| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Durabilidade de pneus
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Durabilidade de pneus

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
danielnadador Ver Drop Down


Registrado: 06 Mai 2020
Brasília
Desconectado
Mensagens:16
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de danielnadador Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Durabilidade de pneus
    Enviado: 30 Mai 2020 as 07:47
Bom dia. 

Estou querendo estimar o custo por km rodado para ir ao trabalho de bicicleta.

Uma das primeiras coisas que pensei foi no desgaste dos pneus. Pedalo uma caloi aluminum performance e vou colocar essa semana uma pneu slick 1.5 provavelmente Kenda ou Levorin.

A dúvida é: andando em asfalto, quantos km será que esses pneus vão aguentar? Cerca de 10 mil? Ou perto do 50 mil? Não faço a menor idéia, nunca usei pneus slick.






Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Registrado: 15 Jul 2003
Sampa -
Desconectado
Mensagens:722
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 08:06
usei um kenda kwest por anos, joguei fora pois a lateral estourou. Mas o pneu continuava lá, sem furar sem nada

em termos de km, digo que eles rodam entre 5 e 10 mil
Voltar para o topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Desconectado
Mensagens:1189
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberfc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 17:22
meu...bota e anda pra ver...usa o strava pra registrar sua bike e saber quantos km vc rodou com ela até o pneu se degastar...pois isso é uma coisa que depende muito,desde da marca dos pneus até o tipo de asfalto que vc passou e a temperatura do mesmo...só testando pra você saber mesmo....se por acaso vc achar que rodou menos do que vc esperava...na proxima experimente outra marca de pneu....os meus de montain bike costuma rodar uns 5 mil km pra mais,mas asfalto desgasta mais...
Rober
Voltar para o topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Desconectado
Mensagens:908
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sascencio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 18:32

Uso os Kenda slick 1,5 K154 na minha bike de turismo, que praticamente só anda no asfalto.

Esses pneus duram em média 3.000 km, isso sem usar até ficarem "carecas" ou na lona, somente uso até o sulco central ficar liso. 

Se usar até o final, devem chegar nos 4/5.000 km...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Jun 2020 as 08:03
Eu uso a bike pra ir trabalhar desde 2018, na greve dos caminhoneiros. O corona está me obrigando a home office, então agora não estou pedalando tanto, mas meu trajeto envolve um mínimo de 13km/dia variando até 25km/dia, fechando numa média um pouco maior que 100km/semana, cerca de 500km/mês e 6000km/ano. Já pedalava antes, desde 2011, mas numa rotina mais leve, somente atividade física e recreação.

Pneus Levorin e Kenda (esse último somente os de entrada) são bastante duros e, por consequência, duráveis, costumando durar bem mais de um ano comigo, e olha que eu tenho meus 120kg. Eu calculo que feche na ordem de 10000km. Contando que são pneus relativamente baratos, na faixa de R$60,00 a R$80,00, o gasto é irrisório no meu caso: algo menor que R$0,01 por quilômetro rodado.

Pra deixar a informação completa: usei Levorin Moab (fora de linha, veio um par na minha finada Dama e cheguei a trocar por outro), Levorin Excess EX (substituiu o Moab, mesma coisa), Kenda K816 (cravudo, na mesma linha dos Moab e Excess EX) e agora Kenda K847 (veio na atual Xica, perfil misto, slick no centro e cravudo nas laterais, tem me surpreendido bastante). Todos sempre de 50mm, pq eu atravesso algumas ruas que o asfalto está uma inhaca.

Editado por dwsmartins - 01 Jun 2020 as 08:15
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6785
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2020 as 16:08
Vai depender de vários fatores, tais como:

- Tipo de piso (asfalto, cascalho, etc)

- Tipo de asfalto (liso, abrasivo, etc)

- Peso do ciclista + carga na bike

- Temperatura do piso

- Pressão utilizada nos pneus

- Tipo de pneu (slick, road, mtb, etc)

- TPI (threads per inch). É a composição do pneu (mais duro, macio...). Para mim, o item mais importante.

- Nas minhas bikes coloquei pneus Schwalbe Marathon Plus. O mais antigo já deve ter passado dos 10 000  km e ainda tem o dobro para rodar. Dizem que pode chegar a 30 mil km.  Mas este é um pneu top de linha e bastante caro. Dificilmente um pneu que custa 50,00 vai ter essa durabilidade.

Como já foi dito, o ideal é você comprar um par de pneus e monitorar a distância em km e o desgaste dele. Depois é só fazer as contas de quanto pagou e quanto rodou.

Claro que o custo geral da bike inclui outros itens. Neste caso, o ideal é anotar tudo o que gastou (inclusive com a bike, pois ela se deprecia; e depreciação é custo) e ao final de um período, dividir os custos totais pela quilometragem. Assim você saberá quanto custa o seu quilometro rodado de bike.  Provavelmente deva existir alguma planilha pronta para isso na web. Basta procurar.

Boa sorte e bom trabalho!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X