| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Dúvida: "Global Explorer I"
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Dúvida: "Global Explorer I"

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcos1998jp Ver Drop Down


Registrado: 30 Mai 2020
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos1998jp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Dúvida: "Global Explorer I"
    Enviado: 30 Mai 2020 as 21:15
Pessoal, boa noite a todos!

Depois de 10 anos parado, estou retomando minhas atividades com bikes. Para tanto, estou restaurando por completo uma bicicleta que ganhei há aproximadamente 15 anos; porém, eu simplesmente não consigo achar nada sobre ela na internet, então gostaria de ver se algum de vocês já ouviu falar dela.

Trata-se de uma bicicleta da marca "Global" (ou Global Technology) e modelo "Explorer I MTB". A única informação que tenho é que ela é da década de 90. Aparentemente, é uma MTB de entrada, já que todos os seus componentes são simples. Ela tem 18 marchas e está com pneus Levorin com faixa amarela (acredito que os pneus não sejam originais, já que possuem largura 2.05 e as rodas são 1.95).

Segue uma foto dela há 10 anos atrás (razão da qualidade ruim):



Alguém já ouviu falar desse modelo? Qualquer informação é relevante.

Agradeço desde já. Abraços!
Voltar para o topo
marcos1998jp Ver Drop Down


Registrado: 30 Mai 2020
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos1998jp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 21:20
Atualizo com fotos recentes:














Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 21:21
Tire fotos dos detalhes da transmissão, freios,cubos, gancheira ,frente da bike e principalmente da pedivela e movimento central, o tamanho dele geralmente é o primeiro divisor de águas das bikes inferiores das medianas acima.
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 21:23
tem uma das soldas dela?...na junção dos tubos....e a gancheira também?

Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 21:25
Caixa de direção parece ser standard(25,4mm). 
De 18 marchas provavelmente o cubo é de rosca. Mas mesmo básica parece ser honesta para pedalar sem grandes pretensões. Dá pro uso, como dizem... 
Tem cara de ser 92/93 pelo tamanho dos olhos de gato que eram maiores....Tem que trocar corrente né? recomendo KMC Z51.
Se o câmbio traseiro estiver escrito SIS conserve ele. Básico, bom e barato. O mesmo vale pros trocadores se não quiser gastar dinheiro e manter a confiabilidade do serviço. 
Somente o quadro sem o garfo deve pesar de 3 kg a 3,2kg. O garfo 1,2 kg. Provavelmente liga aço SAE 1040 (mais barato) ou 1020 (melhor, encontrado nas mais básicas das importadas da época) mas bem feitos, sendo difícil separar visualmente dos quadros cromoly, exceto pelo peso que geralmente era maior.


Editado por Ligeirinho - 30 Mai 2020 as 21:38
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6785
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 07:44
Nessa época era muito comum algumas fábricas venderem um conjunto "frameset" quadro e garfo de aço para pequenos montadores independentes, que colocavam os componentes e seus adesivos e vendiam a bike com sua marca própria.

Aqui na minha cidade tem uma oficina num bairro popular em que o dono e sua família fazem assim. Eu já cheguei a ver ele entregar um lote de 10 bicicletas parecidas com a Barra Circular para um cliente. Chamou a minha atenção o nome do dono a oficina no downtube das bikes. Dizem as más línguas que ele vende umas 100 bicicletas assim por mês na lojinha dele.

Provavelmente não vais achar não vais achar nada na web sobre essa "Global Technology". Deve ser um nome inventado para a bike, em inglês para parecer "chique e tecnológico". LOL  Minha sugestão é caso queiras rodar com a bike, apenas trocar os componentes que estão com defeito por outros simples e baratos. Não vale a pena investir nela; a não ser por motivos sentimentais.

Boa sorte!

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo
marcos1998jp Ver Drop Down


Registrado: 30 Mai 2020
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos1998jp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 10:55
Pessoal, bom dia! Muito obrigado pelas informações, já são de grande valia!

Infelizmente o quadro não está comigo no momento, já enviei para pintura e reprodução dos adesivos. Vou encaminhar algumas fotos de peças e das soldas do garfo (não sei se acompanham as soldas do quadro).


































Não sei se deu para ver bem, mas os  câmbios e as respectivas manetes são "SunRace Basic"; a catraca é "Bacini"; os cubos de roda são "Deepak"; a coroa "Riffel"; e as rodas "Speed" (mas acredito que isso seja modelo, não marca). Não sei se alguma dessas peças foi trocada mas acredito que sim, pelo tempo de existência da bike.

E de fato, Marcos, a intenção não é investir, já que meu uso será apenas para passeio em fim de semana. Só pretendo colocar ela para rodar e arrumar a pintura.

Agradeço novamente a todos! Abs.
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 12:20
O movimento central dela é monobloco (45 ou 50 mm). Dizem, apesar de controvérso, que o eixo transformer substitua melhor a pedivela que está aí por um pedivela ponta quadrada. Mas os custos subirão. Pra finalidade de uso pretendida talvez melhor mexer somente nas peças porventura estragadas.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 17:21
A marca Loba foi da Global Bicicletas daqui de Belo Horizonte. Fizeram isso pelo menos até 2011, quando eu comprei a minha finada Dama. Me lembro de ter ido até a loja deles na rua dos Tamóios e avaliar algumas opções da marca própria. Os quadros eram produzidos por terceiros, sendo apenas adesivados. A configuração das bikes era definida pelo comprador no ato da compra.

Pra ser sincero, eu nem gastaria dinheiro pra repintar o quadro. Os itens abaixo foram orçados na internet ou pegos de memória, valores arredondados:

* repintura: R$300,00
* corrente KMC: R$50,00
* sapatas de freio (2 pares): R$20,00
* cabos e conduítes de câmbio e freios: R$40,00
* limpeza e lubrificação geral: R$150,00 (incluí troca de esferas, cones e bacias dos cubos e central, assim como as esferas da caixa de direção)

Observe que não inclui pneus, manoplas do guidão, selim e pedais, que podem precisar de substituição também. Ainda assim, o valor de R$560,00 está passando os R$550,00 da RockRider 100 da BTwin, que já é melhor em configuração. Link abaixo:

https://www.decathlon.com.br/bicicleta-mountain-bike-lazer-aro-26-rockrider-100-btwin/p

Eu tenho uma, mas só comprei pelo quadro, que tem garantia vitalícia. Eu já tinha todas as peças, então ela me atendeu bem. Ela vem com componentes iguais ou ligeiramente melhores do que os que você tem, mas o mais importante: são novos e tem garantia de 2 anos (vitalícia é somente pro quadro). Como o quadro dela já é feito pra central de rosca inglesa, caixa de direção oversized (ainda de rosca, mas pode ser trocado no futuro) e dropout vertical, você não vai ser limitado em upgrades futuros, ao contrário do quadro atual.

Ao final das contas, só vale investir na sua bike se houver alguma razão sentimental, o que eu totalmente compreendo. Fora isso, é um péssimo negócio.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Desconectado
Mensagens:1189
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberfc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 17:54
deve ser um quadro generico da época com adesivos de alguma oficina ou marca que botou...não deve ser marca que teve grande produção em escala na época...por isso que fica difícil de identificar...
Rober
Voltar para o topo
marcos1998jp Ver Drop Down


Registrado: 30 Mai 2020
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos1998jp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Jun 2020 as 10:25
Entendi! Realmente, o custo x finalidade do projeto deve ser levado em consideração.

Muito obrigado pelas informações, pessoal!
Voltar para o topo
marcos1998jp Ver Drop Down


Registrado: 30 Mai 2020
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos1998jp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2020 as 21:18
Pessoal, boa noite! Gostaria de aproveitar o tópico para tirar uma dúvida.

A catraca da minha bike, como mostram as fotos, é de 6v e não indexada. Tive que desmontar tudo para corrigir uma folga no eixo traseiro e estou pensando em aproveitar e trocar a catraca. Achei uma de 7v também da SunRace, porém ela é indexada.

Como todo meu sistema de transmissão é não indexado, se eu colocar uma catraca indexada ela vai funcionar com os outros componentes não indexados?

Além disso, trocando uma catraca de 6v por uma de 7v a "7ª marcha" vai passar normalmente?

Muito obrigado.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jun 2020 as 12:59
Como seus passadores são do tipo fricção, eles batem bem com todos os sistemas, desde que haja curso (capacidade de puxar o cabo) pra isso. Se ele estiver curso ainda pra puxar o cabo, está em casa:
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
marcos1998jp Ver Drop Down


Registrado: 30 Mai 2020
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos1998jp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jun 2020 as 09:36
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Como seus passadores são do tipo fricção, eles batem bem com todos os sistemas, desde que haja curso (capacidade de puxar o cabo) pra isso. Se ele estiver curso ainda pra puxar o cabo, está em casa:

Show! Muito obrigado!!
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X