pastilhas diferentes, bikes antigas, tandens, etc.).

Mas se vc conseguir mecânicos dispostos a trabalhar numa 26” e que consigam te atender bem, esse problema deixa de existir. Aí o preço mais baixo da bike e das peças 26” passa a ser uma vantagem.

Entenda que não quero te colocar dúvidas, quero colocar perguntas que te ajudem a decidir o que é melhor. Todo o resto sendo igual e as relações equiparadas, uma 26” ainda tem a vantagem do menor peso (o que é melhor pra subida) e a 29” é melhor pra passar por cima de irregularidades do terreno (o que dá mais confiança na descida). Existe ainda a 27,5”, que não pegou no Brasil (e não recomendo ela por isso) que veio como um meio termo.

Tentei achar aqui um vídeo que eu havia visto há alguns anos, comparando os três tamanhos, mas não achei. O que eu citei aqui foi tirado de lá, basicamente. Se eu achar depois, posto aqui.

No fim, acho que minha maior dúvida é: Eu tenho 1,87m de altura com 93Kg. Com qual aro eu farei o menor esforço nas pedalas? aro 26 ou 29? Obs: Considerando que nos dois casos o tamanho do quadro é 19.
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 22:18
Eu acredito seja aro 26, pois na minha opinião quando menor circunferência o ponto de tangente é menos isso quer dizer menor atrito com o chão.

Em questao de esforço o aro 29 é "mais" leves devido ao relação da pedivela x cassete, isso com braço da pedivela de 175mm. Contra 170 do aro 26.

Vc pode tentar colocar relação do aro 29 no aro 26 assim o esforço no 26 vai diminuir bastante.

Pega esse 26 de 700 contos e depois vai trocando pedivela e cassete e procure usar pneu 26x1.5.

Abraço
Volubtário mecanico na MNR (Mão na roda)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 22:49
A lógica do Pedalchou é válida. Por R$700,00, uma bike com as peças que vc disse já é um ótimo negócio. Ela é um excelente ponto de partida. No futuro, se vc achar que o 26” não é pra vc, troca o quadro e transplanta as peças, ainda vai ser um ótimo negócio.

Relatando sobre a minha bike, que é aro 26”, anda com pneus de 50mm e eu chamo de Xica: a relação é 48-36-22d na frente e 8v 11-40d atrás (em breve será trocado por 11-34d). Isso me dá 48/11 na final, equivalente a 9,03m a cada pedalada (considerando a volta completa no pedal, ou seja, as duas pernas descendo), e 22/40 na levinha, equivalente a 1,14m por pedalada (vai virar 1,34m depois que trocar pra 11-34d). Quero trocar o cassete 11-40d pq ficou tão devagar que tá até difícil de manter o equilíbrio nele, de tão devagar.

Uma aro 29” com pneus equivalentes e relação 44-32-20d (a configuração 44-32-22d com a coroinha trocada por 20d) e cassete 11-34d iria se mover 9,07m a cada pedalada na final e 1,33m na levinha, o que efetivamente é equivalente à minha. Isso já da uma ideia de que você pode equivaler o esforço, seja em 26” ou em 29”.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
cros77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cros77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 23:11
Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

Eu acredito seja aro 26, pois na minha opinião quando menor circunferência o ponto de tangente é menos isso quer dizer menor atrito com o chão.

Em questao de esforço o aro 29 é "mais" leves devido ao relação da pedivela x cassete, isso com braço da pedivela de 175mm. Contra 170 do aro 26.

Vc pode tentar colocar relação do aro 29 no aro 26 assim o esforço no 26 vai diminuir bastante.

Pega esse 26 de 700 contos e depois vai trocando pedivela e cassete e procure usar pneu 26x1.5.

Abraço

Entendi. Muito obrigado!
Voltar ao Topo
cros77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cros77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 23:12
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

A lógica do Pedalchou é válida. Por R$700,00, uma bike com as peças que vc disse já é um ótimo negócio. Ela é um excelente ponto de partida. No futuro, se vc achar que o 26” não é pra vc, troca o quadro e transplanta as peças, ainda vai ser um ótimo negócio.

Relatando sobre a minha bike, que é aro 26”, anda com pneus de 50mm e eu chamo de Xica: a relação é 48-36-22d na frente e 8v 11-40d atrás (em breve será trocado por 11-34d). Isso me dá 48/11 na final, equivalente a 9,03m a cada pedalada (considerando a volta completa no pedal, ou seja, as duas pernas descendo), e 22/40 na levinha, equivalente a 1,14m por pedalada (vai virar 1,34m depois que trocar pra 11-34d). Quero trocar o cassete 11-40d pq ficou tão devagar que tá até difícil de manter o equilíbrio nele, de tão devagar.

Uma aro 29” com pneus equivalentes e relação 44-32-20d (a configuração 44-32-22d com a coroinha trocada por 20d) e cassete 11-34d iria se mover 9,07m a cada pedalada na final e 1,33m na levinha, o que efetivamente é equivalente à minha. Isso já da uma ideia de que você pode equivaler o esforço, seja em 26” ou em 29”.

Ah então na questão esforço são equivalentes. Perfeito! Muito obrigado!!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2020 as 07:56
não tem diferença de esforço entre 26 e 29, pois esforço = potência, e na potência não entra na equação o aro da bicicleta. 

O que acontece muitas vezes, é que uma relação 22x36 é mais leve no aro 26" do que no aro 29", por isso o pessoal acredita que a 26" sobe melhor.

Quanto a questão da "massa girante" que muitos citam, já tem estudos que indicam que não é considerável a diferença.

Em resumo, o que baliza a escolha entre o aro 26" e o aro 29" se resume unicamente a preço X produto! Vc está pegando uma bike com um bom grupo ALTUS pela metade do preço de uma 29" com grupo GTA
Voltar ao Topo
sincero Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2020
Pindorama
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sincero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2020 as 11:29
Originalmente postado por cros77 cros77 escreveu:

O problema é que a bike é aro 26 Unhappy
Isso não é problema. Até poucos anos atrás todo mundo usava aro 26 e ninguém morreu por isso.

Originalmente postado por cros77 cros77 escreveu:

Vocês acham que vale a pena eu pegar?
Se ela estiver em bom estado, sim, vale muito a pena.

Originalmente postado por cros77 cros77 escreveu:

Terá muita diferença no esforço que eu farei diariamente se usar um aro 26 ao invés de um 29?
A mesma diferença que tem entre 6 e meia dúzia.

Originalmente postado por cros77 cros77 escreveu:

Eu não queria chegar no trabalho todo suado, aí penso sobre o esforço que farei em uma aro 26 ao invés de 29.
Não se preocupe. Você suará absolutamente igual com uma 26 ou com uma 29.


Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2020 as 11:33
A experiência que eu tenho no trajeto urbano usando pneus slick, haja vista que pedalar no asfalto é bem diferente de pedalar na terra, é que a o aro 29 tem mais rolagem acima de 30 km/h. Quanto mais rápido você pedala, mais parece que esses aros giram, tanto que quando alguma bike 29 força muito a passada eu sinto que fica mais complicado acompanhar. Por outro lado o aro 26 morro acima tem uma passada mais leve, mas isso só vai fazer muita diferença se você pegar morros longos e geralmente nossas capitais não tem morros com vários kms pra serem vencidos.

Porem eu continuo usando aros 26, por que? Pelo mesmo motivo que você está em duvida, tem bikes aro 26 muito baratas no mercado, com bons componentes que dão pouca manutenção, como pedalando pro trabalho a gente pedala bem mais tranquilo, dificilmente você vai sentir a diferença, logo o aro 26 se torna um excelente investimento. Essa bike que você citou tá ótima, pelo valor eu compraria ela.
Voltar ao Topo
lvieira1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2018
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lvieira1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2020 as 15:43
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

o quadro é pequeno para vc, vai ter que trocar. Mas por 700 vale até comprar e trocar o quadro. 

para esse trajeto qualquer pau velho serve

Concordo com o comentario do amigo acima... Para o trajeto curto que voce vai utilizar, essa bike que descreveu, por 700 reais, ta excelente. Alias, qualquer uma serve, rsrs.Vai fundo!

Se mais pra frente voce se empolgar com o ciclismo, usar a bicicleta em outras situações e começar a ter alta quilometragem, ai voce ve de pegar outra bicicleta ou fazer um upgrade na que tem.

Boas pedaladas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X