Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Duvida novato (cambio puxa por cima ou por baixo)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Duvida novato (cambio puxa por cima ou por baixo)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
zipfile Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2010
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zipfile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Duvida novato (cambio puxa por cima ou por baixo)
    Postado: 01 Nov 2010 as 02:17
ola gente, alguem pode ajudar o noob aqui?
qual a diferença dos cambios dianteiro puxa por cima ou por baixo??
outra coisa, qual a diferença de um cambio traseiro ex: XT vs XT Shadow? quero saber o que e o shadow que dizem ser melhor.
procurei a respeito e nao achei.
sobre cage longo, medio ou curto conseguir encontrar. (tb nao sabia diferença)

obrigado desde de já 
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 03:09
Bem vindo ao fórum.

Faça uma breve pesquisa aqui no fórum e encontrará todas as respostas para suas perguntas com riqueza de detalhes.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
zipfile Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2010
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zipfile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 03:41
meu nobre vc como usuario veterano com  4193 msgs, poderia me indicar pelo menos 1 destes topicos?
pq eu juro que pesquisei, procurei e nao encontrei. sou noob ate nisto, nao e preguiça, procurei aqui e no google.
valeu!
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 10:52
Como pode ter ido junto com a faxina em que o fórum passou recentemente vou tentar explicar alguma coisa.
 
Câmbio dianteiro com puxada por cima é menos eficiente do que o com puxada por baixo.
 
Fato!
 
Até o traseiro funciona melhor com os cabos passando pelo tubo inferior ao invês do superior. Lembro muito do bem do Igor Miyamura (um framebuilder, construtor de quadros por encomenda, membro aqui do fórum) explicando isso aqui. Que com os cabos do câmbio passando por baixo eles já começam tendo uma passagem mais lisa nos conduítes logo a frente do guidão por fazerem uma curvatura menos acentuada. Depois os cabos descem e seguem reto até a próxima curva que já é pra engatar no câmbio. No caso do câmbio dianteiro o cabo faz ali na junção do tubo do central com o tubo do selim uma curva bem menos acentuada do que se viesse por cima. Isso dá pra comprovar estudando os ângulos do quadro. Supondo que o tubo do selim tenha 73,5º de inclinação o cabo que vêm por baixo pra ser preso no tubo do selim precisará fazer uma curva com menos do que isso, pois o central aonde ele começou a curva estará mais a frente do ponto aonde está o câmbio. Já se o cabo vir por cima a curvatura que ele terá que fazer será maior até que os 73,5º de inclinação do tubo do selim, pois aonde o cabo começará a fazer a curva estará já mais pra trás daonde está fixado o câmbio dianteiro. Acho que nem preciso entrar muito afundo na questão do cabo traseiro vindo por baixo do quadro, ou vindo por cima contornando o tubo do selim no caminho, tendo que seguir em angulação bem mais acentuada desde ali até chegar no câmbio e fazer outra curva, enquanto que passando por baixo ele ao chegar no tubo do central ele faz uma curvatura muito mais suave e seguiria a partir dali em linha reta até chegar no câmbio aonde invariavelmente teria que fazer mais uma curva assim como o cabo que veio por cima.
 
Contudo:
 
Quantos fabricantes ainda fazem MTBs com cabos passando por baixo?
Me pergunto pra que  inventaram agora esse sistema selado de cabos se os cabos nem mais ficam expostos aos elementos direitos.Confused
 
Obs: Quem quiser contextar os dados acima me começe dizendo primeiro porquê as bikes de estrada ainda passam os cabos dos câmbios todos por baixo.
Obs2:Não está no mérito da questão mais vai acima mesmo. Qualquer câmbio dianteiro com braçadeira alta, funciona melhor que o mesmo câmbio com braçadeira baixa sejam eles feitos pra puxar por cima, ou por baixo. Braçadeira baixa é furada, dor de cabeça, só serve pra quem usa dois suportes de caramanholas e usa quadro pequeno.
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 10:58
Quanto ao câmbio shadow não posso te dizer muita coisa pois não uso esse sistema, sou mais OldSchool, mas se não estiver achando nada muito conclusivo, se a pesquisa não estiver funcionando procura através do google digitando câmbio shadow (ou outra palavra chave qualquer que você queira) seguido de espaço site:www.pedal.com.br/forum que assim você pega resultado no fórum inteiro independente da data, coluna e tal.
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
zipfile Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2010
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zipfile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 15:19
Valeu André Santos! 
esclareceu 100% minha duvida sobre o cambio dianteiro, e de quebra ainda deu a luz sobre a braçadeira alta e baixa. brigadão.

se alguem tiver algo a acrescentar sobre o cambio shadow será bem vindo!


Voltar ao Topo
bmarcell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Campina Grande
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmarcell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 17:25
Zipfile

Quanto à puxada dos câmbios dianteiros, como o pessoal disse, vai depender de por onde os cabos passam pelo quadro.

Já quanto ao câmbio traseiro, pode ir de shadow q é show de bola, a grande diferença é que eles além de ficarem um pouco mais pra perto da roda, quase q totalmente embaixo do chainstay, eles simplesmente NÃO batem no quadro, mesmo na maior buraqueira dos infernos. Logo no início da minha volta aos pedais estava usando um câmbi traseiro Altus, nas trlha o miserável batia e chacoalhava tanto q de vez em quando eu tinha q parar pra botar q corrente no lugar, pois tinha caído, troquei por um deore shadow e nunca mais tive dor de cabeça, recentemente troquei de bike e ela veio com um XT shadow, câmbio traseiro pra mim agora ou é shadow ou nada feito.

Editado por bmarcell - 01 Nov 2010 as 17:30
Astro FSS AM (Lagarta)
Voltar ao Topo
Juninhodonni Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2010
S J da B Vista
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Juninhodonni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 22:17
O câmbio Traseiro XT shadow é muito bom um amigo tem, a vantagem dele é que quando vc passa em terrenos acidentados a corrente nao bate no quadro... Para min é a diferença do cambio em relaçao a outros.
Espero ter ajudado na sua duvida.
 
Bons pedal
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2010 as 23:11
Se eu não me engano o membro danielbns já ensinou uma vez como transformar um câmbio comum em um câmbio shadow. Bem eu não curto muito, dissem que os câmbios shadow restringem um pouco a amplitude de movimentos do câmbio tornando dificil algumas mudanças dependendo do seu cassete. Não sei, nem tenho certeza, meu XTR tem me atendido bem há 12 anos e não pretendo testar outro por enquanto.
Só sei que lembrei desse vídeo aqui antes da Shimano adotar o Shadow, aliás eu sequer sei se o Shadow tem relação direta com esse sistema da SRAM. Como disse sou mais Old School e SRAM pra mim não existe. Existe só Shimano, Sachs, ESP e outras coisitas mais dessa época.
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
zipfile Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2010
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zipfile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2010 as 03:36
Valeu amigos pelas respostas.
to aprendendo!! =D

Voltar ao Topo
Vanlemes Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 16 Set 2012
Charqueadas
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vanlemes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 15:03
Aproveitando o topico do colega... Alguem sabe como afzer um cambio que puxa por cima, puxar por baixo? Dianteiro ! Existem algum adaptador? alguém ja tentou?
Voltar ao Topo
newbiciclista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newbiciclista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2012 as 20:26
Mas também é de se pensar que se você lamear a bike, os cabos passando por baixo vão ficar super sujos o que vai dar um atrito danado na entrada do conduíte o que não é problema nas bike Speed que não pegam barro...
 
Espero ter ajudado alguma coisa e não confundido mais hehe
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
Voltar ao Topo
eepereira Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2014
Itaúna-MG
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eepereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2014 as 23:59
Boa noite galera! Tudo tranquilo?

Também sou novato no fórum e gostaria de tirar uma dúvida com os colegas...

Andei pesquisando sobre os câmbios Shimano FD-M430 e FD-M431 e vi que o M430 é Top Swing e o M431 é Down Swing.

Pelo que vi também, os dois câmbios são Dual Pull (Puxam por cima ou por baixo). Esta informação procede?

Além destas características, alguém saberia me dizer se existe outra diferença entre os dois e qual deles é o mais indicado?

Desde já agradeço a atenção de todos!
Abraço!
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 15:43
Originalmente postado por eepereira eepereira escreveu:

Boa noite galera! Tudo tranquilo?

Também sou novato no fórum e gostaria de tirar uma dúvida com os colegas...

Andei pesquisando sobre os câmbios Shimano FD-M430 e FD-M431 e vi que o M430 é Top Swing e o M431 é Down Swing.

Pelo que vi também, os dois câmbios são Dual Pull (Puxam por cima ou por baixo). Esta informação procede?

Além destas características, alguém saberia me dizer se existe outra diferença entre os dois e qual deles é o mais indicado?

Desde já agradeço a atenção de todos!
Abraço!


A diferença entre os câmbios 430 e 431 é apenas a posição da braçadeira....  A utilização do cambio vai depender do modelo do quadro... Existem alguns quadros que não aceitam câmbios de braçadeira alta porque  as vezes a braçadeira pode tampar o buraco do parafuso do suporte da camaranhola... 
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X