Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [DUVIDA] Como montar relação 2x9?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[DUVIDA] Como montar relação 2x9?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
NapoO Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2007
Taubaté - SP
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NapoO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [DUVIDA] Como montar relação 2x9?
    Postado: 28 Dez 2016 as 14:12
Tenho uma mtb com kit altus 27v, cassete 11-36.gostaria de montar uma relação 2x9. Minha dúvida é: os pedivela Deore ou XT que são dos kits de 10 e 11v, vão me servir?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 15:47

Basta o pedivela ter BCD 104/64 mm (circunferência da furação das coroas).

Basicamente, a transformação de um pedivela triplo para duplo consiste em remover as 2 coroas maiores e instalação de uma coroa de 36 ou 38 no lugar da coroa intermediária. Vai ser necessário trocar os 4 parafusos de fixações da coroa por novos que são mais curtos que os usados no pedivela triplo OU instalar arruelas grossas OU limar os 4 parafusos.




Se seu câmbio dianteiro originalmente feito para 3 coroas for bom, basta regular para que o mesmo funcione razoavelmente bem com 2 coroas.

Eu recomendo comprar um câmbio dianteiro novo como o Shimano XT M785 que é excelente. O câmbio dianteiro da foto era um Deore M591 que não funcionava bem com 2 coroas, inicialmente dá para usar mas somente com baixo giro senão a corrente era lançada para fora da coroa 36.

Editado por furukawa - 28 Dez 2016 as 15:56
Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 18:36
Só completando a ótima resposta do nosso amigo acima, fiz isto no meu pedivela m590(deore). Pra dar certo mesmo, tive que limar em torno de um milimetro cada porca, pois caso contrário usando uma coroa só com as arruelas pra compensar a ausencia da terceira coroa, mesmo apertando até o fim os quatro parafusos, daria uma sobra, e o conjunto coroa/arruelas/parafuso/porca ficaria com folga. 

(chamo de porca a peça redonda que rosqueia junto ao parafuso allen que prende as coroas e ao mesmo tempo as posiciona no pedivela).


Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 21:25
A reposta ,ele naoq uer adaptar,apenas retirar um e por outro
Sim,coroas pra 10v sao mais finas que pra 9v,que sao mais fina q as de 8v,q sao mais finas q as de 7 v,q sao mais (bem mais)q as single,tipo Barra Circular e BMX
Indo do lado inverso q eu citei é que nao da certo,capitche?
Pode por,o central é o mesmo
SO ATENTE Na compra,se achar pedivela BB30/PF30 barato,usado,estes nao servirao no seu quadro,so se ele for destes tamanhos
Aogra ponta quadrada,ocatlink,GXP,Hollowtech e FSA megaeixo(19mm e 24mm)servem no seu quadro.
Fuja q FSA megaeixo 19mm.Fuja tbm de SRAM GXP,tem central muito caro,alias,caro nao,condizente com a(suposta)qualidade.
Voltar ao Topo
admurinelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Fortaleza-Ceara
Offline
Mensagens:2034
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar admurinelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 21:28
Estava com este mesmo pensamento , meu kit esta quase no fim e pensei em usar 2 x 9 tb , ja que vou ter que trocar pelo menos a coroa do meio pensei em colocar a 38 com a quase sem uso 22 do kit atual com um k7 12 x 36 , tenho esse mesmo pedivela deore .

Se pudessem passar a referencia correta das coroas agradeço hehehe. valeu pessoal 
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 22:21
Isto é pessoal,de cada terreno
O q atende melhor é mesmo os 24/38.É o mais balanceado,com um caccete 11-36 9v(o Sunrace)cobre tudo
24x36 e 38x11 em uma 29e.So precisaria de um 22x36 se for subir montanhas longas.
A a final de um 38x11 é quase 43km por pedalando,nao contando com a ladeira(na descida todo santo ajuda)
Com o 38x12 vai ser quase 36x11.Vai de boa no carrerao.
Independente disto,nunca use mais de 16 dentes de diferença,o max seria,por ex,24/40.Ou 22/38,ou 26/42.O ideal é 12 dentes(22/36;26/39).O paraiso é 10 dentes,porem,ai perde nas pontas.
Note q pedivelas 3 coroas tem 10d de diferença,e duplos tem 12d a 14d
porque precisao,o comportamento deles é como de um jipe.
Uma normal pra tudo e uma reduzida pra subidas
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 22:24
Ah sim,a resposta é longa q vc disse que possivelmente vai compra so coroa avulsa.Eu recomendaria por so uma 38,deixar a 22 e boa.Qdo precisar ela ta la.
Se nao correr muito,ai fica ate mais facil,é 36/22 na cabeça
Agora,se os trajetos forem na maioria planos,ai ter q comprar 2 coroas,a parte boa q uma 24 é baratinha,tem de 40R$ no ML.
Voltar ao Topo
admurinelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Fortaleza-Ceara
Offline
Mensagens:2034
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar admurinelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2016 as 12:00
Valeu devair , mas no caso das coroas , pode misturar as coroas que sao de 10v com o restante do kit de 9v ?

tava olhando agora apareceu ja 11-40 t dessa sunrace, a qualidade da marca é boa ? compatibilidade?

valeu , abraço


edit: Meu pedal hj é 99% no asfalto , ja rodo com pneus 700 x 38 , k7 11-34 e pedivela 44-32-22 , raramente uso a 44 , mais em descidas , ate pensei em futuramente pegar uma speed mas o custo de manter 2 bikes é complicado ainda mais morando em apartamento sem garagem. Dai pensei nessa possibilidade de 2 coroas , a 32 x 11 ja me atende bem , 38x 11 entao seria o ideal por assim dizer . 
  


Editado por admurinelli - 29 Dez 2016 as 12:23
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X