Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Diferença de aros
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Diferença de aros

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
NicolasGB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2017
Taubaté
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NicolasGB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Diferença de aros
    Postado: 06 Mai 2017 as 10:40
Fala aí galera, eu estou convertendo uma caloi 10 antiga pra fixa, e gostaria de saber se é melhor aro 700 ou algum outro aro, e a diferença entre o 700 e o 29 também!

Eu procurei esse tipo de tópico e não achei, me desculpe se eu não soube procurar, desde já; Grato!
Voltar ao Topo
VJoe Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Set 2015
Br
Offline
Mensagens:200
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VJoe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2017 as 14:34
700 e 29 são o mesmo aro, o pessoal do mtb chama de 29 pq o deles tem uma largura maior.

O aro 27 original da caloi 10 antiga é maior que o 700/29, mas é dificil achar pneu decente para ele.

Editado por VJoe - 06 Mai 2017 as 14:34
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2017 as 20:37
O aro da Ca10i antiga é 700B,ou seja,630mm,o aro da Ca10i nova é 700C,ou seja,622mm.Na conversao pra SS( bike nazista) deve por um freio com pivo maior,senao nao alcança o aro,mas na conversao pra fixa se nao usa freio algum,tanto faz.
A bom de usar aro 700C é a grande gama de pneus.
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2017 as 08:39
Montar fixa sem nenhum freio, deveria ser proibido... Aconselhar a não colocar freio nenhum, deveria ser mais proibido ainda...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2017 as 13:44
É bom lembrar que na conversão de uma bicicleta projetada para aro 27 para uso com aro 700C, o diâmetro final da roda é menor, e isso abaixa o centro de gravidade e altera o trail na geometria de direção.

Pode parecer besteira porque a alteração é da ordem de milímetros, mas é suficiente para afetar o comportamento dinâmico da bike, dependendo do resto da geometria. Uma bicicleta pacata pode ficar mais arisca ou o contrário, ou uma bicicleta boa em baixa velocidade e ruim em alta melhorar na alta e piorar na baixa.

Por isso que a recomendação é nunca mexer com o diâmetro externo das rodas.
Uma mountain bike de aro 26 que usa pneu balão pode usar aro 700C cm pneu fininho porque não altera o diâmetro externo da roda, mas não se recomenda usar aro 27,5 ou 29 nesse quadro.

Tem esses vídeos da Pedaleria para você se basear:
https://youtu.be/f6CRP_AL8Ug
https://youtu.be/o3gngDwbDxk
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2017 as 15:12
Mas a gente faz

Eu fiz uma promessa q nao fazer mais gambis,adaptaçoes,testes e afins
Mas oras,se eu achasse um quadro+ garfo de C10 antiga eu tava loco pra fazer uma??

Ciclocross.
E justamente por isto,eu iria butar pneus 35mm de CX,entao,esta diferença seria benfica pra min.E pelo quadro ser de aço,soldava boses pra freios canti
Enfim,o bixo da gambiarra bateu de novo.
Hoje ou amanha vou "testar" a rodas q tenho,700C com pneus 35mm em uma C10 da bicicletaria de um amigo,ve se "passa"bem
Duro é acha umquadro c10 aço barato,e o da C10 nova jamais passarao os pneus q eu quero,se passase,acho q ja teria gambiarrado.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2017 as 10:24
Devair, eu vivo no meio de preparação de carros, incluindo carros de corrida. Preparação sempre é gambiarra. Tem gambiarra bem feita, como os kits de preparação que você compra prontos na Europa e nos EUA, bonitinhos, metal polido, pintura brilhando... E tem as gambetas tupiniquins enfeitadas com solda no melhor estilo portão dos fundos.
Monta um motor com qualquer dessas duas opções. Um carro preparado nunca é liso como um carro original de fábrica. Sujeito dirige um carro que pula feito cabrito e não dá o braço a torcer.  Diz que está perfeito.

Moto chopper, com aqueles garfos longos e deitados, são lindas. Vai andar. É um lixo de estabilidade.
Não existe chopper com cáster gigante original de fábrica porque é moto ruim e perigosa.
Tem uma entrevista do Peter Fonda onde ele fala do terror de pilotar a "Capitão América" durante as filmagens do "Easy Rider". A moto era perigosa de estabilidade e a posição era terrível e ele ficava travado de dores no  fim do dia. Não existia prazer algum em pilotar aquela moto, apesar das cenas idílicas para os aficcionados.

Pega várias speeds e mountain bikes originais de fábrica de fabricantes diferentes. Coloca a foto de uma em cima da outra. Para a mesma modalidade você vai ver que todas seguem a mesma geometria básica. Não tem uma que usa o garfo quase em pé e outra que usa garfo deitado. O ângulo é semelhante. Não tem uma com os pedais quase roçando no chão e outra com os pedais nas estrelas. Todas tem a mesma altura de movimento central.
Se você for olhar, mesmo com a diferença de tamanho de roda, bicicletas mountain bike de aro 26 e 29 compartilham muitas medidas em comum. A altura do movimento central é praticamente a mesma, não tem grandes diferenças de entre-eixos, etc.. É a aplicação que determina isso, e não o tamanho das rodas.

Isso se chama convergência tecnológica, e acontece porque existe uma geometria ótima para aquela aplicação, e cada fabricante seguiu a sua própria linha de evolução para chegar praticamente nos mesmos resultados finais. Existem 200 anos de evolução e milhões de dólares e de horas-homem em pesquisa e desenvolvimento ao longo desse tempo para os fabricantes chegarem nesse resultado.

Aí vem o primeiro Zé Mané e acha que a bicicleta fica boa com as rodas erradas. Sempre tem um que acha que entende mais que o engenheiro de fábrica. Daqui a pouco inventam a moda de colocar roda aro 20 em quadro de aro 29 porque "rebaixado fica da hora", "Tuning na cabeça, merrrmão!!!"...
Aliás já andei vendo algumas Mountain Bike de aro 26 com roda aro 20 na traseira porque a molecada acha a frente da bicicleta erguida "invocadaça".

Que a bicicleta vai andar, não tenha dúvida, mas vai ficar deficiente em alguma coisa, e fica tão pior quanto maior for a gambiarra.
Se você assume isso, ok.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2017 as 13:16
blablabla

ninguem falou q ficara melhor q de fabrica cara.
Onde leu isto?ta loco

Seu eu quiser uma bike de CX eu terei 2 (3 na verdade)opçoes
1:compra uma usada no Brasil,e é mais facil/barato compra uma escrava branca
2:mandar fazer um quadro CrMo ala Miyamura.Tem o preço(q nao é tao alto)e o gosto pelo Cromo,eu se fosse pagar rpa fazer um ia simplesmente pedir pra ele copiar uma de Alu ou Carbono
3: importar o melhor,ir morar la na Europa.Nao cogito por h nenhum,alias,preferia ir pra la.

Entao sobra o que??
adivinhao...

Tenho nojo q nego q fala de Gol quadrado,carrinho aspirado barato,e nao entende q o $$ usado ali é oque o cara tinha,nao é uma merda de um Mustang de 200 mil R$,com um braço duro dirigindo(é tao lindo ve burgues braço duro tomando pau de Golzin e Uno aspirado)
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2017 as 13:21
Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

Montar fixa sem nenhum freio, deveria ser proibido... Aconselhar a não colocar freio nenhum, deveria ser mais proibido ainda...



Vai le,entra num forum de fixas,sao eles q dizem q "fixa nao tem freio'
Os famosos puristas.Dizem q tem um pessoal de Curitiba bem encardido,sao os Curitibus,q usao quadro chines e achao q tao com bike de pista(velodromo)
E pra teu consolo,o cara das fixas,o Sheldow Brow,DIZEM(dizem,nunca vi o cara portanto)NAO atendia em sua loja/oficina bikes fixas q nao tinhao o freio dianteiro
SIm,ele nao fazia o serviço.
É o que dizem

Agora na boa,fixa nao tem freio.O resto é modinha.

Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2017 as 08:40
Montar fixa sem nenhum freio, deveria ser proibido... Aconselhar a não colocar freio nenhum, deveria ser mais proibido ainda... (2)
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2017 as 08:51
Alterar roda, deixar bicicleta sem freio, rebaixar de não conseguir nem pedalar... Que maravilha...
E ainda estufam o peito pra dizer que não estão fazendo caca aos montes. Esses "entendem" bem do assunto.

Isso é tuning de bicicleta em diferentes graus, e como se diz no meio automobilístico, tuning é a maneira mais artísitica de estragar um bom carro. Ou uma bicicleta, se preferirem.
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2017 as 12:09
Construí minha primeira fixed gear, há vinte anos... Quando ainda não era modinha... E a equipei com DOIS freios, dianteiro e traseiro. Muitos questionam a necessidade do freio traseiro... É muito mais útil que os "Tom Sem Freio" possam imaginar...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2017 as 13:58
Decolagem é opção. Aterrissar é obrigatório.

Instrutor de voo livre, antes do bom dia.
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2017 as 14:20
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Decolagem é opção. Aterrissar é obrigatório.

Instrutor de voo livre, antes do bom dia.

Sábio!
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 00:32
marcha-fixa nao usa freio.
O que usa freio é a com cubo flip-flop,marcha unica.

Beneficios do freio: precisa dizer?E nao come pneus,pelo q li.
beneficios de nao ter freio: estetica,manutençao.

Ai poe na balança.Quem nao usa eu nao digo nada,é uma escolha

Qto a por pneus ou mudanças,normalmente da errado,é sempre uma gambi
Mas oras,funciona...


Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 08:50
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

marcha-fixa nao usa freio.
O que usa freio é a com cubo flip-flop,marcha unica.


Enfim atingi a iluminação!!! Não me conformo em ter perdido 20 anos de minha vida com falsos conceitos e falsos profetas!!! Agora, com o TEOREMA DE DEVAIR, atingi o Conhecimento da Verdade!!! Bora arrancar os freios da minha fixed gear!!!

Obrigado, Grande Mestre!!!
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 13:48
Pessoal, me digam se estiver falando besteira, mas não é a partir das experimentações e seus riscos, que podem brotar novas ideias e produtos, inclusive históricos? Não é a subversão que pode "transceder" o uso habitual de um produto? 
Claro que tem experimentações que a pessoa nem sabe o que está fazendo, comprometendo inclusive a segurança, mas não pode sair coisa boa daí?

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 14:05
Sim , as vezes pode até abrir uma vaga nova no mercado de trabalho.
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 15:52
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Pessoal, me digam se estiver falando besteira, mas não é a partir das experimentações e seus riscos, que podem brotar novas ideias e produtos, inclusive históricos? Não é a subversão que pode "transceder" o uso habitual de um produto? 
Claro que tem experimentações que a pessoa nem sabe o que está fazendo, comprometendo inclusive a segurança, mas não pode sair coisa boa daí?


Então... Vou contar duas histórias interessantes sobre experimentações com freios...

1. Ettore Bugatti: Famoso construtor de carros de corrida na Itália na década de 30... Quando diziam a ele que seus carros eram ruins de freios (ele só se preocupava com os motores...), tinha uma resposta na ponta da língua: "Meus carros são feitos pra correr e não pra parar..."

2. Jaguar: Década de 50... A famosa prova 24 horas de Le Mans, havia sido dominada pelas equipes italianas antes da 2a. Guerra Mundial... Os carros a cada dia que passava, utilizavam motores maiores e mais potentes... Os freios também tinham de crescer, pois a reta Mulsanne, com seus SEIS QUILOMETROS de comprimento, era o tormento dos pilotos e dos freios... Após a 2a. Guerra, os engenheiros da Jaguar resolveram apostar tudo em freios melhores... Ninguém entendeu... Enquanto todos se preocupavam em CORRER MAIS, eles britanicamente apostavam em PARAR MELHOR... Alguns desses engenheiros, durante a Guerra, trabalharam em projetos aeronáuticos e aprenderam a lidar com os novos freios a disco... Quando os Jaguar entraram em pista com seus freios a disco, dominaram a cena... Enquanto as Ferrari começavam a frear na metade da Mulsanne, os Jaguar começavam a frear na placa dos 200 m... Com motores menores, corriam mais, pois podiam acelerar por mais tempo e parar mais rápido...

Revolução em tecnologia, realmente é algo interessante... Mas pode apostar que ninguém, nesta altura do século XXI, considera com seriedade a possibilidade de SUPRIMIR capacidade de frenagem de um veículo, de 2, 3, 4 rodas ou de propulsão a motor, elétrica ou humana...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
NotACyclist Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mar 2015
DF
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NotACyclist Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 18:15
Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

marcha-fixa nao usa freio.
O que usa freio é a com cubo flip-flop,marcha unica.


Enfim atingi a iluminação!!! Não me conformo em ter perdido 20 anos de minha vida com falsos conceitos e falsos profetas!!! Agora, com o TEOREMA DE DEVAIR, atingi o Conhecimento da Verdade!!! Bora arrancar os freios da minha fixed gear!!!

Obrigado, Grande Mestre!!!


Não sei, mas ainda me parece uma boa idéia ter um freio dianteiro, pelo menos.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 22:02
Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

marcha-fixa nao usa freio.
O que usa freio é a com cubo flip-flop,marcha unica.



Enfim atingi a iluminação!!! Não me conformo em ter perdido 20 anos de minha vida com falsos conceitos e falsos profetas!!! Agora, com o TEOREMA DE DEVAIR, atingi o Conhecimento da Verdade!!! Bora arrancar os freios da minha fixed gear!!!

Obrigado, Grande Mestre!!!



Edu,vc é bobo assim o tempo todo ou so na frente do pc??

Regra 1 em uma Alleycat : no brakes allowed:

traduz ai Edu.
Agora leia tbm,vai ajudar:
https://www.pedal.com.br/forum/descer-ladeira-sem-freio_topic80049.html

Bateboca igual aqui:
http://www.praquempedala.com.br/blog/video-mau-exemplo-ciclistas-se-arriscando-no-meio-de-carros-em-ny/

AGORA se tu ir em um forum de fixas,nego fica bem em cima do muro,mesmo dizendo que é totalmente inseguro,recomendao,tbm tirao o da reta qto a marginalizar.

E quem fez as regras de um alleycat nao fui eu nao Edu...
vai ler e deixa de ser bobao.

Eu nen tenho fixa,ma se tivesse,aqui onde moro,cidade com 10 quadras,semi-plana,nao teria freios...
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 22:20
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Pessoal, me digam se estiver falando besteira, mas não é a partir das experimentações e seus riscos, que podem brotar novas ideias e produtos, inclusive históricos? Não é a subversão que pode "transceder" o uso habitual de um produto? 
Claro que tem experimentações que a pessoa nem sabe o que está fazendo, comprometendo inclusive a segurança, mas não pode sair coisa boa daí?


Devagar, Ligeirinho.
Uma coisa é você inventar uma nova modalidade esportiva. Outra completamente diferente é você lidar com tecnologia.
E a discussão aqui é sobre tecnologia.

Experimentação é uma coisa. "Fazer experimentação" é outra bem diferente. São os princípios da engenharia e o método científico que diferenciam os dois.

Você produz transístores que viram computadores misturando sílício e arsênico, mas você não faz nenhum computador derramando arsênico num cristal de quartzo na mesa da cozinha. Assim é mais fácil você descobrir que sabor tem o arsênico como tempero da salada.

Quantas pessoas morreram "fazendo experimentação" com asas para serem agitadas pelos braços como fazem os pássaros? O avião foi inventado quando inventores deixaram de lado o "fazer experimentação" e passaram a embasar pesquisa e experimentação em princípios da ciência e da tecnologia e criaram a asa fixa.

Então, experimentação é pura ciência e tecnologia.

"Fazer experimentação", ao contrário, está mais próxima da mistificação, porque a pessoa apenas acredita que aquilo vá dar certo sem qualquer base científica ou técnica. E dá um nó danado quando a fé da pessoa está errada e o "experimento" dela dá certo. A pessoa acredita que como deu certo, o "experimento" é uma prova que usa fé é verdadeira e persiste no erro. Vai dar murro em ponta de faca a vida toda.
Sujeito fazia aviãozinho de papel e mostrava: "Olha! Voa! Se eu fizer um avião de papel de 5 metros e montar em cima, eu saio voando!...". E ia lá e fazia...

Eu sei que o mundo moderno prega que as pessoas precisam ser inovadoras, precisam "pensar fora da caixa" e coisa e tal. Mas no mundo da tecnologia existe um fenômeno limitante: a convergência tecnológica.
Pense em como eram os aviões durante a 2ª Guerra Mundial. Era fácil diferenciar um Boeing B-17 de um Heinkel HE-111 nazista. Eram aviões bem diferentes. Hoje você tem de notar nos detalhes para diferenciar um Boeing de passageiros de um Airbus. Há 50 anos, cada marca tinha um carro bem característico. Hoje, Gol, Fiesta, Onix, C3, 208 são carros de fabricantes diferentes, mas a concepção básica é a mesma. Tem formatos semelhantes, monoblocos muito semelhantes, motores e transmissões muito semelhantes, freios semelhantes...

Acabou a imaginação nas indústrias aeronáuticas e automobilísticas? Não. É que todas estão se aproximando, cada qual pelo seu próprio caminho de aprendizado, numa solução ótima do que são aviões e automóveis.
Aí vem um gênio de fundo de quintal e diz que faz melhor porque faz diferente. Qual é a chance de um sujeito desses inventar um avião ou um automóvel completamente diferente desses atuais e ele realmente ser melhor? Muito difícil. Se carros e aviões modernos são resultado de gerações de equipes de engenheiros repensando e testando alternativas, é quase impossível que um gênio isolado reinvente qualquer coisa dessas.

O mesmo ocorre com as bicicletas.
Pegue os modelos concorrentes de diversas marcas de bicicleta numa determinada categoria. Ocorre o mesmo que ocorre com aviões e carros: elas convergiram. Em especificações básicas, são todas semelhantes. E todas as fábricas chegaram lá com experimentação, com embasamento técnico e científico.

Agora, imagine que você queira "inovar", "fazendo experimentação". Você vai fazer uma prova de down hill com uma bicicleta reclinada. Vai dar certo? Isso é uma coisa que até você sabe que não vai dar certo, mas digamos que a afirmação não parecesse tão absurda à primeira vista. Um engenheiro de fábrica saberia que não iria funcionar? Saberia. Mas se você realmente acredita na sua ideia, terá milhões de justificativas do porque vai dar certo.

E aí? Você encara descer nessa bicicleta? Você não é o "gênio" que está "pensando fora da caixa"?
Mas será que o desenho básico de todas as bicicletas de fábrica não estão te dizendo alguma coisa? Será que a falta de diversidade não demonstra que existe um conhecimento acumulado dizendo que aquela é a configuração ideal e qualquer coisa fora dela é pior?
E se você perguntar para um engenheiro de fábrica? Será que ele aprova a tentativa de descer numa bike reclinada? Ou será que pela experiência que ele tem, não vai recomendar?
E se ele te contrariar? Você prefere seguir o conselho dele ou fica com raiva dele e vai persistir na descida?

Eu já mostrei aqui os vídeos da Pedaleria onde o Edu Capivara não recomenda mexer com diâmetro de roda.
Olha agora esse:
https://youtu.be/63Ch4E10b_M
Renata Falzoni trocando rodas 700C da urbana dela por pneus balão com aro 27,5. Mas repare no detalhe: ela frisa que essa troca é para não mexer no diâmetro final das rodas. Ela está mudando muito a bicicleta, melhorando conforto mas possivelmente perdendo em eficiência, mas faz questão de mostrar que não está mexendo em geometria da bike.

Tanto o Edu como a Renata são muito ligados ao esporte e às fábricas. Eles tem muito contato com engenheiros que projetam as bikes e conhecem bem muitos dos princípios de projeto delas.
Se eles batem nessa tecla, em quem você acredita? No Zé Mané inovador? No Joaquim da padaria que faz conta de cabeça porque carrega o lápis na orelha?

Essa é a briga da mistificação.
Lembra da condenação de Galileu pela Santa Inquisição? Galileu tinha toda uma ciência do lado dele para afirmar que a Terra é redonda, mas a ciência de Galileu se abria para um mundo muito mais amplo do que o mundinho dos cardeais e papas da época dele. Foi condenado.
Quando você dá margem de dúvida a alguém como o Edu e a Renata sobre manter o diâmetro das rodas, com quem você se parece mais? Com Galileu ou com os clérigos da Santa Inquisição?
Vivemos num mundo cada vez mais tecnológico, onde as pessoas acreditam cada vez mais em qualquer pessoa, menos nas pessoas de tecnologia.
Pense nisso.

Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2017 as 08:21
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

[QUOTE=edulpj] [QUOTE=Devair]marcha-fixa nao usa freio.


Edu,vc é bobo assim o tempo todo ou so na frente do pc??

Regra 1 em uma Alleycat : no brakes allowed:

traduz ai Edu.
Agora leia tbm,vai ajudar:
https://www.pedal.com.br/forum/descer-ladeira-sem-freio_topic80049.html

Bateboca igual aqui:
http://www.praquempedala.com.br/blog/video-mau-exemplo-ciclistas-se-arriscando-no-meio-de-carros-em-ny/

AGORA se tu ir em um forum de fixas,nego fica bem em cima do muro,mesmo dizendo que é totalmente inseguro,recomendao,tbm tirao o da reta qto a marginalizar.

E quem fez as regras de um alleycat nao fui eu nao Edu...
vai ler e deixa de ser bobao.

Eu nen tenho fixa,ma se tivesse,aqui onde moro,cidade com 10 quadras,semi-plana,nao teria freios...

Salvo melhor juízo, o post que iniciou o tópico, não falava em competições, conseqüentemente, alguém que não seja BOBO (nem na frente nem atrás do PC...), não presumiria de forma alguma que o autor falava de competições...

Quanto a traduzir, fiquei em dúvida... Você quer que eu traduza para pra que idioma??? Francês? Russo? Italiano? Português? Latim? Esses são os idiomas que eu traduzo sem usar o Google Translator...

Conselho: Antes de chamar alguém de bobo, APRENDA PORTUGUÊS pra se expressar melhor... Teu texto é sub-medíocre... Melhore também suas maneiras... A maioria das pessoas neste fórum, detesta teu estilo boçal-de-perifa. Lá de onde eu venho, você é o tipo que chamamos de Zé-Gangorra... Quando você senta, todos levantam... Em terras fluminenses, mais conhecido como ESPALHA BOLINHO...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2017 as 14:07
Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

Montar fixa sem nenhum freio, deveria ser proibido... Aconselhar a não colocar freio nenhum, deveria ser mais proibido ainda...


Quem é voce pra proibir alguma coisa??
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2017 as 02:04
A pergunta inversa é válida: Quem és tu, Devair, para permitir alguma coisa? rsrs
Voltar ao Topo
VJoe Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Set 2015
Br
Offline
Mensagens:200
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VJoe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2017 as 06:27
Mas afinal, que diferença 8mm de diametro vão fazer? Pneu com pressão baixa deve deformar mais que isso
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2017 as 06:59
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

Montar fixa sem nenhum freio, deveria ser proibido... Aconselhar a não colocar freio nenhum, deveria ser mais proibido ainda...


Quem é voce pra proibir alguma coisa??

Realmente você precisa de lições urgentes na língua pátria... Precisa também, LER BASTANTE, para tentar aprender alguma coisa de interpretação de textos... O tempo verbal que utilizei, foi o FUTURO DO PRETÉRITO, também conhecido como FUTURO CONDICIONAL. "DEVERIA", significa algo que ainda não aconteceu e provavelmente não aconteça a menos que determinadas condições sejam satisfeitas.

Trocando em miúdos, não proibi, não proíbo e não proibirei coisa alguma. Não proíbo ninguém de nada... Sempre trabalhei sobre o conceito da RESPONSABILIDADE. As pessoas, DEVERIAM (olha o futuro do pretérito de novo!!!) ser responsáveis por seus atos e idéias. Se fossem, nada PRECISARIA ser proibido... As proibições, só são necessárias quando pessoas irresponsáveis teimam em fazer besteiras - como por exemplo, andar em bicicletas sem freios - e depois querem socorro da saúde pública...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2017 as 09:09
Eu já tive uma C10 assim, SS depois fixa, no início usei as rodas originais 27 e depois mudei pra 700c com pneus 32mm. Em ambos os casos o diâmetro total era o mesmo, não alterava em nada a altura do central. Se achar freio com braço longo que alcance os 700c vai neles sem dúvida.



Editado por Jagwire - 11 Jul 2017 as 09:22
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2017 as 13:10
Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

Montar fixa sem nenhum freio, deveria ser proibido... Aconselhar a não colocar freio nenhum, deveria ser mais proibido ainda...


Quem é voce pra proibir alguma coisa??


Realmente você precisa de lições urgentes na língua pátria... Precisa também, LER BASTANTE, para tentar aprender alguma coisa de interpretação de textos... O tempo verbal que utilizei, foi o FUTURO DO PRETÉRITO, também conhecido como FUTURO CONDICIONAL. "DEVERIA", significa algo que ainda não aconteceu e provavelmente não aconteça a menos que determinadas condições sejam satisfeitas.

Trocando em miúdos, não proibi, não proíbo e não proibirei coisa alguma. Não proíbo ninguém de nada... Sempre trabalhei sobre o conceito da RESPONSABILIDADE. As pessoas, DEVERIAM (olha o futuro do pretérito de novo!!!) ser responsáveis por seus atos e idéias. Se fossem, nada PRECISARIA ser proibido... As proibições, só são necessárias quando pessoas irresponsáveis teimam em fazer besteiras - como por exemplo, andar em bicicletas sem freios - e depois querem socorro da saúde pública...


Tirando o seu da reta pexe?
Assume o que fala cara.
Eu disse q FIXA NAO USA FREIOS
e fica extremamente feia com um freio dianteiro.
feia,fora de foco,esteticamente horrivel

O pessoal das fixas os que nao usao,furao sinal,quase atropelao o povo na faixa de pedestres,passao pela calçada,enfim,tudo q tem nos clips do Macaframa,etc,ainda consegue a proeza de ser menos odiado q os taxista,os caminhoneiros,os vendedores ambulantes,uma lista enorme pela frente de seres humanos

Ai vem um boçal com foto de cavalo falar em proibir algo,e o pior,que nen deveria ser citado que existe bike sem freio.
primeiro olha pra fora,o mundo.Ta tudo tao feio...

Hoje votao a reforma trabalhista,com nao menos que 9 atos inconstitucionais,eu chamo de reforma liberalista.
Mas nao vejo comentarios,nao vejo batedores de panelas,nao vejo MBL na rua(o,ai seria ridiculo,eles q puxarao isto)
Nen um off topic aqui no pedal,como teve qdo a Dilma ganhou.

Porque liberalista se acha o dono da verdade?
q nojo desta raçinha.

Eu penso pexe,nao venha me dizer o que fazer.

e nego quer discutir 3 fixas q rodao em SP sem freio.
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2017 as 14:10
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:


Tirando o seu da reta pexe?
Assume o que fala cara.
Eu disse q FIXA NAO USA FREIOS
e fica extremamente feia com um freio dianteiro.
feia,fora de foco,esteticamente horrivel

O pessoal das fixas os que nao usao,furao sinal,quase atropelao o povo na faixa de pedestres,passao pela calçada,enfim,tudo q tem nos clips do Macaframa,etc,ainda consegue a proeza de ser menos odiado q os taxista,os caminhoneiros,os vendedores ambulantes,uma lista enorme pela frente de seres humanos

Ai vem um boçal com foto de cavalo falar em proibir algo,e o pior,que nen deveria ser citado que existe bike sem freio.
primeiro olha pra fora,o mundo.Ta tudo tao feio...

Hoje votao a reforma trabalhista,com nao menos que 9 atos inconstitucionais,eu chamo de reforma liberalista.
Mas nao vejo comentarios,nao vejo batedores de panelas,nao vejo MBL na rua(o,ai seria ridiculo,eles q puxarao isto)
Nen um off topic aqui no pedal,como teve qdo a Dilma ganhou.

Porque liberalista se acha o dono da verdade?
q nojo desta raçinha.

Eu penso pexe,nao venha me dizer o que fazer.

e nego quer discutir 3 fixas q rodao em SP sem freio.



Usao... Furao... Passao... Votao... Puxarao...

Não gostou do cavalo??? Não é a minha cara... O nome dele é Ginger Lena Steel... É meu Quarto de Milha predileto...

Quanto à política, já que você parece ser interessado no socialismo, procure URGENTEMENTE ler as três obras mínimas recomendáveis a quem realmente quer ser socialista:

O Capital - Karl Marx
Leviatã - Thomas Hobbes
O Príncipe - Nicccoló Machiavel

Depois de ler, interpretar e discutir com quem já leu, reveja URGENTEMENTE teu vocabulário. Socialista bom de verdade, valoriza a língua pátria... Não sai falando usao... furao... passao... votao... puxarao...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2017 as 21:46
Sacrifício da segurança em nome da estética... Nenhuma novidade!

Quanto a política, eu to muito feliz se sair essa decisão! Indiretamente meu trabalho passa a ser legalmente viável.
Voltar ao Topo
RichardND Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2016
Blumenau
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RichardND Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2017 as 11:32
Algum de vocês que estão aqui perdendo tempo discutindo sobre uso/não uso de freio em bike fixas andam ou já andaram de bike fixa?

Respondendo ao tópico, não vim falar de mm de diferença a questão que com aro 29 o pneu abre mais, por obvio vai ter mais contato como chão o que te faz segurar um pouco. Eu acredito que para você que está começando com uma C10, não esta procurando nenhuma performance absoluta e sim só curtir a bike pode por qualquer um dos aros que é sucesso!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2017 as 17:10
É o contrário do que estudos recentes dizem: pneus mais largos tem menos atrito com o chão.

https://www.youtube.com/watch?v=vUymjvbRmro
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2017 as 19:00
Originalmente postado por RichardND RichardND escreveu:

Algum de vocês que estão aqui perdendo tempo discutindo sobre uso/não uso de freio em bike fixas andam ou já andaram de bike fixa?

Respondendo ao tópico, não vim falar de mm de diferença a questão que com aro 29 o pneu abre mais, por obvio vai ter mais contato como chão o que te faz segurar um pouco. Eu acredito que para você que está começando com uma C10, não esta procurando nenhuma performance absoluta e sim só curtir a bike pode por qualquer um dos aros que é sucesso!

Montei minha fixa há 20 anos +/-... Quando ainda não era modinha... Ninguém na época conseguia entender o que eu via de bom numa bicicleta sem catraca...

Era uma Caloi 10, como muitas nesse mundão e ela tinha dois fantásticos freios Dia-Compe de alumínio... Não tive dúvidas. Coloquei os dois freios. Depois de já andar um bom tempo com ela, comecei a ver na Internet, fotografias com bicicletas fixas equipadas com freio apenas na dianteira...

Até hoje não entendo o porque de não instalar dois freios. Na estrada, quando se pega uma longa descida, a utilização do freio traseiro torna a cadência de pedalada MUITO MAIS CONFORTÁVEL...

Se esse argumento não bastar, experimente enfrentar uma descida de uns 2 km na estrada e acontecer de romper o cabo do freio dianteiro... Quem aqui tem perna pra segurar o tranco se a velocidade estiver muito alta???

Como sempre tive muito amor pelos meus dentes e pelo meu couro, nunca tive essa dúvida em relação a ter freio ou não...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
chalenger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2015
RJ
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chalenger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2017 as 00:14
Opá o negocio aqui ta quente hein, ja citaram até marx Evil Smile puts veio (^__^);

a questão dos freios nas fixas é sempre papeada em qualquer grupo de cicilista, mas o fato é que pelo menos aqui no rio de janeiro na parte da zona sul a galera que anda de fixa NÂO USA FREIOS!Angry, mas tambem não ha grandes descidas né , a maior parte é plano ou decida de poquissima inclinação.

quem geralmente mora ou em algum morro ou vai pra barra tem freios dianteiros do estilo ferradura de speeds e só ou melhor.... pernas tambem, pq subir de fixa é a grajaú é so pros fortes literalmente.

pra alguem como eu que mora na baixada ou areas mais "ghetão/favela" não tem como nem andar de speed quanto mais de fixa sem freio, pois trilhas de enduro apelidadas de asfalto ruim e e morros com apelidos de "subidinha" que tem na baixada eh ossoAngry, sem condiçoes.

então a regra e clara cada macaco no seu galhoThumbs Up

e viva o ciclismo!Beer

 
end of line...
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2017 as 22:00
edulpj

A resposta é aplicabilidade. Alguém aí é bom em história da bike poderia dizer onde surgiram as fixas, e ali entenderíamos porque elas são sem freio traseiro. Eu não sou essa pessoa.

IMHO, possivelmente a resposta é a mais óbvia: não precisavam, ou não havia tecnologia para tal. Eu creio que elas remontam os tempos onde ainda não haviam catracas, tampouco freios, e se usava a força da perna para frear, 
e o conservadorismo as preservou assim (tal como a guerra de 26 ou 29...). Eram outros tempos, onde o senso de segurança e perigo (vide as corridas de bigas puxadas por motos), não era muito bom se comparar com hoje.


Da mesma forma que ainda se usa freio ferradura em speed/road. Não é algo aleatório, existe um motivo claro, e mesmo sabendo da sua ineficiência em emergência, não se buscou uma alternativa eficiente, além de, sei lá... pular da bike? rs
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2017 as 23:41
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

edulpj

...............

IMHO, possivelmente a resposta é a mais óbvia: não precisavam, ou não havia tecnologia para tal. Eu creio que elas remontam os tempos onde ainda não haviam catracas, tampouco freios, e se usava a força da perna para frear, 
e o conservadorismo as preservou assim (tal como a guerra de 26 ou 29...). Eram outros tempos, onde o senso de segurança e perigo (vide as corridas de bigas puxadas por motos), não era muito bom se comparar com hoje.

...........................


Então... Hoje nos submetemos a uma "regra" não escrita criada há mais de cem anos... Me lembra o seguinte texto:
 

A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas (cerca de 1,42 m). Mas por que esse número foi utilizado?

Porque essa era a medida de bitola das ferrovias inglesas, e como as ferrovias  americanas foram construídas pelos ingleses,  a medida foi mantida. Mas por que os ingleses usavam esta medida?

Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias existirem. Essas empresas fizeram os trilhos utilizando as mesmas dimensões que utilizavam na construção das carroças.

Mas porque razão foram escolhidas as medidas 4 pés e 8,5  polegadas (ou 1,42 m) para a distância entre os eixos das carroças?

Porque a distância entre as rodas das carroças precisava caber nas estradas antigas da Europa, que tinham esta medida.

E por que tinham esta medida?

Porque essas estradas foram abertas pelo antigo império romano, quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas… 

E por que as medidas das bigas foram definidas com essa tamanho?

Simples: Porque foram feitas para acomodar duas bundas de cavalos!

E tem mais…

O ônibus espacial americano, o SpaceShuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB – Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los mais largos, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

Conclusão:

O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2017 as 02:01
Foguete de combustível sólido tá mais para um expoente da química, mas eu creio que entendi o que dizes.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X