Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dieta em uma Caloi Elite 2.4
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dieta em uma Caloi Elite 2.4

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dieta em uma Caloi Elite 2.4
    Postado: 25 Mai 2010 as 15:29
Prezados, venho me socorrer da sábia ajuda da galera aqui.

Tenho uma Caloi Elite 2.4, ano 2005, com a seguinte configuração:

Suspensão RST Capa original;
Mesa Caloi;
Guidão flat Trans-X;
Bar end da Trans-X
Canote Caloi;
Selim Velo Viridis Point;
Braçadeira de canote Caloi;
Aros Vzan Action;
Cubos Alivio;
Cambio Traseiro Alivio;
Mudadores e manete integrado Alivio;
V-brakes Acera;
Pedivela Acera;
Câmbio dianteiro Acera;
Pedais SPD Shimano (não lembro o modelo).

Onde é possível tirar algum peso, sem que gaste milhões de reais??? rsrs

Agradeço a paciência de todos! Obrigado!
Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2010 as 16:47
Originalmente postado por carlos.e carlos.e escreveu:

Prezados, venho me socorrer da sábia ajuda da galera aqui.

Tenho uma Caloi Elite 2.4, ano 2005, com a seguinte configuração:

Suspensão RST Capa original;
Mesa Caloi;
Guidão flat Trans-X;
Bar end da Trans-X
Canote Caloi;
Selim Velo Viridis Point;
Braçadeira de canote Caloi;
Aros Vzan Action;
Cubos Alivio;
Cambio Traseiro Alivio;
Mudadores e manete integrado Alivio;
V-brakes Acera;
Pedivela Acera;
Câmbio dianteiro Acera;
Pedais SPD Shimano (não lembro o modelo).

Onde é possível tirar algum peso, sem que gaste milhões de reais??? rsrs

Agradeço a paciência de todos! Obrigado!

Fique tranquilo. Não é coisa de milhão não. Qualquer 10 mil reais e você já consegue tirar um pouco de peso da bike. kkk

Para você começar a ter uma boa base de onde é mais interessante atacar primeiro é sempre bom saber o peso dos compontentes da tua bike. Mas normalmente faz sentido pensar primeiro em:

-pneus: grande diferença de peso com gasto razoável. 

-rodas: existem modelos da Vzan que podem pesar bem menos que as suas. Produto nacional de boa qualidade com peso bom.

-suspensão: uma suspa leve, e pode ser Proshock, pode tirar 500g da bike. O que é muito

No mais há componentes leves para tudo. Se somar o que pode economizar de peso com selim, canote, mesa, guidão, blocagem, pedivela, etc, dá fácil 2kg.  Os dois kilos mais caros do pedaço. Big smile
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2010 as 17:01
Acho que esta questão do peso é super estimada.
O peso tem influência na inércia do movimento e na gravidade.
Portanto se você está no plano em velocidade estável o peso não conta quase nada.
Se você está subindo o peso conta na medida seguinte:
Some o seu peso e o peso da bicicleta => 70Kg + 15Kg = 85Kg (se você diminuir 2Kg vai diminuir 2,35% do peso total) em geral é um ganho insignificante de performance.
Além do peso influenciam na performance: a ergonomia, o atrito mecânico, o arrasto dos pneus e a aerodinâmica.
O atrito mecânico é mínimo em peças boas e lubrificadas.
A aerodinâmica tem a ver com a posição de pilotagem e com o desenho da bicicleta, pode ser um sacrifício ao conforto, mas vale a pena na performance.
O arrasto dos pneus em geral é a situação mais frequente de perda de performance pelo fato de se usar pneus inadequados para o tipo de pavimento, exemplo: pneus fora de estrada em piso pavimentado.
E a ergonomia é influente na dimensão da bicicleta e dos componentes, para as medidas do piloto e para a posição ideal de pilotagem, assim como a aerodinâmica também pode haver perda de conforto para favorecer a performance.
Portanto a partir destes critérios tenho um palpite:
O item melhor para você mudar em sua bici, é o que você não descreveu: os seus pneus.
Me diga se estou certo!!
Abraço.
 
Voltar ao Topo
pmpbh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2005
Belo Horizonte - MG
Offline
Mensagens:851
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pmpbh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2010 as 20:16
Nosso amigo aí de cima falou bem!
Concordo!
http://twitter.com/paulo_porto
Voltar ao Topo
jpgomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2010
Niterói
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jpgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2010 as 22:28
Eu também vou fazer uma dieta na minha 2.4. Ainda mais agora que vou por os discos e vai aumentar o peso consideravelmente.

Vou começar pelas rodas.

Se conseguir pesar a bike antes e depois seria legal!
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2010 as 22:34
Originalmente postado por pmpbh pmpbh escreveu:

Nosso amigo aí de cima falou bem!
Concordo!

Favor então solicitar ao dono do fórum a criação da seção  "Bikes e componentes pesados (MTB e Estrada).  Big smile


Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2010 as 22:40
Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

Acho que esta questão do peso é super estimada.

É exatamente por isso que todos os ciclistas de elite usam bicicletas de 15kg para cima.  LOL

Brincadeirinha! Seus argumentos são em parte válidos mas ciclismo e subida de serra são sinônimos. 
Daí um kg vale por cinco...
Voltar ao Topo
JEFERSON-RS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2008
Sapucaia - RS
Offline
Mensagens:390
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JEFERSON-RS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2010 as 04:15
Originalmente postado por carlos.e carlos.e escreveu:

Prezados, venho me socorrer da sábia ajuda da galera aqui.

Tenho uma Caloi Elite 2.4, ano 2005, com a seguinte configuração:

Suspensão RST Capa original;
Mesa Caloi;
Guidão flat Trans-X;
Bar end da Trans-X
Canote Caloi;
Selim Velo Viridis Point;
Braçadeira de canote Caloi;
Aros Vzan Action;
Cubos Alivio;
Cambio Traseiro Alivio;
Mudadores e manete integrado Alivio;
V-brakes Acera;
Pedivela Acera;
Câmbio dianteiro Acera;
Pedais SPD Shimano (não lembro o modelo).

Onde é possível tirar algum peso, sem que gaste milhões de reais??? rsrs

Agradeço a paciência de todos! Obrigado!
 
Oi Carlos,
Você tem uma bicicleta muito boa, que te leva onde as bicicletas super-leves te levariam.
Apesar de vc não te pesado sua bicicleta, você deve achá-la pesada e por isso postou esse pedido de dica.
Sugiro a você manusear uma bicicleta que você considera leve, e ter esse peso como meta, porque você pode acabar gastando com a troca de vários componentes em perfeitas condições e ainda assim achar que sua bike não ficou leve o suficiente.
Ex: Pega a bike do Fulano, que tem um peso que você considera leve, anote o peso e verifique se trocando vários componentes de sua bike ela atingiria esse peso. Talvez mesmo gastando bastante você não atinja o tal peso. Aí foi dinheiro , tempo, espectativa tudo fora.
Falo isso porque já gastei bastante para tirar 2 kilos da minha scott , e quando eu pegava ela , parecia que estava sempre pesada, e só gastei dinheiro em vão para tirar peso dela.
Foi então que eu pesei a bike de um amigo que eu achava leve, e partí para um projeto novo visando o peso da bike do cara em primeiro lugar, e concentrei meu dinheiro para comprar peças novas leves, e não trocar pesas boas/pesadas de uma bicicleta que já me levava onde eu queria.
Se vc gosta de bikes leves, vale a pena bolar um projetinho no excel com a soma de todas as peças que você pretende comprar para ver se vai pesar o máximo aceitável, mesmo que demore para conseguir finalizar o projeto. Enquanto isso segue usando a Caloi até ela entregar os pontos.
 


Editado por JEFERSON-RS - 26 Mai 2010 as 04:23
SPZ Carve 9,9Kg
Road Carbon No Brand 7,8Kg
Voltar ao Topo
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2010 as 13:37
Pessoal, valeu por todas as dicas!

airesbecker, concordo em grande parte com o que falou, mas acho que um "pneuzinho" a menos é sempre bom. Até porque quero começar, no segundo semestre, a participar de provas, sem pretensão de ser o próximo campeão mundial de MTB! A propósito, uso IRC Mythos, 26 x ,195 com arame (alías, alguém sabe pelo amor de Deus onde tem para vender?)

Não sou maníaco por peso e acho minha bike muito boa e confortável (fora de forma como estou, consigo pedalar 45 km tranquilo, no domingo, na cidade sem andar durante a semana, por falta de tempo).

O que queria saber, e desculpem se não fui claro, é se a troca de peças simples, como mesa, canote, pedivela, fariam grande diferença. Falo isso porque aparentemente os originais da Caloi são pesados. Então, vamos a alguns exemplos:

- Trocar o pedivela Acera por um da Truvativ Isoflow (é o mais economico da Sram) irá trazer alguma vantagem, já que, parece, o peso é menor (950 g x 744g). Ou seja, é bom, durável...
- E a mesa/canote originais da Caloi? Alguém tem idéia do quanto pesa? Uma Trans-x é melhor? Uso guidão Trans-x e gosto.... E outras marcas "custo x benefício"?
- O Mauro Brisola falou da suspa. Vi no site da RST que a Capa T4 tem peso entre 2.1 kg e 1.7 kg... Acho que não especificam para não entregar o jogo! rs. Mas a PS 80E, que é mais leve, funciona melhor que essa Capa (que só funciona quando se joga de um muro... rs).

São mais ou menos essas as dúvidas. Não quero deixar a bike anoréxica, pois, como todos disseram, é melhor partir para outra. E nisso eu concordo plenamente.

Mais uma vez, obrigado pela paciência.

Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
Igor_DH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2003
niteroi - RJ
Offline
Mensagens:2859
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_DH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 20:24
Por isso não ligo tanto para o peso, meu peso varia entre 102 e 108 kilos, 13 kg da bike não são nem 15 % do meu peso, tirar 1, 2 kg no conjunto de quase 120 kg é muito insignificante, é mais jogo para mim, perder 5 kg hehehe vai me sair muito mais barato, pois terei que comer menos e economizarei até no mercado huauhauhauhauah
Voltar ao Topo
jairocenturiao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2010
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jairocenturiao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 23:34
Boa essas dicas pessoal

Graça e Paz
Voltar ao Topo
danik Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Ago 2010
leopoldina mg
Offline
Mensagens:3639
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2010 as 16:27
cade a foto da bike?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X