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Dieta em uma Caloi Elite 2.4 |
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carlos.e
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Cadastrado em: 12 Mai 2010 São Paulo Offline Mensagens:575 |
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Postado: 25 Mai 2010 as 15:29 |
Prezados, venho me socorrer da sábia ajuda da galera aqui.
Tenho uma Caloi Elite 2.4, ano 2005, com a seguinte configuração: Suspensão RST Capa original; Mesa Caloi; Guidão flat Trans-X; Bar end da Trans-X Canote Caloi; Selim Velo Viridis Point; Braçadeira de canote Caloi; Aros Vzan Action; Cubos Alivio; Cambio Traseiro Alivio; Mudadores e manete integrado Alivio; V-brakes Acera; Pedivela Acera; Câmbio dianteiro Acera; Pedais SPD Shimano (não lembro o modelo). Onde é possível tirar algum peso, sem que gaste milhões de reais??? rsrs Agradeço a paciência de todos! Obrigado! |
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Pedalar é preciso...
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Mauro Brisola
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Cadastrado em: 05 Nov 2007 Curitiba - PR Offline Mensagens:3948 |
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Fique tranquilo. Não é coisa de milhão não. Qualquer 10 mil reais e você já consegue tirar um pouco de peso da bike. kkk Para você começar a ter uma boa base de onde é mais interessante atacar primeiro é sempre bom saber o peso dos compontentes da tua bike. Mas normalmente faz sentido pensar primeiro em: -pneus: grande diferença de peso com gasto razoável. -rodas: existem modelos da Vzan que podem pesar bem menos que as suas. Produto nacional de boa qualidade com peso bom. -suspensão: uma suspa leve, e pode ser Proshock, pode tirar 500g da bike. O que é muito. No mais há componentes leves para tudo. Se somar o que pode economizar de peso com selim, canote, mesa, guidão, blocagem, pedivela, etc, dá fácil 2kg. Os dois kilos mais caros do pedaço.
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airesbecker
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Cadastrado em: 04 Jan 2010 Offline Mensagens:1278 |
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Acho que esta questão do peso é super estimada.
O peso tem influência na inércia do movimento e na gravidade.
Portanto se você está no plano em velocidade estável o peso não conta quase nada.
Se você está subindo o peso conta na medida seguinte:
Some o seu peso e o peso da bicicleta => 70Kg + 15Kg = 85Kg (se você diminuir 2Kg vai diminuir 2,35% do peso total) em geral é um ganho insignificante de performance.
Além do peso influenciam na performance: a ergonomia, o atrito mecânico, o arrasto dos pneus e a aerodinâmica.
O atrito mecânico é mínimo em peças boas e lubrificadas.
A aerodinâmica tem a ver com a posição de pilotagem e com o desenho da bicicleta, pode ser um sacrifício ao conforto, mas vale a pena na performance.
O arrasto dos pneus em geral é a situação mais frequente de perda de performance pelo fato de se usar pneus inadequados para o tipo de pavimento, exemplo: pneus fora de estrada em piso pavimentado.
E a ergonomia é influente na dimensão da bicicleta e dos componentes, para as medidas do piloto e para a posição ideal de pilotagem, assim como a aerodinâmica também pode haver perda de conforto para favorecer a performance.
Portanto a partir destes critérios tenho um palpite:
O item melhor para você mudar em sua bici, é o que você não descreveu: os seus pneus.
Me diga se estou certo!!
Abraço.
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pmpbh
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Cadastrado em: 04 Out 2005 Belo Horizonte - MG Offline Mensagens:851 |
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Nosso amigo aí de cima falou bem!
Concordo!
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http://twitter.com/paulo_porto
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jpgomes
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Cadastrado em: 20 Jan 2010 Niterói Offline Mensagens:72 |
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Eu também vou fazer uma dieta na minha 2.4. Ainda mais agora que vou por os discos e vai aumentar o peso consideravelmente.
Vou começar pelas rodas. Se conseguir pesar a bike antes e depois seria legal!
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Mauro Brisola
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Cadastrado em: 05 Nov 2007 Curitiba - PR Offline Mensagens:3948 |
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Favor então solicitar ao dono do fórum a criação da seção "Bikes e componentes pesados (MTB e Estrada). |
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Mauro Brisola
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Cadastrado em: 05 Nov 2007 Curitiba - PR Offline Mensagens:3948 |
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É exatamente por isso que todos os ciclistas de elite usam bicicletas de 15kg para cima. Brincadeirinha! Seus argumentos são em parte válidos mas ciclismo e subida de serra são sinônimos. Daí um kg vale por cinco...
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JEFERSON-RS
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Cadastrado em: 20 Mai 2008 Sapucaia - RS Offline Mensagens:390 |
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Oi Carlos,
Você tem uma bicicleta muito boa, que te leva onde as bicicletas super-leves te levariam.
Apesar de vc não te pesado sua bicicleta, você deve achá-la pesada e por isso postou esse pedido de dica.
Sugiro a você manusear uma bicicleta que você considera leve, e ter esse peso como meta, porque você pode acabar gastando com a troca de vários componentes em perfeitas condições e ainda assim achar que sua bike não ficou leve o suficiente.
Ex: Pega a bike do Fulano, que tem um peso que você considera leve, anote o peso e verifique se trocando vários componentes de sua bike ela atingiria esse peso. Talvez mesmo gastando bastante você não atinja o tal peso. Aí foi dinheiro , tempo, espectativa tudo fora.
Falo isso porque já gastei bastante para tirar 2 kilos da minha scott , e quando eu pegava ela , parecia que estava sempre pesada, e só gastei dinheiro em vão para tirar peso dela.
Foi então que eu pesei a bike de um amigo que eu achava leve, e partí para um projeto novo visando o peso da bike do cara em primeiro lugar, e concentrei meu dinheiro para comprar peças novas leves, e não trocar pesas boas/pesadas de uma bicicleta que já me levava onde eu queria.
Se vc gosta de bikes leves, vale a pena bolar um projetinho no excel com a soma de todas as peças que você pretende comprar para ver se vai pesar o máximo aceitável, mesmo que demore para conseguir finalizar o projeto. Enquanto isso segue usando a Caloi até ela entregar os pontos.
Editado por JEFERSON-RS - 26 Mai 2010 as 04:23 |
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SPZ Carve 9,9Kg
Road Carbon No Brand 7,8Kg |
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carlos.e
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Cadastrado em: 12 Mai 2010 São Paulo Offline Mensagens:575 |
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Pessoal, valeu por todas as dicas!
airesbecker, concordo em grande parte com o que falou, mas acho que um "pneuzinho" a menos é sempre bom. Até porque quero começar, no segundo semestre, a participar de provas, sem pretensão de ser o próximo campeão mundial de MTB! A propósito, uso IRC Mythos, 26 x ,195 com arame (alías, alguém sabe pelo amor de Deus onde tem para vender?) Não sou maníaco por peso e acho minha bike muito boa e confortável (fora de forma como estou, consigo pedalar 45 km tranquilo, no domingo, na cidade sem andar durante a semana, por falta de tempo). O que queria saber, e desculpem se não fui claro, é se a troca de peças simples, como mesa, canote, pedivela, fariam grande diferença. Falo isso porque aparentemente os originais da Caloi são pesados. Então, vamos a alguns exemplos: - Trocar o pedivela Acera por um da Truvativ Isoflow (é o mais economico da Sram) irá trazer alguma vantagem, já que, parece, o peso é menor (950 g x 744g). Ou seja, é bom, durável... - E a mesa/canote originais da Caloi? Alguém tem idéia do quanto pesa? Uma Trans-x é melhor? Uso guidão Trans-x e gosto.... E outras marcas "custo x benefício"? - O Mauro Brisola falou da suspa. Vi no site da RST que a Capa T4 tem peso entre 2.1 kg e 1.7 kg... Acho que não especificam para não entregar o jogo! rs. Mas a PS 80E, que é mais leve, funciona melhor que essa Capa (que só funciona quando se joga de um muro... rs). São mais ou menos essas as dúvidas. Não quero deixar a bike anoréxica, pois, como todos disseram, é melhor partir para outra. E nisso eu concordo plenamente. Mais uma vez, obrigado pela paciência. |
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Pedalar é preciso...
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Igor_DH
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Cadastrado em: 16 Set 2003 niteroi - RJ Offline Mensagens:2859 |
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Por isso não ligo tanto para o peso, meu peso varia entre 102 e 108 kilos, 13 kg da bike não são nem 15 % do meu peso, tirar 1, 2 kg no conjunto de quase 120 kg é muito insignificante, é mais jogo para mim, perder 5 kg hehehe vai me sair muito mais barato, pois terei que comer menos e economizarei até no mercado huauhauhauhauah
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jairocenturiao
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Cadastrado em: 09 Set 2010 João Pessoa PB Offline Mensagens:104 |
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Boa essas dicas pessoal
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Graça e Paz
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danik
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Restrito Cadastrado em: 12 Ago 2010 leopoldina mg Offline Mensagens:3639 |
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cade a foto da bike?
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