Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Duvida sobre 3x10
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Duvida sobre 3x10

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Duvida sobre 3x10
    Postado: 17 Jul 2019 as 11:26
Boa tarde pessoal ... montei uma bike ano passado , fui comprando as peças pouco a pouco quando me sobrava algum dinheiro no fim do mês , enfim , acabei montando uma KHS alite 2000 3x10 muito boa consegui deixar ela com uns 10kg , porem , tenho tido desde o começo um pouco de dor de cabeça com meu cambio frontal ... não sei se veio com algum problema de fabrica mas desde o começo tive problemas com os ajustes do cambio e agora ele quebrou por completo ... preciso repor esta peça mas gostaria de ter certeza do que comprar , vejo muitos cambios frontais no mercado diferentes puxadas , marcas ... enfim , o meu atual é um Shimano Deore fd-m590-10 ....

minha relação é a seguinte ,
Cambio Dianteiro Shimano Deore FD-M590-10 (PARA REPOR)
Cambio Traseiro Shimano XT RD-M780
Cassete Shimano SLX CS-HG81-10  (11-36t)
Pedivela Shimano SLX M660 44-32-22
Corrente kmc x10

então pessoal , o que voces me sugerem ? qual cambio dianteiro devo comprar , meu quadro é 34.9 e a puxada dele é por cima ...

desde ja agradeço toda e qualquer ajuda de voces e ao site de disponibiliza esse forum pra gente !!!

Bom PEDAL!!!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2019 as 12:34
Estranho quebrar um Deore com tão pouco tempo assim. Como você está fazendo o uso do 3x10? Está respeitando o chain line adequado na combinação das marchas?
Voltar ao Topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2019 as 13:58
na verdade foi uma batida que ele levou , não quebrou por uso ou passagem de marchas , na batida ele empenou e ao tentar desempenar o braço rachou na parte superior , ainda continua em uso , porem , não sei quanto tempo vai durar e ja estou providenciando uma troca , vi pelas especificaçoes dele , q ele seria mais indicado , para relação 42-32-24 .... por isso tenho essa duvida ...
Voltar ao Topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2019 as 13:59
na verdade foi uma batida que ele levou , não quebrou por uso ou passagem de marchas , na batida ele empenou e ao tentar desempenar o braço rachou na parte superior , ainda continua em uso , porem , não sei quanto tempo vai durar e ja estou providenciando uma troca , vi pelas especificaçoes dele , q ele seria mais indicado , para relação 42-32-24 .... por isso tenho essa duvida ...
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2019 as 16:06
Seu pedivela é 44-32-24 e o recomendado do câmbio é 42-32-22... Sinceramente essa diferença é muito pequena. Eu manteria o mesmo modelo de câmbio, o Deore é um ótimo câmbio.
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2019 as 01:12
Eu no seu caso, futuramente transformaria em 2x10, 30v é muita marcha repetida..

Mas por hora segue o cambio...

https://www.kfbikes.com.br/cambio-dianteiro-shimano-deore-fd-m591-dynasys-10-vel4524667726593/p

Editado por dagspina - 18 Jul 2019 as 01:13
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2019 as 05:48
é ja pensei nisso muita marcha repetida , eu estou morando na alemanha , aqui nao consigo achar este modelo , 591-10 , só acho o 591-x6 q é 9speed  e nao 10 ... sabe se funciona ?

os 591-10 q achei aqui, diz na descrição "LARGEST CHAINRING SIZE 42 TEETH CHAINWHEEL" pra ser usada no maximo até 42 dentes

ja o 591-x6 tem a seguinte descrição: "
für 44 und 48 Zähne Kettenblätter geeignet"
pode ser usada com coroas 44 ou 48 dentes ... mas ele seria pra 3x9 ...
sabe se pode dar algum problema ?

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2019 as 08:08

Eu tenho este pedivela Shimano SLX M660 de 3 coroas mas sempre usei com 2 coroas.

Eu recomendaria trocar as coroas 3x para 2x 38-24 ou 36-22 com câmbio dianteiro Shimano XT M785 que aceita puxada por cima ou por baixo.

https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-front-derailleur-fd-m785-top-swing-2-x-10-46045

Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 06:40
No meu caso eu só parei de ter problemas com o câmbio dianteiro quando comecei a usar um de abraçadeira alta. Nos de abraçadeira baixa a sujeira e meu próprio suor caíam direto no câmbio e ia enferrujando até travar de vez...
Voltar ao Topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 06:55
sim , é o q estou procurando , mas sinceramente , acho q só vou parar de ter problema com cambio dianteiro quando assumir o custo e botar um 1x12 hehehehehe (aqui na alemanha 290 euros se pega um kit completo sram eagle nx 1x12)....

nessa relação q eu montei o problema é  .... coroa menor do pedivel 22d + cogs maiores 36d e 32d dentes (q seria o descanso do cambio traseiro) arrastam no braço do cambio dianteiro...
outro problema é coroa menor do pedivela 22d com o menor cog do cassete 11d a corrente fica froxa e arrasta na parte de baixo do braço do cambio dianteiro ... ja fiz de tudo pra eliminar esses 2 problemas mas desde q montei a bike nao arrumei solução ...

o problema da corrente frouxa com menor coroa + menor cog , eu resolveria eliminando um elo da corrente ... porem se eu fizer isso , acho q vou forçar a mola do cambio traseiro quando estiver na combinação de maior coroa do pedivela 44d + maior cog do cassete 36d ... o braço do cambio ficaria pra frente ... e nao na posição vertical de 90° ....

por favor me corrijam se falei alguma asneira ...
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 07:05
Eu deixava minha antiga 30v com pinhão 11 do cog e coroa 24 do pedivela só para guardar quando não usava... também encostava no braço... pedalando não se deve usar esta combinação, eu aprendi a não cruzar a corrente com 3 coroas e sempre fluiu bem o pedal... veja este exemplo



fonte: www.pedalafloripa.com/2013/01/usando-corretamente-as-marchas.html

hoje tenho dois grupos 1x nas bikes, sendo um Eagle e outro 10v SLX... ambos coroa 32 NW, neles a corrente mantém o braço esticado mesmo no cog menor... não existe almoço grátis


Editado por raulino - 19 Jul 2019 as 07:09
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 07:20
corrigindo a besteira que falei ali em cima

o certo é :

nessa relação q eu montei o problema é  .... coroa menor do pedivel 22d + cogs MENORES 11d e 13d (q seria o descanso do cambio traseiro) a corrente fica froxa e arrasta na parte de baixo do braço do cambio dianteiro. (nao é uma marcha q eu use, acho q ninguém usa. mas é um incomodo, toda vez que se termina a pedalada , ao colocar o cambio traseiro em descanso nos cogs 11 e 13 se esfola a corrente no cambio dianteiro )

outro problema é coroa MAIOR do pedivela 44d com o MENORES cogs do cassete 11d 13d arrastam na lateral do cambio dianteiro ...

ja fiz de tudo pra eliminar esses 2 problemas mas desde q montei a bike nao arrumei solução ...

o problema da corrente frouxa com menor coroa + menor cog , eu resolveria eliminando um elo da corrente ... porem se eu fizer isso , acho q vou forçar a mola do cambio traseiro quando estiver na combinação de maior coroa do pedivela 44d + maior cog do cassete 36d ... o braço do cambio ficaria pra frente ... e nao na posição vertical de 90° ....
Voltar ao Topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 07:23
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Eu deixava minha antiga 30v com pinhão 11 do cog e coroa 24 do pedivela só para guardar quando não usava... também encostava no braço... pedalando não se deve usar esta combinação, eu aprendi a não cruzar a corrente com 3 coroas e sempre fluiu bem o pedal... veja este exemplo



fonte: www.pedalafloripa.com/2013/01/usando-corretamente-as-marchas.html

hoje tenho dois grupos 1x nas bikes, sendo um Eagle e outro 10v SLX... ambos coroa 32 NW, neles a corrente mantém o braço esticado mesmo no cog menor... não existe almoço grátis


sempre sigo este uso , ... e basicamente só fujo da coroa central 32 dentes onde posso usar todos os 10 cogs do cassete quando quero o mais velocidade usando a 44d + 11d ou quando preciso subir algo mais pesado que uso a 22 dentes com os cogs maiores 28 32 36
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 07:39
Originalmente postado por Felipe30rj Felipe30rj escreveu:


corrigindo a besteira que falei ali em cima

o certo é :

nessa relação q eu montei o problema é  .... coroa menor do pedivel 22d +
cogsMENORES 11d e 13d
(q seria o descanso do cambio traseiro)
a corrente fica
froxa e arrasta na parte de baixo do braço do cambio dianteiro. (nao é
uma marcha q eu use, acho q ninguém usa. mas é um incomodo, toda vez que
se termina a pedalada , ao colocar o cambio traseiro em descanso nos
cogs 11 e 13 se esfola a corrente no cambio dianteiro )

outro problema é coroa MAIOR do pedivela 44d com o MENORES cogs do cassete 11d 13d arrastam na lateral do cambio dianteiro ...

ja
fiz de tudo pra eliminar esses 2 problemas mas desde q montei a bike nao
arrumei solução ...

o problema da corrente frouxa com
menor coroa + menor cog , eu resolveria eliminando um elo da corrente
... porem se eu fizer isso , acho q vou forçar a mola do cambio traseiro
quando estiver na combinação de maior coroa do pedivela 44d + maior cog
do cassete 36d ... o braço do cambio ficaria pra frente ... e nao na
posição vertical de 90° ....


Mas esse câmbio precisa realmente ficar em 90 graus?
Voltar ao Topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 07:43
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:


Mas esse câmbio precisa realmente ficar em 90 graus?


não sei ... precisa? pra mim todo cambio deveria ...
não sou experiente a ponto de saber essa informação , mas todo mundo q olhou a bike , inclusive técnicos de lojas sempre me aconselharam a isso ...

o que voce acha ? há necessidade ? , pq se eu tirar 1 elo da corrente eu resolvo esse problema ... mas, forço um pouquinho mais a mola do cambio e acredito q dessa forma também iria gerar mais tensão na corrente , não ?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 08:09
Todo sistema tem um tamanho correto de corrente e e normal que o cambio fique um pouco eaticado quando naa 2 grandes , que lembrando e outra marcha que nunca se deve usar.
Nunca reparou como ficam os cambios em sistemas 1x ?
Da uma olhada no manual da shimano pra saber o procedimento pra medir a corrente.

Ou entao compra o 1x12 , cambio dianteiro realmente e algo bem complexo , apenas ciclistaa bons conseguem opera-lo.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 08:18
Originalmente postado por Felipe30rj Felipe30rj escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:


Mas esse câmbio precisa realmente ficar em 90 graus?


não sei ... precisa? pra mim todo cambio deveria ...
não sou experiente a ponto de saber essa informação , mas todo mundo q olhou a bike , inclusive técnicos de lojas sempre me aconselharam a isso ...

o que voce acha ? há necessidade ? , pq se eu tirar 1 elo da corrente eu resolvo esse problema ... mas, forço um pouquinho mais a mola do cambio e acredito q dessa forma também iria gerar mais tensão na corrente , não ?


Não entendo tanto de sistemas 2x e 3x, mas veja como um Deore M6000 1x10 sai de fábrica da Cannondale.




Editado por ghd - 19 Jul 2019 as 08:19
Voltar ao Topo
Felipe30rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe30rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 09:08
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:



Não entendo tanto de sistemas 2x e 3x, mas veja como um Deore M6000 1x10 sai de fábrica da Cannondale.

https://ibb.co/HtFz2ck -


nossa esticadasso , não sabia disso , pra mim era quase que uma regra, de que o cambio traseiro deveria sempre ficar na posição vertical 90° .... isso me alivia um pouco , como o amigo da postagem em cima me alertou , vou fazer , vou buscar o manual da shimano pra saber o procedimento pra medir a corrente e saber qual o limite em que o cambio deve ficar.

Obrigado a todos por todos os esclarecimentos ... acho q este assunto ja pode ser encerrado por aqui ...

muito obrigado!!! e bom pedal a voces todos !!!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 10:32
Como disse aquela marcha nos sistemas 3x nao deve ser usada , vc so precisa de uma margem de seguranca pra caso coloque nela sem querer nao estoure o cambio ou a corrente.

Em bicicletas ht normalmente vc passa a corrente nas 2 maiores sem o cambio e adiciona 2 elos , eu costumo adicionar 3 por via das duvidas.
Voltar ao Topo
euripedesroo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2015
Rondonopolis MT
Offline
Mensagens:276
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euripedesroo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2019 as 17:05
Originalmente postado por Felipe30rj Felipe30rj escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:



Não entendo tanto de sistemas 2x e 3x, mas veja como um Deore M6000 1x10 sai de fábrica da Cannondale.

https://ibb.co/HtFz2ck -


nossa esticadasso , não sabia disso , pra mim era quase que uma regra, de que o cambio traseiro deveria sempre ficar na posição vertical 90° .... isso me alivia um pouco , como o amigo da postagem em cima me alertou , vou fazer , vou buscar o manual da shimano pra saber o procedimento pra medir a corrente e saber qual o limite em que o cambio deve ficar.

Obrigado a todos por todos os esclarecimentos ... acho q este assunto ja pode ser encerrado por aqui ...

muito obrigado!!! e bom pedal a voces todos !!!

O meu NX fica quase tão esticado com pedivela de 32D
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X