| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Frum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Dicas p/ planejamento de rota em estrada
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Dicas p/ planejamento de rota em estrada

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
flabombarda Ver Drop Down

Sao Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Dicas p/ planejamento de rota em estrada
    Enviado: 09 Ago 2020 as 09:13
Pessoal, comecei agora a rodar em estradas, e tenho usado a CAstelo Branco como principal treino, por poder ir de trem at Barueri e ja cair quase no p da CAstelo no KM 26, at ai beleza, mas tenho tido dificuldade no planejamento de rotas, muito por conta do google maps nao aceitar traar rotas pela estrada (quando h uma alternativa por dentro).

como exemplo, impossvel traar uma rota de bicicleta na CAstelo at o KM 35, ele sempre te joga pra uma rota bizarra por dentro da cidade.

O objetivo de traar a rota prever a altimetria do trajeto, e no entender o caminho uma vez que se trata de uma reta sem muito o que errar. Alguem tem alguma alternativa p/ isso ?

Outra coisa, a altimetria dada pelo google maps, razoavelmente precisa ? 
Principalmente na Estrada do Suru o Google da um ganho de elevao de 260m, e eu fiquei com a nitida impresso de que mais do que isso de longe pelas sequencias de pirambeiras que tem na estrada.

Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Degan Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2020 as 19:57
Desencana do Google p fazer isso, ele no serve muito bem para fazer essas coisas.
E precisa ter cuidado ao analisar altimetria.
As vezes vc faz uma rota de 100k e v 500m de elevao e pensa que sossegado, mas esses 500m esto concentrados num trecho de 20km com subidas de grau 3 e 4.

A melhor ferramenta o Strava, vc tem que ir fazendo ponto a ponto, mas de boa.
Segue um exemplo que acabei de fazer: https://www.strava.com/routes/2727673756664359736
D para exportar pro GPS e observa aonde as subidas esto concentradas, qual a dificuldade de cada uma delas, etc.

Fiz tbm um p vc, mais ou menos no trecho que pretende fazer
https://www.strava.com/routes/2727676539816132048
esse uma caso tpico que engana. s 82m de ganho de elevao em quase 9Km, mas so falsos planos e tem que dosar energia para no quebrar.

Vc sai de onde? ali no alphaville tem o Via Park que muito bacana e seguro para treinar.
Voltar para o topo
Davi Silva Ver Drop Down

Dublin
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Davi Silva Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 00:56
Eu uso Garmin Connect App, fcil de fazer e envia pro aparelho em segundos. Acho que o Strava e bom tbem mas no tenho certeza se de graa pra quem no paga mensalidade.
Kr >>> DV
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 07:49
ridewithgps ou garmin connect.

Quanto a altimetria, no, no precisa... Normalmente rouba para mais. Diz que tem 500m mas na realidade 300...
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de stefanob Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 09:15
as rotas e altimetria do Google Maps depende muito da regio tambm, pq no final depende dos mapas a que eles tem acesso..
aqui em Curitiba funciona bem como quebra galho, eu costumo usar o Maps pq mais prtico de mexer, a altimetria d uma aproximao legal, as rotas ele realmente muda bastante o caminho (pq otimizado por tempo/distancia mas nao ta nem ai pras condies da via) mas voce consegue ajustar arrastando a rota pra onde quer usar, mas o maior motivo o Streetview, eu uso bastante pra ver como esto as condies de onde vou passar
eu gosto tambm que o Maps vai mostrando como est a altimetria da rota com um grfico, ento bem o que o Degan falou de saber se 1 subida ngreme ou se so varias ondulaes, isso importante..

se voc quer mais preciso, o Strava Routes funciona melhor na parte de altimetria e ele trabalha com aquisio de dados dos usurios de qual caminhos so mais usados nos deslocamentos de bicicleta, ento em teoria ele te indica o que melhor mesmo
voc tem que concluir a rota pra ver qual o grfico de altimetria, ele nao ter um parcial pra mim um ponto negativo..

j vi tambm recomendaes do Ridewithgps pra rotas e do Komoot, mas esse ltimo mais em fruns da europa e US ento no sei como o funcionamento no brasil
Road Tropix Madrid 2018
https://www.strava.com/athletes/14288255
Voltar para o topo
luciano_oz Ver Drop Down
Advertncia

Campo Grande/MS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de luciano_oz Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 13:24
J usei vrios apps e site, porm o https://ridewithgps.com/ foi o melhor, recomendo.
Voltar para o topo

Sao Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 16:17
Eu assinei o strava pra testar, tenho o garmin connect (uso o garmin fenix aqui e acho ele TOP), mas nunca testei criar rotas com ele, vou comparar o garmin + strave e ver esse outro site que mencionaram (ridewithgps)
Obrigado pessoal
Voltar para o topo

Sao Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 16:30
Uma coisa que eu j vi aqui no strava que cai no mesmo problema do google, chega alguns trechos da castelo, que ele nao consegue seguir pela a estrada e fora o trajeto a ir por dentro de cidades, bizarro isso.
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Degan Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 17:03
Originalmente Postado por flabombarda flabombarda Escreveu:

Uma coisa que eu j vi aqui no strava que cai no mesmo problema do google, chega alguns trechos da castelo, que ele nao consegue seguir pela a estrada e fora o trajeto a ir por dentro de cidades, bizarro isso.

Consegue sim, que vc tem que traar vrios pontos.
Se traar somente 2, ele provavelmente vai te jogar para a rota onde tem mais ciclistas (heatmap).

Fazendo esse esquema de traar vrios pontos, fica bacana. Mostra a altimetria usando o banco de dados do Strava, d para exportar em GPX pro Garmin. Fica fil.
Voltar para o topo

Sao Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2020 as 11:23
Degan, testei todos: Garmin Connect, Strava e o Ride with GPS.

Achei esse ultimo (Ride With GPS) o melhor.

Agora o que me chamou muito a atencao foi a diferena de altimetria.
Fiz o mesmo trecho, 100Km de Castelo Branco partindo do KM 26 (altura da Estao Barueri da CPTM).
- O Garmin deu 1229m de ganho de elevao
- O  Ridewithgps deu 829m
- O Strava, eu nem consegui concluir:  https://www.strava.com/routes/2728629268647339852 - https://www.strava.com/routes/2728629268647339852
Chega nesse ponto e ele nao deixa marcar nem 1m mais pra frente, o teste foi inconclusivo infelizmente.

Muito estranha a diferena de resultado do Garmin & Ridewithgps, comeando e terminando no mesmo lugar, praticamente 50% de diferena, muita coisa, ai fica a duvida, qual mais confiavel nesse quesito. 
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2020 as 18:32
Strava EU pessoalmente nunca consegui planejar rotas em rodovias. Algumas ficam CINZA, impedindo de adicionar os pontos. 

Quanto a altimetria... Cada app usa um mapa, com diferentes referncias planialtimtricas... Mas no final da histria, vc vai gravar a atividade e subir para o Strava, e o Strava vai corrigir a altitude pelo seu mapa. OU SEJA, tanto faz se vc for upar pro Strava, este vai ser o parmetro de comparao entre um pedal e outro.

Altimetria de mapas no preciso, isso s se consegue com GPS com sensor de presso, e ainda este varia em dias muito frios... 

Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Degan Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2020 as 19:17

Degan, testei todos: Garmin Connect, Strava e o Ride with GPS.

Achei esse ultimo (Ride With GPS) o melhor.

Agora o que me chamou muito a atencao foi a diferena de altimetria.
Fiz o mesmo trecho, 100Km de Castelo Branco partindo do KM 26 (altura da Estao Barueri da CPTM).
- O Garmin deu 1229m de ganho de elevao
- O Ridewithgps deu 829m
Chega nesse ponto e ele nao deixa marcar nem 1m mais pra frente, o teste foi inconclusivo infelizmente.

Muito estranha a diferena de resultado do Garmin & Ridewithgps, comeando e terminando no mesmo lugar, praticamente 50% de diferena, muita coisa, ai fica a duvida, qual mais confiavel nesse quesito.

Tem razo, tambm no consegui uma rota uito grande pelo Strava :(

Acredito que o Garmin mais confivel, pois deve armazenar em banco de dados com mais registros todas as altimetrias de ciclistas que passaram por ali. Ou seja, fica muito mais prximo da realidade.

Temos que aceitar que as ferramentas para medir a altitude disponveis altimetro e barmetro sofrem interferncias e no so precisas.
comum ciclistas que fizeram o mesmo pedal lado a lado com equipamentos iguais, tenham medies diferentes.
Aqui tem um artigo explicando melhor o funcionamnto no Forerunner e porque isso acontece.
https://support.garmin.com/pt-BR/?faq=fFqaolJqep3QqZY5UqOCa6&productID=564291&tab=topics
O Strava procura corrigir fazendo um clculo pelo banco de dados.

Por enquanto no h nada que possa ser feito :/
E honestamente, num pedal de 100K a melhor maneira de descobrir se vai ser difcil observar treinos semelhantes e verificar se a elevao est muito concentrada num espao pequeno de distancia.

As vezes ficar encanando muito com isso pode mais atrapalhar do que ajudar.
No h nada mais legal que ir p um lugar desconhecido e ser surpreendido com o terreno.

Voltar para o topo

Sao Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2020 as 18:44
Voce tem razao, barometro (dependendo da qualidade) pode ter uma interferencia at com uma conrrente de vento mais quente ou mais fria.

E com relao a no ficar muito encanado, bem por ai mesmo, acho que da pra ter uma noo, mas sem muita neurose.
Como eu estou iniciando, nao da pra pegar aquelas pirambeiras sem fim com uma speed 16v LOL

Eu fiz Castelo / Suru / Romeiros / Castelo de MTB recentemente, deu 1300m de ganho de elevao, mas parecia muito mais !

Enfim, vou fazer essa reta de 100km e ver como me comporto.
Voltar para o topo

Sao Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2020 as 18:46
Exatamente, existe uma diferenca entre altimetro barometrico e altimetro via GPS (que a triangulao) bem menos preciso.
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Degan Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2020 as 19:58

Voce tem razao, barometro (dependendo da qualidade) pode ter uma interferencia at com uma conrrente de vento mais quente ou mais fria.

E com relao a no ficar muito encanado, bem por ai mesmo, acho que da pra ter uma noo, mas sem muita neurose.
Como eu estou iniciando, nao da pra pegar aquelas pirambeiras sem fim com uma speed 16vLOL

Eu fiz Castelo / Suru / Romeiros / Castelo de MTB recentemente, deu 1300m de ganho de elevao, mas parecia muito mais !

Enfim, vou fazer essa teta de 100km e ver como me comporto.

Da sim! Qual relao vc usa? Coroa 50/34 e cassete 11/28?

Vc fez qual percurso? Ouvi falar bem dessa estrada do Suru, mas nunca fui.
Romeiros vc chega a ir at o portal de Itu?
Gosto mto de sair do km 48 da castelo e ir at o portal de Itu. D quase 100k e boas subidas.
Voltar para o topo

Sao Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2020 as 12:44
Degan, vou compartilhar abaixo o link do strava do passeio, veja se consegue acessar, se nao der eu coloco um print.

Eu tenho 50x34 (11-30), a minha bike a Caad Optimo (claris 2x8)

Eu tenho certeza que tem gente que faz o Suru de speed, mas eu teria muita dificuldade, fiz de mtb e sofri kkkkkk, tem subida com 18% de inclinao, depois a Romeiros sentido Castelo ali do centro de Santana do Parnaiba  tbm so cerca de 10km com bastante subida.
A castelo bem tranquila, tem subidas longas, mas tudo na casa dos 3-4%, nada absurdo.
https://www.strava.com/activities/3868360055 - https://www.strava.com/activities/3868360055

By the way, voce entra na castelo em que altura ? ali no KM 26 ?

Eu vou fazer agora no final do mes 100km indo at boituva partindo do Km26

Abs !

Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Degan Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Ago 2020 as 16:18
Acho q nunca pedalei na castelo, qdo vou p Romeiros, costumo parar o carro no posto do Km48 e ir at o portal de Itu.
J fui saindo de Alphaville, um pedal bacana e sofrido.

Ultimamente tenho ido de carro at Cabreva e comeando o pedal de l.
Se for sentido Pirapora, a vantagem que pega as piores subidas na ida, a volta mais "tranquila".

Se quiser testar p ver se aguenta, minha sugesto ir p Cabreva, pegar romeiros e ir at Pirapora.
Volta p Cabreva e se sentir que t bem, pode esticar a volta at Itu que no tem muita subida, tem trechos planos que d p desenvolver bem
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X