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Dicas para iniciantes no Downhill'''freeride...

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troni130 Ver Drop Down
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    Enviado: 10 Fev 2012 as 23:38
Como estava sendo relatado em um outro tópico sobre dicas para iniciantes, criei um para quem esta iniciando, usando discas que vi na internet.


01 - Procure andar sempre com capacete fechado, luvas, joelheira e cotoveleiras para evitar que um tombo vire um longo tempo longe das trilhas.

02 - Leve pe?as reservas e ferramentas para n?o ter que ficar pedindo emprestado aos outros.

03 - Pratique DH sempre acompanhado, e leve um Celular para Emerg?ncias. Se precisar chamar socorro devido a um acidente fica mais facil.

04 - Material de seguran?a ? essencial, essa hist?ria de que s? esta fazendo um treino, ai e que a coisa fica feia. Depois n?o adianta lamentar, putz, se tivesse com tal equipamento n?o teria acontecido.

05 - Ande, treine, pratique muito.

06 - Mantenha sua vis?o sempre focada ? frente, no m?nimo uns 4 metros. Quanto maior a velocidade mais ? frente voc? deve manter a aten??o.

07 - Aprenda a saltar com o dedo no freio traseiro para que, em caso de empinar demais a bike, possa apertar o freio e evitar de revirar para tr?s.

08 - Use sempre freios bem regulados e o manete n?o deve come?ar a frear muito afastado do punho, sen?o vai cansar rapidamente a m?o.

09 - Voc? pode enrolar o manete com esparadrapo ou fita crepe para evitar que ele fique escorregadio quando molhar de suor.

10 - Treine o uso dos freios dianteiro e traseiro em superf?cies de pouca ader?ncia de forma a conseguir parar sem travar as rodas. Isto vai te ajudar a evitar que as rodas travem durante frenagens mais fortes.

11 - Para saltar posicione-se distribuindo o peso entre as rodas e flexionando bra?os e pernas para que funcionem com amortecedores. D? impulso se quiser que a bike suba ou "amorte?a" a rampa para evitar que a bike decole.

12 - Para subir um obst?culo coloque seu corpo para frente e para descer posicione para tr?s.

13 - Pra pular um obst?culo sem uso de rampa (valas, buracos, pedras, etc) em uma descida ?ngreme e/ou acidentada, puxe a frente e amorte?a a traseira. S? puxe as duas rodas se n?o houver risco de perda de controle ou pelo aumento da velocidade ou pelo desequil?brio.

14 - Em curvas use os freios com cuidado, sobretudo o dianteiro. Aprenda a tirar proveito do freio traseiro fazendo com que, em curvas de baixa, a traseira escorregue e te ajude a curvar mais r?pido.

15 - Se ap?s o salto tiver uma frenagem brusca, mantenha a bike no ch?o. Se esse salto ajudar a embalar para um proximo salto, mantendo a velocidade, decole mesmo.

16 - Para evitar que a bike saia muito do ch?o num salto, voc? tem que "matar o salto". ? uma das coisas mais dificeis. Tem que usar as pernas e bra?os como amortecedor. Assista uma prova de BMX que vc vai entender bem.

17 - Escolha a rela??o ideal para a pista, identificando os melhores pontos da pista para as trocas de marchas.

18 - Antes da primeira decida sempre reconhe?a o terreno. N?o tente acelerar logo, ? nessa que que voc? pode cair.

19 - N?o adianta querer treinar s? antes da corrida igual um louco. N?o vai ajudar muito se voc? estiver morto de cansado na hora da prova.

20 - A manuten??o do equipamento ? muito importante. Se a sua bike com problemas, n?o adianta ir competir de qualquer jeito, ela vai te deixar na m?o.

21 - Preste aten??o no tra?ado, ele pode facilitar e muito a sua vida. Procure as melhores linhas.

22 - Treine, quanto mais treinado melhor a sua percep??o para velocidade, e melhor voc? se adapta ?s pistas.

23 - N?o ande se estiver cansado, no fim do dia ? a hora que em que os tombos podem te ferrar.

24 - N?o fa?a nada por press?o dos amigos. Se voc? entrar em uma rampa com medo e mais preocupado com os seus amigos do que com a recep??o voc? vai acabar caindo.

25 - N?o olhe para onde vc n?o quer ir. Se voc? concentrar em uma arvore voc? vai bater nela.

26 - Nao ultrapasse e respeite o seu limite. Ou?a a voc? mesmo. Voc? sabe quando vai fazer besteira. 

27 - Se quiser ser campe?o tem que usar capacete fechado, ?culos e pedalar em p?.

28 - Escolha a marcha certa para cada ponto da pista. Da largada ao sprint final. Treine isto para ganhar tempo.

29 - Treino dif?cil, corrida f?cil. Quem treina duro vai ter mais facilidade na hora de competir.

30 - Sempre percorra a pista a p? em busca das melhores linhas. Olhe de cima para baixo e de baixo para cima. Voc? pode descobrir algo que n?o tinha visto ainda.

31 - Procure sempre trocar experi?ncias e dicas com outros pilotos. Voc? sempre ter? coisas novas a aprender.

32 - Sempre fa?a no m?nimo uma ou duas descidas antes da descida "cronometrada". Voc? vai estar mais relaxado e mais solto em cima da bike, n?o vai ficar todo "duro", vai ficar mais preparado para todas as situa??es da trilha.

33 - Se der (depende da curva) pedala, da muita ader?ncia e velocidade.

34 - Fa?a alongamentos....SEMPRE!!!!

35 - Vista-se para os tombos, sempre!!!!

36 - Treine equil?brio para os trechos de baixa velocidade, subindo na bike pr?ximo a um apoio, um poste ou um muro, e tentando ficar de p? parado sobre ela o maior tempo poss?vel.

37 - N?o se empolgue logo de cara numa pista que nunca andou. Procure conhec?-la primeiro antes de soltar os freios.

40 - Na constru??o de uma rampa, lembre-se que deve caber sobre ela no m?nimo uma bike de comprimento. Quanto mais comprida e mais suave a transi??o maior a estabilidade no salto.

41 - Esteja focado e tente n?o se concentrar ou pensar quando estiver em alta velocidade. Isto tende a diminuir sua velocidade e/ou causar acidentes. Pratique muito e tudo fluir? naturalmente.

42 - Certifique-se de que seus pneus ainda t?m cravos suficientes para uma boa ader?ncia e que n?o est?o rachando.

43 - Procure dormir o suficiente antes de andar e principalmente antes de competir.

44 -N?o beba e/ou coma muito antes de treinar ou competir. Voc? pode fazer, mas se quiser ganhar ou andar em seguran?a, procure evitar.

45 - Procure conhecer o percurso da pista o melhor que puder andes de andar nela. Passar a p? por toda a pista vai te dar uma grande n?mero de detalhes sobre como fazer cada trecho.

46 - Aprenda a ?bombear? na passagem por ra?zes. Movimentando as suspens?es para fazer a bike flutuar sobre a parte mais acidentada.

47 - Fique leve na press?o do freio traseiro o m?ximo que puder e tente trav?-lo o mais raramente poss?vel. Caso contr?rio, vai fazer a roda traseira arrastar e pode te tirar do tra?ado. S? trave o freio traseiro em curvas muito fechadas, se o cuttie n?o for suficiente para contorn?-lo. (cuttie ? o termo em ingl?s que usam para definir o corte feito com uma rabeada sem o uso do freio, jogando-se o peso para a roda dianteira e for?ando a traseira a escapar para abreviar a curva)

48 - Em curvas negativas (inclinadas para fora) coloque seu peso no pedal da parte de fora da curva e mantenha a bike sobre a borda do pneu. Desta maneira ele vai cavar o caminho.

49 - Em rock gardens, mais r?pido ? melhor. Voc? vai flutuar atrav?s das pontas das pedras e estar? fora do obst?culo antes do que pensa. Para ?flutuar? melhor, bombeie a suspens?o come?ando baixo e terminando alto, usando bra?os e pernas.

50 - Fique o mais leve que puder sobre a bike e d? impulso antes de um rock garden ou de um trecho muito acidentado como um skatista faz numa rampa de vertical, para ganhar ou manter a velocidade perder o embalo.

51 - Use equipamento de prote??o sempre! Melhor usar a mais do que de menos, como o ditado j? diz, s? cai quem anda.

52 - Utilize a t?cnica de visualiza??o. Ela ? muito comum no basquete, quando os jogadores fazem o lance livre. Se imagine no obst?culo e, se poss?vel, fazendo toda a pista. Assim, seu subconsciente registra aquilo e na hora H vc faz tudo correto.

53 - Tenha confian?a em s?! Depois de conhecer bem a pista e suas habilidades e definir a sua linha, acredite sempre que ser? capaz de fazer aquilo que pensou e nunca seja pessimista durante uma descida. Quando agente se concentra "na ?rvore" ou pensa: "ih, n?o vai dar" durante a descida, ? 99% de chance de rolar um capote.

54 - Quando saltar tente sair da proje??o com o calcanhar apontado para baixo (flexionado), pois assim vc tem margem para abaixar ou levantar a bike, fazendo um pouso macio, se a ponta do p? apontar para baixo (exten??o), essa margem some, transformando o piloto em mero passageiro da bike, o que n?o ? legal c a bike embicar ou empinar.

55 - Caso voc? use cal?ados com cadar?os, ap?s amarr?-los, coloque as pontas e toda a sobra para dentro do cal?ado. Isto vai evitar que se enrosque no pedal e prenda seu p?, o que pode te causar uma queda.

56 - Centre suas rodas para aumentar a velocidade e a efici?ncia ao pedalar.

57 - Se esforce no aquecimento (sem exageros) e d? cerca de 95% do seu m?ximo quando estiver puxando o aquecimento. Isto vai fazer com que seu rendimento n?o caia no in?cio da prova, que ser? uma continuidade do exerc?cio.

58 - Quando estiver aprendendo, ajuste sua suspa e shock mais firmes do que normalmente usa. Isto vai te ensinar a usar o corpo ao inv?s de deixar todo o trabalho para a bike.

59 - Tente registrar marcas na mem?ria para identificar os trechos da pista. Troncos de ?rvore, pedras com formatos diferentes, ra?zes, etc, e procure dividir o percurso dentro de sua cabe?a separando mentalmente os trechos usando os pontos de refer?ncia. Isto vai te fazer ir mais r?pido porque voc? vai reconhecer cada trecho mais rapidamente.

60 - Desenvolva suas habilidades treinando coisas simples como “manuals”(bom para ra?zes), bunnyhops(pedras, eros?es e ra?zes) e tamb?m tang?ncia de curvas.

61 - Em curvas negativas (inclinadas para fora) coloque seu peso no pedal da parte de fora da curva e mantenha a bike sobre a borda do pneu. Desta maneira ele vai cavar o caminho.

62 - Em rock gardens, mais r?pido ? melhor. Voc? vai flutuar atrav?s das pontas das pedras e estar? fora do obst?culo antes do que pensa. Para “flutuar” melhor, bombeie a suspens?o come?ando baixo e terminando alto, usando bra?o e pernas.

63 - Acredite nos seus pneus durante o percurso. Se voc? acreditar e tiver f? na ader?ncia dos seus pneus as chances s?o de que eles tenham um bom desempenho. Se voc? n?o acreditar e andar sem nenhuma f? nos seus pneus, as chances ser?o de que a ader?ncia e a tra??o deles seja ruim durante a descida.

64 - Ande pelo percurso e procure por novas linhas e pelas linhas que s?o melhores para fazer voc? ir mais r?pido.

65 - Mantenha bra?os e pernas flexionados para conservar energia. Pedale forte antes de uma sess?o de ra?zes, ent?o flexione bra?os e pernas e bombeie sobre qualquer coisa no caminho.

66 - Aprenda a frear sem perder tra??o. Isto ajuda a te manter em linha reta antes de uma curva.

67 - Pratique os pontos de troca de marcha. Isto ? muito importante para estar na marcha certa na hora certa ou voc? vai acabar sugando vento tentando um sprint num trecho plano numa marcha muito pesada. Em um sprint mais r?pido, quando voc? precisa pedalar para manter a velocidade, voc? vaia acabar isolando o giro do pedal em uma marcha muito leve. Saiba em qual marcha largar e em qual marcha dever? estar em cada trecho da pista.

68 - Confie na paredes das curvas, mas se frear nelas pode acabar todo rasgado. Procure pegar o trilho da parede ao entrar nela, n?o muito r?pido para n?o escapar e nem muito devagar para n?o perder velocidade. A velocidade ideal vai te levar atrav?s da parede com a for?a G te mantendo firme na inclina??o e te empurrando para dentro da curva.

69 - Ande com os seus pr?prios ajustes na bike. Qualquer coisa, de ?ngulo de selim a posicionamento de freios, podem fazer uma grande diferen?a. Quanto mais confort?vel voc? estiver na bike, mais r?pido voc? vai conseguir andar. Um pequeno passo acima no bico do selim pode fazer a diferen?a num circuito e te fazer perder tempo.

70 - Quando estiver caminhando pelo circuito, olhe para tr?s e o observe. Voc? poder? encontrar mais linhas novas olhando para cima do que para baixo.
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troni130 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de troni130 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Fev 2012 as 23:39
- ALGU?M SABE UMA FORMA DE TREINAR A FRENAGEM PARA N?O TRAVAR AS RODAS?
R. Praticando, e usando freio a disco hidr?ulico, freios v-brake e discos mec?nicos s?o mais dif?ceis pra ter esse controle. 

- QUAL O MELHOR POSICIONAMENTO PARA SALTAR?
R. Depende o salto (gap pra baixo, step up, duplos, etc)... uma dica ? distribuir teu peso igualmente nas duas rodas.

- USO DO FREIO TRASEIRO DURANTE OS SALTOS?
R. No DH ? incomum, mas no 4x ? legal, a bike da um salto mais rasante e abaixa a frente quando freia o traseiro.

- POSICIONAMENTO DO CORPO EM SUBIDAS E DESCIDAS DE OBST?CULOS?
R. Normalmente na subida corpo pra tras e na descida pra frente, assim a bike da uma embalada na saida.
Mas depende do obstaculo claro.

- USO DO FREIO EM CURVAS?
R. O bom ? nunca usar durante a curva. Freia antes e na curva solta. A mesno que queira entrar derrapando num pared?o.

- QUANDO PUXAR S? A FRENTE OU AS DUAS RODAS PARA PASSAR UM OBST?CULO?
R. Depende de novo (se for tronco, rampa, pedra, etc) 

- COMO EVITAR QUE A BIKE SAIA MUITO DO CH?O EM UM SALTO?
R. Tem que matar o salto, ? uma das coisas mais dificeis. Tem que usar as pernas e bra?os como amortecedor. Assista uma prova de BMX que vc vai entender bem.

- ? MELHOR SALTAR DISTANTE OU MANTER A BIKE NO CH?O?
R. Se ap?s o salto tiver uma frenagem brusca, fique no ch?o... se esse salto ajudar a embalar para um proximo salto, etc...salte mesmo.
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troni130 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de troni130 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Fev 2012 as 23:40

- ALGU?M SABE UMA FORMA DE TREINAR A FRENAGEM PARA N?O TRAVAR AS RODAS?
Em um local plano, de terra, de prefer?ncia que n?o seja de barro batido, pra escorregar um pouco, pegue um pouco de velocidade e treine frear at? parar usando apenas o freio dianteiro, sem deixar a roda travar. V? treinando e aumentando a velocidade at? conseguir ter o dom?nio de controlar evitando o travamento da roda.
Passe a fazer o mesmo treinamento usando apenas o freio traseiro, procurando sempre aumentar a velocidade quando j? estiver controlando bem.
Quando j? tiver um bom controle, repita o treinamento, agora usando ambos os freios, sempre cuidando para que nenhuma das rodas trave.
Isto pode ser feito usando qualquer tipo de freio.

- QUAL O MELHOR POSICIONAMENTO PARA SALTAR?
Como dito, deve-se distribuir os peso entre as rodas, flexionando bra?os e pernas para dar impulso ou para "matar" a rampa, impedindo que a bike suba muito.

- QUANDO PUXAR S? A FRENTE OU AS DUAS RODAS PARA PASSAR UM OBST?CULO?
Se estiver numa descida ?ngreme ou em terreno muito acidentado, puxe s? a frente e amorte?a a roda traseira. Isto vai evitar que perca o controle quando a bike sair do ch?o.
Quando for em local mais aberto, onde haja espa?o para corre??o de erros, puxe as duas rodas e pule o obst?culo.

- POSICIONAMENTO DO CORPO EM SUBIDAS E DESCIDAS DE OBST?CULOS?
Corpo para frente nas subidas e para tr?s nas descidas.

- USO DO FREIO EM CURVAS?
Os freios podem ser usados com muito cuidado em curvas mais abertas, sobretudo o dianteiro, sempre com aten??o porque a bike vai tender a sair pela tangente(para a parte de fora da curva).
J? em curvas mais fechadas, de baixa velocidade, o freio traseiro pode ser usado para fazer a traseira escorregar e virar a bike mais rapidamente na dire??o que se quer seguir.

PEGUEI ESSA NO DHBR AONDE O MAFÚ AQUI DO PEDAL POSTOU!
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troni130 Ver Drop Down
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Se vc estiver come?ando equipamento de prote?ao completo sempre... S? cai quem anda.....

Na primeira decida sempre reconhe?a o terreno.... N?o tente acelerar, ? nessa que vc se fode.... 

N?o adianta querer treinar s? antes da corrida igual um loco, n?o vai ajudar muito se vc estver morto de
cansado na hora da prova....

A manuten??o do equipamento ? mais importante, se a sua bike ta fudida, n?o adinta ir competir de qualquer jeito, ela vai te deixar na m?o.....

Preste aten??o no tra?ado, ele pode facilitar e muito a sua vida.....

Treine, quanto mais treinado melhor a sua persep??o para velocidade, e melhor vc se adapta a pista...

N?o ande se estiver cansado, no fim do dia ? a hora que vc se fode.....

N?o fa?a nada por press?o dos amigos... se vc entrar em uma rampa com medo e mais preocupado com os seus amigos do que com a receps?o vc se fode.....

N?o olhe para onde vc n?o quer ir... Se vc concentrar em uma arvore vc bate nela....

Nao ultrapasse respeite o seu limite, ou?a vc mesmo.... vc sabe quando vai fazer merda.... 
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Na hora da largada ? melhor ja sair numa marcha mais pesada ou numa mais leve e depois ir passando depois?

Isto vai depender do terreno da largada. Se existir uma rampa de largada, que te permita ganhar velocidade r?pido sem fazer muita for?a, ? melhor sair numa marcha mais pesada. Caso contr?rio, voc? vai isolar rapidamente o giro dos pedais e precisar trocar marchas enquanto pedala de p? fazendo for?a. Isto vai desconcentrar sua largada e ainda traz o risco de uma marcha pular e te fazer perder tempo.
Agora, se n?o existir uma rampa para a largada, ou mesmo se existir uma parte com pouca inclina??o no in?cio, a? o mais indicado ? sair com uma marcha mais leve e ir trocando ? medida que for ganhando velocidade.

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troni130 Ver Drop Down
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-Pra treinar o equil?brio, fique perto de um poste, ou placa, e tente ficar de p? na bike, sem encostar em lugar nenhum, ? legal ver o seu centro de gravidade variar a cada movimento que vc faz. Pra voc? que usa clip (creio que n?o ? o caso dos novatos), comece desclipado, depois voc? incrementa. Qualquer perda de equil?brio, encoste no poste. Depois, que vc achar q j? est? bem, incremente um pouco, tente fazer isso num lugar um pouco mais inclinado. Ajuda pacas.

Outra dica que eu mando, ? pra aqueles caras que tem dificuldade em andar em linhas retas. Muita gente n?o consegue andar em um North Shore, pq n?o consegue ficar em linha reta.
-Se vc estiver num lugar de terra, marque no ch?o 2 linhas, distantes 30 cm, e tente passar no meio delas, sem sair. Com o tempo, vc vai estreitando as linhas, at? ficar quase da largura do pneu. (Passar em baixa velocidade, quase parando, ? um pouco mais dif?cil)
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troni130 Ver Drop Down
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RETIRADO DO TÓPICO DO DHBRASIL.COM, POSTEI AQUI POIS TEM MUITA GALERA QUE ESTA COMEÇANDO E NÃO TEM NENHUMA IDEIA.
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Pedro bispo cossete Ver Drop Down


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obrigadoSmile
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