Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida: Quadro Gravel + Pedivela MTB
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida: Quadro Gravel + Pedivela MTB

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida: Quadro Gravel + Pedivela MTB
    Postado: 28 Out 2019 as 20:36
Pessoal, estou pra comprar o seguinte quadro:

https://www.showbikes.com.br/quadros/quadro-fitness-aro-700-aluminio-preto-fosco



A ideia é usar com guidão drop e sti 2x9. A dúvida é com relação ao pedivela e câmbio dianteiro. Nas informações que obtive ele possui linha de corrente de road e espaçamento traseiro 135mm padrão MTB. O central tem 68mm de largura.

Estou pensando em usar o pedivela Shimano MT210 duplo, central integrado, coroas 46-30. No site da shimano esse pdv é especificado como MTB:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1272969891-pedivela-shimano-mt210-4630-integrado-urbano-trekking-2x9v-_JM

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/alivio-m4000/FC-MT210-2.html



Dúvida 1: será que esse pedivela da certo no quadro? (Geralmente vejo pessoal colocando pdv de speed em quadros mtb, alguns com sucesso. O contrário não é comum).
2 - se o pedivela ficar correto no quadro, qual cambio dianteiro usar? Duplo de MTB ou de Road? (Levando em consideração o sti e o quadro que puxa por baixo o cabo).

Alguém aí já colocou pdv de MTB num quadro road pra dar uma luz?

Editado por Jagwire - 28 Out 2019 as 21:30
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2019 as 21:21
Cade o Hugo de novo pois ele fez isso na dele e funcionava o Sti com pedivela duplo de Mtb 30/40 transformado pra 26/40 com câmbio de Mtb

Jagwire a pedivela da sua foto não é a 30/46 e sim a 22/36

Eu digo pois estava de olho nela pra colocar na City Tour e não que importe mas o visual dele o 30/46 é este e tem bastante a venda no Mercado Livre

Lagal seu projeto de Gravel faça voce mesmo de custo acessível, vou acompanhar pois curto muito essas empreitadas

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1272969891-pedivela-shimano-mt210-4630-integrado-urbano-trekking-2x9v-_JM
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2019 as 21:50
Arrumei a foto (quando peguei no site da shimano veio o 36-22, mas são da mesma linha altus mt210).

A bronca é se a linha de corrente desse pdv que é 48,8mm vai trabalhar bem com cambio de mtb ou road, e qual deles vai dar certo com sti. pedivela compacto de road tem chainline de 43,5mm, ou seja, esse altus vai ficar um pouco mais afastado do quadro, em teoria as coroas não correm o risco de oegar no chainstay.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2019 as 09:20
Gostei do quadro e garfo, mas fui dar uma pesquisada mais a fundo e acho que é golpe, que não existe esta empresa.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2019 as 13:13
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Gostei do quadro e garfo, mas fui dar uma pesquisada mais a fundo e acho que é golpe, que não existe esta empresa.

existe um grupo Gravel/Adventure no facebook e o cara da empresa que vende os quadros está lá.

Não é golpe.
provavelmente alguém que encomendou quadros na china e trouxe um lote grande pra cá vendendo com uma marca própria e dando o suporte por aqui. uma boa parte das empresas de bike aqui faz isso, como tsw, por exemplo.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2019 as 13:50
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 21:53
E que fim teve o projeto? Montou a bike com qual pedivela?

Editado por allmondega - 14 Jan 2020 as 21:58
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 22:44
Ainda estou esperando chegar o quadro, mas pedi pra fazer ele com transmissão padrão MTB e vou usar coroa única.
Esse quadro show bikes tem bastante gente montando, em geral com transmissão road e pelo que vejo, quem monta com STI coloca câmbio dianteiro road.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2020 as 11:32
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Ainda estou esperando chegar o quadro, mas pedi pra fazer ele com transmissão padrão MTB e vou usar coroa única.
Esse quadro show bikes tem bastante gente montando, em geral com transmissão road e pelo que vejo, quem monta com STI coloca câmbio dianteiro road.


Valeu pela resposta. Também estou com um desses já montado e tendo problema com a relação MTB. Não sabia que tinha a opção de encomendar ele assim próprio para mtb. Pelo quê entendi o meu está com a linha de estrada, então vou atrás de pedivela triplo de estrada e cambio dianteiro. Vou usar STI 3x8.
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
fernandobento Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mar 2019
Campinas
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandobento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2020 as 18:57
Olá.

Eu comprei uma Show Fitness 16v há quse 2 meses. Tratra-se uma híbrida montada sobre este quadro gravel. Ela conta com pedivela altus 36-22 e cassete sunrace 8v 11-32. Muito melhor que as relações 21v, quase tão boa quanto uma 24v e mais simples de usar do que ambas. É um pouco lenta de final, porém está excelente para uso urbano. Estou muito satisfeito com a bike. A Cadence/Show se mostrou muito profissional. Recomendo.

Sobre o pedivela. A Show Gravel utiliza exatamente esse pedivela shimano integrado 46-30 com cambios Claris.

Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2020 as 02:02
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Pessoal, estou pra comprar o seguinte quadro:

https://www.showbikes.com.br/quadros/quadro-fitness-aro-700-aluminio-preto-fosco



A ideia é usar com guidão drop e sti 2x9. A dúvida é com relação ao pedivela e câmbio dianteiro. Nas informações que obtive ele possui linha de corrente de road e espaçamento traseiro 135mm padrão MTB. O central tem 68mm de largura.

Estou pensando em usar o pedivela Shimano MT210 duplo, central integrado, coroas 46-30. No site da shimano esse pdv é especificado como MTB:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1272969891-pedivela-shimano-mt210-4630-integrado-urbano-trekking-2x9v-_JM

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/alivio-m4000/FC-MT210-2.html



Dúvida 1: será que esse pedivela da certo no quadro? (Geralmente vejo pessoal colocando pdv de speed em quadros mtb, alguns com sucesso. O contrário não é comum).
2 - se o pedivela ficar correto no quadro, qual cambio dianteiro usar? Duplo de MTB ou de Road? (Levando em consideração o sti e o quadro que puxa por baixo o cabo).

Alguém aí já colocou pdv de MTB num quadro road pra dar uma luz?
 


1, vc consegue usar esse pdv vc precisar usar movimento central modelo BB-MT500
veja datashhet do pdv  https://bike.shimano.com/en-EU/product/component/alivio-m4000/FC-MT210-2.html  o meu quadro 700c eu uso pedivela triplo. (3x8 -  30/42/52 - 11x34).

2. se quer usar o sti é bom voce usa o grupo Turney o alivio não tem sistema STI segundo catalogo do shimano 2019.
abre o catalogo shimano 2019 ( https://issuu.com/scvouga/docs/2019_trade_sales_support_manual_por)  a pagina 456 tem a tabela de compatibilidade entre STI/PDV/ CAMBIO dianteiro.


Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2020 as 02:03
segue o link datashhetdo pdv citada no seu post

https://bike.shimano.com/en-EU/product/component/alivio-m4000/FC-MT210-2.html
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2020 as 19:42
Atualizando aqui, acabei mudando de ideia e encomendei um quadro pro Igor Miyamura. Levou bastante tempo pra chegar, e agora estou com a bike pronta:


Montei com transmissão 1x9 mesmo: câmbio altus m2000, cassete sunrace 11-40, PDV Shimano integrado com coroa narrow wide 44t, STI Shimano sora. Rodei pouco, mas por hora está funcionando perfeitamente a transmissão. O câmbio m2000 troca bem as marchas no cassete, não foi preciso alongador de gancheira ou apertar muito o parafuso b-tension. Casou perfeitamente com o STI.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
kesleyfort Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jan 2020
Curitiba
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kesleyfort Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2020 as 17:20
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Atualizando aqui, acabei mudando de ideia e encomendei um quadro pro Igor Miyamura. Levou bastante tempo pra chegar, e agora estou com a bike pronta:


Montei com transmissão 1x9 mesmo: câmbio altus m2000, cassete sunrace 11-40, PDV Shimano integrado com coroa narrow wide 44t, STI Shimano sora. Rodei pouco, mas por hora está funcionando perfeitamente a transmissão. O câmbio m2000 troca bem as marchas no cassete, não foi preciso alongador de gancheira ou apertar muito o parafuso b-tension. Casou perfeitamente com o STI.



Rapaz, mas ficou bonito esse trem.
Consegue me passar o contato do Igor? tô querendo encomendar um garfo com ele.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2020 as 18:09
Ficou muito legal o resultado
Qual pinça você ta usando com o Sti?
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2020 as 18:18
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Atualizando aqui, acabei mudando de ideia e encomendei um quadro pro Igor Miyamura. Levou bastante tempo pra chegar, e agora estou com a bike pronta:





Qual o material do garfo?

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
oonf_00 Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2018
Teresina
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oonf_00 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2020 as 07:46
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Atualizando aqui, acabei mudando de ideia e encomendei um quadro pro Igor Miyamura. Levou bastante tempo pra chegar, e agora estou com a bike pronta:

Ficou show! Qual essa coroa e esse pedivela?
Montei com transmissão 1x9 mesmo: câmbio altus m2000, cassete sunrace 11-40, PDV Shimano integrado com coroa narrow wide 44t, STI Shimano sora. Rodei pouco, mas por hora está funcionando perfeitamente a transmissão. O câmbio m2000 troca bem as marchas no cassete, não foi preciso alongador de gancheira ou apertar muito o parafuso b-tension. Casou perfeitamente com o STI.
Voltar ao Topo
oonf_00 Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2018
Teresina
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oonf_00 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2020 as 07:47
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Atualizando aqui, acabei mudando de ideia e encomendei um quadro pro Igor Miyamura. Levou bastante tempo pra chegar, e agora estou com a bike pronta:

Montei com transmissão 1x9 mesmo: câmbio altus m2000, cassete sunrace 11-40, PDV Shimano integrado com coroa narrow wide 44t, STI Shimano sora. Rodei pouco, mas por hora está funcionando perfeitamente a transmissão. O câmbio m2000 troca bem as marchas no cassete, não foi preciso alongador de gancheira ou apertar muito o parafuso b-tension. Casou perfeitamente com o STI.


Ficou show! Qual essa coroa e esse pedivela?
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2020 as 19:48
Olha el aí depois de montada. Tá com relação altus, sora, claris 3x8 freios bb5 road e rodas de mtb 29. A dificuldade que tive no início é que estava tentando montar ela com câmbio dianteiro de MTB e não acertava a chain line. Arrumei um claris de 3 e tá ótimo. Super recomendo. Frameset barato, bonito, boa geometria. A durabilidade parece OK até agora. Pra quem já tem uma estradeira caidinha gasta pouco e monta uma gravel bem interessante. 

Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2020 as 14:32
Só um pequeno comentario: essa bike é show hein!!
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
Luís Pereira Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2018
Viçosa
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luís Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2020 as 21:24
Alguém usando o quadro de MTB da show? Me chamou atenção a geometria, caixa de direção com um ângulo de ataque maior (68°) e também o preço em conta (350 pilas)

O que acham?
https://www.showbikes.com.br/quadros/quadro-show-rocker-aro-29-aluminio-disponivel-em-7-cores-diferentes

Voltar ao Topo
Wylly1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2020
Fortaleza-ce
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wylly1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 03:03
Amigo estou com essa duvida tenho um grupo todo alivio 27v e gostaria de montar nesse quadro com guidao mtb freios alivio cambios m4000 pedivela alivio 4050 coroas 40/30/22 to com duvida maior no central saber se o hollowtech da certo se vc ou alguem poder min tirar essa dúvida grato....
Voltar ao Topo
Wylly1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2020
Fortaleza-ce
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wylly1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 10:46
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Olha el aí depois de montada. Tá com relação altus, sora, claris 3x8 freios bb5 road e rodas de mtb 29. A dificuldade que tive no início é que estava tentando montar ela com câmbio dianteiro de MTB e não acertava a chain line. Arrumei um claris de 3 e tá ótimo. Super recomendo. Frameset barato, bonito, boa geometria. A durabilidade parece OK até agora. Pra quem já tem uma estradeira caidinha gasta pouco e monta uma gravel bem interessante. 





Amigos se poderem tirar essa minha duvida agradeço
Voltar ao Topo
calcifergois Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2022
MT
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calcifergois Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 13:33
alguém sabe onde encontrar esse pedivela 46/30? falta pouco para montar e não achei em lugar nenhum
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 17:33
Originalmente postado por calcifergois calcifergois escreveu:

alguém sabe onde encontrar esse pedivela 46/30? falta pouco para montar e não achei em lugar nenhum


Tinha algumas opções no AliExpress, agora achei esse 48/31:

https://www.aliexpress.com/item/1005003128029829.html

Esse pedivela (assim como o 46/30) tem o chainline afastado 2,5mm do quadro, a Shimano recomenda usar apenas o câmbio dianteiro GRX. Eu havia visto uma recomendação no site deles para também usar o GRX atrás, para melhores trocas, mas não achei novamente. Vi alguns relatos de pessoas que montaram pedivela GRX com câmbio Ultegra e dizem que funcionou...

Tinha uns da FSA também, aparentemente com o mesmo chainline, mas com a crise da falta de peças virou lenda urbana.

Pesquisei bastante sobre isso e meu conselho é: se puder, vá para 50x34, sistemas de 1 coroa ou outro pedivela. Vai gastar muito menos e vai ser tudo mais simples.
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 17:41
Tem alguma coisa no EBay também:

https://www.ebay.com/itm/195139783589
https://www.ebay.com/itm/225031842040
https://www.ebay.com/itm/295037029864

Mas alguns são leilão e precisa ver entrega para o Brasil.
Voltar ao Topo
Dm2w Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2022
Guarulhos/sp
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dm2w Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2022 as 05:18
Qual pedivela, você usa?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X