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Dificuldade de regulgem câmbio traseiro

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Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dificuldade de regulgem câmbio traseiro
    Postado: 23 Fev 2024 as 10:16
Não sei se o post é um pedido de auxílio ou um desabafo...  rsrs

Eu tenho tipo uma nuvem preta em  cima quando o assunto é precisão na troca de marchas. Normalmente uso grupos de bom nível. Minhas bikes são SLX, XT ou XTR. Mas nunca consigo um funcionamento legal de câmbio traseiro. Ou não é preciso nas trocas para cima, ou o contrário, trocas demoradas/choradas...

Para piorar, tenho bastante familiaridade com mecânica. Minha profissão é na área técnica mecânica. E trabalho na mecânica das minhas bikes desde a infância. O que me faz sofrer ainda mais.  rsrs

Ficando nas MTB e nos Shimano: sempre noto em algumas outras bicicletas que testo, normalmente de colegas de pedal, o funcionamento "perfeito" da indexação. Afinal troca indexada é uma coisa muito simples. E tende a funcionar muito bem em qualquer grupo das boas marcas, desde os mais simples.

Por exemplo: um primo colega de pedal acaba de comprar uma Oggi 29 bem básica. Com grupo Alivio. É impressionante a precisão das trocas. Como o gatilho de uma boa pistola. Cada click no rapid fire é uma troca imediata. Dá gosto de usar.

E acabo de comprar uma HT 29 de carbono nova, relação 1x12, grupo fechado XT. Coisa linda.
Mas, como é minha, é claro que o câmbio traseiro não é preciso. rsrs
Mesmo trabalhando bastante no ajuste fino do cabo não fica nem parecido com funcionamento do Alivio da Oggi que comentei. Neste caso uma Oggi que custa mais ou menos o valor das duas rodas da minha 29 nova... rsrs

Considerando principalmente neste caso que é uma bike zero km, o que mais comumente explicaria esta dificuldade ou às vezes quase uma impossibilidade de um ajuste perfeito do câmbio?
Alinhamento do câmbio? Problema com os conduítes? Algum componente com defeito/mal nascido? 

Agradeço as dicas. E o apoio psicológico. 


Editado por Mauro Brisola - 23 Fev 2024 as 10:24
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hug0.dts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
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Mensagens:2394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2024 as 11:01
Gancheira. Mande alinhar ou compre uma nova.

Mas me parece que o seu problema não tem relação alguma com regulagem. Com o clutch acionado as trocas ficam mais travadas mesmo, mas é algo necessário.



Editado por hug0.dts - 23 Fev 2024 as 11:05
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Newone Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Nov 2016
Rio grande do s
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Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Newone Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2024 as 11:56
Prevejo um monte de palpiteiro vindo aqui dar seu chute.. hehehe
Vou apenas me ater a descrever minhas duas experiências com regulagem de câmbio traseiro.
1- gancheira torta. Demorei pra descobrir pois não tive nenhum impacto no câmbio e por isso me neguei a considerar esse problema.
2- Falta de lubrificação/ exceção de pressão no sistema shadow. Esse me incomodou por um bom tempo também. Até que finalmente foi feita uma desmontagem e lubrificação completa do cambio e sistema shadow.
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furukawa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
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Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2024 as 17:37

Fora a checagem da gancheira, eu verificaria o estado do cabo.

Em julho do ano passado comprei uma Soul Vesúvio GX nova e estranhei a lerdeza das descidas de marcha. De praxe, verifiquei na oficina autorizada o alinhamento da gancheira e estava OK.

Como estava irritado com a posição do passador preso ao freio direito (não permitia boa regulagem de posição), comprei um passador novo Shimano XT M8100 com abraçadeira. Ao tirar o passador GX Eagle, notei que o cabo estava com várias dobras/amassados e isto era o motivo do cabo não deslizar bem nas descidas das marchas. Com o passador XT M8100 e seu cabo novo bem liso e reto, as trocas de marchas melhoraram.

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