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DICA: Site calcula geometria com garfo diferente |
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TheLittle
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Postado: 12 Jul 2017 as 10:38 |
http://bikegeo.muha.cc/ Você pode simular como fica a geometria da bike com garfo diferente ou caixa de direção angleset. Basta inserir o comprimento do garfo (axle to crown) e as medidas da bike, que você encontra no site do fabricante. Então coloca o comprimento do garfo diferente e/ou o angulo da caixa, e ele simula os ângulos, wheelbase, stack, reach, TT efetivo com a mudança. ainda não está perfeito: - os presets de garfo não batem muito bem o tamanho, pois não tem tamanho da roda (exemplo tem PIKE 140 mas não fala qual tamanho de roda é, e esse comprimento muda de 26 pra 27.5 e 29. Ignore isso e procure a medida no site do fabricante. - não considera o Offset do garfo. Nos meus cálculos deu 5mm de diferença no wheelbase medindo com a trena, exatamente a diferença de offset da suspensão original (46mm) pra suspensão modificada (51mm). - o reach "simulado" que ele monta a partir das outras medidas deu 5mm a mais que a geometria do site, não sei por que. segue a geometria da Camber 29 2014 original, com garfo 110mm de curso, e depois da instalação de uma Rockshox Pike 140mm 29 e bucha de offset 0.5° no shock (coloquei como angleset já que o efeito é praticamente o mesmo) Pedro, acho que poderia copiar para o fórum principal ou o de bike fit, pode ajudar muita gente que está querendo trocar de suspensão e não sabe como a bike vai ficar.
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Fabio
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Estava pensando nisso.
Desde começo do ano que no site da Rock Shox diz que o Pike agora é só até 140mm nas 29 e o Lyric é que ficou com o lugar dele nos 160mm para 29. Só que no site dá a entender que tem de 170mm e 180mm nas 29. Não existe em nenhum lugar para vender. Em fóruns de fora, levantaram essa questão para ver se realmente existe e falaram que na verdade tinha que por alguma peçça do de 27,5 180mm para ficar 29 170mm. E chegaram a calcular tudo em função de não mudar o comprimento do garfo. Mas ontem vendo alguns arquivos de dentro do site da Rock Shox onde mostram as especificações de todos os garfos, incluindo altura total, aparece lá os Lyric e Yari 29 180mm com uma altura maior até que o Boxxer 27,5 200mm. Então não é tão lenda assim esses garfos. Lembrando o Graves o Keene já usaram Lyric 170mm na Enduro 29 no fim de 2016. E hoje usam Öhlins 29 170mm. Eu acho que o Graves usa 160mm até na Camber e Stumpjumper, pois eles fazem sempre essa combinação de garfo enorme com menos curso na traseira. Aliás, esse ano ele está usando Camber com mola de letal na traseira e Stumpjumper idem. Parece que está preferindo a Stumpy com mola de metal e garfo 160mm do que a Enduro. Mas tudo 29. Só pensar que a nova Scott Genius (só tem 29) tem 150mm e eles disseram que é a bike trail deles, pois a verdadeiro enduro ainda será lançada. Será que vai ter só 10mm a mais de curso ou vai passar a Enduro 29 de vez no quesito curso?
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TheLittle
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desconsidere esses presets de garfo, estão anos desatualizados. na verdade a pike 140 que consta aí é a antiga 26 que ja tem mais de 10 anos e só tinha versão 140 mesmo. por isso que falei, pesquise o tamanho do axle to crown ao invés de utilizar esses valores aí se não não vão bater as medidas. sobre versões de suspensão, não entendi por que tiraram a pike 29 com mais de 140, mas em todo caso acho que mudando o shaft, mesmo da nova, você ainda consegue curso maior. A minha oficialmente é 120/130/140 mas li que dá pra mudar até 160. queria colocar 170 na minha pike 27.5 e acredito até que dá (usando shaft da 29 x 160mm que é 1cm mais longo) mas pode forçar a susp.
Editado por TheLittle - 12 Jul 2017 as 13:54 |
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Fabio
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Agora falando em garfos menores, estava vendo os garfos de 100mm. Aquele SC da Fox pelo que li continua com a progressividade absurda das mola de ar da Fox, ou seja, você não consegue usar o curso todo nem a pau. igual a Fox 36 160mm que de real só tem 157mm, mas na prática só se consegue usar uns 140mm e olha lá. E a Fox ainda entrega os garfos com no minimo 2 tokens para deixá-la mais progressiva ainda. Em compensação dizem que a nova SID está menos progressiva quase igual uma Pike onde se consegue usar o curso todo, embora as novas sejam específicas para 100mm sem opções de 120mm. Tudo focado exclusivamente em XC. Tem 4 modelos de SID, mas só 3 são 2018. RL, RLC e WC. A XX parece que ainda mantém versão antiga. Das Reba a RL é a nova 2018 e a RLC a antiga. Então das atuais seriam 3 SID e 1 Reba. A Reba tem opção de até 120mm e dizem que tem as canelas internas mais compridas devido à isso. A Reba usa sistema de amortecimento com óleo dentro da canela e as SIDs usam cartucho igual ao Pike. Você já teve problema de vazamento com o cartucho? Penso que o óleo "solto" seria mais durável, pois não teria por onde vazar, pois só vazaria para fora do garfo e daria para ver. No mais o peso de SID RL, RLC e Reba RL são praticamente os mesmos, mudando de acordo com eixo e detalhes de trava. E o Reba é bem mais barato.
Essa semana achei os testes em laboratório de alguns garfos e tem muta coisa curiosa: -Todos Rock Shox 35mm são mais rígidos que Fox 34 e 36. -Todos Rock Shox 32mm são mais rígidos que Fox 32. -Magura tem uma das maiores resistência a torção dos de 100mm por causa daqueles arcos duplos. -RS-1 tem uma resistência a torção ridícula mesmo com aquele cubo especial de grande área de contato. Mas uma rigidez de frenagem absurda, maior que todos. Fora isso tinha testes usando garfos Fox 36 e 32, mostrando a diferença de rigidez de torção e frenagem de acordo com a blocagem. Uma blocagem 15mm tem apenas 4,87% mais rigidez de torção s obre um quick release XTR. E 1,75% a mais na rigidez de frenagem. Isso mostra o que sempre pensei. O que importa é a área de contato do cubo com o garfo, tanto que a Rock Shox lançou o tal de Torque Caps. Na verdade deve ter sido projetado para maior segurança, pois é bem mais difícil da roda cair se a blocagem soltar o quebrar. Daí a achar muito louco pessoas que dizem que perceberam a diferença na rigidez, como sempre disse aqui no fórum. Já a caixa de direção deu mais diferença entre 1 1/8", taper e a rara 1,5". A taper é 5,96% mais resistente a torção e tem 11,31% a mais de rigidez de frenagem. Mas mesmo assim duvido que alguém perceba. A 1,5" é mais rígido ainda. Agora surpreendente é a diferença de rigidez nos quadros quando usando quick release, 10mm/135, 12mm/135 e 12mm/142. Tomando como base uma QR XTR a rigidez foi aumentada em 13,09% para 12mm/135 e 59,16% para 12mm/142. Mas diminuiu em 12,57% na 10mm/135. Embora 12/135 e 10/135 sejam incomuns. Quanto ao cubo Boost 110 e 148 só tinha testes de rigidez das rodas. Onde aumentavam em 20% na frente e 10,5% na traseira. Em todos os testes a rigidez da traseira sempre é menor, mas eu sempre só me incomodo com a rigidez da frontal, pois é a que eu vejo torcendo, a de trás eu não vejo o acontece. rs Testaram a mesma roda entre 26/27,5/29. A 27,5 perde 4% na dianteira e 11% na traseira em relação às 26. E a 29 perde em ralação à 27,5, 21% e 18%. Talvez por isso criaram o Boost. O Boost aumentou a rigidez das 29 em 21% na dianteira e 10,5% na traseira. Legal também os testes de pedivelas e quadros. Tinha ponta quadrada, Octalink, Hollowtech I e II, FSA MegaExo e BB30. Sempre aumentando a rigidez, mas pouco entre si. A não ser em relação a ponta quadrada que tinha bem menos rigidez. mas o curioso é que sempre o pedivela direito é muito mais rigído do que o esquerdo com diferenças de 25% no BB30 chegando a impressionantes 90% nas de ponta quadrada. Agora de quadros todo HT tinha 65% em média mais rigidez do que os FS, sendo todos de carbono. Exceção ao quadro Canyon que era tão rigído quanto um HT. Editado por Fabio - 12 Jul 2017 as 14:32 |
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TheLittle
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os 2 garfos Evolution que tive (roda 26, 34x160mm e roda 29, 32x130mm) são bastante lineares, como falei no outro tópico. Lineares até demais.
A fox 36 FIT4 27.5 de 2016 que andei coisa de 1 mês atrás inclusive numa Nomad igual a minha, sem nenhum token, era linear de mais, mas pelo menos essa tem possibilidade de colocar.
Editado por TheLittle - 12 Jul 2017 as 14:23 |
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Fabio
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Agora 2 extremos que usei.
Marzocchi, muito linear. Manitou muito progressivo. |
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