| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Dúvida desgaste corrente Shimano
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Dúvida desgaste corrente Shimano

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:49
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gustavoclx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Dúvida desgaste corrente Shimano
    Enviado: 28 Jul 2021 as 17:17
Prezados amigos. Recentemente adquiri uma ferramenta pra aferir o desgaste da minha corrente porém me surgiu a seguinte dúvida: algumas partes da corrente o medidor não encaixa (desgaste de 0 a 0.5%) porém em algumas outras partes a ferramenta encaixa em seu segundo “degrau” (equivalente 0.5 a 1% de desgaste). Deixei um vídeo pra ilustrar.
Alguém sabe me dizer qual seria o procedimento correto a se fazer para ter a medida de desgaste mais precisa possível. Obrigado.
https://youtube.com/shorts/FevFQWwDdnc?feature=share
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Jul 2021 as 23:55
Isso pode rolar sim. Recomenda-se que sejam realizadas medições em vários pontos diversos pra pegar essas possibilidades. Continuar com a corrente alongada, ainda mais com alongamento irregular, vai detonar a relação, vale bastante a pena trocar a corrente.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:49
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gustavoclx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Jul 2021 as 00:22
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Isso pode rolar sim. Recomenda-se que sejam realizadas medições em vários pontos diversos pra pegar essas possibilidades. Continuar com a corrente alongada, ainda mais com alongamento irregular, vai detonar a relação, vale bastante a pena trocar a corrente.
Legal (a)dwsmartins, obrigado pela ajuda! Irei fazer a troca da corrente sim.
Inclusive, sobre a nova corrente, utilizo lubrificante a base de cera, sei que as correntes novas vem de fábrica lubrificadas com óleo... devo utilizar ela com a lubrificação de fábrica até sujar ou já de início retiro e aplico a cera?
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Jul 2021 as 08:30
Já usei cera e tive melhor resultado tirando completamente o óleo anterior. Eu tiraria.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
l.gustavo Ver Drop Down


Registrado: 20 Dez 2012
Guarulhos
Desconectado
Mensagens:145
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de l.gustavo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Jul 2021 as 10:05
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Já usei cera e tive melhor resultado tirando completamente o óleo anterior. Eu tiraria.

dwsmartins Eu não tenho quase nenhuma experiência..
Mas aquele óleo é exatamente óleo! Não possui a função de lubrificar, sua função é evitar a oxidação da corrente, sendo recomendada a remoção dele e efetuar a correta lubrificação da corrente.

E essa sua corrente, você se lembra da Km aproximada dela?
Voltar para o topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:49
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gustavoclx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Jul 2021 as 12:21
Pra minha surpresa durou bem pouco… algo em torno de 700 km pra chegar nesse nível que está hoje… e se trata de uma Shimano HG40 original (comprei em uma revendedora que adquire diretamente da Blue Cycle).
Vou tentar usar uma KMC Z7, visto que custa a metade do preço e tem boas referências.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jul 2021 as 01:52
Originalmente Postado por l.gustavo l.gustavo Escreveu:

Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Já usei cera e tive melhor resultado tirando completamente o óleo anterior. Eu tiraria.


dwsmartins Eu não tenho quase nenhuma experiência..
Mas aquele óleo é exatamente óleo! Não possui a função de lubrificar, sua função é evitar a oxidação da corrente, sendo recomendada a remoção dele e efetuar a correta lubrificação da corrente.

E essa sua corrente, você se lembra da Km aproximada dela?

Há opiniões diversas sobre o óleo que já vem na corrente. Eu sigo o fabricante, no meu caso KMC, que decomenda deixar o óleo e lubrificar somente depois de alguns quilômetros.

Mas, como disse, eu tiraria completamente (ou o máximo possível) esse óleo pra usar cera.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jul 2021 as 01:58
Originalmente Postado por gustavoclx gustavoclx Escreveu:

Pra minha surpresa durou bem pouco… algo em torno de 700 km pra chegar nesse nível que está hoje… e se trata de uma Shimano HG40 original (comprei em uma revendedora que adquire diretamente da Blue Cycle).
Vou tentar usar uma KMC Z7, visto que custa a metade do preço e tem boas referências.

A HG40 é a corrente mais simples da Shimano, sofre muito com oxidação. Pra cera eu acho legal uma que seja totalmente cromada, que resiste mais nesse quesito. Gosto das KMC X prata-prata (tem a prata-preta tb, que só os elos de fora são cromados), mas sei de Sram e Shimano assim tb.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:49
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gustavoclx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jul 2021 as 02:19
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por gustavoclx gustavoclx Escreveu:

Pra minha surpresa durou bem pouco… algo em torno de 700 km pra chegar nesse nível que está hoje… e se trata de uma Shimano HG40 original (comprei em uma revendedora que adquire diretamente da Blue Cycle).
Vou tentar usar uma KMC Z7, visto que custa a metade do preço e tem boas referências.

A HG40 é a corrente mais simples da Shimano, sofre muito com oxidação. Pra cera eu acho legal uma que seja totalmente cromada, que resiste mais nesse quesito. Gosto das KMC X prata-prata (tem a prata-preta tb, que só os elos de fora são cromados), mas sei de Sram e Shimano assim tb.
Sei que esse assunto de lubrificante divide opiniões mas não custa perguntar… atualmente qual lubrificante você utiliza nas suas correntes ? Estou pensando em começar a utilizar óleo, mas já recebi muita informação, fato que bagunçou um pouco a minha decisão.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Desconectado
Mensagens:1790
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jul 2021 as 16:12
Originalmente Postado por gustavoclx gustavoclx Escreveu:

Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por gustavoclx gustavoclx Escreveu:

Pra minha surpresa durou bem pouco… algo em torno de 700 km pra chegar nesse nível que está hoje… e se trata de uma Shimano HG40 original (comprei em uma revendedora que adquire diretamente da Blue Cycle).
Vou tentar usar uma KMC Z7, visto que custa a metade do preço e tem boas referências.

A HG40 é a corrente mais simples da Shimano, sofre muito com oxidação. Pra cera eu acho legal uma que seja totalmente cromada, que resiste mais nesse quesito. Gosto das KMC X prata-prata (tem a prata-preta tb, que só os elos de fora são cromados), mas sei de Sram e Shimano assim tb.

Sei que esse assunto de lubrificante divide opiniões mas não custa perguntar… atualmente qual lubrificante você utiliza nas suas correntes ? Estou pensando em começar a utilizar óleo, mas já recebi muita informação, fato que bagunçou um pouco a minha decisão.
Utilizo Smoove (cera) e já usei MucOff Ceramic (oleo), ambos muito bons e com durabilidade excepcional. Mais de 100km em condição de tempo seco.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Jul 2021 as 01:13
Eu só rodo na cidade, então não vejo muita razão de investir em lubrificante muito resistente/caro, daí uso o Algoo PTFE mesmo. Sei que ele faz uma meleca, mas aguenta bem o meu uso.

Se fosse colocar a bike na trilha, investiria num bom óleo lubrificante úmido, pra aguentar bem a lama sem desgrudar. Mas com certeza teria de lavar a relação depois de cada pedal.

Na época da cera, fui na raiz mesmo: parafina com diversas diluições de óleo mineral ou querosene.

Aplicada pura a quente (mergulha a corrente na parafina derretida depois de limpar) ela da zero sujeira, só uma leve fuligem, mas não protege em nada contra ferrugem, daí a corrente precisava ser cromada, o cassete tb e as coroas em alumínio.


Diluída com querosene faz alguma meleca, mas fica mais fácil de aplicar e não enferrujava.

Já diluída com óleo mineral (2 partes de parafina pra 1 de óleo mineral) ficava o melhor dos dois mundos, mas ainda não era prática pra aplicar, então achei preferível usar lubrificante líquido a base de cera (Finish Line Krytech Cera).

O único problema do Finish Line era não durar nada, principalmente se eu pegasse chuva. Acabei ficando no Algoo PTFE, que me parece nada mais além de óleo de mamona aditivado com um pinguinho de PTFE (Teflon). Como disse, faz uma meleca, mas eu tenho a máquina de limpar corrente, daí não é problema.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
juniorcarp Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Abr 2021
cabo frio
Desconectado
Mensagens:17
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de juniorcarp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Ago 2021 as 09:13
A KMC Z7 é uma corrente muito boa. já tenho mais de 1400km com ela sem ter chegado a 0,25% de desgaste. porém ela não é uma corrente ideal para sistema indexados. Ela é lisa e feita para funcionar perfeitamente em passadores de fricção. 

Se sua relação for indexada, recomendo a KMC Z8.3 que já vem as ranhuras index na corrente.
Voltar para o topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:49
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gustavoclx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Ago 2021 as 00:48
Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

A KMC Z7 é uma corrente muito boa. já tenho mais de 1400km com ela sem ter chegado a 0,25% de desgaste. porém ela não é uma corrente ideal para sistema indexados. Ela é lisa e feita para funcionar perfeitamente em passadores de fricção. 

Se sua relação for indexada, recomendo a KMC Z8.3 que já vem as ranhuras index na corrente.
Verdade Junior, também notei isso na KMC Z7 (a HG-40 tem um chanfrado nas placas externas, coisa que não há na Z7). Mesmo percebendo essa diferença optei por comprá-la, principalmente devido ao preço (paguei R$ 46,00 aqui na minha cidade). Veremos como ela vai se comportar ao longo do tempo.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Ago 2021 as 06:02
Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

A KMC Z7 é uma corrente muito boa. já tenho mais de 1400km com ela sem ter chegado a 0,25% de desgaste. porém ela não é uma corrente ideal para sistema indexados. Ela é lisa e feita para funcionar perfeitamente em passadores de fricção. 

Se sua relação for indexada, recomendo a KMC Z8.3 que já vem as ranhuras index na corrente.

Todas são indicadas para sistemas indexados, pelo menos no site da KMC.

Na verdade, a única corrente deles que não tem esses chanfros é a Z6, que eu não vejo muito por aqui. Acredito que seja essa a apropriada pra passadores de fricção, não indexados.


KMC Z6


KMC Z7


KMC X8.1, não entendo muito a diferença entre ela e a Z8.3


KMC Z8.3


KMC X8

Editado por dwsmartins - 02 Ago 2021 as 06:17
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:49
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gustavoclx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Ago 2021 as 21:55
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

A KMC Z7 é uma corrente muito boa. já tenho mais de 1400km com ela sem ter chegado a 0,25% de desgaste. porém ela não é uma corrente ideal para sistema indexados. Ela é lisa e feita para funcionar perfeitamente em passadores de fricção. 

Se sua relação for indexada, recomendo a KMC Z8.3 que já vem as ranhuras index na corrente.

Todas são indicadas para sistemas indexados, pelo menos no site da KMC.

Na verdade, a única corrente deles que não tem esses chanfros é a Z6, que eu não vejo muito por aqui. Acredito que seja essa a apropriada pra passadores de fricção, não indexados.


KMC Z6


KMC Z7


KMC X8.1, não entendo muito a diferença entre ela e a Z8.3


KMC Z8.3


KMC X8

Excelente observação dwsmartins.. realmente a Z7 é indicada pra sistemas indexados… inclusive também havia observado esse chanfro na parte interna das placas, porém imagino que a característica que tanto eu quanto o juniorcap acreditávamos que definiria a indexação seria esse ressalto nas placas externas, presentes a partir da Z8.1, conforme imagens que você anexou… então, se a indexação está ligada a esse detalhe interno, a pergunta que fica é: qual a função desse ressalto nas placas externas? Alguém sabe me dizer?
Voltar para o topo
thisouz Ver Drop Down


Registrado: 19 Mar 2013
São Paulo
Desconectado
Mensagens:105
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de thisouz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Ago 2021 as 16:28
cara até hj só tive péssimas experiências com correntes shimano.
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X