Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Duvida Preload da suspensão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Duvida Preload da suspensão

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
l.lucas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.lucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Duvida Preload da suspensão
    Postado: 09 Fev 2017 as 16:41
Olá galera.
Atualmente tenho uma suspa da Suntour com curso de 80mm. Conforme fotos:



Porém me deparei com um ajuste chamado preload na suspa.


O ajuste em sí, está no máximo possível ao sentido horário no caso o sinal de (+). Pesquisei muito sobre isso e não obtive tantas conclusões. Mas percebi que o preload por estar configurado ao limite do sentido horário (+) ela é o menos possível rígida.
Vi também que se mal configurado, pode ocasionar na quebra da suspa, fiquei um pouco tenso, como comprei usada, já veio assim...

Gostaria de saber com vocês, em qual posição se adequaria deixar essa regulagem, lembrando que possuo 65 kg e 1,74 cm de altura. Bike em sí é uma 29er 27v
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 17:07
PreLoad é o ajuste da mola apenas, no máximo pro + significa que ela tá mais dura, no máximo do - ela tá mais mole (nas suntour, ele muda pouca coisa, ela é sempre mole (tenho uma SR XCM)).
mas, para avaliar, o ideal é tu tirar o SAG.. coloca um ziptie (lacre) na canela do preload na parte mais baixa e suba na bike com cuidado pra ela não afundar demais a suspa, e fique na posição de pilotagem, desça e meça o afundamento, pra 80mm deve ficar entre 11 e 16mm, se afundar menos de 11, frouxe a mola, mais de 16, aperte a mola.
Não vejo risco de quebra da suspa pela tensão do preload, entretando, girar ele com força pode quebrar o botão do preload e ele não mais funcionar.

Editado por azazel66 - 09 Fev 2017 as 17:08
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
l.lucas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.lucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 19:50
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

PreLoad é o ajuste da mola apenas, no máximo pro + significa que ela tá mais dura, no máximo do - ela tá mais mole (nas suntour, ele muda pouca coisa, ela é sempre mole (tenho uma SR XCM)).
mas, para avaliar, o ideal é tu tirar o SAG.. coloca um ziptie (lacre) na canela do preload na parte mais baixa e suba na bike com cuidado pra ela não afundar demais a suspa, e fique na posição de pilotagem, desça e meça o afundamento, pra 80mm deve ficar entre 11 e 16mm, se afundar menos de 11, frouxe a mola, mais de 16, aperte a mola.
Não vejo risco de quebra da suspa pela tensão do preload, entretando, girar ele com força pode quebrar o botão do preload e ele não mais funcionar.


Obrigado pela explicação amigo.
Fiz conforme descrito, deixei a suspa com 14mm e ficou show de bola!
Sou um pouco novo em meio ao mundo das MTB.

Poderia me tirar duas outras duvidas se possível? Agradeceria de verdade.

Meu freio é um M355 hidráulico da shimano. Porém o resto dos componentes é Alivio. Esse freio faz parte do conjunto, ou é inferior a hierarquia de modelos?

Em caso de precisar retirar as rodas dianteiras e traseiras (blocagem) para uma limpeza etc... É necessário mesmo colocar o separador de pastilhas? Ou somente não apertar os freios já impede das pastilhas encostarem uma na outra?
Voltar ao Topo
Marcos Ferrari Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2016
Resende, RJ
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Ferrari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 19:59
Boa noite! Olha esse vídeo sobre Sag: //www.youtube.com/watch?v=Edu6lH_fvxw
Soul SL 100, Up grade para 27.5, Sram X0,
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 20:03
    Se não me engano, o alivio é o BR M446, mas muda o material apenas e não a eficiência, esse teu tem uma tampa na manete de plástico e manetes em aço, enquanto o M446 é de alumínio... eu uso um 395, não falha nunca e se te atende bem, deixe como está. O segredo é regular pra usar só com o indicador.
    É interessante, mas não necessário, eu não uso e elas não fecham, se fechar, basta abrir com uma espátula de pneu (plástica, não metal) e com cuidado.. dá trabalho, mas serve.... mas as minhas sempre abriram sozinhas mesmo com acidentes hehehehe, afinal, elas iriam fechar no disco se fosse assim né?
    Caso mude de suspensão um dia, o valor do sag no garfo deve ser entre 15 e 20% do curso da suspensão, por isso aqueles valores pra tua.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
l.lucas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.lucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 23:01
Originalmente postado por Marcos Ferrari Marcos Ferrari escreveu:

Boa noite! Olha esse vídeo sobre Sag: // http://www.youtube.com/watch?v=Edu6lH_fvxw - www.youtube.com/watch?v=Edu6lH_fvxw


Obrigado Marcos, fiz tudo nos conformes, ficou show de bola, a regulagem que já estava, era bem mole. Consegui deixar no ajuste fino!

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

     Se não me engano, o alivio é o BR M446, mas muda o material apenas e não a eficiência, esse teu tem uma tampa na manete de plástico e manetes em aço, enquanto o M446 é de alumínio... eu uso um 395, não falha nunca e se te atende bem, deixe como está. O segredo é regular pra usar só com o indicador.
    É interessante, mas não necessário, eu não uso e elas não fecham, se fechar, basta abrir com uma espátula de pneu (plástica, não metal) e com cuidado.. dá trabalho, mas serve.... mas as minhas sempre abriram sozinhas mesmo com acidentes hehehehe, afinal, elas iriam fechar no disco se fosse assim né?
    Caso mude de suspensão um dia, o valor do sag no garfo deve ser entre 15 e 20% do curso da suspensão, por isso aqueles valores pra tua.


Obrigado azazel. Entendi a diferença de ambas, como a bike era usada porém com mínimo tempo de uso, coisa de 50km os freios estão ótimos. Vou rodar um pouco mais, e adiante irei fazer a substituição pelo M446 mesmo. Minha bike é uma GT Timberline 1.0 com up do kit alívio, só o freio que não faz parte, por isso da pergunta. Acho que o antigo dono manteu somente o kit de pincas, manetes e disco. Em questão da suspa, creio que pelo meu uso, deve aguentar um tempinho ainda, pego trilhas de leves a medias. Entendi esta questão de 15% a 20%, achei bem interessante e prático de se regular.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 23:09
    Opa Marcos, tudo jóia?
    Acompanho esse canal, vídeos quartas e sábados... mas nesse vídeo acho que ele confundiu, ele fala em SAG de 5mm na suspensão dele (uma 100mm), acho pouco, visto que a suspensão não trabalha só pra passar uma pedra, mas também pra cobrir algum déficit de buracos por exemplo (tipo costelas de vaca e valas).
    Em outros vídeos ele mesmo (Edu Capivara) diz que o SAG deve ficar entre 15 e 20% do curso da suspensão.
    O pessoal do GMBN (Global Montain Biking Network) (muito bom o canal também, aconselho) também sugere isso pro garfo e entre 20 e 30% do curso pro shock (no caso de bikes full).
    Mas acho que é um assunto que vale discussão, e que se deve adaptar também ao gosto do ciclista, eu pessoalmente gosto do SAG mais próximo dos 20% e um retorno ligeiramente mais rápido, acho que é mais confortável.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 23:12
Lucas,
   Acho que não convém trocar o M355 por um M446, tu iria sentir alguma diferença apenas se escolhesse um de pistão duplo ou talvez com tecnologia icetech (e ainda assim, apenas se o uso fosse extremamente hardcore), logo, acho muito mais vantagem um up de rodas por exemplo e até mesmo de suspa (essas XCT e XCM são uma pequena e discreta ancora, pesando mais que o quadro).
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
l.lucas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.lucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2017 as 09:05
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

     Opa Marcos, tudo jóia?
    Acompanho esse canal, vídeos quartas e sábados... mas nesse vídeo acho que ele confundiu, ele fala em SAG de 5mm na suspensão dele (uma 100mm), acho pouco, visto que a suspensão não trabalha só pra passar uma pedra, mas também pra cobrir algum déficit de buracos por exemplo (tipo costelas de vaca e valas).
    Em outros vídeos ele mesmo (Edu Capivara) diz que o SAG deve ficar entre 15 e 20% do curso da suspensão.
    O pessoal do GMBN (Global Montain Biking Network) (muito bom o canal também, aconselho) também sugere isso pro garfo e entre 20 e 30% do curso pro shock (no caso de bikes full).
    Mas acho que é um assunto que vale discussão, e que se deve adaptar também ao gosto do ciclista, eu pessoalmente gosto do SAG mais próximo dos 20% e um retorno ligeiramente mais rápido, acho que é mais confortável.


Concordo. Pra complementar o assunto, andei olhando a matéria do próprio site do pedaleria ontem mesmo,, nos comentários alguns ciclistas vieram reclamar que deixando 5mm a suspa ficou dura igual uma pedra. Ele respondeu dizendo que para o uso e a suspensão que ele possuía, estava ótimo, mas que varia de gosto a gosto do ciclista. Ainda acho, como você disse, mesmo que pra ele esteja ótimo, é pouco, deveria estar em torno de 15 a 20mm...

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Lucas,
   Acho que não convém trocar o M355 por um M446, tu iria sentir alguma diferença apenas se escolhesse um de pistão duplo ou talvez com tecnologia icetech (e ainda assim, apenas se o uso fosse extremamente hardcore), logo, acho muito mais vantagem um up de rodas por exemplo e até mesmo de suspa (essas XCT e XCM são uma pequena e discreta ancora, pesando mais que o quadro).


Entendi azazel, andei pesquisando diferenças quê realmente valem a pena, mas não vi nenhuma que me convença mesmo. Em questão de rodas, a minha é o padrão da bike, nunca foi dado up, é uma alexrins 29er ace24, a suspa como visto é essa da imagem. Teria algum jogo de roda que fosse relativamente bom no custo x benefício? Em questão de suspa pensei em uma RST Omega. Se não for muito incômodo, saberia me dizer algum modelo de disco bom? Ando muito perdido. Minha bike usa 180mm na frente e 160mm atrás.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2017 as 09:15
Discos estão bons pra XC, suspa as proshock a ar sao bem boas e leves... Acha por 700 temers, e rodas o pessoal elogia as everest xc custam 900 temers.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
l.lucas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.lucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2017 as 13:40
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Discos estão bons pra XC, suspa as proshock a ar sao bem boas e leves... Acha por 700 temers, e rodas o pessoal elogia as everest xc custam 900 temers.


Entendi, obrigado amigo. Já fiz alguns cálculos aqui e em breve vou fazer os ups. Penso no momento em trocar o rotor do freio. De origem é o Promax (???) desconheço origem. Andei pesquisando, e encontrei o Avid HS1, seguirei o mesmo padrão 180mm dianteira 160mm traseira. Acha que ficará legal? Já vi relato aqui no fórum que pinça shimano com o rotor Avid freia bem, é mais leve também...
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2017 as 14:14
Originalmente postado por l.lucas l.lucas escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Discos estão bons pra XC, suspa as proshock a ar sao bem boas e leves... Acha por 700 temers, e rodas o pessoal elogia as everest xc custam 900 temers.


Entendi, obrigado amigo. Já fiz alguns cálculos aqui e em breve vou fazer os ups. Penso no momento em trocar o rotor do freio. De origem é o Promax (???) desconheço origem. Andei pesquisando, e encontrei o Avid HS1, seguirei o mesmo padrão 180mm dianteira 160mm traseira. Acha que ficará legal? Já vi relato aqui no fórum que pinça shimano com o rotor Avid freia bem, é mais leve também...

Minha opinião.... vc está pensando em UPS que não vão te dar beneficio NENHUM.... como troca de rotor, ou freios por alivio.... se concentra, teu UP principal e imediato que faria diferença de verdade seria uma suspensão, falo por experiencia, XCT é carregar pedra... extremamente pesada e dura... esquece gastar com rotores e guarda pra troca de suspa....
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2017 as 15:52
Exatamente!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
l.lucas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.lucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2017 as 12:47
Valeu pela retirada de dúvidas pessoal!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X