Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Diferença de tamanho do disco
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Diferença de tamanho do disco

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
WCDS Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Fev 2015
Sao Paulo
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WCDS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Diferença de tamanho do disco
    Postado: 03 Jul 2018 as 15:17
Opa, galera tenho atualmente um disco avid 180mm na frente e um de 160mm atras.
 
Agora quero fazer um upgrade colocar um de 203mm na frente e passar o de 180mm pra traseira, sera que a frenagem traseira vai fazer bastante diferença ? vai segurar mais a bike ou nem vai mudar tanto?

Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2018 as 15:35
tem que ver se aguenta e se cabe no quadro, disco maior exige mais dos pontos de contato e nem sempre cabe no atual sistema (tipo roda, cabe uma 27,5 na aro 26 mas não com todo tipo de pneu)
Voltar ao Topo
WCDS Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Fev 2015
Sao Paulo
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WCDS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2018 as 19:49
cabe sim tranquilamente minha susp e o quadro aceita so quero saber se realmente tem diferença perceptivel de frenagem mudando de 160 pra 180mm (na traseira)
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2018 as 23:56
Na traseira, a tendência é criar problemas... Vai travar a roda muito fácil... Como dito, os pontos de apoio podem ser forçados, e nem todo quadro aguenta isso... Alguns entortam, e até quebram.

Na frente, vai haver mais torção, e as partes tem que lidar com isso... Nem sempre é uma boa ideia, pode quebrar a caixa de direção, ou até quebrar o quadro... Afundar o suporte na canela da suspensão, etc... Depende de uma série de fatores...

160 para 180 mm ? Na traseira eu sinto que sobra o 160... Tem um tempo que penso em passar para 140 mm... Na frente faz uma boa diferença, mas acho desnecessário para uso cotidiano 180 mm. Só senti realmente que faltava freio, numa descida que se cuspisse pro lado numa curva, caía nas costas... Aí o 180 fez diferença...

Em questão de temperatura, sim, realmente o 180 fez uma diferença tremenda. É o único argumento que me faz pensar em por um 180 na traseira algum dia, mas tenho tantos discos de 160, que deve acontecer só quando trocar de bike... rsrs

Ainda tem que pesar o custo... Pastilhas dianteiras estão em meia vida (1,67 mm), e tem alguns meses a mais que o traseiro (1,02 mm).
Nada tão absurdo, o traseiro se usa mais tempo acionado nas descidas, logo é esperado esse desgaste maior...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2018 as 14:28
Originalmente postado por WCDS WCDS escreveu:

Opa, galera tenho atualmente um disco avid 180mm na frente e um de 160mm atras.
 
Agora quero fazer um upgrade colocar um de 203mm na frente e passar o de 180mm pra traseira, sera que a frenagem traseira vai fazer bastante diferença ? vai segurar mais a bike ou nem vai mudar tanto?


você sente falta de frenagem na sua bike que justifique um upgrade nos discos de freio para 203/180mm?
qual o sistema de freio que você utiliza? mecânico ou hidráulico? shimano, sram ou outro qualquer?

talvez um upgrade para discos shimanos ice-tech e pastilhas ice-tech (para freios compatíveis com o sistema, claro) seja mais assertivo. claro que há um custo maior, mas...

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
WCDS Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Fev 2015
Sao Paulo
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WCDS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2018 as 21:22
Originalmente postado por fzpereira fzpereira escreveu:

você sente falta de frenagem na sua bike que justifique um upgrade nos discos de freio para 203/180mm?
qual o sistema de freio que você utiliza? mecânico ou hidráulico? shimano, sram ou outro qualquer?

talvez um upgrade para discos shimanos ice-tech e pastilhas ice-tech (para freios compatíveis com o sistema, claro) seja mais assertivo. claro que há um custo maior, mas...

Abraços.

Sim, eu sinto falta de freio, utilizo um par de pinças Shimano Tourney TX mecânico e as pastilhas são orgânicas (deve ser por isso) originais da marca, quando eu troquei as pinças eu ja coloquei os discos novos, incluindo 180mm (por estetica), nao senti muita diferença atras comparado as antigas pinças, so um pouco na frente, mas nao sei se é coisa da minha cabeça rs
Voltar ao Topo
WCDS Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Fev 2015
Sao Paulo
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WCDS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2018 as 21:30
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Na traseira, a tendência é criar problemas... Vai travar a roda muito fácil... Como dito, os pontos de apoio podem ser forçados, e nem todo quadro aguenta isso... Alguns entortam, e até quebram.

Na frente, vai haver mais torção, e as partes tem que lidar com isso... Nem sempre é uma boa ideia, pode quebrar a caixa de direção, ou até quebrar o quadro... Afundar o suporte na canela da suspensão, etc... Depende de uma série de fatores...

160 para 180 mm ? Na traseira eu sinto que sobra o 160... Tem um tempo que penso em passar para 140 mm... Na frente faz uma boa diferença, mas acho desnecessário para uso cotidiano 180 mm. Só senti realmente que faltava freio, numa descida que se cuspisse pro lado numa curva, caía nas costas... Aí o 180 fez diferença...

Em questão de temperatura, sim, realmente o 180 fez uma diferença tremenda. É o único argumento que me faz pensar em por um 180 na traseira algum dia, mas tenho tantos discos de 160, que deve acontecer só quando trocar de bike... rsrs

Ainda tem que pesar o custo... Pastilhas dianteiras estão em meia vida (1,67 mm), e tem alguns meses a mais que o traseiro (1,02 mm).
Nada tão absurdo, o traseiro se usa mais tempo acionado nas descidas, logo é esperado esse desgaste maior...

Bom, minha suspensão o ponto de fixação é Post Mount (PM) e meu quadro é um Totem Spark, pelo valor do quadro acho que os pontos de fixação aguenta um 180mm sim...

Primeiro motivo é que eu quero melhorar a frenagem traseira, e aproveitar e melhorar a dianteira. e o segundo é que eu acho disco grande mais bonito kkk

Eu ando igual louco nas ruas, nas descidas sempre a 60 km/h sem contar que eu sempre dou uns "graus" na descida (manual), e o disco de tras esquenta muito e acaba perdendo a eficiencia
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2018 as 04:40
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh bom... Muita coisa se explicou agora... LOL
Eu chego a isso em alguns trechos de estrada de terra, em outros, se olhar pro lado, olho para o céu... Então são 10, 20 km freando de maneira contínua (salvo se tu desejar se suicidar, eu já tentei). Mesmo assim, tenho sentido excesso de freio com 180/160, pensando em ir pra 180/140...

Acabei não citando, mas minha "suspensão", é básica (faltam as moedas de ouro), e torceu 4 mm em 1 ano de uso do disco de 180 na frente. Agora imagine com discos maiores...

Se quer fazer um upgrade que valha a pena, parta para pinças hidráulicas. Vai ter muito ganho, e com discos menores... Isso quer dizer que tu freia com mesma eficiência, em menos tempo, o que gera menos calor. Sem falar no benefício de usar só um ou dois dedos para frear.
Suas pinças são as mais básicas da Shimano, não espere muito delas. Com elas certamente vai poder usar até o disco do tamanho da roda, pois ela não prensa o disco com força...
Mesmo se fosse uma TRP Spyre ou Avid BB7, que são pinças mecânicas muito bem quistas, o ganho de força (pelo princípio de Bernoulli) em sistemas hidráulicos é inquestionavelmente maior.

Já sobre pastilhas, é o oposto do que pensa...
Pastilhas orgânicas geram menos calor, mas sofrem mais com o aumento de temperatura. Com pastilhas metálicas, dá para ferver o óleo Shimano, por isso geralmente se usa DOT nesses sistemas... 
Porém, pastilhas orgânicas freiam mais forte. O que não necessariamente é o melhor... Uma opção que eu tenho, é conseguir pastilhas metálicas Tektro E1011 ou A1011 (não sei a diferença ainda), que são do mesmo tamanho e formato das Shimano B01S, mas metálicas.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 13:51
As pastilhas metálicas vão lhe dar menos frenagem teoricamente, mais isso no seco (Raspe uma borracha em qualquer superficie e raspe alguma coisa metálica, o que vai oferecer maior resistencia ??) Agora no molhado a tendencia é a pastilha metálica lhe oferecer um pouco mais de capacidade de regeneração ou seja ela vai oferecer a frenagem 100% mais rápidamente isso em milésimos de segundos na realidade nem se percebe isso...
Seu freio deve estar causando em você uma percepção de frenagem ruim por conta dos seus componentes procure pastilhas melhores talvez as metálicas por exemplo....mas lembre - se pastilhas metálicas gastam mais rápido os rotores.....ou procure por cabos de aço melhores tem a questão deles esticarem com o tempo também e os freios ficarem menos eficientes....Os hidráulicos são bons mas.....Eu particularmente prefiro algo simples por conta de ser mais fácil de se consertar na hora de uma emergencia no meio do nada...
Existem opções de freios a disco com pinças Double Action ou seja nelas as duas pinças se movimentam, assim como nos hidráulicos deixando a eficiência de frenagem bem mais superior as pinças mecânicas convencionais onde somente uma se movimenta e a outra é fixa....
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 16:18
A parte não citada, é que ainda estamos por ouvir de alguém arrebentar uma mangueira de freio...
O desgaste é desprezível ali, e se acontece é realmente algo muito remoto... Já o desgaste do cabo, que é mecânico e sempre tende a existir um ponto de atrito ou outro, é mais provável... Em 3 anos e pouco, eu tive 5 cabos arrebentados... Tanto que no armário de peças, tem 2 cabos de inox, guardados... Peças remanescentes daquela época.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
flaudizio Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2019
Maceió AL
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaudizio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 22:28
Olá amigo. Vc teve algum problema em usar o disco da 203mm na dianteira? Estou querendo usar mas vi algumas pessoas falando em quebra da suspensão.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X