Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - DÚVIDA - (RE)PINTANDO QUADRO ANTIGO
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


DÚVIDA - (RE)PINTANDO QUADRO ANTIGO

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: DÚVIDA - (RE)PINTANDO QUADRO ANTIGO
    Postado: 24 Nov 2017 as 16:24
Salve rapazeada... Tenho uma dúvida cruel, alguém que entende de pintura pode dar uma luz???

A minha ideia é tirar toda a tinta de um quadro antigo, lixar beeem com a politriz, varias vezes até conseguir o efeito de aço escovado.Depois sem aplicar fundo nem tinta passar direto BASTANTE verniz automotivo (PU) pra deixar ele na cor do aço escovado mesmo.

E ai, será que funciona???
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2017 as 16:34
Funcionar, funciona... Se a tinta vai ficar grudada é outro papo. Tongue
Eu arriscaria fazer, mesmo talvez passando trabalho dobrado...

Vale apontar...

http://www.pedaleria.com.br/pintando-bike-em-casa/
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2017 as 17:06
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Funcionar, funciona... Se a tinta vai ficar grudada é outro papo. Tongue
Eu arriscaria fazer, mesmo talvez passando trabalho dobrado...

Vale apontar...

http://www.pedaleria.com.br/pintando-bike-em-casa/


Eu até enviei a msm pergunta pra neste video, mas não tive resposta...

Acredito que a escolha do verniz correto é fundamental... Tem o verniz automitivo e o verniz pra ferro.. A grande dúvida é qual usar pra evvitar o trabalho dobrado?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2017 as 17:21
Bom, EU nunca usei nada do tipo, mas meu velho sempre usava tintas específicas da Alquimia Moderna nas motos.
Descobri recentemente que um colega luthier de metais, também usa.
Não posso garantir que funciona, mas é um começo.

www.alquimiamoderna.com.br/verni_card.html

Editado por Ismah/Cabelo - 24 Nov 2017 as 17:22
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2017 as 17:44
Esse site é interessante... Vou dar uma boa olhada nele.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2017 as 18:15
João também pretendo fazer isso com um quadro SAE 1020. Com politriz parece que funciona embora não sei exatamente a técnica perfeita de se fazer isso. Já com a meleca do removedor tem q ter muito cuidado com segurança. Mas como sou neurótico com isso nunca tive problemas nas 5 vezes que já fiz isso. Se quiser por esse segundo método explano depois tudo aqui,
Já a questão de verniz PU soube que ele reage quimicamente com a tinta PU formando um produto sólido e resistente a abrasões e fatores desgastantes ao longo do tempo como o sol.


Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2017 as 18:18
Pretendo nesse caso, diluir uma parte - nao sei a % ainda - de verniz vitral para dar uma certa quantidade de cor ao quadro mas sem exageros... Seria mais como uma lembrança de cor que a cor propriamente dita entende?
O único senão, embora possa ficar legal numa estética rat rod é a oxidação - natural ou provocada antes da "batida" do verniz que o quadro lentamente possa ter ao longo do tempo aí é vc que escolhe o estilo que quer dar. ...
É isso.Thumbs Up
Depois poste fotos dos resultados.
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2017 as 22:19
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

João também pretendo fazer isso com um quadro SAE 1020. Com politriz parece que funciona embora não sei exatamente a técnica perfeita de se fazer isso. Já com a meleca do removedor tem q ter muito cuidado com segurança. Mas como sou neurótico com isso nunca tive problemas nas 5 vezes que já fiz isso. Se quiser por esse segundo método explano depois tudo aqui,
Já a questão de verniz PU soube que ele reage quimicamente com a tinta PU formando um produto sólido e resistente a abrasões e fatores desgastantes ao longo do tempo como o sol.




Eu nunca trabalhei com pintura de quadros, portanto pretendia ir pelo metodo do removedor, mas um amigo que trabalha com pintura automotiva disse q consegue dar um efeito bem legal de metal escovado com a politriz... Noddass duvidas giram em torno do verniz mesmo... qual usar? como aplicar? vai fixar bem? vai mudar de cor ou sofrer oxidacao com o tempo?

e principalmente: ESTRAGA O QUADRO?
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2017 as 22:23
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Pretendo nesse caso, diluir uma parte - nao sei a % ainda - de verniz vitral para dar uma certa quantidade de cor ao quadro mas sem exageros... Seria mais como uma lembrança de cor que a cor propriamente dita entende?
O único senão, embora possa ficar legal numa estética rat rod é a oxidação - natural ou provocada antes da "batida" do verniz que o quadro lentamente possa ter ao longo do tempo aí é vc que escolhe o estilo que quer dar. ...
É isso.Thumbs Up
Depois poste fotos dos resultados.


O quadro é um Caloi 10 antigo, com aquelas soldas douradas - que eu acho lindas - gostaria de manter as caracteristcas do quadro sem mudar mto a cor.. No google encontrei algumas pinturas nesse estilo. Mais tarde volto para postar algumas
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2017 as 03:37
Pô, essa "solda" não é solda é latão derretid que é usado... Tenho planos de fazer exatamente uma coisa nesses moldes de visual, mas puxando no design para as Bianchi antigas, com passadores no quadro, guidão drop inclinado, e cabos de freio a mostra.
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2017 as 18:57
Algumas referências encontradas na internet...

essa bike:
https://i.pinimg.com/736x/21/6d/da/216ddaac661e077a17a61773b8d35afd--rat-bikes-rat-rods.jpg

esse quadro:
http://masterbikes.com.br/?page_id=127

esse tanque: https://i.pinimg.com/originals/e6/b4/bd/e6b4bdb45e55c4a8ebdca18ed9d2a48c.jpg

essa vespa:
http://oldscooters.blogspot.com.br/2014/06/do-you-like-hot-rods.html

esse hot rod:
http://oldscooters.blogspot.com.br/2014/06/do-you-like-hot-rods.html


Alguém sabe pelo menos o NOME desse tipo de pintura???
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 00:27
Não sei, mas a essa estética pede um aparente mal feito ou improviso nas partes externas. Daí se tem a oxidação provocada ou natural, peças de outros carros visivelmente adaptadas tendendo ao bizarro demonstrando não ser a parte original  do rat rod. Isso sem acrescentar uma pitada marginal com pneus mais grossos e direcionando os recursos onde realmente faz mais diferença no caso dos carros, motor.  A estética mad max também navega nessas águas:

https://oglobo.globo.com/economia/carros/os-carros-de-mad-max-estrada-da-furia-que-estreia-em-maio-16016268

Agora como traspor isso para uma bike é o pulo do gato, já tô matutando isso já um certo tempo... e tenho um esboço básico Cool
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 18:14
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Não sei, mas a essa estética pede um aparente mal feito ou improviso nas partes externas. Daí se tem a oxidação provocada ou natural, peças de outros carros visivelmente adaptadas tendendo ao bizarro demonstrando não ser a parte original  do rat rod. Isso sem acrescentar uma pitada marginal com pneus mais grossos e direcionando os recursos onde realmente faz mais diferença no caso dos carros, motor.  A estética mad max também navega nessas águas:

https://oglobo.globo.com/economia/carros/os-carros-de-mad-max-estrada-da-furia-que-estreia-em-maio-16016268

Agora como traspor isso para uma bike é o pulo do gato, já tô matutando isso já um certo tempo... e tenho um esboço básico Cool



Bem interessante o seu ponto de vista, não tinha parado pra pensar dessa maneira mas faz todo sentido... Porém preciso saber, se optar por deixar "o tempo fazer o serviço" existe a possibilidade da oxidação estragar o quadro?

Gostei da sua sugestão mas ainda me resta essa preocupação, pois não quero perder um quadro clássico de 30 anos de idade que ainda pode durar mais 30.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 23:05
Minha ideia é longe de um rat rod... Aliás, estão quase montando um trash rod já! LOL
To pensando em um gravel, já que aqui não é tudo asfaltado... De rat rod, só mesmo a cord do quadro, e talvez pneus com faixa branca... Ainda estou estudando, mas to pensando em montar com as rodas 26 (650) que eu tenho, mas aí precisaria de um quadro específico...

Algo assim como na foto que segue, talvez com geometria de um Bianchi / Caloi 10 / Monark 10 / Monark Super 10 - tem dessas pra 500 pila, toda inteira no Mercado Livre! Não sei se caberia o pneu em questão, mas é capaz de caber com o aro 26 (original é 27 ao que parece). Precisaria adaptar os freios aí, mas isso é outro papo...




Mas reconheço que algo assim me chama a atenção. hehe
Principalmente a suspensão. hehe



Mais fotos https://thecabe.com/forum/threads/rockafella-1953-ruff-firestone-super-cruiser-rat-rod-bike-build-off-12.115921/

Editado por Ismah/Cabelo - 26 Nov 2017 as 23:06
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 23:39
O único modelo q conheço de pronto é a da Nirve , a Switchblade. Interessante vejam a semelhança do chainstay e do seat tube dela com a da foto anterior.




Editado por Ligeirinho - 26 Nov 2017 as 23:56
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 23:45
Mesmo sendo matéria antiga, tangenciando o assunto:


Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 23:54
Em tempo JoãoAndre, faz todo sentido sua preocupação com a ferrugem. O meu quadro é de 94 apenas não dos anos 70. No caso eu monitoraria  - já que o verniz é transparente - a dinâmica da ferrugem no quadro, que se superficial não mata... Já li que nos carros e na lataria pura eles regularmente passam um pouco de óleo diesel ( adoro o cheiro Censored ) pra dar um pouco de brilho e impedir o avanço dela. 
Se bem que, ainda nesse aspecto, gostaria depois do removedor, lixar tudo e bater uma tinta fosca barata nas soldas mesclando esse efeito com a ferrugem. Dica: pesquise a palavra Rat Rod no Pinterest. WinkTenho até uma pasta sobre isso. Thumbs Up
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2017 as 16:04
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Minha ideia é longe de um rat rod... Aliás, estão quase montando um trash rod já! LOL
To pensando em um gravel, já que aqui não é tudo asfaltado... De rat rod, só mesmo a cord do quadro, e talvez pneus com faixa branca... Ainda estou estudando, mas to pensando em montar com as rodas 26 (650) que eu tenho, mas aí precisaria de um quadro específico...

Algo assim como na foto que segue, talvez com geometria de um Bianchi / Caloi 10 / Monark 10 / Monark Super 10 - tem dessas pra 500 pila, toda inteira no Mercado Livre! Não sei se caberia o pneu em questão, mas é capaz de caber com o aro 26 (original é 27 ao que parece). Precisaria adaptar os freios aí, mas isso é outro papo...




Mas reconheço que algo assim me chama a atenção. hehe
Principalmente a suspensão. hehe



Mais fotos https://thecabe.com/forum/threads/rockafella-1953-ruff-firestone-super-cruiser-rat-rod-bike-build-off-12.115921/




Que coisa + linda a combinação de cores dessa Rockafella... Show!!!
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2017 as 16:14
Se não me engano o nome dessa pintura "enferrujada" é HoodRide... Sei de alguns profissionais aqui na minha cidade que fazem esse trabalho, mas não é exatamente a minha intenção, seria uma segunda ou talvez terceira opção.
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2017 as 17:01
Senhores, ENCONTREI AS PRIMEIRAS PISTAS!

Atualizando...

http://www.tintasultramix.com.br/esmalte-pu-alquidico-alifatico-56000-poliumix
Essa tinta esmalte bi-componente diz ser recomendada para uso direto em aço carbono, não sei se funciona no metal dos quadros antigos.

http://vernizespecial.com
Esse site de vernizes especiais possui uma diversa variedade de vernizes com acabamentos diferenciados (tem escovado, enferrujado, cromado, entre outros), porém o site é italiano.

http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=7243.0
Esse fórum levanta uma questão semelhante e apresenta uma série de alternativas interessantes, mas dentre elas um relato me chamou + a atenção:

"....No meu caso o interesse no verniz é para peças de bicicletas de competição antigas (peças de colecionador). Bom, o site da empresa que fabrica e vende os produtos mencionados é www.alquimiamoderna.com.br e o link direto para os vernizes especiais é http://www.alquimiamoderna.com.br/verni_card.html
Não consegui chegar à página dos vernizes especiais através dos menus no site (aparecem outros produtos) mas este último link cai direto nos vernizes. Tem outras tintas especiais também, vale conferir."

Em tempo, vale lembrar que o amigo Ismah/Cabelo já havia mencionado a AlquimiaModerna por aqui.

Por enquanto é isso, em breve volto com novidades!
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2017 as 12:38
Olhem só o que achei. A imaginação é o limite. Star

http://www.turbotintas.com/faq#5















;
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2017 as 15:16
Quem tiver coragem pode testar esse método:

https://www.youtube.com/watch?v=8POO7JRTHVE
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2017 as 19:41
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Olhem só o que achei. A imaginação é o limite. Star

http://www.turbotintas.com/faq#5















;



Pirei olhando as possibilidades neste site... Agora fiquei com vontade de fazer uma pintura no estilo Candy ou com Flakes hahahaha
É uma pena ter eu somente UM quadro com tantas opções maneiras
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2017 as 07:57
Faz uma camaleão like a low rider.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X