| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Duvida sobre 3x10
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Duvida sobre 3x10

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Duvida sobre 3x10
    Enviado: 17 Jul 2019 as 11:26
Boa tarde pessoal ... montei uma bike ano passado , fui comprando as peças pouco a pouco quando me sobrava algum dinheiro no fim do mês , enfim , acabei montando uma KHS alite 2000 3x10 muito boa consegui deixar ela com uns 10kg , porem , tenho tido desde o começo um pouco de dor de cabeça com meu cambio frontal ... não sei se veio com algum problema de fabrica mas desde o começo tive problemas com os ajustes do cambio e agora ele quebrou por completo ... preciso repor esta peça mas gostaria de ter certeza do que comprar , vejo muitos cambios frontais no mercado diferentes puxadas , marcas ... enfim , o meu atual é um Shimano Deore fd-m590-10 ....

minha relação é a seguinte ,
Cambio Dianteiro Shimano Deore FD-M590-10 (PARA REPOR)
Cambio Traseiro Shimano XT RD-M780
Cassete Shimano SLX CS-HG81-10  (11-36t)
Pedivela Shimano SLX M660 44-32-22
Corrente kmc x10

então pessoal , o que voces me sugerem ? qual cambio dianteiro devo comprar , meu quadro é 34.9 e a puxada dele é por cima ...

desde ja agradeço toda e qualquer ajuda de voces e ao site de disponibiliza esse forum pra gente !!!

Bom PEDAL!!!
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:242
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2019 as 12:34
Estranho quebrar um Deore com tão pouco tempo assim. Como você está fazendo o uso do 3x10? Está respeitando o chain line adequado na combinação das marchas?
Voltar para o topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2019 as 13:58
na verdade foi uma batida que ele levou , não quebrou por uso ou passagem de marchas , na batida ele empenou e ao tentar desempenar o braço rachou na parte superior , ainda continua em uso , porem , não sei quanto tempo vai durar e ja estou providenciando uma troca , vi pelas especificaçoes dele , q ele seria mais indicado , para relação 42-32-24 .... por isso tenho essa duvida ...
Voltar para o topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2019 as 13:59
na verdade foi uma batida que ele levou , não quebrou por uso ou passagem de marchas , na batida ele empenou e ao tentar desempenar o braço rachou na parte superior , ainda continua em uso , porem , não sei quanto tempo vai durar e ja estou providenciando uma troca , vi pelas especificaçoes dele , q ele seria mais indicado , para relação 42-32-24 .... por isso tenho essa duvida ...
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:242
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2019 as 16:06
Seu pedivela é 44-32-24 e o recomendado do câmbio é 42-32-22... Sinceramente essa diferença é muito pequena. Eu manteria o mesmo modelo de câmbio, o Deore é um ótimo câmbio.
Voltar para o topo
dagspina Ver Drop Down


Registrado: 25 Mar 2015
Jandira
Desconectado
Mensagens:609
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dagspina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2019 as 01:12
Eu no seu caso, futuramente transformaria em 2x10, 30v é muita marcha repetida..

Mas por hora segue o cambio...

https://www.kfbikes.com.br/cambio-dianteiro-shimano-deore-fd-m591-dynasys-10-vel4524667726593/p

Editado por dagspina - 18 Jul 2019 as 01:13
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar para o topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2019 as 05:48
é ja pensei nisso muita marcha repetida , eu estou morando na alemanha , aqui nao consigo achar este modelo , 591-10 , só acho o 591-x6 q é 9speed  e nao 10 ... sabe se funciona ?

os 591-10 q achei aqui, diz na descrição "LARGEST CHAINRING SIZE 42 TEETH CHAINWHEEL" pra ser usada no maximo até 42 dentes

ja o 591-x6 tem a seguinte descrição: "
für 44 und 48 Zähne Kettenblätter geeignet"
pode ser usada com coroas 44 ou 48 dentes ... mas ele seria pra 3x9 ...
sabe se pode dar algum problema ?

Voltar para o topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jun 2012
Floripa
Desconectado
Mensagens:1521
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2019 as 08:08

Eu tenho este pedivela Shimano SLX M660 de 3 coroas mas sempre usei com 2 coroas.

Eu recomendaria trocar as coroas 3x para 2x 38-24 ou 36-22 com câmbio dianteiro Shimano XT M785 que aceita puxada por cima ou por baixo.

https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-front-derailleur-fd-m785-top-swing-2-x-10-46045

Voltar para o topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Jun 2015
SP
Desconectado
Mensagens:146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 06:40
No meu caso eu só parei de ter problemas com o câmbio dianteiro quando comecei a usar um de abraçadeira alta. Nos de abraçadeira baixa a sujeira e meu próprio suor caíam direto no câmbio e ia enferrujando até travar de vez...
Voltar para o topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 06:55
sim , é o q estou procurando , mas sinceramente , acho q só vou parar de ter problema com cambio dianteiro quando assumir o custo e botar um 1x12 hehehehehe (aqui na alemanha 290 euros se pega um kit completo sram eagle nx 1x12)....

nessa relação q eu montei o problema é  .... coroa menor do pedivel 22d + cogs maiores 36d e 32d dentes (q seria o descanso do cambio traseiro) arrastam no braço do cambio dianteiro...
outro problema é coroa menor do pedivela 22d com o menor cog do cassete 11d a corrente fica froxa e arrasta na parte de baixo do braço do cambio dianteiro ... ja fiz de tudo pra eliminar esses 2 problemas mas desde q montei a bike nao arrumei solução ...

o problema da corrente frouxa com menor coroa + menor cog , eu resolveria eliminando um elo da corrente ... porem se eu fizer isso , acho q vou forçar a mola do cambio traseiro quando estiver na combinação de maior coroa do pedivela 44d + maior cog do cassete 36d ... o braço do cambio ficaria pra frente ... e nao na posição vertical de 90° ....

por favor me corrijam se falei alguma asneira ...
Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Out 2013
SC
Conectado
Mensagens:1204
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 07:05
Eu deixava minha antiga 30v com pinhão 11 do cog e coroa 24 do pedivela só para guardar quando não usava... também encostava no braço... pedalando não se deve usar esta combinação, eu aprendi a não cruzar a corrente com 3 coroas e sempre fluiu bem o pedal... veja este exemplo



fonte: www.pedalafloripa.com/2013/01/usando-corretamente-as-marchas.html

hoje tenho dois grupos 1x nas bikes, sendo um Eagle e outro 10v SLX... ambos coroa 32 NW, neles a corrente mantém o braço esticado mesmo no cog menor... não existe almoço grátis


Editado por raulino - 19 Jul 2019 as 07:09
"Reality is what you make it"
GT Sanction Expert
GT Force ⭐⭐⭐ (rebuilding)
Voltar para o topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 07:20
corrigindo a besteira que falei ali em cima

o certo é :

nessa relação q eu montei o problema é  .... coroa menor do pedivel 22d + cogs MENORES 11d e 13d (q seria o descanso do cambio traseiro) a corrente fica froxa e arrasta na parte de baixo do braço do cambio dianteiro. (nao é uma marcha q eu use, acho q ninguém usa. mas é um incomodo, toda vez que se termina a pedalada , ao colocar o cambio traseiro em descanso nos cogs 11 e 13 se esfola a corrente no cambio dianteiro )

outro problema é coroa MAIOR do pedivela 44d com o MENORES cogs do cassete 11d 13d arrastam na lateral do cambio dianteiro ...

ja fiz de tudo pra eliminar esses 2 problemas mas desde q montei a bike nao arrumei solução ...

o problema da corrente frouxa com menor coroa + menor cog , eu resolveria eliminando um elo da corrente ... porem se eu fizer isso , acho q vou forçar a mola do cambio traseiro quando estiver na combinação de maior coroa do pedivela 44d + maior cog do cassete 36d ... o braço do cambio ficaria pra frente ... e nao na posição vertical de 90° ....
Voltar para o topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 07:23
Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

Eu deixava minha antiga 30v com pinhão 11 do cog e coroa 24 do pedivela só para guardar quando não usava... também encostava no braço... pedalando não se deve usar esta combinação, eu aprendi a não cruzar a corrente com 3 coroas e sempre fluiu bem o pedal... veja este exemplo



fonte: www.pedalafloripa.com/2013/01/usando-corretamente-as-marchas.html

hoje tenho dois grupos 1x nas bikes, sendo um Eagle e outro 10v SLX... ambos coroa 32 NW, neles a corrente mantém o braço esticado mesmo no cog menor... não existe almoço grátis


sempre sigo este uso , ... e basicamente só fujo da coroa central 32 dentes onde posso usar todos os 10 cogs do cassete quando quero o mais velocidade usando a 44d + 11d ou quando preciso subir algo mais pesado que uso a 22 dentes com os cogs maiores 28 32 36
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:3324
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 07:39
Originalmente Postado por Felipe30rj Felipe30rj Escreveu:


corrigindo a besteira que falei ali em cima

o certo é :

nessa relação q eu montei o problema é  .... coroa menor do pedivel 22d +
cogsMENORES 11d e 13d
(q seria o descanso do cambio traseiro)
a corrente fica
froxa e arrasta na parte de baixo do braço do cambio dianteiro. (nao é
uma marcha q eu use, acho q ninguém usa. mas é um incomodo, toda vez que
se termina a pedalada , ao colocar o cambio traseiro em descanso nos
cogs 11 e 13 se esfola a corrente no cambio dianteiro )

outro problema é coroa MAIOR do pedivela 44d com o MENORES cogs do cassete 11d 13d arrastam na lateral do cambio dianteiro ...

ja
fiz de tudo pra eliminar esses 2 problemas mas desde q montei a bike nao
arrumei solução ...

o problema da corrente frouxa com
menor coroa + menor cog , eu resolveria eliminando um elo da corrente
... porem se eu fizer isso , acho q vou forçar a mola do cambio traseiro
quando estiver na combinação de maior coroa do pedivela 44d + maior cog
do cassete 36d ... o braço do cambio ficaria pra frente ... e nao na
posição vertical de 90° ....


Mas esse câmbio precisa realmente ficar em 90 graus?
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 07:43
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:


Mas esse câmbio precisa realmente ficar em 90 graus?


não sei ... precisa? pra mim todo cambio deveria ...
não sou experiente a ponto de saber essa informação , mas todo mundo q olhou a bike , inclusive técnicos de lojas sempre me aconselharam a isso ...

o que voce acha ? há necessidade ? , pq se eu tirar 1 elo da corrente eu resolvo esse problema ... mas, forço um pouquinho mais a mola do cambio e acredito q dessa forma também iria gerar mais tensão na corrente , não ?
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:2955
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 08:09
Todo sistema tem um tamanho correto de corrente e e normal que o cambio fique um pouco eaticado quando naa 2 grandes , que lembrando e outra marcha que nunca se deve usar.
Nunca reparou como ficam os cambios em sistemas 1x ?
Da uma olhada no manual da shimano pra saber o procedimento pra medir a corrente.

Ou entao compra o 1x12 , cambio dianteiro realmente e algo bem complexo , apenas ciclistaa bons conseguem opera-lo.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:3324
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 08:18
Originalmente Postado por Felipe30rj Felipe30rj Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:


Mas esse câmbio precisa realmente ficar em 90 graus?


não sei ... precisa? pra mim todo cambio deveria ...
não sou experiente a ponto de saber essa informação , mas todo mundo q olhou a bike , inclusive técnicos de lojas sempre me aconselharam a isso ...

o que voce acha ? há necessidade ? , pq se eu tirar 1 elo da corrente eu resolvo esse problema ... mas, forço um pouquinho mais a mola do cambio e acredito q dessa forma também iria gerar mais tensão na corrente , não ?


Não entendo tanto de sistemas 2x e 3x, mas veja como um Deore M6000 1x10 sai de fábrica da Cannondale.




Editado por ghd - 19 Jul 2019 as 08:19
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Felipe30rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 09:08
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:



Não entendo tanto de sistemas 2x e 3x, mas veja como um Deore M6000 1x10 sai de fábrica da Cannondale.

https://ibb.co/HtFz2ck -


nossa esticadasso , não sabia disso , pra mim era quase que uma regra, de que o cambio traseiro deveria sempre ficar na posição vertical 90° .... isso me alivia um pouco , como o amigo da postagem em cima me alertou , vou fazer , vou buscar o manual da shimano pra saber o procedimento pra medir a corrente e saber qual o limite em que o cambio deve ficar.

Obrigado a todos por todos os esclarecimentos ... acho q este assunto ja pode ser encerrado por aqui ...

muito obrigado!!! e bom pedal a voces todos !!!
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:2955
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 10:32
Como disse aquela marcha nos sistemas 3x nao deve ser usada , vc so precisa de uma margem de seguranca pra caso coloque nela sem querer nao estoure o cambio ou a corrente.

Em bicicletas ht normalmente vc passa a corrente nas 2 maiores sem o cambio e adiciona 2 elos , eu costumo adicionar 3 por via das duvidas.
Voltar para o topo
euripedesroo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Set 2015
Rondonopolis MT
Desconectado
Mensagens:194
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de euripedesroo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2019 as 17:05
Originalmente Postado por Felipe30rj Felipe30rj Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:



Não entendo tanto de sistemas 2x e 3x, mas veja como um Deore M6000 1x10 sai de fábrica da Cannondale.

https://ibb.co/HtFz2ck -


nossa esticadasso , não sabia disso , pra mim era quase que uma regra, de que o cambio traseiro deveria sempre ficar na posição vertical 90° .... isso me alivia um pouco , como o amigo da postagem em cima me alertou , vou fazer , vou buscar o manual da shimano pra saber o procedimento pra medir a corrente e saber qual o limite em que o cambio deve ficar.

Obrigado a todos por todos os esclarecimentos ... acho q este assunto ja pode ser encerrado por aqui ...

muito obrigado!!! e bom pedal a voces todos !!!

O meu NX fica quase tão esticado com pedivela de 32D
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.