Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Dúvida/Ajuda] Bike fit - meu primeiro quadro 29"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico Fechado[Dúvida/Ajuda] Bike fit - meu primeiro quadro 29"

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Tópico: [Dúvida/Ajuda] Bike fit - meu primeiro quadro 29"
    Postado: 17 Out 2012 as 20:57

Amigos, boa noite!

Tenho 1,81 de altura e 86,4 de cavalo.

Fiz os seguintes bike fits virtuais:
- competitive cyclist (http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO&INTRO_LINK=NOREDIR);
- wrench science (https://www.wrenchscience.com/Secure/Fit/ShoulderWidth.aspx);
- no grau (http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/);
- e bike fit caseiro (http://www.amigosdebike.com.br/Artigos/bike-fit-caseiro).

> No fit do competitive cyclist, não obtive um tamanho de quadro ideal, mas sim medidas ideias de top tube (56,3cm a 57,4cm), tubo do selim (74,6cm a 76,2cm) e standover (82cm a 83,8cm).

> No fit do wrench science, foi dado o tamanho do quadro ideal de 18" (para os fabricantes que medem o quadro de centro a centro) ou 19" (para os fabricantes que medem o quadro do centro ao topo). Além disso, considerou ideal um top tube efetivo + mesa (overall reach) de 61,8cm, tubo do selim de 76,29cm, e guidão de 44 cm.

> No fit do no grau, obtive um tamanho ideal de 18,85". As medidas ideias seriam: top tube efetivo + mesa (overall reach) de 64,3 cm, tubo do selim de 76,29 (indicando que pode variar um a dois cm, conforme minha preferência).

> No fit caseiro, tamanho ideal 18" ou 18,5", considerando a relação tamanho do cavalo-tamanho do quadro, indicado na tabela do site.

Como há variações, procurei solucionar com outras dicas.

A bike magazine (http://www.bikemagazine.com.br/2011/11/tamanho-correto-quadro) recomenda transformar a medida do cavalo em polegadas e diminuir 14 do resultado. No meu caso (86,4: 2,54 = 34,01 - 14 = quadro de 20,01).

A variação aumentou, pois teria como possíveis escolhas desde um quadro 18" (wrench science e fit caseiro) até um 20" (bike magazine).

Sem consenso, procurei outras soluções. Cheguei no blog do Adil (http://www.29er.com.br/2010/10/p29br-29er-doc-o-dilema-do-tamanho-do.html).
Ele recomenda considerar o standover e 'libertar-se' dos fits tradicionais para aproveitar o máximo das rodonas, utilizando como referência a tabela da niner que só fabrica 29ers. Nesta tabela, minha altura de 1,81 está no limbo entre um 16,5"(M) e um 18" (L). 72,7cm e 76,9 de standover, respectivamente.

Tá difícil, não? Confused

Pois bem, visitei algumas lojas. Entrei em contato com outras da região. Todos os vendedores me indicaram um quadro tamanho 19"/L, perguntando somente minha altura. Será reflexo dos vários anos de comercialização somente de aros 26?

Bom, o resultado é que, com tanta informação e recomendação diferente, eu to perdido. Bem que podia existir um fit só de 29er, né?

Por fim, procurei verificar a geometria dos quadros nos sites dos fabricantes das bikes que tenho em vista (todas no tamanho 19"/L).
> Willier 505 e Merida BigNine900: top tube efetivo de 620mm;
> Focus Black Forest e Trek X-Caliber: ambas com top tube efetivo de 622 mm;
> Niner EMD 9: top tube efetivo de 622mm -80mm de espiga- ou 626mm -100mm de espiga;
> Specialized Carve: top tube efetivo de 625mm.
> Kona Kahuna: top tube efetivo de 609mm.

To achando um nó nisso aí! Confused Cada um diz uma coisa diferente e por aqui fica difícil experimentar uma 29er dessas que tenho em vista. Não há modelos disponíveis com os lojistas. E algumas marcas nem tem representante por aqui.

Aí entram as minhas dúvidas. Estou fazendo isso tudo certo?
Devo partir pra um quadro menor e confiar no bike fit ou o contrário?
Estou escolhendo minha primeira 29...
Não quero comprar e ter que vender depois pq errei no tamanho..
Será que preciso de um profissional de bike fit? Quais deles tem experiência em 29ers?

Pesquisei outros tópicos que ajudaram bastante, inclusive na elaboração deste post, mas a dúvida permaneceu
(referências: http://www.pedal.com.br/forum/willier-505-mix-xt-29er_topic48322.html / http://www.pedal.com.br/forum/tamanho-quadro-29er_topic45634.html / http://www.pedal.com.br/forum/projeto-29er_topic36254.html / http://www.pedal.com.br/forum/comprimento-e-angulo-da-mesa-da-sua-29er_topic38963.html / http://www.pedal.com.br/forum/bike-29-para-cicloturismo_topic32216.html/ http://www.pedal.com.br/forum/29er-pedivela-180-cavalo-90cm_topic29853.html)

Agradeço se puderem ajudar. Valeu!!

Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Link direto para este Post Postado: 17 Out 2012 as 21:30
Cara, eu também achei complicado achar um tamanho. Comprei a minha hoje. Meu fit pelo competitive cyclist deu:
XC
Standover Height Range 83.3 - 85.1 cm
Virtual Top Tube Length 58.9 - 59.9 cm
Stem Length 10.2 - 11.8 cm
BB-Saddle Position 75.7 - 77.3cm
Saddle-Handlebar 54.8 - 56.4 cm
Gender M
Inseam 87.7 cm
Trunk 60.5 cm
Forearm 35 cm
Arm 70 cm
Thigh 66.5 cm
Lower Leg 59 cm
Sternal Notch 153 cm
Total Body Height 184 cm

Após subir na Soul SL 300, Trek Wahoo e Kona Mahuna. Escolhi a Kona Mahuna, mas não creio que estes 2 ou 3 centímetros de top tube efetivo vão te prejudicar tanto. Eu usei o competitive para comprar uma road e ficou muito bom, mesmo com a diferença que citei acima, com isso segui ele para a 29er.
Espero que ajude a clarear tuas idéias, já que temos medidas parecidas.
Voltar ao Topo
SânzioAntonio Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 28 Set 2010
PLANALTINA / DF
Offline
Mensagens:864
Link direto para este Post Postado: 17 Out 2012 as 21:44
cara, tenho 1,80 e uns 84 de cavalo, nem lembro mais.
mas te adianto, specialized em 19" dá zebra, pois esmaga as bolas.
fiquei bem nas 17,5".

eu seguiria uma recomendação da própria specialized, que diz pra ir de 17,5, e também pensaria nas informações que tem no site da niner, afinal os únicos que só mexem com 29.

creio que uma 18 daria certo, e pelo que o adil disse, é mais ou menos o que aconteceu comigo, pois se fosse usar a 19 (que é a aro 26 que mais aproximou pro meu fit do no grau), eu também penso em procurar sempre o standover primeiro, pois há anos o manual da giant recomenda manter uma distancia de quase 2polegadas do cavalo pro toptube.
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Postado: 18 Out 2012 as 10:28

MrAtuario, também não me preocupo tanto com diferença de poucos centímetros que posso compensar no ajuste fino, ou até no tamanho da mesa ou canote. Só me preocupo mesmo em errar no tamanho do quadro... seria uma dor de cabeça ter que vender e comprar outro, ou esperar o lojista trocar.

Valeu pela ajuda!

Originalmente postado por MrAtuario MrAtuario escreveu:

Cara, eu também achei complicado achar um tamanho. Comprei a minha hoje. Meu fit pelo competitive cyclist deu: [...] não creio que estes 2 ou 3 centímetros de top tube efetivo vão te prejudicar tanto. Eu usei o competitive para comprar uma road e ficou muito bom, mesmo com a diferença que citei acima, com isso segui ele para a 29er.

Espero que ajude a clarear tuas idéias, já que temos medidas parecidas.

SânzioAntonio, então posso esquecer o top tube e o seat tube e ir de olho fechado no standover, seguindo as recomendações da niner e da giant? Será que funciona com todas as marcas?

Valeu pela ajuda!

Originalmente postado por SânzioAntonio SânzioAntonio escreveu:

cara, tenho 1,80 e uns 84 de cavalo, nem lembro mais.
mas te adianto, specialized em 19" dá zebra, pois esmaga as bolas.
fiquei bem nas 17,5".

eu seguiria uma recomendação da própria specialized, que diz pra ir de 17,5, e também pensaria nas informações que tem no site da niner, afinal os únicos que só mexem com 29.

creio que uma 18 daria certo, e pelo que o adil disse, é mais ou menos o que aconteceu comigo, pois se fosse usar a 19 (que é a aro 26 que mais aproximou pro meu fit do no grau), eu também penso em procurar sempre o standover primeiro, pois há anos o manual da giant recomenda manter uma distancia de quase 2polegadas do cavalo pro toptube.

Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
SânzioAntonio Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 28 Set 2010
PLANALTINA / DF
Offline
Mensagens:864
Link direto para este Post Postado: 18 Out 2012 as 10:45
Originalmente postado por FLIMA FLIMA escreveu:

SânzioAntonio, então posso esquecer o top tube e o seat tube e ir de olho fechado no standover, seguindo as recomendações da niner e da giant? Será que funciona com todas as marcas?

Valeu pela ajuda!

Originalmente postado por SânzioAntonio SânzioAntonio escreveu:

cara, tenho 1,80 e uns 84 de cavalo, nem lembro mais.
mas te adianto, specialized em 19" dá zebra, pois esmaga as bolas.
fiquei bem nas 17,5".


eu seguiria uma recomendação da própria specialized, que diz pra ir de 17,5, e também pensaria nas informações que tem no site da niner, afinal os únicos que só mexem com 29.

creio que uma 18 daria certo, e pelo que o adil disse, é mais ou menos o que aconteceu comigo, pois se fosse usar a 19 (que é a aro 26 que mais aproximou pro meu fit do no grau), eu também penso em procurar sempre o standover primeiro, pois há anos o manual da giant recomenda manter uma distancia de quase 2polegadas do cavalo pro toptube.


Nem tanto o ceu nem tanto o inferno.
Vc iria verificar primeiro o standover, mas depois observar o toptube+mesa.
E ai adequar a sua estatura.
As specialized costumam ter um toptube ja mais comprido, dai, dependendo, vc utiliza mesa maior ou menor, e por ai vai. Eu conheço bem a giant e a specialized, as outras nem tanto, mas, fiquei muito bem vestido numa stumpjumper 17,5 com a mesa original de 90mm.
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Link direto para este Post Postado: 18 Out 2012 as 11:07
cara, tenho 1,89 e 89 de cavalo, Specialized tam. 19 me serve bem, apesar que os Fits apontam para 21 que ficou parecendo um caminhão de grande, para 29er é bom ter o conhecimento do fit e é OTIMO vc visitar as lojas e experimentar uma 29er antes de ir exclusivamente pelo bikefit
Email: cavciconi(a)gmail.co
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Postado: 18 Out 2012 as 13:30
clavc, eu queria muito experimentar pra tirar minhas dúvidas. Mas, das que tenho em vista, a única que os lojistas daqui tem disponível é a merida 900..
 
Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

cara, tenho 1,89 e 89 de cavalo, Specialized tam. 19 me serve bem, apesar que os Fits apontam para 21 que ficou parecendo um caminhão de grande, para 29er é bom ter o conhecimento do fit e é OTIMO vc visitar as lojas e experimentar uma 29er antes de ir exclusivamente pelo bikefit
 
SânzioAntonio, entendi. Então vou pesquisar os standovers das que tenho em vista primeiro. Depois complementar com a medida do top tube... depois posto os resultados que obtive. Tomara que dê certo.
 
Originalmente postado por SânzioAntonio SânzioAntonio escreveu:

Nem tanto o ceu nem tanto o inferno.
Vc iria verificar primeiro o standover, mas depois observar o toptube+mesa.
E ai adequar a sua estatura.
As specialized costumam ter um toptube ja mais comprido, dai, dependendo, vc utiliza mesa maior ou menor, e por ai vai. Eu conheço bem a giant e a specialized, as outras nem tanto, mas, fiquei muito bem vestido numa stumpjumper 17,5 com a mesa original de 90mm.
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
grooveblues Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2006
Ijuí - RS
Offline
Mensagens:72
Link direto para este Post Postado: 18 Out 2012 as 14:00
FLIMA, eu tenho 1,93 e 89 cm de cavalo. Estou com uma twoniner 20" e acho ela meio pequena - não no tubo do selim, mas no toptube efetivo. Estou a cata de uma mesa 130 / 140 mm para alongar um pouco mais a bike - porém, estou fora de forma e pedalo em estradão e asfalto, basicamente. 

Tive que trocar o canote por um com offset, pois estava me doendo o joelho.

Como tenho o tronco longo, um toptube maior me deixa mais confortável - não me preocupo com uma posição mais racing. 

Os bikefits que fiz bateram no tamanho 20 / 21 - mas por conta do tronco acho que até um 22" me serviria bem. Acho que dentro da média não tem como errar - só se tu pegasse um quadro 15 ou um 23. O resto é questão de ajustes, mesmo.
Voltar ao Topo
felipeboo Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 23 Mai 2011
Resende - RJ
Offline
Mensagens:636
Link direto para este Post Postado: 18 Out 2012 as 18:48
FLIMA tenho praticamente as mesmas medidas q a sua, cavalo 86, com 1,84cm de altura, no meu caso o meu tronco eh maior.
Meu bike fit, fiz com um profissional aqui, deu quadro 18,9 cm, isso pra 26, e meu top tube ideal eh de 58,6 a 59,4cm (o real) e standoever 74-76 cm de altura
Eu posso usar quadro tanto 18,19 ou 20, e jah usei todos esses tamanhos, posso dizer q o melhor foi o 19 msm, porem o que foi em orientado eh ficar de olho no top tube pra um ajuste mais fino na posição.
Eu andei em algumas 29, 17,5, 19 e 21, a melhor foi a 19 msm e olha q o canote fica 27cm pra fora ainda.
vc pode estar ajustando suas medidas na mesa e tbm com um canote seat back como eh meu caso e no carrinho do selim (mais pra frente ou para trás), o resto eh soh alegria, e nao pode sentir dores, se sentir algo tah errado.
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Link direto para este Post Postado: 19 Out 2012 as 13:28
Originalmente postado por grooveblues grooveblues escreveu:

FLIMA, eu tenho 1,93 e 89 cm de cavalo. Estou com uma twoniner 20" e acho ela meio pequena - não no tubo do selim, mas no toptube efetivo. Estou a cata de uma mesa 130 / 140 mm para alongar um pouco mais a bike - porém, estou fora de forma e pedalo em estradão e asfalto, basicamente. 

Tive que trocar o canote por um com offset, pois estava me doendo o joelho.

Como tenho o tronco longo, um toptube maior me deixa mais confortável - não me preocupo com uma posição mais racing. 

Os bikefits que fiz bateram no tamanho 20 / 21 - mas por conta do tronco acho que até um 22" me serviria bem. Acho que dentro da média não tem como errar - só se tu pegasse um quadro 15 ou um 23. O resto é questão de ajustes, mesmo.
Talvez você tenha achado a bike curta porque esse quadro da Caloi, apesar de um aparente bom custo/benefício, tem a geometria voltada para o conforto e não para o desempenho. O toptube dela é realmente curto demais. Então um teórico quadro 22 da Caloi, que não existe, lhe serviria melhor. Mas com outro fabricante, como a Specialized, por exemplo, poderia lhe atender melhor com um quadro 21...
Voltar ao Topo
fsgrj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2011
RJ
Offline
Mensagens:215
Link direto para este Post Postado: 19 Out 2012 as 13:59
Acreditar simplesmente em lojista é complicado.

Darei meu exemplo, tenho uma scott aspect 40 tamanho L (19), q dizia o vendedor ser o tamanho ideal para mim. Até aí blz, me adaptei ao quadro, mas qdo fui comprar uma 29er o camarada veio com o mesmo papo do tam L (19), e detalhe, ele disse qq marca eu poderia comprar neste tam.

Como já havia pesquisado aqui no fórum, achei o papo do cara furado, e resolvi fazer o virtual. Batendo papo com a galera daqui peguei as medidas do standover e principalmente a do toptube efetivo. Comprei Scott Scale 29 Team e o toptube efetivo dela para o tam M ficou mais próximo da minha Aspect L e das medidas do bike fit virtual. Até agora o tam do quadro para mim foi certo.

Dê uma olhada nestas medidas, pois mesa e selim vc consegue ajustar facilmente.

Abs
Scott Aspect 40
Scott Spark RC Team
Scott CR1
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Postado: 19 Out 2012 as 19:15
Bom, vamos lá:
 
Comparando o standover (altura do chão até o meio do tubo superior):
 
> Trek X-Caliber:       77,5cm (tam 17,5") e 79,5cm (tam 19");
> Specialized Carve: 79,6cm (tam 17,5") e 82,5cm (tam 19");
> Niner EMD 9:          73,9cm (tam M) e 79,0cm (tam L) - com espiga de 80mm;
> Niner EMD 9:          74,4cm (tam M) e 79,6cm (tam L) - com espiga de 100mm;
> Kona Kahuna DL*: 41,4cm (tam 18"), 42,1cm (tam 19") e 44,1cm (tam 20")
> Wilier 505:              não achei o standover;
> Focus Black Forest: não achei o standover;
> Merida 900-D:         não achei o standover;
 
*acho que errei na conversão de polegadas da Kona, tá muito diferente das outras Confused
 
Se conseguir passar pelo standover, começo a comparar o overall reach (tubo superior efetivo + mesa).
 
Um lojista daqui recebeu um lote de specialized 2013. Vou lá conferir amanhã e testar. Vou levar uma trena tb LOL
 
Originalmente postado por SânzioAntonio SânzioAntonio escreveu:

Nem tanto o ceu nem tanto o inferno.
Vc iria verificar primeiro o standover, mas depois observar o toptube+mesa.
E ai adequar a sua estatura.
As specialized costumam ter um toptube ja mais comprido, dai, dependendo, vc utiliza mesa maior ou menor, e por ai vai. Eu conheço bem a giant e a specialized, as outras nem tanto, mas, fiquei muito bem vestido numa stumpjumper 17,5 com a mesa original de 90mm.
 
To considerando justamente o standover. Pra depois olhar o top tube. E depois o seat tube. Nessa ordem. Acho que assim fica mais fácil pra acertar e não ter tanto trabalho depois.. Valeu!
 
Originalmente postado por fsgrj fsgrj escreveu:

Acreditar simplesmente em lojista é complicado.

Darei meu exemplo, tenho uma scott aspect 40 tamanho L (19), q dizia o vendedor ser o tamanho ideal para mim. Até aí blz, me adaptei ao quadro, mas qdo fui comprar uma 29er o camarada veio com o mesmo papo do tam L (19), e detalhe, ele disse qq marca eu poderia comprar neste tam.

Como já havia pesquisado aqui no fórum, achei o papo do cara furado, e resolvi fazer o virtual. Batendo papo com a galera daqui peguei as medidas do standover e principalmente a do toptube efetivo. Comprei Scott Scale 29 Team e o toptube efetivo dela para o tam M ficou mais próximo da minha Aspect L e das medidas do bike fit virtual. Até agora o tam do quadro para mim foi certo.

Dê uma olhada nestas medidas, pois mesa e selim vc consegue ajustar facilmente.

Abs
 
Pois é, também acho que não. Só queria começar acertando.. LOL Valeu!
 
Originalmente postado por grooveblues grooveblues escreveu:

Acho que dentro da média não tem como errar - só se tu pegasse um quadro 15 ou um 23. O resto é questão de ajustes, mesmo.
 
 
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Link direto para este Post Postado: 20 Out 2012 as 00:00
Originalmente postado por FLIMA FLIMA escreveu:

Bom, vamos lá:
 
Comparando o standover (altura do chão até o meio do tubo superior):
 
> Trek X-Caliber:       77,5cm (tam 17,5") e 79,5cm (tam 19");
> Specialized Carve: 79,6cm (tam 17,5") e 82,5cm (tam 19");
> Niner EMD 9:          73,9cm (tam M) e 79,0cm (tam L) - com espiga de 80mm;
> Niner EMD 9:          74,4cm (tam M) e 79,6cm (tam L) - com espiga de 100mm;
> Kona Kahuna DL*: 41,4cm (tam 18"), 42,1cm (tam 19") e 44,1cm (tam 20")
> Wilier 505:              não achei o standover;
> Focus Black Forest: não achei o standover;
> Merida 900-D:         não achei o standover;
 
*acho que errei na conversão de polegadas da Kona, tá muito diferente das outras Confused
 
Se conseguir passar pelo standover, começo a comparar o overall reach (tubo superior efetivo + mesa).
Cara, seguem as medidas da minha Kona Mahuna tamanho 19"

UNITS SIZE TTH STA HTA RC FC WB FL OF BBH SO HT BBS FD STACK REACH
inches 19  24  73° 70° 17,3  26,7  43,8  20,3  1,8  12,2  32,7  5,1  73mm  34.9mm  25,5  16,2
cm 48,3  61  73° 70° 43,94  67,82  111,25  51,56  4,57  30,99  83,06  12,95  73mm 34.9mm 64,77  41,148

Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Link direto para este Post Postado: 20 Out 2012 as 16:31
esclareça me a duvida , meu quadro é 17.5porem ma medida ali no do meio da caixa de pedal ate o fim do tubo de selim dei 18.5, porque? sendo que nas bikes 26 a medid bate exato.
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Link direto para este Post Postado: 21 Out 2012 as 02:02
Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

esclareça me a duvida , meu quadro é 17.5porem ma medida ali no do meio da caixa de pedal ate o fim do tubo de selim dei 18.5, porque? sendo que nas bikes 26 a medid bate exato.
Cara boa pergunta, amanhã vou medir o da minha, mas tenho quase certeza que é 19" mesmo. Que quadro é o teu?
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Link direto para este Post Postado: 21 Out 2012 as 14:22
Originalmente postado por MrAtuario MrAtuario escreveu:

Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

esclareça me a duvida , meu quadro é 17.5porem ma medida ali no do meio da caixa de pedal ate o fim do tubo de selim dei 18.5, porque? sendo que nas bikes 26 a medid bate exato.
Cara boa pergunta, amanhã vou medir o da minha, mas tenho quase certeza que é 19" mesmo. Que quadro é o teu?

 o quadro é o stumpjumper expert 2012, ai este oh

Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
antonio de padua Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 27 Mai 2011
franca
Offline
Mensagens:68
Link direto para este Post Postado: 21 Out 2012 as 15:32
procura pelo tiago da treinebr que ele te ajuda na escolha

Voltar ao Topo
brunorp Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2011
Sorocaba / SP
Offline
Mensagens:173
Link direto para este Post Postado: 21 Out 2012 as 16:02
Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

Originalmente postado por MrAtuario MrAtuario escreveu:

Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

esclareça me a duvida , meu quadro é 17.5porem ma medida ali no do meio da caixa de pedal ate o fim do tubo de selim dei 18.5, porque? sendo que nas bikes 26 a medid bate exato.
Cara boa pergunta, amanhã vou medir o da minha, mas tenho quase certeza que é 19" mesmo. Que quadro é o teu?

 o quadro é o stumpjumper expert 2012, ai este oh

Uploaded with ImageShack.us



Aproveitando a foto, onde você achou esse quadro ? Estou atrás de um desses faz tempo.
Abraço.
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Link direto para este Post Postado: 22 Out 2012 as 08:48
Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

Originalmente postado por MrAtuario MrAtuario escreveu:

Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

esclareça me a duvida , meu quadro é 17.5porem ma medida ali no do meio da caixa de pedal ate o fim do tubo de selim dei 18.5, porque? sendo que nas bikes 26 a medid bate exato.
Cara boa pergunta, amanhã vou medir o da minha, mas tenho quase certeza que é 19" mesmo. Que quadro é o teu?
o quadro é o stumpjumper expert 2012, ai este oh
Cara, dei uma olhada no Site da Specialized, a geometria do seat tube deles deve ser medida do centro do movimento central até o centro do top tube. Pois pelo Site, o tamanho é 17,38, ou seja, menor que os 17,5. Já que não existe nenhuma norma que o obrigue a medi-lo até a abraçadeira do Selim. Esse é um dos problemas quando se procura medidas de quadro, ao menos ao meu ver. 
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Link direto para este Post Postado: 22 Out 2012 as 11:31
Originalmente postado por brunorp brunorp escreveu:

Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

Originalmente postado por MrAtuario MrAtuario escreveu:

Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

esclareça me a duvida , meu quadro é 17.5porem ma medida ali no do meio da caixa de pedal ate o fim do tubo de selim dei 18.5, porque? sendo que nas bikes 26 a medid bate exato.
Cara boa pergunta, amanhã vou medir o da minha, mas tenho quase certeza que é 19" mesmo. Que quadro é o teu?

 o quadro é o stumpjumper expert 2012, ai este oh




Aproveitando a foto, onde você achou esse quadro ? Estou atrás de um desses faz tempo.
Abraço.

Mano coloquei este quadro a venda por apenas 12 horas por 7000, mas como não apareceu interessados eu resolvi monta lo, o peguei pela garantia de meu ultimo quadro ok
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Postado: 23 Out 2012 as 09:55

Voltando ao tópico, ontem experimentei uma rockhooper pro 17,5" da specialized. E outra rockhooper comp 19". Ambas 2013. Achei a 19" boa, mas não há dúvidas de que a 17,5" cai melhor.

Falta experimentar as demais... se eu achar, claro..

No fds, fiz uma provinha de 29km aqui na região. Senti muita falta de uma boa bike.. tava praticamente todo mundo correndo de 29er. Acho que eu ganharia no mínimo uns 5min no tempo total, o que me colocaria no pódio. Tava bem calmo pra avaliar a melhor compra, mas depois do fds já to com pressa LOL

Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Link direto para este Post Postado: 23 Out 2012 as 14:55
Originalmente postado por MrAtuario MrAtuario escreveu:

Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

Originalmente postado por MrAtuario MrAtuario escreveu:

Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

esclareça me a duvida , meu quadro é 17.5porem ma medida ali no do meio da caixa de pedal ate o fim do tubo de selim dei 18.5, porque? sendo que nas bikes 26 a medid bate exato.
Cara boa pergunta, amanhã vou medir o da minha, mas tenho quase certeza que é 19" mesmo. Que quadro é o teu?
o quadro é o stumpjumper expert 2012, ai este oh
Cara, dei uma olhada no Site da Specialized, a geometria do seat tube deles deve ser medida do centro do movimento central até o centro do top tube. Pois pelo Site, o tamanho é 17,38, ou seja, menor que os 17,5. Já que não existe nenhuma norma que o obrigue a medi-lo até a abraçadeira do Selim. Esse é um dos problemas quando se procura medidas de quadro, ao menos ao meu ver. 

Indenti, mas é complicado vou medir deste jeito que vc falou mas acredito que vá da mais polegadas tbm
Voltar ao Topo
gabrielj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Brasília
Offline
Mensagens:77
Link direto para este Post Postado: 23 Out 2012 as 17:18
Tchê. Acho que o que vinga é acertar o toptube + mesa, ajustar o tamanho do selim e bola pra frente.

Meu bike fit é 19,6. Pra uma caloi two niner a priori deveria ser o quadro 20", comprei o 18" e o tamanho do top tube + a mesa deram na lata, exatamente o que pedia meu bike fit. E na prática ficou sensacional, estou gostando muito.
E tudo, o sempre, total. Perante, basculantes e pedintes, ao nada.
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Postado: 24 Out 2012 as 17:34
antonio de padua,

Muito interessante a proposta dos diversos bike fits da treinebr! Pena que não tenho planos de viajar para Minas, SP, Aracaju ou Recife... e viajar só pra isso não vai rolar.
Se algum dia passar por lá, vou procurar o pessoal. Muito bacana mesmo.
 
Valeu!

Originalmente postado por antonio de padua antonio de padua escreveu:

procura pelo tiago da treinebr que ele te ajuda na escolha

 
 
 
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
clubhedz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:26
Link direto para este Post Postado: 25 Out 2012 as 08:08
Originalmente postado por gabrielj gabrielj escreveu:

Tchê. Acho que o que vinga é acertar o toptube + mesa, ajustar o tamanho do selim e bola pra frente.

Meu bike fit é 19,6. Pra uma caloi two niner a priori deveria ser o quadro 20", comprei o 18" e o tamanho do top tube + a mesa deram na lata, exatamente o que pedia meu bike fit. E na prática ficou sensacional, estou gostando muito.

Meu caso é exatamente o mesmo, no meu bike fit foi sugerido um quadro 19, comprei uma Two Niner 18 e ainda tive que comprar uma mesa menor para ajustar meu top tube + mesa. 

Ficou perfeito, não tenho o que reclamar do quadro Caloi.
Voltar ao Topo
PabloAmorim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2012
Brazil
Offline
Mensagens:26
Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 05:10
O melhor site de bike fit online que encontrei até o momento foi o Competitive Cyclist:

http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO&nodecorator=true

Tem uns vídeos explicando exatamente como devem ser feitas as medidas e etc... bem bacana.
Voltar ao Topo
PabloAmorim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2012
Brazil
Offline
Mensagens:26
Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 05:12
Outra dica é um aplicativo para iPhone e Android, o Size My Bike:

http://www.sizemybike.com/

Ele possui versão paga (U$4,99) e Free (Limitada)

Voltar ao Topo
9534 Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mai 2008
-
Offline
Mensagens:0
Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2013 as 20:01
Tenho mais ou menos 1,84 de altura e vou optar por um quadro de tamanho 19".
Voltar ao Topo
rafaelarac Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2012
Nova Granada
Offline
Mensagens:8
Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 12:37
Oi galera do pedal gostaria de uma ajuda de vcs estou querendo sair da 26 para o mundo das 29er e estou vendo os quadros Giant XTC 29 e o Specialized Carve 29 e stumpjumper mas ainda estou em duvida pois tenho 89,5 de cavalo e 1,73 vou envestir uma graninha suada entao no posso errar na compra
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 14:26
Originalmente postado por rafaelarac rafaelarac escreveu:

Oi galera do pedal gostaria de uma ajuda de vcs estou querendo sair da 26 para o mundo das 29er e estou vendo os quadros Giant XTC 29 e o Specialized Carve 29 e stumpjumper mas ainda estou em duvida pois tenho 89,5 de cavalo e 1,73 vou envestir uma graninha suada entao no posso errar na compra

Tchê faz um fit virtual, pra pelo menos ter os parâmetros em top tube efetivo e o Standover Height, são as medidas mais importantes ao meu ver. Com isso é só escolher a geometria e ser feliz!

Eu particularmente usei o do Competitive Cyclist: http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO

Tem alguns outros no tópico sobre Fit. Boa sorte e qualquer coisa dá um grito.
Pepper- Specialized Rockhopper Expert.
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 19:18
Pra mim o que caiu melhor foi o do wrench science, pois ele avalia também a elasticidade do ciclista.


Poderia ter pegado um 17" e fazer um ajuste fino depois (mesa, canote, guidão, etc), mas acabei pegando um 19" e estou bem satisfeito!
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 20:15
Cara,

passei pelo mesmo problema pois tenho 1,80 m e 84 cm de cavalo. Comprei um quadro SPZ Carve Pro 29" 2012 e estou satisfeito. A bike está assim:




Moro em Coqueiros e tenho curiosidade de ver o quadro quando chegar.

Abraços,
Furukawa.
Voltar ao Topo
lucasv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2013
Joinville/SC
Offline
Mensagens:8
Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2013 as 18:16
Flima, estou numa situação muito parecida com a tua.
Tenho 180cm de altura e 86cm de cavalo, medidas quase identicas às tuas.
Pesquisei muito, fiz vários bike fits e quase todos sugere quadro de 19", inclusive no wrench science.

Nas lojas online, todos os vendedores sugeriram tam. 19, que batem com o bike fit em vários modelos de bike.
Já nas lojas daqui, os vendedores dizem que a 19 é muito grande e que a 17 é mais adequada.
Também o Adil do 29br me sugeriu uma 17.

Agora não sei o que faço, não posso gastar 3, 4 paus em uma bike e depois ter que vender por que não é confortável.

Você comprou uma 19, como está se saindo, acha que acertou no tamanho?
Estou quase comprando uma Caloi Elite 30 19, já que pelo que vi ela tem dimensões menores do que marcas como Cannondade e Merida.

Meus resultados no wrench science fora os abaixo:

WS Recommended Mountain Sizes

 

Frame Size center-to-center:

18 in

Frame Size center-to-top:

19 in

Overall Reach:

69.00 cm.

Saddle Height:

75.94 cm

Handlebar Width:

0 cm


Minhas medidas

 

Height:

181.00 cm

Sternum Notch:

149.00 cm

Inseam Length:

86.00 cm

Arm Length:

67.00 cm

Shoulder Width:

45.00 cm

Flexiblity:

6

Weight:

85.00 kilo

Foot Size:

9.00 USMens


Abs.
Voltar ao Topo
lucasv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2013
Joinville/SC
Offline
Mensagens:8
Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2013 as 18:22
Fala Furukawa, tudo bem?
Cara, que tamanho você comprou essa SPZ?
Voltar ao Topo
fsgrj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2011
RJ
Offline
Mensagens:215
Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2013 as 18:23
Originalmente postado por lucasv lucasv escreveu:

Flima, estou numa situação muito parecida com a tua.
Tenho 180cm de altura e 86cm de cavalo, medidas quase identicas às tuas.
Pesquisei muito, fiz vários bike fits e quase todos sugere quadro de 19", inclusive no wrench science.

Nas lojas online, todos os vendedores sugeriram tam. 19, que batem com o bike fit em vários modelos de bike.
Já nas lojas daqui, os vendedores dizem que a 19 é muito grande e que a 17 é mais adequada.
Também o Adil do 29br me sugeriu uma 17.

Agora não sei o que faço, não posso gastar 3, 4 paus em uma bike e depois ter que vender por que não é confortável.

Você comprou uma 19, como está se saindo, acha que acertou no tamanho?
Estou quase comprando uma Caloi Elite 30 19, já que pelo que vi ela tem dimensões menores do que marcas como Cannondade e Merida.

Meus resultados no wrench science fora os abaixo:

WS Recommended Mountain Sizes

 

Frame Size center-to-center:

18 in

Frame Size center-to-top:

19 in

Overall Reach:

69.00 cm.

Saddle Height:

75.94 cm

Handlebar Width:

0 cm


Minhas medidas

 

Height:

181.00 cm

Sternum Notch:

149.00 cm

Inseam Length:

86.00 cm

Arm Length:

67.00 cm

Shoulder Width:

45.00 cm

Flexiblity:

6

Weight:

85.00 kilo

Foot Size:

9.00 USMens


Abs.



lucasv,

isso vai depender tb da bike q vc queira, cada uma tem uma geometria distinta q para alguns fabricantes poderá cair no tam 18 e em outros 19.

eu tenho 1,80 tb e uso um quadro M da Scott 29, e está muito bom pra mim
tb tenho uma Scott 26 com quadro L
mas foi o q falei, vai depender do quadro e fabricante.

abs
Scott Aspect 40
Scott Spark RC Team
Scott CR1
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2013 as 19:28
lucasv,
 
A 17" pra quem tem as medidas como as nossas hoje em dia é tendência nas 29er. Veja bem, tendência, e não regra.
 
Na minha opinião, você deve considerar dois fatores bem importantes:
 
1º) Cada marca tem medidas diferentes de quadros:
então, mesmo que ambos sejam 19", a diferença pode ser substancial pra ficar restrito apenas ao tamanho. Pra vc ter ideia, quando testei a stumpjumper 29er, a 17" ficou bem melhor, já na caloi elite carbon que eu comprei, a 19" é mesmo a ideal. E depois que vi o Marcio May numa competição (ele tem praticamente a mesmas medidas que eu) pedalando numa CEC 19", vi que fiz a escolha certa.. o cara é lenda no ciclismo brasileiro.
 
2º) O seu estilo de pedal:
com as ressalvas do primeiro fator acima, te digo que quem usa 17" tem (ou quer ter) um estilo de pilotagem mais agressivo, e muitos deles vieram a usar um quadro 17" depois de ter usado um 19", por conta da tendência que falei. O meu pedal é 80% lazer e 20% competição. Optei pelo quadro 19" que foi o que me deu mais conforto. Conforto é fundamental, na minha opinião.
 
Se vc é um competidor nato e tem talento pra isso, vá num profissional de bike fit. Vale o investimento. Eu irei no Marcelo Rocha no Lago Norte em Brasília no mês de setembro pra fazer o ajuste fino.
 
Ah, eu experimentei todas que pude antes de decidir. Foi o que fez a diferença.
 
Boa escolha e bom pedal!
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
lucasv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2013
Joinville/SC
Offline
Mensagens:8
Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2013 as 19:41
FLIMA,

Grato pelas dicas.
Meu estilo também é muito mais lazer, na verdade estou começando pedalar pra melhorar minha forma física.
Como disse, estou bem inclinado pela Caloi Elite 30.

Mas valeu, tuas dicas contribuíram muito.

Abs.
Voltar ao Topo
BikerKin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2013
-
Offline
Mensagens:14
Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2013 as 21:09
E ai galera gostaria de um help tbm. Estou de olho numa stumpjumper ht comp usada tam 17.5 cujo o top tube horizontal é 590mm. Teoricamente essa bike ficaria legal p/ mim? Segue o fit virtual e grato desde já :

WS recomendados Montanha Tamanhos

 

Tamanho do quadro de centro a centro:

15 em

Frame Size center-to-top:

16 em

Global Reach:

67,00 centímetros

Saddle Altura:

67,11 centímetros

Guiador Largura:

46 centímetros


Suas medidas

 

Altura:

174,00 centímetros

Sternum Notch:

145,00 centímetros

Costura Length:

76,00 centímetros

Comprimento do braço:

57,00 centímetros

Largura do ombro:

49,00 centímetros

Flexiblity:

3

Peso:

83,00 kilo

Tamanho do pé:

11,00 USMens

Voltar ao Topo
andrefelipe Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2013
Jundiaí
Offline
Mensagens:2
Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2013 as 22:55
Pessoal, boa noite.

Estou querendo comprar uma bike 29", fiz o bike fit do Beatnik e apontou um quadro 18", mas conversei com o vendedor da loja que vou comprar o quadro e ele me disse que para minha altura (+/- 1,80m) o quadro 16" ficaria bom pois o de 18 é muito grande, gostaria de saber a opinião de vocês, segue abaixo as medidas da planilha:

Inseam 82,0 cm
Elbow-Middle finger distance 49,0 cm
Flexibility 5

Size (MTB)
 
18, INCH
 
45,8 cm - Valor do Central até o topo do tubo de encaixe do canote do selim

Flat handlebars
Road 53,0 cm
 
MTB 54,7 cm

Saddle-handlebar drop 6,9±1 cm

72,9 cm - Valor do Central até o Selim

Saddle-Pedalier Seatback: 7,4 cm

As medidas do quadro que quero compra estão abaixo:

Stamina 29

TAMANHO 16″ 
Top Tube 565mm
Ângulo da direção 71,5o
Ângulo do seat tube 73,5o
Seat tube 406mm
Chain stay 440mm
Entre eixos 1074mm

TAMANHO 18″ 
Top Tube 578mm
Ângulo da direção 71,5o
Ângulo do seat tube 73,5o
Seat tube 457mm
Chain stay 440mm
Entre eixos 1087mm

Qual dos dois seria o ideal para as minhas medida?
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2013 as 14:15
Originalmente postado por andrefelipe andrefelipe escreveu:

Estou querendo comprar uma bike 29", fiz o bike fit do Beatnik e apontou um quadro 18", mas conversei com o vendedor da loja que vou comprar o quadro e ele me disse que para minha altura (+/- 1,80m) o quadro 16" ficaria bom pois o de 18 é muito grande, gostaria de saber a opinião de vocês 

Não confie em vendedores de lojas, simples assim. Muito menos somente nos bike fits virtuais. Como este quadro da Mob é fácil de encontrar, experimente e pedale nos dois antes de decidir.
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X