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Diferença catraca - cassete |
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brunoFTL ![]() ![]() Registrado: 07 Out 2009 Fortaleza/CE Desconectado Mensagens:62 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Enviado: 26 Out 2009 as 13:59 |
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Saudações galera.
Mais uma vez estou eu aqui pedindo ajuda de vcs ciclistas mais experientes. Dessa vez eu gostaria de saber qual a diferença entre cassete e catraca. Eu achei alguns sites explicando a diferença mas eles usaram termos que um cara que não é acostumado à mecânica de bikes como eu não conseguiu entender muito. Então por favor expliquem de forma sucinta e simples...hehehehehe Abraços!! |
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rsr010 ![]() ![]() Registrado: 14 Jul 2009 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:512 |
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Basicamente, a catraca possui a roda livre integrada, e o cassete não. O cassete encaixa nas estrias da roda livre.
O cassete te permite trocar facilmente as engrenagens da relação. A catraca equipa bicicletas de mais baixo custo, enquanto o cassete é usado quando temos 7 ou mais velocidades. Foto da catraca: ![]() Foto do Cassete: ![]() Roda livre (peça cilíndrica do lado direito): Abração
Editado por rsr010 - 26 Out 2009 as 14:09 |
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Rafael Rodrigues - Rio de Janeiro
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Mr.Sergius ![]() ![]() Registrado: 13 Ago 2008 Santos Desconectado Mensagens:2091 |
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Na verdade catraca é o nome de cada engrenagem. O cassete de 9 velocidades tem 9 catracas.
Popularmente chama-se de catraca aquela que a roda-livre faz parte do conjunto e cassete a que tem as engrenagens em conjunto separado da roda-livre. A desvantagem da primeira é que quando se tem um problema na roda livre, mesmo com as engrenagens novas o conjunto precisa ser trocado e assim com as engrenagens gastas e roda-livre em bom estado. |
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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Cando ![]() ![]() Registrado: 19 Set 2004 Itu - SP Desconectado Mensagens:2429 |
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Bruno, quer um conselho?
Fuja das popularmente chamadas "catracas" (engrenagem rosqueada diretamente no cubo traseiro). Além de muito pesadas, não compensa o custo/beneficio. Se estiver montando as rodas, leve em consideração os cubos com freehub (peça que encaixa o cassete) e os cassetes. Hoje no mercado existem modelos simples e marcas com bom custo beneficio. Além de suas rodas ficarem mais leves, estarão mais atualizadas e facilitarão as limpezas e manutenções de todo sistema de engrenagem da bike |
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daniel alfameq ![]() Registrado: 05 Mar 2008 Lagoa da Prata - Minas Gera Desconectado Mensagens:369 |
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amigo, vou dar minha opinião como usuário, se tiver condições vá diretamente de cubo e cassete. Alguns argumentos, "catraca" e cubos de rosca são bem baratos, vc não gastaria com um par de cubos com rolamentos e uma catraca megarange mais que uns 70 reais, isso por alto, mas terá limitações nas marchas, apenas 21, e apenas 14 dentes na engrenagem mais pesada. Agora se vc pode investir em cubos e num cassete descente, pode conseguir de 11-28, 11-30, 11-32 e até 34 dentes, que propiciam ótimas velocidades, desde os cassetes mais simples de 7, além disso se comprar um cubo para cassete de oito ou nove velocidades vc pode conseguir 24 ou 27 marchas e dar ups na bike, é claro que não gastara menos que uns 100 no cassete + cubo. Se for comprar, coloca de uma vez pelo menos 24 marchas, com um cubo quando, são um ótimo custo baneficio e o cassete de sua preferencia, os altus de 8 vel são os de melhor custo também, no mais vai do seu bom senso, espero ter ajudado, abraço
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brunoFTL ![]() ![]() Registrado: 07 Out 2009 Fortaleza/CE Desconectado Mensagens:62 |
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Muito obrigado pelos conselhos mas não tem como eu fugir da catraca...hehehe
A bike que eu comprei veio com catraca, e eu estava pensando justamente em como eu faria para trocar a relação. Pelo visto tenho que comprar cubos novos com freehub + cassete não é isso? (será até bom porque os cubos que vieram na bike são vagabundos também...hehehe). Minha bike veio com peças muito vagabundas e eu tô tentando melhorar na medida do possível. Já vi muitos aqui dizendo que não compensa comprar componentes caros para bikes não muito boas, mas também n é por isso q vou andar com freios vagabundos e coisas do tipo né. Obrigado pela ajuda galera! (em breve estarei pedindo conselhos sobre componentes com bom custo-benefício) |
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brunoFTL ![]() ![]() Registrado: 07 Out 2009 Fortaleza/CE Desconectado Mensagens:62 |
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Ah...e muito obrigado pelas imagens rsr010.
Deu pra ver direitinho a diferença! Abs |
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fubá ![]() ![]() Registrado: 22 Mai 2009 n. friburgo-rj Desconectado Mensagens:647 |
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oi,
rsr010, vc colocou dois cassetes. A diferença do primeiro pro segundo é apenas a tampa. Se reparar bem, da pra ver as estrias no primeiro tbm. BrunoFTL e todos, os dois sistemas tem catracas, só que no cassete ela fica no cubo e no sistema de rosca ela fica junto aos pinhões. O correto é chamar de sistema cassete e sistema de rosca. |
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Alex SP ![]() Registrado: 12 Mar 2004 São Paulo Desconectado Mensagens:8970 |
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Colocaram definições erradas aí. Só pra esclarecer...
CATRACA é o mecanismo de roda-livre (freewheel), que permite à roda girar livremente num sentido (coasting ou freewheeling em inglês, quando não pedalamos ex. uma descida) e trava no outro, permitindo a tração da roda quando pedalamos. É igualzinho à catraca do estádio, por exemplo: gira para um lado (que entra) e trava pro outro (que sai, ou vice-versa). CASSETE é o conjunto de pinhões traseiros. O nome deriva de uma corruptela de cogset, que em inglês define exatamente o conjunto (set) de pinhões (cog). A confusão vêm da época em que os dois eram integrados, antes da Shimano lançar o Freehub (combinação da roda-livre com o cubo traseiro) no Dura Ace e no 600, em 1978. A Shimano não inventou o freehub, mas como fez com vários outros conceitos (V-Brake, SPD, etc.) ela aperfeiçoou e popularizou a idéia e tornou padrão de mercado. Até então então eles eram separados. O cassete veio depois, em 89, quando a Shimano criou o cogset fixo com as combinações pré-definidas. Daí surgiu o nome cassete. |
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brunoFTL ![]() ![]() Registrado: 07 Out 2009 Fortaleza/CE Desconectado Mensagens:62 |
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Entendi. É bem interessante a visão histórica da coisa. Bem, deixe-me ver...1978...vai um...soma aqu...subtrai ali......é......só estou 31 anos atrasado com meu sistema de rosca....kkkkkkkk Na verdade eu já tinha lido que a diferença é que o k7 se encaixa na roda-livre presa ao cubo; o problema é que se eu batesse o olho em um e no outro eu não saberia dizer qual era qual. As fotos lá de cima ajudaram bastante principalmente a que mostra a parte circular presa ao cubo, que é a roda-livre (bem, eu acho que é). |
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brunoFTL ![]() ![]() Registrado: 07 Out 2009 Fortaleza/CE Desconectado Mensagens:62 |
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Aproveitando esse tópico e a paciência de vocês com este leigo que vos tecla, me tirem mais uma dúvida por favor.
Existem freehubs com comprimentos de roda-livre diferentes? Isso me veio à cabeça agora olhando novamente para a imagem lá em cima. Digo, eu imagino que como existem 7,8,etc catracas a roda-livre não pode ter o mesmo tamanho sempre. Me perdoem se eu estiver falando besteira, sou iniciante. Editado por brunoFTL - 26 Out 2009 as 23:37 |
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Alex SP ![]() Registrado: 12 Mar 2004 São Paulo Desconectado Mensagens:8970 |
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Sua pergunta na verdade é pertinente, Bruno. Realmente, há diferença no tamanho dos freehubs. O aumento das marchas na traseira aconteceu em função do aperfeiçoamento das correntes, que foram ficando cada vez mais finas (em 1890 elas tinha 6mm e 2 velocidades; em 1910 5mm e 2, 3 ou 4 velocidades; em 1936 criaram uma corrente de 3/32", que permitiu 5 e 6 marchas na traseira).
Na era "moderna" a SUnTour criou a corrente Narrow Ultra em 77, com 6 pinhões num cubo de 120mm. Em 79 o Ultra virou Ultra-7 (igual ao herói japonês ![]() Daí pra frente, foram afinando os pinhões e as correntes. Em 89 a Shimano conseguiu colocar 8 pinhões e precisou reduzir ainda mais a corrente. O pinhão de 9 surgiu em 97, a Campagnolo lançou o Record 10 em 2000 e a Shimano embarcou na onda em 2004. Concluindo, os cubos que aceitam 6 e 7 são compatíveis entre sí. Para 8, 9 e 10 o corpo da roda-livre é diferente, mas são compatíveis entre si tb. |
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fubá ![]() ![]() Registrado: 22 Mai 2009 n. friburgo-rj Desconectado Mensagens:647 |
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alex,
então estou certo ao dizer que tanto o cassete qto os pinhões de rosca tem catraca. |
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Alex SP ![]() Registrado: 12 Mar 2004 São Paulo Desconectado Mensagens:8970 |
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Não, pq o cassete não tem catraca. Não tem roda livre. O cassete é uma peça independente. No cassete, a catraca fica no corpo do cubo (freehub), no qual ele (cassete) vai encaixado. Os pinhões de rosca sim, tem a catraca embutida, e são independentes do cubo da roda. O conjunto todo é rosqueado no cubo da roda. São coisas totalmente diferentes.
Editado por Alex SP - 27 Out 2009 as 00:29 |
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fubá ![]() ![]() Registrado: 22 Mai 2009 n. friburgo-rj Desconectado Mensagens:647 |
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hummm,
é uma questão de nomenclatura. eu chamava de cassete o sistema e não apenas os pinhões. valeu. |
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brunoFTL ![]() ![]() Registrado: 07 Out 2009 Fortaleza/CE Desconectado Mensagens:62 |
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Muito obrigado pela ajuda galera. Dúvida sanada!
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alamvilalves ![]() ![]() Registrado: 20 Mai 2009 Desconectado Mensagens:92 |
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Existem cubos desse tipo que vc mostrou na foto(com roda livre) roletado? tipo... posso ter um cassete alívio(que não possui roda livre como o megarange) com um cubo roletado de outra marca? li por aí que a shimano não tem cubos roletados.
Acho que ficou meio confuso né? mas se alguém entendeu pode me responder? rsss |
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Voodoo ![]() ![]() Registrado: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Desconectado Mensagens:15435 |
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Não ficou confuso. Dá sim, desde que, obviamente, o cubo seja para cassete. Mas cubos roletados não significam melhor qualidade que os de bilhas soltas. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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alamvilalves ![]() ![]() Registrado: 20 Mai 2009 Desconectado Mensagens:92 |
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não quero jugir do assunto mas é que uma coisa levou a outra. Me disseram que cubo de rolamento tem maior desempenho em velocidade e demoram mais tempo funcionando bem sem manutenção.
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Voodoo ![]() ![]() Registrado: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Desconectado Mensagens:15435 |
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É muito relativo. Cubos vagabundos vão durar menos, pouco importando se são de bilhas soltas ou rolamentos. Um cubo 105, Ultegra, Dura Ace, XT, XTR de bilhas soltas vai durar mais que um rolamentado Rodan. Eu tenho ambos os sistemas e não tive problemas com nenhum deles. Tenho um cubo Dura Ace de bilhas com 10 anos e uns 30 mil km que ainda está em excelente estado. Obviamente realizei a manuntenção adequada do mesmo. Meus Deore LX recebem manutenção a cada 3 meses, idem para os 105 das rodas de bater no dia-a-dia. Tive rodas Futura com rolamentos que viraram 10 mil km sem problemas. Se for escolher cubos Shimano opte pelas linhas intermediárias para cima, os mais simples caíram de qualidade visivelmente. Editado por Voodoo - 19 Ago 2010 as 20:53 |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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gugadepb ![]() ![]() Registrado: 15 Out 2009 Mossoro/RN Desconectado Mensagens:430 |
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Essa discussão de roletados vs. bilhas soltas pode ir longe...... |
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Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam. Vamos treinar!!! |
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alamvilalves ![]() ![]() Registrado: 20 Mai 2009 Desconectado Mensagens:92 |
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valeu Voodoo, vc e todos os outros são ótimos!
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Daniel San ![]() ![]() Registrado: 27 Jul 2010 Suzano/SP Desconectado Mensagens:22 |
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Boa tarde.
De forma bem simples:
Catraca é de rosca, vai rosqueada no cubo, que tb deve ser de rosca.
Cassete é de encaixe, vai encaixado no núcleo do cubo.
Ou seja, um não serve no outro.
O sistema cassete é melhor que catraca.
Se quer uma coisa boa, coloque cubo e sistema cassete.
Abraço
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DanieL
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marcos_netto ![]() ![]() Registrado: 02 Ago 2007 Canoas - RS Desconectado Mensagens:6779 |
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Vou pegar carona no tópico e fazer uma pergunta:
Estou pensando em trocar os cubos das rodas da minha MTB. Atualmente ela está com cubos Shimano Deore 475 com preparação para freio a disco. Estou pensando em trocar para cubos XT. Minha intenção é ter rodas que sejam mais confiáveis e com menor necessidade de manutenção frequente. O perfil de uso dessa bike é cicloturismo em estradas de chão ou ruins. A pergunta é: vale o investimento e vou obter o que espero?
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Marcos Netto
____________________________________________________________ "The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!" Twitter: (a)marcosnetto Instagram: 1marcosnetto |
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shs ![]() Registrado: 15 Fev 2010 dracena Desconectado Mensagens:242 |
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Eu já tive os cubos alivio e deore, cada um
rodou pelo menos 4 anos sem apresentar qualquer tipo de problema. Se eu tivesse
o costume de dar a manutenção correta nos cubos conforme citado pelo voodoo, eu
acho que eles estariam vivos até hoje, (nunca mandei abrir os cubos para
engraxar). Atualmente tenho os cubos xt, e na ocasião da compra tive a chance
de testar os cubos deore comum, lx e xt, todos com suporte para disco. A sensação
minha é que os cubos lx e xt são mais soltos que o deore comum, os cubos
dianteiros lx e xt são idênticos, e o cubo traseiro xt é muito mais solto que o
cubo traseiro lx. Quanto a durabilidade só sei que o meus cubos xt estão com
mais de 3000km e continuam rodando solto igual ao dia que os comprei (obs. Ainda não
mandei abrir para engraxar) |
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shs
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dudu666 ![]() ![]() Registrado: 01 Abr 2010 Santa Cruz - RS Desconectado Mensagens:1777 |
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Sempre é bom ter essas perguntas, eu tb. não sabia a diferença.
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babukappel ![]() Registrado: 07 Fev 2011 Santa Cruz do Desconectado Mensagens:16 |
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babukappel ![]() Registrado: 07 Fev 2011 Santa Cruz do Desconectado Mensagens:16 |
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bom, ainda não aprendi como inserir uma imagem, mas vai da pra entender minha dúvida> Esse sistema com rosca é o que, e o de encaixe é o que, o sistema que vai nesse de rosca não é cassete??? E qual o melhor entre esses dois, com rosca ou com encaixe?? Desculpe a ignorância no assunto, mas to reformando minha bike e me disseram que esse de encaixe era cassete e era ultrapassado, e que hj em dia se usa esse sistema com rosca que se chama roda livre, foi assim que me disseram na loja, se puderem me tirar todas essas duvidadas eu e minha rain drop ficariamos contentes |
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Voodoo ![]() ![]() Registrado: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Desconectado Mensagens:15435 |
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![]() O de rosca é catraca e o de encaixe é cassete. O de rosca (roda-livre) só é usado em bicicletas antigas e de baixo custo, esse sim é um sistema obsoleto. O padrão hoje em dia é o de cassete. Você não inverteu as bolas aí? Porque se o mecânico falou isso é uma besta quadrada. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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babukappel ![]() Registrado: 07 Fev 2011 Santa Cruz do Desconectado Mensagens:16 |
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pois é, antes de eu ir na loja, pesquisei na internet, e só encontrei assuntos falando de cassete, e la me disseram que esse sistema era ultrapassado, na hora fiquei sem palavras, e daí sim que eu fiquei sem entender mais nada, mas infelismente eu não troquei as bolas
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babukappel ![]() Registrado: 07 Fev 2011 Santa Cruz do Desconectado Mensagens:16 |
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então tu me sujeres usar cassete, correto? E mais uma dúvida, estava querendo colocar cubos Rodan, mas estes cubos são apenas para o sistema rosqueado, ou existe para o cassete tambem?
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Voodoo ![]() ![]() Registrado: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Desconectado Mensagens:15435 |
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Com cubo de rosca você tem limitadíssimas opções de relação e as peças são de categoria inferior, além de você ficar limitado a 7 velocidades (catracas de 8v são raríssimas). Rodan só sistema de rosca mesmo, não tem de cassete. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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babukappel ![]() Registrado: 07 Fev 2011 Santa Cruz do Desconectado Mensagens:16 |
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ha então fecha pois queriam me vender uma roda livre de 7v, mas que se eu quisesse de 8v eles encomendariam, e chegaria facil facil, bom to vendo que tenho que trocar de bicicletaria, as vezes o barato sai caro, hahah, muito obrigado pelas dicas Voodoo!!
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MR4Y ![]() ![]() Registrado: 16 Jan 2011 Araras - SP Desconectado Mensagens:791 |
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Como saber quais cubos são compatíveis com cassete de 10 velocidades?
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"Metralha os pé de manga!"
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gladiator25 ![]() ![]() Registrado: 13 Jan 2009 Almenara - MG Desconectado Mensagens:2162 |
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O jeito é ![]() Sinceramente você passará muita raiva com sistema de rosca, como muitos disseram, peças de qualidade com esse sistema praticamente não existem, em muitas lojas ainda se encontra catraca Shimano de 7V, mas te adianto que a qualidade não compensa, material que é usado na construção é altamente sensível, basta passar na previão que vai chover já aparecem marcas de ferrugem ![]() Os cubos: Não raras as vezes que a rosca espana e você perde o cubo, sem contar que peças de reposição como bacias, cônicos e eixos estragam rápido, mesmo os cubos Rodan que são os menos piores nesse sistema que tive acesso e usei, pois não se encontram peças de reposição para eles, as bacias tem um batente externo, bacias de outros cubos não servem, a água faz a festa neles, folgas fazem parte do cotidiano desses cubos assim bem como o rebolado grotesco (literalmente rebolam), eu ficava furioso com isso. Existem mil e um motivos para você não usar esse sistema, se quiser, depois posto mais da experiência que tive em 3 bikes com sistema de rosca, se você for chato como eu vá de cassete. |
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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5 Cannondale Scalpel Giant ATX Pro (Saudades) Caloi Aluminum Monark M. Bike Monark Monareta |
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gladiator25 ![]() ![]() Registrado: 13 Jan 2009 Almenara - MG Desconectado Mensagens:2162 |
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8, 9 e 10v servem no mesmo cubo. Editado por gladiator25 - 14 Fev 2011 as 17:10 |
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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5 Cannondale Scalpel Giant ATX Pro (Saudades) Caloi Aluminum Monark M. Bike Monark Monareta |
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cordeiro ![]() ![]() Registrado: 06 Ago 2010 Brasil Desconectado Mensagens:107 |
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Reativando o tópico,
sobre a discussão cassete x catraca... é que no meu cassete de 9v sempre o pinhão de 11 dentes moe e fica inviável a utilização do mesmo, necessitando com isso, a troca do cassete inteiro, pelo menos é o que diz o vendedor. Será que existe a possibilidade de eu trocar apenas o pinhão de 11 dentes, ou eu sempre terei que trocar o cassete inteiro? Será que existe loja que vende apenas o pinhão de 11 dentes? no aguardo da ajuda de vcs... |
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att.
Cordeiro |
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lgalicki ![]() ![]() Registrado: 13 Dez 2005 Banido Desconectado Mensagens:8255 |
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Dá pra trocar só o pinhão sim.
![]() Cuspa na cara de quem quiser te vender um cassete inteiro! ![]() Agora me diga o que você faz que moe seu pinhão de 11 dentes que eu fiquei curioso! |
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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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cordeiro ![]() ![]() Registrado: 06 Ago 2010 Brasil Desconectado Mensagens:107 |
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lgalicki,
é que eu gosto de andar muito em estradão sem muita subida (as que tem são bem leves e muda pouco a relação de coroa x pinhão) é por isso eu uso muito a relação 44x11. É um desgaste natural mesmo. O cassete dura bastante mas é sempre por causa do pinhão de 11 dentes que eu "precisava" trocar o cassete. Não caio mais nessa!!! Agora eu vou pesquisar onde eu acho apenas o pinhão de 11 dentes. Se tiver sugestão de onde comprar pela internet, pode mandar. vlw a dica lgalicki, e já estou acumulando saliva pra hora que eu for conversar com o vendedor ![]() |
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att.
Cordeiro |
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Alessandro_sp ![]() ![]() Registrado: 20 Out 2005 Itu - SP Desconectado Mensagens:9325 |
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Pô Luciano, mas onde o rapaz vai comprar um pinhão avulso de 11 dentes??? Até sei que existem pinhões "custom-size" para speed, mas são caríssimos, só pra quem quer montar uma relação totalmente personalizada. Então pelo custo x benefício nem considero essa hipótese... |
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On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb) |
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