Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Diferenças entre o grupo CLARIS e 105
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Diferenças entre o grupo CLARIS e 105

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Dany77 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2014
Apar do Taboado
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dany77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Diferenças entre o grupo CLARIS e 105
    Postado: 19 Out 2015 as 01:01
Boa noite pessoal!!!
Gostaria de tirar algumas dúvidas com os colegas a respeito de grupos shimano, pois estou pensando em tocar o meu.

Tenho uma SPECIALIZED ALLEZ com grupo CLARIS de 8 velocidades. O que vem acontecendo é que sinto alguma dificuldade nas subidas, pois quando saio de uma marcha que está pesada e passo pra uma mais leve, fica leve demais. Fica um buraco entre algumas marchas.

Minha dúvida consiste entre trocar apenas o cassete por um com as marchas mais próximas ou por um grupo melhor. Estive pensando no 105.

Pra quem conhece a diferença entre os grupos CLARIS e 105, gostaria de saber se a diferença maior é apenas no número maior de velocidade (pois o 105 tem 11) ou se tem alguma diferença na parte de trocagem de marchas e no peso.

Já agradeço antecipadamente a atenção do pessoal que sempre colabora.

Abraços.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 09:11
Não tenho muita experiencia com grupos, mas já tive um Tiagra e um 105, o 105 é mais preciso na passagem de marchas, mas você só vai sentir isso em trechos muito fortes onde a bike é realmente exigida, no plano por exemplo não senti diferença entre os dois. No seu caso, um cassete de 10v pode ajudar pois as marchas ficam bem casadas, mesmo usando um range alto como 12-28, a diferença pro 8v é considerável.
Voltar ao Topo
Cassyano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jul 2014
Cacho.do Sul RS
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cassyano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 09:24
Tenho uma Caloi Strada também com grupo Claris e sinto a mesma coisa....
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 11:37
Ha, lembrando que os grupos 105 de 10v são compatíveis com freehub 8v, já o grupo 105 de 11v precisa de um freehub especifico pra 11v. Logo, vc teria que trocar também o freehub, ou cubo, ou a roda dependendo do caso.
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 12:21
105 11v, pra claris 8v, muda da "agua para o vinho",

mais precisão, mais leve, mais resistente!




Editado por corinthians - 19 Out 2015 as 12:21
corinthians
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 12:46
só muda...TUDO!
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Rafaelleitee Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Abr 2013
Fortaleza
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelleitee Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 12:57
Quanto a quantidade de marchas é óbvio que o 105 ganha de lavada, você não pode comparar um grupo 8v com um 11v, o 105 nos daria mais opções de marchas!
Quanto precisão também acredito que o 105 seja muito superior ao Claris, não da para comparar um grupo de entrada com um grupo de nível excelente cara.
Porem o Claris é um ótimo grupo para subidas por ter pedivela Compacto (50x34), eu tenho Claris e acho um ótimo grupo para subidas... Você deveria subir qualquer coisa com um pedivela compacto viu?
Emfim, o Claris é um grupo honesto e na minha opinião é um grupo misto, bom para planos e para subidas, se você for um cara que gosta de girar bem em subidas...
Voltar ao Topo
Dany77 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2014
Apar do Taboado
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dany77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 13:06
Outra dúvida. Vocês já compraram grupos da shimano pelo mercado livre?
Pergunto, pois tenho medo de comprar um grupo que não seja original, uma vez que já escutei que existem peças falsificadas.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 13:11
Seria interessante vc especificar a relação do seu atual cassete.
Infelizmente, alguns modelos da Allez e da citada Caloi saem de fábrica com um cassete com range muito elevado, como 11-32.  Isso se deve devido a "finalidade" da bike (projetada para iniciantes) e onde o fabricante não deseja que a relação fique pesada. Consequentemente, com um range grande como esse, "buracos" vão surgir na relação. (Eu tenho uma MTB com 11-32 8v e uma Speed com Tiagra 11-25 10v e a diferença no escalonamento de marchas delas é importante).

Analise qual pinhões vc usa com mais frequência e quais o que usa dificilmente.
Avalie a possibilidade de trocar o cassete.  Para 8v há as seguintes opções (modelos Sora HG50-8):

12-21 => 12-13-14-15-16-17-19-21
12-23 => 12-13-14-15-17-19-21-23
12-25 => 12-13-15-17-19-21-23-25

Um cassete HG50-8 pode ser encontrado na net por cerca de R$110 (mercado livre). 
Trocar o cassete pode ser uma opção barata e rápida para solucionar o seu problema. Wink

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
rappel Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rappel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 13:13
Compartilho de sua opinião Pepebike.
Voltar ao Topo
tomiello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:244
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 13:47
Queria aproveitar o tópico pra pedir uma ajuda pra um amigo:

"Tenho um grupo Ultegra 53-39 (standard) com 9 V (11-27) no cassete e queria tornar a relação mais leve. A maior parte dos meus pedais são em montanha, e minha atual relação tá pesada.
Já deram várias dicas, mas parece que nenhuma seria a solução já que é difícil achar peças para 9 velocidades. Já me disserem:
1 - Trocar o cassete para 28 ou 30, mas só encontro isso com 10 ou 11 v
2 - Trocar coroas ou pedivela para compact, mas só encontro compact 50x34 10 ou 11v
3 - Trocar somente a coroa menor para 34, mas disseram que a furação não bate.

Queria saber se alguém teve problema parecido e se poderiam sanar minhas dúvidas.

Grato!"


Voltar ao Topo
laertejr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laertejr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 14:03
Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Queria aproveitar o tópico pra pedir uma ajuda pra um amigo:

"Tenho um grupo Ultegra 53-39 (standard) com 9 V (11-27) no cassete e queria tornar a relação mais leve. A maior parte dos meus pedais são em montanha, e minha atual relação tá pesada.
Já deram várias dicas, mas parece que nenhuma seria a solução já que é difícil achar peças para 9 velocidades. Já me disserem:
1 - Trocar o cassete para 28 ou 30, mas só encontro isso com 10 ou 11 v
2 - Trocar coroas ou pedivela para compact, mas só encontro compact 50x34 10 ou 11v
3 - Trocar somente a coroa menor para 34, mas disseram que a furação não bate.

Queria saber se alguém teve problema parecido e se poderiam sanar minhas dúvidas.

Grato!"




voce pode colocar um cassette de mtb, tipo um deore 9v 11/32, porem se o seu cambio traseiro for curto (short cage) voce terá que troca-lo também...

pelo seu grupo ser 9v, acredito que seja a melhor opcao, pois hoje todos querem grupos com 10, 11v, entao é possivel que seja mais barato trocar essas duas peças do que trocar o pedivela ou somente coroas
Laerte Jr
Voltar ao Topo
tomiello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:244
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 14:39
Originalmente postado por laertejr laertejr escreveu:

Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Queria aproveitar o tópico pra pedir uma ajuda pra um amigo:

"Tenho um grupo Ultegra 53-39 (standard) com 9 V (11-27) no cassete e queria tornar a relação mais leve. A maior parte dos meus pedais são em montanha, e minha atual relação tá pesada.
Já deram várias dicas, mas parece que nenhuma seria a solução já que é difícil achar peças para 9 velocidades. Já me disserem:
1 - Trocar o cassete para 28 ou 30, mas só encontro isso com 10 ou 11 v
2 - Trocar coroas ou pedivela para compact, mas só encontro compact 50x34 10 ou 11v
3 - Trocar somente a coroa menor para 34, mas disseram que a furação não bate.

Queria saber se alguém teve problema parecido e se poderiam sanar minhas dúvidas.

Grato!"




voce pode colocar um cassette de mtb, tipo um deore 9v 11/32, porem se o seu cambio traseiro for curto (short cage) voce terá que troca-lo também...

pelo seu grupo ser 9v, acredito que seja a melhor opcao, pois hoje todos querem grupos com 10, 11v, entao é possivel que seja mais barato trocar essas duas peças do que trocar o pedivela ou somente coroas
Boa!
Vou ver se consigo identificar o tipo do câmbio.
Voltar ao Topo
Dany77 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2014
Apar do Taboado
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dany77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 14:44
Então pessoal, meu cassete é 12/32.
Será que com a troca por um menor esse problema seja resolvido?
Voltar ao Topo
Rafaelleitee Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Abr 2013
Fortaleza
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelleitee Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 16:11
Originalmente postado por Dany77 Dany77 escreveu:

Então pessoal, meu cassete é 12/32.
Será que com a troca por um menor esse problema seja resolvido?

Esse cassete é péssimo para o grupo Claris!
O grupo Claris tem pedivela compacto, 50/34, ou seja, a coroinha já é "leve", essa coroinha com seu cassete 12/34 está deixando tua relação leve demais!
Eu utilizo um cassete 12/25, já acho bem satisfatório!
Voltar ao Topo
cezarmotta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 19:29
O 105 é recomendado por todos que vendem bikes por aqui, estou em Floripa…

Mas, dependendo do custo o Claris é a melhor opção entre custo X beneficio.

Na minha opinião, trocaria só o cassete por um de 10v.

Boas ae.
Voltar ao Topo
Dany77 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2014
Apar do Taboado
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dany77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 19:39
Cezar Mota, dá pra colocar um cassete de 10V no CLARIS?
Pergunto isso por causa do trocador que é de 8 V.

Desculpe se pergunto coisas muito básicas, mas é que tem menos de 1 ano que comprei a bike e agora que estou pensando em fazer o primeiro up nela.

Voltar ao Topo
cezarmotta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 19:57
Dany77,

desculpe a vergonha, KKK confundi com o Tiagra… falha minha, são tantas as infos que o pessoal explica que confundi quando escrevi…

Abs.
Voltar ao Topo
Dany77 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2014
Apar do Taboado
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dany77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 20:04
Se eu quiser colocar um cassete com mais velocidades do que a do trocador, não tem como?
Sempre trocador e cassete tem que ter a mesma quantidade de velocidade?
Voltar ao Topo
Rafaelleitee Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Abr 2013
Fortaleza
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelleitee Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 20:53
Deve dar pau cara.
Coloca o cassete HG50 8v 12-25 e pau na máquina!
Esse já é um bom grupo para bike de treino.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2015 as 18:58
Originalmente postado por Rafaelleitee Rafaelleitee escreveu:

Deve dar pau cara.
Coloca o cassete HG50 8v 12-25 e pau na máquina!
Esse já é um bom grupo para bike de treino.

Penso que um cassete 12-25 irá melhorar o escalonamento.
Para ter certeza, use uma "calculadora" que compara os rendimentos (força, cadência, velocidade e etc) entre as diferentes relações em questão.
Eu gosto desta pois é bem prática e simples de usar:
Dá para fazer simulações e tomar a melhor decisão.
 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2015 as 11:30
Originalmente postado por Dany77 Dany77 escreveu:

Se eu quiser colocar um cassete com mais velocidades do que a do trocador, não tem como?
Sempre trocador e cassete tem que ter a mesma quantidade de velocidade?

Não tem, pra colocar 10v, você teria no minimo que trocar o STI junto, por um tiagra por exemplo. Acredito que o cambio traseiro também teria que ser trocado por um modelo 10v.

Com qual frequência você usa o k7 de 32? Trocar o k7 pra ter marchas melhores na subida, no seu caso, só com 12-25, qualquer k7 8v maior que isso vai ter o mesmo escalonamento do seu. Se você consegue subir na penúltima marcha (28), um grupo 10v vai ter um escalonamento muito bom com k7 12-28. Se você não abre mão do 32, ai fica complicado, acredito que em todos os grupos o pinhão de 28 sempre pula pra 32, talvez um 12-30 fique melhor escalonado pra vc.

Eu tenho um cassete 8v 11-28 e realmente, sair da 24 pra 28 dá uma diferença considerável, mas como a 28 eu só uso quando estou escalando paredes, não acho a diferença ruim a ponto de atrapalhar o treino. Sinto mais diferença quando estou no plano.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2015 as 11:33
Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Originalmente postado por laertejr laertejr escreveu:

Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Queria aproveitar o tópico pra pedir uma ajuda pra um amigo:

"Tenho um grupo Ultegra 53-39 (standard) com 9 V (11-27) no cassete e queria tornar a relação mais leve. A maior parte dos meus pedais são em montanha, e minha atual relação tá pesada.
Já deram várias dicas, mas parece que nenhuma seria a solução já que é difícil achar peças para 9 velocidades. Já me disserem:
1 - Trocar o cassete para 28 ou 30, mas só encontro isso com 10 ou 11 v
2 - Trocar coroas ou pedivela para compact, mas só encontro compact 50x34 10 ou 11v
3 - Trocar somente a coroa menor para 34, mas disseram que a furação não bate.

Queria saber se alguém teve problema parecido e se poderiam sanar minhas dúvidas.

Grato!"




voce pode colocar um cassette de mtb, tipo um deore 9v 11/32, porem se o seu cambio traseiro for curto (short cage) voce terá que troca-lo também...

pelo seu grupo ser 9v, acredito que seja a melhor opcao, pois hoje todos querem grupos com 10, 11v, entao é possivel que seja mais barato trocar essas duas peças do que trocar o pedivela ou somente coroas
Boa!
Vou ver se consigo identificar o tipo do câmbio.

Se o pedivela for ultegra também, trocar ele vai sair caro ou terá que pegar um modelo mais pesado e básico. Neste caso, trocar o k7 e, se necessário, o cambio pode sair mais barato e manter a bike no mesmo patamar de peso.
Voltar ao Topo
Dany77 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2014
Apar do Taboado
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dany77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2015 as 19:09
Antes de tudo já agradeço a atenção de todos, está sendo muito esclarecedor pra mim as explicações de vocês.

Bem, a minha maior dificuldade é na troca da marcha 4 (18 dentes) pra 5 (21 dentes), é aqui que fica o "buraco" que me incomoda. Olhando o cassere de 8 V 12/25, achei as marchas bem mais escalonadas. Talvez ela resolva o meu problema, pois quase nunca uso a 32 do meu cassete, chego até a 28.

Uma outra pergunta. Quando mudamos pra coroa menor - por mais que jogamos numa marcha mais pesada - é impressão minha ou a pedalada rende menos?

Mais uma vez pesso desculpa se minhas perguntas são muito básicas, mas é que estou pedalando a pouco tempo e onde moro não tem muitas pessoas, pra não dizer ninguém, com experiência pra me ajudar.

Valeu!!!
Voltar ao Topo
Rafaelleitee Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Abr 2013
Fortaleza
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafaelleitee Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2015 as 12:45
Originalmente postado por Dany77 Dany77 escreveu:

Antes de tudo já agradeço a atenção de todos, está sendo muito esclarecedor pra mim as explicações de vocês.

Bem, a minha maior dificuldade é na troca da marcha 4 (18 dentes) pra 5 (21 dentes), é aqui que fica o "buraco" que me incomoda. Olhando o cassere de 8 V 12/25, achei as marchas bem mais escalonadas. Talvez ela resolva o meu problema, pois quase nunca uso a 32 do meu cassete, chego até a 28.

Uma outra pergunta. Quando mudamos pra coroa menor - por mais que jogamos numa marcha mais pesada - é impressão minha ou a pedalada rende menos?

Mais uma vez pesso desculpa se minhas perguntas são muito básicas, mas é que estou pedalando a pouco tempo e onde moro não tem muitas pessoas, pra não dizer ninguém, com experiência pra me ajudar.

Valeu!!!

As vezes ao mudar para a coroa menor jogo umas duas marchas pesadas a mais simultaneamente.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2015 as 08:32
Originalmente postado por Dany77 Dany77 escreveu:

Antes de tudo já agradeço a atenção de todos, está sendo muito esclarecedor pra mim as explicações de vocês.

Bem, a minha maior dificuldade é na troca da marcha 4 (18 dentes) pra 5 (21 dentes), é aqui que fica o "buraco" que me incomoda. Olhando o cassere de 8 V 12/25, achei as marchas bem mais escalonadas. Talvez ela resolva o meu problema, pois quase nunca uso a 32 do meu cassete, chego até a 28.

Uma outra pergunta. Quando mudamos pra coroa menor - por mais que jogamos numa marcha mais pesada - é impressão minha ou a pedalada rende menos?

Mais uma vez pesso desculpa se minhas perguntas são muito básicas, mas é que estou pedalando a pouco tempo e onde moro não tem muitas pessoas, pra não dizer ninguém, com experiência pra me ajudar.

Valeu!!!

Agora ficou claro. Neste caso, um cassete 12/25 resolveria seu incomodo, porem é bom checar primeiro se você consegue subir legal com um cassete 25, pois ele não permite subir muita coisa (a menos que você use uma coroa compacta, ai fica legal). Faça um teste e suba na terceira marcha, desconsiderando as 2 mais leves (28 e 32 respectivamente), se você sentir que dá, pode investir sem medo.

Existe também um cassete 8v 11-28 da shimano fácil de encontrar com relação 11-13-15-17-19-21-24-28, que também serviria pra você pois elimina o gap 18-21, e tem um range maior.

Essa relação da coroa não sei se existe, mas eu gosto de usar coroas maiores, por exemplo 53x21 do que 39x17, parece que o giro flui mais e se precisar fazer um ataque me sinto melhor. Mas isso é uma questão de gosto, alguns ciclistas gostam de girar mais, outros de pedalar mais travado fazendo força, vai do seu gosto. O mais importante é não usar a coroa maior com as 2 marchas mais leves e a menor com as 2 mais pesadas, pra evitar forçar a corrente e o cambio, embora já vi em algum lugar que os fabricantes dizem que isso não é verdade, mas prefiro não abusar.


Editado por newhouse - 27 Out 2015 as 08:40
Voltar ao Topo
Dany77 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2014
Apar do Taboado
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dany77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2015 as 14:40
Valeu pela dica.

Coloquei o cassete 12/25 hoje, à tarde vou fazer o primeiro teste.

Agradeço a todos pela antenção.
Voltar ao Topo
ricardoalmeida01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mai 2020
Salvador
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoalmeida01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 10:30
Bom dia pessoal!!
Resgatando tópico antigo para não criar novos tópicos..

No que se refere tão somente a “rolagem dos cubos”…
Existe muita diferença entre o Claris e o 105??

Obrigado
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 14:10
A rolqagem não deve mudar muito quando novos, mas o 105 geralmente melhora na vedação o que faz dirar mais e parecer melhor quando o Claris ja não ta 100%, e o peso. 
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
ricardoalmeida01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mai 2020
Salvador
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoalmeida01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 18:30
Entendi..
ainda uso as rodas originais com cubo Claris 32 furos.
Preciso trocar o cubo dianteiro e estão por volta de:
Claris R$ 120
105 R$ 300
Devo ir de Claris então já que a rolagem de ambos enquanto novos eh parecida.
Obs. O cubo estragou por vacilo na falta de manutenção.

Obrigado Gustavo
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X