Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas de Pedal para novatos
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas de Pedal para novatos

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
LiveFast Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2017
Recife-PE
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LiveFast Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas de Pedal para novatos
    Postado: 21 Fev 2017 as 10:48
Bem, tenho 23 anos e aprendi a pouco tempo a pedalar. Vocês poderiam me dar algumas dicas?

Tipo, eu fico pedalando na minha bike e sinto como se ela não tivesse pegando um bom impulso, eu não entendo muito de marcha, não sei se é por estar na menor, e qual é a melhor de deixar no terreno plano?

Outro problema é que eu sinto uma falta de equilíbrio maior com a minha bike, quando eu aprendi que foi com uma emprestada eu não senti dificuldades. Não sei se é o guidão que sinto como se fosse pros lados com muita facilidade e eles estariam mais frouxos...

Queria saber também se tem algum segredo pra pedalar em pé e o porque disso.

Vejo que não existem muitos tópicos do gênero, não sei se é vergonha do pessoal ou se existe só gente experiente aqui, eu aprendi num evento de Bike Anjo, mas como são poucos voluntários não quero incomodar eles, prefiro que priorizem quem não sabe ainda andar na magrela. Como não tenho amigos que andam de bike eu prefiro me recorrer a fóruns.
Voltar ao Topo
VitorMaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2016
Amparo SP
Offline
Mensagens:426
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VitorMaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 11:19
Como voce aprendeu a pouco tempo a pedalar , somente o tempo ira te dar uma experiencia
Primeiro veja se a bike esta ajustada para o seu corpo , qual sua altura ? tamanho do cavalo da perna , o tamanho do seu quadro , mesa da bike , guidao, faça um bikfit virtual 
Voce sente que a bike nao desenvolve ? veja se as rodas estao rodando livres, se os freios nao estao te segurando , gire a roda sem estar em cima 
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 12:11
posta uma foto da bike que o pessoal vai poder te ajudar em algo nessa questão de vc achar o guidão "arisco", pode ser guidão muito curto, mesa muito baixa... enfim, pode ser um monte de coisas.

Sobre as marchas, vc sabe dirigir? É o mesmo raciocínio... imagine as marchas leves como sendo a primeira, segunda de um carro.... onde ele precisa mais força, como pra vencer uma rampa de garagem, mas não vai ter velocidade, e as marchas pesadas da bike (a coroa maior, e catracas (engrenagens de trás), menores), como se fosse a quarta, quinta marcha... onde vai exigir menos do motor (suas pernas), e desenvolver velocidades maiores, mas isso vai ser em planos e descidas.... se vc não tem muita força, e tenta pedalar nas marchas pesadas, é igual arrancar com um carro em quarta ou quinta.... ele "morre", no caso, vc faz força demais e não sai do lugar.... entende... 

No carro vc anda com uma rotação média.... digamos entre 2000 e 3000 RPM e vai trocando as marchas, embalou a primeira até 3000 RPM, vc coloca segunda.... a rotação cai, velocidade aumenta.... dai vai acelerando... rotação aumenta... vc coloca mais marcha.... entende.... na bike é a mesma coisa.... a rotação é sua cadencia, seu ritmo de pedalada, tente não pedalar que nem louco no vazio com marchas muito leves (erro bem comum de iniciantes), nem forçar demais, de modo que seja dificil empurrar os pedais.... ache uma força e rotação que seja agradável, e o que muda são as marchas.

Escrevendo e lendo parece coisa de outro mundo... mas é intuitivo com o tempo, igual as marchas do carro, vc depois não fica pensando em que marcha esta.

Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 16:02
Originalmente postado por LiveFast LiveFast escreveu:

Tipo, eu fico pedalando na minha bike e sinto como se ela não tivesse pegando um bom impulso, eu não entendo muito de marcha, não sei se é por estar na menor, e qual é a melhor de deixar no terreno plano?

Este vídeo vai lhe explicar como funcionam as marchas - https://www.youtube.com/watch?v=oytMl0vT2B8

Originalmente postado por LiveFast LiveFast escreveu:

Outro problema é que eu sinto uma falta de equilíbrio maior com a minha bike, quando eu aprendi que foi com uma emprestada eu não senti dificuldades. Não sei se é o guidão que sinto como se fosse pros lados com muita facilidade e eles estariam mais frouxos...

Pode ser que sua bicicleta precise de algum ajuste. Sem ver fica difícil afirmar. Levar a uma oficina é uma opção.

Originalmente postado por LiveFast LiveFast escreveu:

Queria saber também se tem algum segredo pra pedalar em pé e o porque disso.

Na minha ótica, pedalar de pé pressupõe bike pesada. Ou seja, necessita de mais força. E isso pode ser causado por falta de condicionamento físico, relação de marchas inadequada, ou uma subida bruta.


A galera do Bike Anjo é TOP!
Voltar ao Topo
Jube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Dez 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 17:02
Eu comecei a pedalar a pouco tempo também.

Basicamente meti a cara e fui aprendendo.
O desiquilíbrio pode ser graças ao tamanho do quadro, a minha bike no tamanho 18, praticamente fico parado com ela sem desequilibrar, minha patroa comprou uma vintage que veio com um quadro imenso e não da muita segurança. Fique atento ao tamanho da magrela, faça o bikefit virtual e veja se as medidas batem com a da sua bicicleta.

A marcha funciona assim: Quanto menor o número, mais leve e quanto maior o número, mais pesada.
Se sua bike tem trocadores dos dois lados, então tem marcha no pinhão atrás e na coroa na frente.
Deixe em algo como 2 na esquerda e 2 na direita para sair pedalando no plano, 1 e 1 é leve demais para plano, use só na subida. 
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 17:33
Seja bem vindo ao fórum e ao pedal!! :D

Em se tratando de dirigir, pra bike vale a mesma coisa, boa parte do que você faz com ela depende de experiência.  Não me recordo de um tópico específico para novatos, mas você trouxe uma série de dúvidas que já devem ter aparecido em vários tópicos antigos (sugiro que use o google pra fazer busca, incluindo como palavra chave "pedal.com.br" e "forum" ;)).
Mas vamos lá, vou tentar resumir um pouco de informação, pois há muito mais sobre cada assunto que você levantou e foram vários, rs...
- a bike não "pegar bom impulso pode ser tanto por pressão baixa no pneu traseiro (tem que verificar de está devidamente calibrado de acordo com o limite indicado na lateral do pneu), como uso incorreto das marchas. É preciso ir testando combinações de marchas nas alavancas, de preferência num terreno plano, para sua própria tranquilidade. Se houver indicadores numéricos, é como carro: marcha mais alta, mais pesada para você, pois são dedicadas a maiores velocidades. Entretanto, como postei há muito tempo, bike NÃO TEM EMBREAGEM, então, é preciso aliviar um pouco a força no pedal para passar as marchas (li recentemente que há alguns modelos que podem sim mudar de marcha paradas, mas... melhor não complicar... ainda, rs). Depois que tiver aprendido a trocar marchas, ai ter que aprender a gerenciar seu ritmo, pois como você precisa das pernas e não de um motor, vai ver que pedalar pesado vai ser mais cansativo, rs... e não adianta correr demais logo de cara se o seu pedal for longo);
- falta de equilíbrio na bike: pode ser tanto relacionada a falta de hábito com sua bike, como a regulagem dela (altura do guidão, distância, inclinação do banco, basicamente essas coisas). Sugiro pesquisar um pouco sobre bike-fit, para entender um pouco mais sobre como se posicionar na bike e evitar lesões e fadiga desnecessária.
- guidão que vai facilmente pros lados:  pode ter até com a pressão do pneu dianteiro (mais pressão, menos contato com solo resultando numa direção mais arisca, que pode ser mais adequada que piso mais uniforme, sem buracos e cia.), mas também pode ter a ver com o tamanho da roda, pneu e até "jogo" no movimento de direção. Uma foto para nos esclarecer mais sobre sua bike e um pouco mais da história dela com vc será bem vinda.
- quanto a pedalar em pé... bem, eu não costumo pedalar em pé, mas até onde sei, tem a ver com usar outra musculatura para fazer o treino e outras questões bem técnicas que eu não sei explicar. Prefiro aumentar o giro no pedal, o que não tem a mesma eficácia, mas já vi um debate acerca disso no meio de outro assunto, mas faz bastante tempo.



Editado por Kid Falcon - 21 Fev 2017 as 19:29
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
Jube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Dez 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 17:46
Originalmente postado por Kid Falcon Kid Falcon escreveu:

- guidão que vai facilmente pros lados:  pode ter até com a pressão do pneu dianteiro (menos pressão, menos contato com solo resultando numa direção mais arisca, que pode ser mais adequada que piso mais uniforme, sem buracos e cia.)

Cara, não seria o contrário?? No meu entendimento, quanto menos pressão, mais contato com o solo e quanto mais pressão, menos contato
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 19:28
Originalmente postado por Jube Jube escreveu:

Originalmente postado por Kid Falcon Kid Falcon escreveu:

- guidão que vai facilmente pros lados:  pode ter até com a pressão do pneu dianteiro (menos pressão, menos contato com solo resultando numa direção mais arisca, que pode ser mais adequada que piso mais uniforme, sem buracos e cia.)

Cara, não seria o contrário?? No meu entendimento, quanto menos pressão, mais contato com o solo e quanto mais pressão, menos contato
Opa, é isso mesmo, postei o contrário, rs... vou editar.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
Rodrigofonsecca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2016
Natal
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigofonsecca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2017 as 09:48
Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:

posta uma foto da bike que o pessoal vai poder te ajudar em algo nessa questão de vc achar o guidão "arisco", pode ser guidão muito curto, mesa muito baixa... enfim, pode ser um monte de coisas.

Sobre as marchas, vc sabe dirigir? É o mesmo raciocínio... imagine as marchas leves como sendo a primeira, segunda de um carro.... onde ele precisa mais força, como pra vencer uma rampa de garagem, mas não vai ter velocidade, e as marchas pesadas da bike (a coroa maior, e catracas (engrenagens de trás), menores), como se fosse a quarta, quinta marcha... onde vai exigir menos do motor (suas pernas), e desenvolver velocidades maiores, mas isso vai ser em planos e descidas.... se vc não tem muita força, e tenta pedalar nas marchas pesadas, é igual arrancar com um carro em quarta ou quinta.... ele "morre", no caso, vc faz força demais e não sai do lugar.... entende... 

No carro vc anda com uma rotação média.... digamos entre 2000 e 3000 RPM e vai trocando as marchas, embalou a primeira até 3000 RPM, vc coloca segunda.... a rotação cai, velocidade aumenta.... dai vai acelerando... rotação aumenta... vc coloca mais marcha.... entende.... na bike é a mesma coisa.... a rotação é sua cadencia, seu ritmo de pedalada, tente não pedalar que nem louco no vazio com marchas muito leves (erro bem comum de iniciantes), nem forçar demais, de modo que seja dificil empurrar os pedais.... ache uma força e rotação que seja agradável, e o que muda são as marchas.

Escrevendo e lendo parece coisa de outro mundo... mas é intuitivo com o tempo, igual as marchas do carro, vc depois não fica pensando em que marcha esta.

Também tenho o mesmo perfil do amigo que criou o post.. curioso até.. rsrs


Seguindo seu comentário.. se conclui que podemos e devemos trocar de marcha a todo momento que nosso corpo pedir a modo de 'pilotar' a bike com o máximo de conforto. E o limite de ritmo, distância, intensidade será nosso condicionamento que só virá no longo prazo?!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X