| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Diferença entre cubos Speed e MTB (OLD 130 e 135)
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Diferença entre cubos Speed e MTB (OLD 130 e 135)

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Dragum Ver Drop Down


Registrado: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Conectado
Mensagens:334
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Diferença entre cubos Speed e MTB (OLD 130 e 135)
    Enviado: 24 Mai 2022 as 11:26
Galera, eu pensava que só tinha cubos "normais" e "boost", mas aparentemente há mais?

Eu comprei um M590 Deore para minha Supercross, mas um outro dono de Supercross me disse que o cubo é OLD 130mm, padrão de Speed, e que o Deore é 135mm, não ia servir. Eu já encomendei um Claris 2400 no lugar, mas no site da Shimano não tem informação sobre o OLD dele, acredito que por ser de speed seja 130mm, vocês podem me confirmar essa confusão toda?

Tem cubo pra Speed e MTB, quer dizer, eles são diferentes? Esse Claris é 130mm?


Obrigado!
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
BA
Desconectado
Mensagens:1360
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2022 as 12:24
OLD = padrão de eixos antigo. Não é nada demais. As medidas são essas que você mencionou.
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down


Registrado: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Conectado
Mensagens:334
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2022 as 12:35
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

OLD = padrão de eixos antigo. Não é nada demais. As medidas são essas que você mencionou.
Obrigado Hugo, só uma coisa, esse claris 2400 seria 130mm? Pois não se trata de uma peça antiga, apenas para roadbikes... Da pra usar na Supercross 130mm?
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Desconectado
Mensagens:1455
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2022 as 14:00
Não existe cubo de road com freio de aro e 135mm.

Cubos de speed são padronizados 130mm. MTB 135mm (vbrake e disco).
Os com eixo passante são 12x142 para rodas traseiras e 12x100 para as dianteiras. No MT se utiliza bastante 15x100 na dianteira, incompativeis com garfos de road com passantes.

O OLD não tem nada de antigo, mas de “O.L.D.” (Over-Lock-nut Dimension) ou simplesmebte a medida para encaixe do cubo. Os moderns Dt240, aR7000, todos são 130.

Os mais comuns são:

100mm – Modern front hubs, including quick release and some thru axle types.
110mm – Some thru axle front hubs including 20mm and boost standards
110mm rear – B.M.X
120mm rear – Modern Track hubs
126mm rear – Older 5 and 6 speed road bikes
130mm rear – non-disc road bikes
135mm rear – QR MTB, Most QR disc road bikes
135mm front – Fat Bike
141mm rear – QR Boost
142mm rear – thru axle rear hubs
148mm – boost standard thru axle rear hubs
150mm front – Fat Bike
150mm rear – DH Bikes
157mm rear – Super Boost standard thru axle rear hubs
170/177/190 and 197mm rear – Fat bike rear hub sizes

A linha de corrente fica diferente o quadro fica tensionado de forma indevida, a gancheira alinha erroneamente e os 5mm pioram tudo. A atual confusão com os 135 se dá com a utilização destes nas roads com disco e qr.



Editado por dimas2dimas - 24 Mai 2022 as 14:05
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down


Registrado: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Conectado
Mensagens:334
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2022 as 14:08
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Não existe cubo de road com freio de aro e 135mm.

Cubos de speed são padronizados 130mm. MTB 135mm (vbrake e disco).
Os com eixo passante são 12x142 para rodas traseiras e 12x100 para as dianteiras. No MT se utiliza bastante 15x100 na dianteira, incompativeis com garfos de road com passantes.

O OLD não tem nada de antigo, mas de “O.L.D.” (Over-Lock-nut Dimension) ou simplesmebte a medida para encaixe do cubo. Os moderns Dt240, aR7000, todos são 130.

Os mais comuns são:

100mm – Modern front hubs, including quick release and some thru axle types.
110mm – Some thru axle front hubs including 20mm and boost standards
110mm rear – B.M.X
120mm rear – Modern Track hubs
126mm rear – Older 5 and 6 speed road bikes
130mm rear – non-disc road bikes
135mm rear – QR MTB, Most QR disc road bikes
135mm front – Fat Bike
141mm rear – QR Boost
142mm rear – thru axle rear hubs
148mm – boost standard thru axle rear hubs
150mm front – Fat Bike
150mm rear – DH Bikes
157mm rear – Super Boost standard thru axle rear hubs
170/177/190 and 197mm rear – Fat bike rear hub sizes

A linha de corrente fica diferente o quadro fica tensionado de forma indevida, a gancheira alinha erroneamente e os 5mm pioram tudo. A atual confusão com os 135 se dá com a utilização destes nas roads com disco e qr.




Obrigado, agora ficou mastigadinho, informação de qualidade. Queria pedir desculpa por ter postado no fórum principal, em vez de oficina e manutenção. Só percebi agora.

Pelo que medi, a bike é 130mm, então esse cubo speed claris 2400 vai servir.

Obrigado.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Desconectado
Mensagens:1455
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2022 as 14:18
Originalmente Postado por Dragum Dragum Escreveu:

Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Não existe cubo de road com freio de aro e 135mm.

Cubos de speed são padronizados 130mm. MTB 135mm (vbrake e disco).
Os com eixo passante são 12x142 para rodas traseiras e 12x100 para as dianteiras. No MT se utiliza bastante 15x100 na dianteira, incompativeis com garfos de road com passantes.

O OLD não tem nada de antigo, mas de “O.L.D.” (Over-Lock-nut Dimension) ou simplesmebte a medida para encaixe do cubo. Os moderns Dt240, aR7000, todos são 130.

Os mais comuns são:

100mm – Modern front hubs, including quick release and some thru axle types.
110mm – Some thru axle front hubs including 20mm and boost standards
110mm rear – B.M.X
120mm rear – Modern Track hubs
126mm rear – Older 5 and 6 speed road bikes
130mm rear – non-disc road bikes
135mm rear – QR MTB, Most QR disc road bikes
135mm front – Fat Bike
141mm rear – QR Boost
142mm rear – thru axle rear hubs
148mm – boost standard thru axle rear hubs
150mm front – Fat Bike
150mm rear – DH Bikes
157mm rear – Super Boost standard thru axle rear hubs
170/177/190 and 197mm rear – Fat bike rear hub sizes

A linha de corrente fica diferente o quadro fica tensionado de forma indevida, a gancheira alinha erroneamente e os 5mm pioram tudo. A atual confusão com os 135 se dá com a utilização destes nas roads com disco e qr.





Obrigado, agora ficou mastigadinho, informação de qualidade. Queria pedir desculpa por ter postado no fórum principal, em vez de oficina e manutenção. Só percebi agora.

Pelo que medi, a bike é 130mm, então esse cubo speed claris 2400 vai servir.

Obrigado.


É uma bagunça mesmo. Ainda bem que nas roads com disco e passante e sempre 142. Fica bem complicado. Ja já inventam road com Boost!

Ainda assim não da pra usar roda de MTB na road mas não pelos cubos e sim pela limitação de pressão nos aros (a maioria monta pnejs finos mas acima de 65psi já fica perigoso o aro explodir!).


Editado por dimas2dimas - 24 Mai 2022 as 14:20
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
BA
Desconectado
Mensagens:1360
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2022 as 14:23
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Não existe cubo de road com freio de aro e 135mm.

Cubos de speed são padronizados 130mm. MTB 135mm (vbrake e disco).
Os com eixo passante são 12x142 para rodas traseiras e 12x100 para as dianteiras. No MT se utiliza bastante 15x100 na dianteira, incompativeis com garfos de road com passantes.

O OLD não tem nada de antigo, mas de “O.L.D.” (Over-Lock-nut Dimension) ou simplesmebte a medida para encaixe do cubo. Os moderns Dt240, aR7000, todos são 130.

Os mais comuns são:

100mm – Modern front hubs, including quick release and some thru axle types.
110mm – Some thru axle front hubs including 20mm and boost standards
110mm rear – B.M.X
120mm rear – Modern Track hubs
126mm rear – Older 5 and 6 speed road bikes
130mm rear – non-disc road bikes
135mm rear – QR MTB, Most QR disc road bikes
135mm front – Fat Bike
141mm rear – QR Boost
142mm rear – thru axle rear hubs
148mm – boost standard thru axle rear hubs
150mm front – Fat Bike
150mm rear – DH Bikes
157mm rear – Super Boost standard thru axle rear hubs
170/177/190 and 197mm rear – Fat bike rear hub sizes

A linha de corrente fica diferente o quadro fica tensionado de forma indevida, a gancheira alinha erroneamente e os 5mm pioram tudo. A atual confusão com os 135 se dá com a utilização destes nas roads com disco e qr.



Falei bobagem mesmo! Ouch

É que sempre vejo cubos de 100/135 sendo referidos dessa maneira e acabei associando a isso. Não tem nada a ver.LOL

Lendo e aprendendo! Thumbs Up
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X