Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Durabilidade do movimento central
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Durabilidade do movimento central

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Durabilidade do movimento central
    Postado: 23 Ago 2015 as 14:51
Olá a todos.
Parece que o movimento central Shimano ES25 da minha bike já está indo pro vinagre.
Estou escutando o ''toc" quando o pedivela direito está pra frente na horizontal
Já está com mais de 5.000km rodados e foi trocado em maio de 2013.
Já deu o que tinha de dar né?
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2015 as 19:17
Eu tem horas que fico espantado com a durabilidade das peças de hoje em dia, dura muito pouco. Tinha colocado um movimento central na minha bike de marca inferior a shimano e não completou 800km e começou estralar todo. Mas percebi que era questão de vedação, pois não tinha folga, era característico de contaminação nos rolamentos. Óbvio que com mais alguns kms abriria folga. Preferi trocar para evitar dores de cabeça. Se o seu já começou dar algum sinal de desgaste da uma olhada se já tem alguma folga. Pela kilometragem que tá e já fazendo barulho o ideal é trocar!!!

Editado por Dorfo - 23 Ago 2015 as 19:18
Voltar ao Topo
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2015 as 19:33
Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:

Eu tem horas que fico espantado com a durabilidade das peças de hoje em dia, dura muito pouco. Tinha colocado um movimento central na minha bike de marca inferior a shimano e não completou 800km e começou estralar todo. Mas percebi que era questão de vedação, pois não tinha folga, era característico de contaminação nos rolamentos. Óbvio que com mais alguns kms abriria folga. Preferi trocar para evitar dores de cabeça. Se o seu já começou dar algum sinal de desgaste da uma olhada se já tem alguma folga. Pela kilometragem que tá e já fazendo barulho o ideal é trocar!!!


Vlw brother. O primeiro da minha bike só durou uns 1500km, pois entrava água por um buraco de fábrica, no chain stay e por isso foi logo pro vinagre.

Dai tapei esse buraco e pronto. Esse de agora durou muito
Voltar ao Topo
CrisB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2014
MS
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CrisB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2015 as 20:49
Minha bike está com aproximadamente 3400km rodados. Peguei na revisão essa semana e o mecânico falou que provavelmente na próxima revisão já vai ter que trocar o central... pelo jeito está dentro da normalidade então.
Voltar ao Topo
simprao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2015
mg
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar simprao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2015 as 07:41
O genérico que veio na minha gonew durou 3 semanas so que na pressa para por a bike pra rodar so achei aqui o neco,coloquei ele mesmo e já vai pra 2 meses e tá rodando....
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2015 as 08:23
Aqui eu preciso me ater melhor a isso, mas acredito que fique mesmo entre 3 e 5 mil kms, porem uso só no asfalto. Já percebi que quando chove muito, a durabilidade diminui. Vou começar a anotar a troca, pra checar esses números.
Voltar ao Topo
sergio_moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Rio das Ostras
Offline
Mensagens:272
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergio_moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2015 as 10:17
acredito que hoje as peças são feitas com prazo de validade, pois de maneira geral duram mais ou menos os mesmo tempo e vemos isso em muitas postagens, a maioria diz que as peças duraram mais ou menos X meses, diferente de peças de bicicletas mais antigas, tenho uma sprint 10 antiga que não só o movimento central é original como todos os componentes dela também são( pés de vela de chaveta, cubos sunshine, cambios suntour e freios dia compe), e ela roda perfeitamente até hoje.
força sempre!!
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2015 as 11:04
A questão de durabilidade, sobretudo de rolamentos, é bastante relativa.

As condições de uso, manutenção, condições climáticas e principalmente de limpeza influenciam substancialmente na durabilidade de rolamentos.

No caso da durabilidade de rolamento central, a pior inimiga é sem dúvida a umidade.

Um rolamento central vai durar 10 mil kms ou mais se não tiver contato com umidade.

Lavar a bike é o principal fator para abreviar a vida do rolamento.

Quer que seus rolamentos durem muito? Não lave a bike a não ser que seja desmontando tudo para dar manutenção geral.

Pegou chuva forte? Passou em água que cobriu o rolamento central? Desmonte e faça a manutenção.

Eu tenho um rolamento Deore (ponta quadrada) que está comigo há mais de 10 anos. Já rodou no downhill por cinco anos e de uns 4 anos para cá está na bike de rua, funcionando perfeitamente. Porém ele nunca vê água. Obviamente que ele não rodou tanto quanto seria treinando pedalando 200 km por semana, mas pela idade e o esforço, dá pra ter uma ideia de que a durabilidade não é tão pequena assim.

Outro erro comum é achar que estalos no central significam o fim da vida do rolamento. Não é. Via de regra se trata de sujeira entre as caixas e o quadro, bastando a limpeza e lubrificação das roscas para que o barulho desapareça.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
sergio_moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Rio das Ostras
Offline
Mensagens:272
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergio_moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2015 as 11:13
apenas para complementar, hoje evidentemente que a sprint não roda tanto, mas qdo eu era moleque, era dia e noite em cima da magrela, a unica alteração que foi feita no movimento central dela foi, ha muito tempo atrás, ela foi levada em uma bicicletaria e o mecanico retirou o anel de metal que segura as esferas, limpou, encheu de graxa e recolocou somente as esferas sem o anel, nunca mais deu jogo nem qualquer outro problema, prova disso é que está até hoje do mesmo jeito, inclusive fiz esse procedimento de retirar o anel que segura as esferas no movimento central da caloi100 e também nunca mais deu folga ou qualquer tipo de problema, sendo que todas as vezes que ela deu problema foi nesse anel.
força sempre!!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2015 as 12:27
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Aqui eu preciso me ater melhor a isso, mas acredito que fique mesmo entre 3 e 5 mil kms, porem uso só no asfalto. Já percebi que quando chove muito, a durabilidade diminui. Vou começar a anotar a troca, pra checar esses números.


Bom,isso nao deveria interferir em um movimento shimano selado , ja q a vantagem de se usar e justamente o fato de nao entrar agua.
Usei um neco q abriu folga com menos de 1 mes continuei usando mais 2 , depois q tirei vi q o rolamento direito ja estava todo enferrujado e dando umas travadinhas.
em outra bike tenho um shimano q estou usando a 2 anos , logo q comprei ele (3 dias depois ) a bike estava encostada em um poste e uma mulher subiu com o carro no passeio pra estacionar na calcada    e a roda dianteira do carro (honda city) subiu em cima do pedal esquerdo da bike e acabou marcando a trilha do movimento dai quando o pedivela esquerdo passa pela parte mais baixa do movimento ele da um estalo, mesmo assim ele ta rodando a 2 anos.
Eu acho ridículo uma peca de mtb durar 2 - 3 mil kms.
Na decada de 90 quando eu comecei as coisas eram feitas pra durar...
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2015 as 12:30
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

A questão de durabilidade, sobretudo de rolamentos, é bastante relativa.

As condições de uso, manutenção, condições climáticas e principalmente de limpeza influenciam substancialmente na durabilidade de rolamentos.

No caso da durabilidade de rolamento central, a pior inimiga é sem dúvida a umidade.

Um rolamento central vai durar 10 mil kms ou mais se não tiver contato com umidade.

Lavar a bike é o principal fator para abreviar a vida do rolamento.

Quer que seus rolamentos durem muito? Não lave a bike a não ser que seja desmontando tudo para dar manutenção geral.

Pegou chuva forte? Passou em água que cobriu o rolamento central? Desmonte e faça a manutenção.

Eu tenho um rolamento Deore (ponta quadrada) que está comigo há mais de 10 anos. Já rodou no downhill por cinco anos e de uns 4 anos para cá está na bike de rua, funcionando perfeitamente. Porém ele nunca vê água. Obviamente que ele não rodou tanto quanto seria treinando pedalando 200 km por semana, mas pela idade e o esforço, dá pra ter uma ideia de que a durabilidade não é tão pequena assim.

Outro erro comum é achar que estalos no central significam o fim da vida do rolamento. Não é. Via de regra se trata de sujeira entre as caixas e o quadro, bastando a limpeza e lubrificação das roscas para que o barulho desapareça.


Realmente e comum pegar água e o pedivela dar uns estalos , se a pessoa não conhece o mecânico mete a mao ne...
Voltar ao Topo
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2015 as 20:37
Galera, hoje tirei o movimento central.
Estava cheio de água no "calabouço". Deve ter sido de algumas lavagens.
Pelo menos durou 5.400km
Coloquei o novo e agora vou tentar não jogar muita água na bike.
Obrigado a todos pela ajuda
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2015 as 22:38
Além do movimento central , os cubos e a caixa de direção também não gostam de água..., Se não pegar água, eles aguentam muito tempo....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2015 as 22:42
Verdade, mas os cubos da minha bike são rolamentados, o que torna mais difícil de dar problema.
Voltar ao Topo
Natão Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Natão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2015 as 07:33
Nenhum tipo de rolamento gosta de água...
Quer ver lavar com lavadora de alta pressão, então.
Essas partes devem ser limpas na mão mesmo, com um pano úmido.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2015 as 09:19
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Aqui eu preciso me ater melhor a isso, mas acredito que fique mesmo entre 3 e 5 mil kms, porem uso só no asfalto. Já percebi que quando chove muito, a durabilidade diminui. Vou começar a anotar a troca, pra checar esses números.


Bom,isso nao deveria interferir em um movimento shimano selado , ja q a vantagem de se usar e justamente o fato de nao entrar agua.

Não é que qualquer chuva vai acabar com central. Mas no inicio do ano pro exemplo, peguei 3 dias de chuva seguidos, muitos pontos de alagamento e uma rua aqui perto de casa chegou a virar um rio. Quando desmontei o central, saiu 1 litro de água lá de dentro, depois dessa semana, o central não durou muito tempo. Mas esse é um caso extremos, como nos últimos meses só peguei chuva fraca, to rodando de boa até hoje com o mesmo central que troquei no inicio do ano.

Mas percebo muito isso, minha estradeira que não pega nem garoa e quase não dá manutenção, minha comuter roda todos os dias faça sol ou faça chuva e sofre um bocado. Tudo depende das condições climáticas.
Voltar ao Topo
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2015 as 09:20
e outra... quando levantei a roda traseira, deixando na vertical, mais água desceu no chain stay kkkk
Voltar ao Topo
Ernane Milane Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2015
Santana de cata
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ernane Milane Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2015 as 09:27
O que tenho percebido e que bike não gosta muito de água não...  evito lavar a bike ao máximo, só limpo relação...
Voltar ao Topo
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2015 as 16:30
Originalmente postado por Ernane Milane Ernane Milane escreveu:

O que tenho percebido e que bike não gosta muito de água não...  evito lavar a bike ao máximo, só limpo relação...


é muito dificil eu lavar a minha bike, mas quando lavo, meto água mesmo rs
Voltar ao Topo
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2015 as 09:23
Galera,

ontem fui pedalar com o movimento central novo e para a minha surpresa, o barulho que aparecia na bike com o movimento central antigo, está aparecendo com o movimento novo e o que me leva a crer que o movimento antigo ainda estava bom

Creio que sejam os pedais Shimano precisando de lubrificação


Editado por AndréFarias - 03 Set 2015 as 09:23
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2015 as 13:20
saudades do shimano selado

sorte minha que consegui trocar os rolamentos por rolamentos de loja. 


Voltar ao Topo
Skyzytuz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Skyzytuz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2015 as 21:06
Tenho um Shimano Selado desde 1994 Thumbs Up

E os cubos Exage 300 desde 1994 tb !

Os cubos eu eu já troquei eixo 1 vez e esferas várias vezes, mas o movimento central selado tá do jeito que comprei!

Sei lá quantos milhares de kms isso rodou...
Voltar ao Topo
Euphra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2014
Recife
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Euphra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 12:25
Amigo, isto pode ser cambio desrregulado. Tenho um grupo Altus/Acera 8v na minha bike e quando ele começa a perder a regulagem e estou numa relação mais pesada usando a coroa do meio (Coroa do meio 2 primeiros pinhões menores), quando dou algum sprint pedalando em pé, a corrente bate no cambio dianteiro e dá este "estalo" e o barulho dá a impressão de que é o central estalando, mas na verdade é a batida da corrente no desviador do cambio dianteiro.

Faça este teste e veja se não é isto, como trocou o central, é muito provável que este seja o problema.
Voltar ao Topo
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 13:39
Originalmente postado por Euphra Euphra escreveu:

Amigo, isto pode ser cambio desrregulado. Tenho um grupo Altus/Acera 8v na minha bike e quando ele começa a perder a regulagem e estou numa relação mais pesada usando a coroa do meio (Coroa do meio 2 primeiros pinhões menores), quando dou algum sprint pedalando em pé, a corrente bate no cambio dianteiro e dá este "estalo" e o barulho dá a impressão de que é o central estalando, mas na verdade é a batida da corrente no desviador do cambio dianteiro.

Faça este teste e veja se não é isto, como trocou o central, é muito provável que este seja o problema.


Obrigado amigo, mas a corrente não é
Voltar ao Topo
mcpicoli Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mcpicoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 16:20
Tópico já é velho, mas adiciono meus dois centavos...

Movimento Central Shimano, básico, não lembro o modelo de tanto tempo que está instalado sem mexer nem desmontar. Ponta quadrada. É o original, nunca foi trocado ainda.

Pelo menos 25 mil quilômetros rodados (porque antes não mantinha registros), e só agora está com folga significativa.

A bike é uma mountain adaptada para cidade, uso principal em cidade com alguma trilha leve eventual. Eu tenho o péssimo hábito de não limpar depois da chuva.

Hora de trocar, vou colocar um igual, porque pelo menos no meu caso, a durabilidade foi excelente.
Voltar ao Topo
mcpicoli Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mcpicoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2016 as 19:31
Resolvi mexer no movimento central que citei anteriormente, e veja o estado lastimável. Não era à toa que estava com jogo e fazendo uns estralos eventuais. Um dos rolamentos simplesmente esfarelou quando desmontado. O outro lado, com um jogo grande. Amiguinhos, não sejam como eu e não deixem chegar no estado que eu deixei...




Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2016 as 23:10
Tem bike de 40 mil de BB30 que dura 2 chuvas só.

 A primeira chuva tira a graxa a segunda causa o fatality.

 Cannondale e SPZ pra galera que curte pedal molhado é o inferno.
Voltar ao Topo
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2016 as 00:22
opa blz galera?

galera aproveitando o tópico já aberto. Vou comprar uma Oggi e ela vem com movimento central neco. Pelo q vi em outros posts é meio tabajara. A bike já tá montada, então se eu quiser colocar um Shimano selado ou qq outro eu tenho que comprar ele e eles colocam lá e mandam o neco separado ou seja, eles não substituem pra eu pagar a diferença.. eu tenho q ficar com a peça já que a bike já é montada.

Enfim, compensa eu deixar esse movimento central, e quando estragar eu colocar um melhor ? Pelo que li alguns dá um mês e já começa a dar problema...  Eu vou andar em asfalto e alguns trechos paralelepípedos, mas minoria. Não faço trilhas... 

E tipo, eu usar ele até abrir as pernas, não dá desgaste em outros componentes ? Pra mim se eu só precisar colocar um movimento central quando esse estragar , é melhor... Só me preocupo se poderia ir danificando alguma outra parte .... 

Obrigado.
Voltar ao Topo
Dezideratti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2016
RJ
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dezideratti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2016 as 14:12
Originalmente postado por amarelofff amarelofff escreveu:

opa blz galera?

galera aproveitando o tópico já aberto. Vou comprar uma Oggi e ela vem com movimento central neco. Pelo q vi em outros posts é meio tabajara. A bike já tá montada, então se eu quiser colocar um Shimano selado ou qq outro eu tenho que comprar ele e eles colocam lá e mandam o neco separado ou seja, eles não substituem pra eu pagar a diferença.. eu tenho q ficar com a peça já que a bike já é montada.

Enfim, compensa eu deixar esse movimento central, e quando estragar eu colocar um melhor ? Pelo que li alguns dá um mês e já começa a dar problema...  Eu vou andar em asfalto e alguns trechos paralelepípedos, mas minoria. Não faço trilhas... 

E tipo, eu usar ele até abrir as pernas, não dá desgaste em outros componentes ? Pra mim se eu só precisar colocar um movimento central quando esse estragar , é melhor... Só me preocupo se poderia ir danificando alguma outra parte .... 

Obrigado.

Boa pergunta. Não sou nenhum expert mas creio que pra uso urbano não seja necessário um octalink, isis e outros mais caros.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2021 as 15:14
ola amigos! 

ressucitando o tópico...

ontem levei a bike no mecânico, tava estralando o central BB52. aí, p minha surpresa, ele passou orçamento com a troca do central, dizendo que o meu já tava raspando, e estava no final da vida útil. na hora achei estranho pois tinha na cabeça que ele tava 'novo', nunca havia dado qqer dor de cabeça.

fui olhar nos registros do Strava, e de fato ele já tem 3.300km ... no fim das contas, optei por pedir que ele somente fizesse a limpeza e lubrificação p remover os estralos e tal. por enquanto parece tudo ok, mas queria entender como que é esse indicador que ele utilizou p verificar que estaria no fim da vida.

ele relatou que já tava 'raspando'.. nao sei o que ele quis dizer, se foi as esferas ou outra coisa. me pareceu bom como sempre ontem qnd busquei a bike e dei um pedal... se não estralar, p mim ainda roda muito! é uma mtb, eventualmente se molha um pouquinho, mas nada d mais.. tento cuidar bastante na lavagem tb, mas realmente eu enfiei ela numa poça d'agua que ficou um pouco submerso o central dias antes de começar a dar os estralos.. que arrependimento!

será que ainda tem vida longa meu central?
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 08:30
fica ligado, se o seu mecânico já condenou a peça, ela está no fim
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 09:36
Só não entendi porque a fala "ele já está com 3.300km' como se isso fosse muito. Isso não é nada. Imagina ter que trocar um central a cada 3.500km?
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 09:59
Desmonta, limpa tudo (quadro inclusive), enxgraxa, monta e testa.

Difícil estragar com tão pouca quilometragem... e vou dizer, eu NUNCA precisei trocar um central em todos esses anos nessa indústria vital (hoje estou fraco, não passo de 5 mil km no ano, mas já andei na faixa de 15 mil/ano).
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 10:49
O que o pessoal não se ligou ainda, é que se cobra R$20 para lubrificar um movimento central... Sinceramente, isso é ridículo! Não cobre nem a estopa gasta (exagerando um pouco).

Mas de onde vem o sustento das bike shops e oficinas maiores? Vendas de peças!

Na peça o cara opera com uma margem de quase 100%... todo o sustento está ali. Logo, uma revisão sem troca de peças, é uma revisão sem lucro!
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 11:46
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

O que o pessoal não se ligou ainda, é que se cobra R$20 para lubrificar um movimento central... Sinceramente, isso é ridículo! Não cobre nem a estopa gasta (exagerando um pouco).

Mas de onde vem o sustento das bike shops e oficinas maiores? Vendas de peças!

Na peça o cara opera com uma margem de quase 100%... todo o sustento está ali. Logo, uma revisão sem troca de peças, é uma revisão sem lucro!

dilema sem solução:

mecânico malandro X peças vagabundas que não aguentam o tranco
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 11:57
O que esse pessoal então deveria fazer é adotar uma tabela de mão de obra, seja por tempo ou por serviço, tipo oficina de carro e ter "combos" de serviço.

Exemplo do que eu pago.

Lavagem e lubrificação da corrente, sem regulagem - R$ 40,00
Lavagem, lubrificação da corrente, regulagem freios e câmbio - R$ 80,00
Lavagem total, desmontar toda a bike (exceto suspensão), lubrificação total, troca de cabos/conduítes e regulagem - R$ 180,00
Revisão de suspensão Fox/RS - R$ 250,00
Montagem de roda - R$ 50,00
Telebusca - R$ 20,00
Tem outros serviços fixos que não sei o valor pois nunca usei, mas é tabelado (e não adianta ser amigão dele e pedalar junto no final de semana - amigos, amigos, negócios à parte).

Peças ele não vende - o cliente encomenda na loja que quiser ou leva direto - se precisar de um parafuso a mais ele vai pedir ou passar o preço de alguma loja antes de fazer o serviço.

Uma vez por mês eu deixo lá pra uma lavagem melhor que a minha. A cada 6 meses uma lavagem total e troca do que precisar, suspensão cada 100 horas +ou-, regulagem raramente precisa de algo que eu não saiba/consiga fazer.

Pronto. Aí não precisa mentir ou inventar defeitos que não existem.

Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
Fabriciogc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2013
*
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabriciogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 12:24
     

Editado por Fabriciogc - 15 Jan 2021 as 12:26
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 13:48
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

O que esse pessoal então deveria fazer é adotar uma tabela de mão de obra, seja por tempo ou por serviço, tipo oficina de carro e ter "combos" de serviço.

Exemplo do que eu pago.

Lavagem e lubrificação da corrente, sem regulagem - R$ 40,00
Lavagem, lubrificação da corrente, regulagem freios e câmbio - R$ 80,00
Lavagem total, desmontar toda a bike (exceto suspensão), lubrificação total, troca de cabos/conduítes e regulagem - R$ 180,00
Revisão de suspensão Fox/RS - R$ 250,00
Montagem de roda - R$ 50,00
Telebusca - R$ 20,00
Tem outros serviços fixos que não sei o valor pois nunca usei, mas é tabelado (e não adianta ser amigão dele e pedalar junto no final de semana - amigos, amigos, negócios à parte).

Peças ele não vende - o cliente encomenda na loja que quiser ou leva direto - se precisar de um parafuso a mais ele vai pedir ou passar o preço de alguma loja antes de fazer o serviço.

Uma vez por mês eu deixo lá pra uma lavagem melhor que a minha. A cada 6 meses uma lavagem total e troca do que precisar, suspensão cada 100 horas +ou-, regulagem raramente precisa de algo que eu não saiba/consiga fazer.

Pronto. Aí não precisa mentir ou inventar defeitos que não existem.


Aí depende muito do perfil da loja... O mesmo ocorre com manutenção automotiva, não é privilégio do mundo ciclístico... Boa parte dos negócios se firmam na venda de peças. 

Não estou dizendo que o cara vai ser falcatrua e condenar peças perfeitas. O que estou dizendo, é que nesse tipo de loja, qualquer sinal de desgaste já é induzido ao cliente trocar aquele componente. Exemplo desse tópico, o movimento já está apresentando ruído. Sabemos que se abrir, lavar bem e engraxar, o ruído para. Mas em breve retorna. 

Para alguns clientes isso é tranquilo. Para outros é melhor trocar a peça. Cada loja tem seu perfil e dos clientes que atende.

Voltar ao Topo
betocampana Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2021
Assis - SP
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betocampana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2021 as 18:52
Te falar que aqui troquei um movimento central da minha Caloi Vulcan com 1500 ~ 2000 km, que regularmente anda em estradas com terra molhada e lama.

O único detalhe é que o mecanico recomendou rolamentos ao invés de esferas, como vem na Caloi.  R$ 65,00 e está novo, provavelmente vai durar bem mais.

Como não tenho ferramentas pra desmontar o central, só resta o mecanico mesmo. Nas rodas e garfo até dou conta, mas catraca da roda e mov. central preciso do mecanico.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2022 as 12:24
Buenas pessoal, resolvi reviver esse tópico pra não criar outro comum assunto que não é de tanta relevência, apenas tirar uma dúvida pessoal.

Existe alguma diferença entra os movimentos SM-BB52 e o SM-MT500? Aparentemente é apenas a cor, os roalmentos devem ser os mesmos em ambos, mas o MT500 é mais barato que o BB52.

Utilizo hoje um BB52, já foi trocado os rolamentos e depois de 2 anos de judiação começou abrir folga novamente, mas penso em pegar outro novo pra que esse atual eu troque os rolamentos e tenha um pra colocar numa bike urbana que estou montando.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X