Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dica de bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dica de bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lice1983 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lice1983 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dica de bike
    Postado: 01 Dez 2008 as 12:35
Olá. Gostaria de comprar uma bike para cicloturismo, já fiz alguns trajetos, mas com bike alugada. Achei essa mas não sei se é a indicada para mim (http://www.pernambucanas.com.br/EsporteLazer/Bicicleta-Atlanta-Aro-26-Track--Bike/103518.prod#descricao), alguém poderia me dar dicas, de bikes até 600 reais? Tenho 1.61 e 70kg.
Obrigada
Voltar ao Topo
ccarrara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2008
Votorantim-SP
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ccarrara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2008 as 14:19
Olá lice!!

Primeiramente parabéns por se interessar por cicloturismo!! Hehe

Segundamente, se vc procurar pelo fórum tem um tópico meu, "Ajuda na minha magrela", onde estou pedindo sujestões sobre bike e tudo mais, também estou para começar nessa prática de esporte, estilo de vida, saúde... enfim...

Pelo que tenho passado ultimamente para comprar uma bike relativamente boa (isso inclui ela ser resistente, leve, com equipamentos seguros e claro, bonita!) percebi que dificilmente irei adquirir algo bom por menos de 1000reais... Mas calma, calma, não se desespere.. haha

No meu caso, estou para comprar uma bike que eu montei (escolhi cada peça) com a ajuda do pessoal mais experiente aqui do fórum. Irei gastar 1250reais (moro em Sorocaba/SP). É uma bike boa, com bons comentários sobre todas as peças dela, acredito que ideal para começar tanto no Cicloturismo como no Cross Country sem se preocupar e sem ficar na mão no meio de uma aventura. Entretanto sei que posso melhorar...

No seu caso, eu sugiriria que vc desse uma olhada nas bikes da Caloi, talvez com um pouco mais de grana vc consiga comprar uma bike melhor que essa que vc postou. Como dica fica o seguinte:

Alma da bike: Quadro. Para escolher um bom quadro não basta apenas olhar para ele, ele possui certas propriedades. Eu lhe aconselharia a pegar um quadro de alumínio (leveza e resistência). E cuidado pq quadro tbm tem número, como se fosse um sapato. Para medir o tamanho ideal de um quadro para vc, vc precisa medir a altura do seu "cavalo" que é a distância do chão até o vão da suas pernas.... Por exemplo: tenho 1,71m de altura, tenho 82cm de cavalo. Pego a medida do meu cavalo (82) divido por 2,54 para transformar a medida em polegadas, e subtraio 14...... Nisso chegarei que a medida correta de quadro para mim é 18''. Como vc é menor, acredito que um quadro no máximo 17'' polegadas para vc, talvez até menor. Uma medida não apropriada pode lhe causar desconforto e até algumas lesões, visto que no cicloturismo vc irá ficar bastante tempo sentado pedalando.

Componentes: Lhe aconselharia a colocar uma suspensão dianteira, nas viagens nunca se sabe a real situação das rodovias e vc pode pegar alguns trechos não pavimentados, a suspensão irá lhe dar segurança e conforto.
Já ligado ao conforto está o banco, ítem muito importante, pois como falei vc irá ficar bastante tempo sentado, talvez uma pedalada de 30min não signifique muito, mas uam de 2~3hrs pode ser bastante penosa para vc...
Depois tbm tem o conjunto relação: Cãmbios, corrente, pedivela, movimento central... Enfim... Acho que em qualquer modalidade esse quisito também é muito importante... Considerando que vc é o "motor" da bike e a força que o motor irá desenvolver para movimentar a bike está inteiramente influenciada pela relação da bike, acredito que gastar uma graninha a mais nessa parte não irá ser desperdício. Eu estou comprando um grupo acera (Shimano) que para começo acho que está bom... O ideal seria um alivio, mas a grana não me deixa gastar muito agora... Fica esperto aqui...

Pra começo de avaliação acho que esses ítens são fundamentais... Lembrando que vc tbm precisará de raios resistentes e leves, cubos que deslizem bem, raios fortes e que não enferrugem.... Enfim.... Comece a pensar dessa forma a bike, assim vc fará um bom negócio em relação ao custo e ao benefício que a sua bike irá lhe proporcionar....

Se tiver mais dúvidas posta ai que eu, assim como todos aki do fórum, estamos pronto a ajudar....


ps.: procure lojas especializadas em bike, lojas de departamento normalmente só se interessam em lucrar o máximo no cliente, não se preocupam se a bike é segura, resistente, e irá atender as necessidades do cliente.... 

AkeleAbraço! 



Editado por ccarrara - 01 Dez 2008 as 14:22
Voltar ao Topo
ccarrara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2008
Votorantim-SP
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ccarrara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2008 as 14:25
Me desculpa, não tinha visto que vc é uma mulher... Deixei a mensagem toda como se fosse homem e só vi agora o seu perfil..... Desculpa mesmo.... Bom, sabendo que vc é mulher agora, tbm lhe aconselharia a procurar selins específicos para o sexo feminino, estudos já mostraram que mulheres e homens sentam diferente no selin da bike... Enfim... Vou esperar vc comentar alguma coisa para que possamos te ajudar melhor!
Voltar ao Topo
Rodney Malho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Fev 2006
Jundiai - SP
Offline
Mensagens:1227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodney Malho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2008 as 14:41
Olá Lice,
 
Eu estava vendo o preço de algumas magrelas e que estava separando para dar de presente, e acho que vale a pena voce olhar estas 3.
Elas não tem o quadro feminino, porém voce pode optar por um quadro menor (não sei a sua altura).
Também não sei qual o uso que voce fará, mas todas tem suspensão dianteira.
 
Lembrando que nenhuma delas é uma brastemp, mas pelo menos os quadros tem boa garantia.
 
 
Caloi com bom custo beneficio.
 
 
Sundown com bom preço
 
Espero ter ajudado.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2008 as 14:48
Olá, Lice!
 
De minha parte só quero te desejar boas vindas a esse mundo ma-ra-vi-lho-so! Thumbs%20Up
 
Aguarde que o pessoal vai te dar muitas dicas, pode ficar tranquila. Tem várias meninas bikers aqui no fórum. Apenas, pelo que lí, o quadro citado é muito grande para sua altura.
 
Abraços
 
Waldson
 
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
lice1983 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lice1983 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2008 as 16:33
Muito obrigada mesmo, pela boa receptividade! Já pedalei algumas vezes (asfalto, areia, estrada de chão), mas sempre com uma bike alugada. Pra ser sincera eu não entendo nada de bike. Confesso que a primeira vez que fui pedalar com a minha humilde full suspension (hehe) eu sofri, não saí do lugar. Eu não fazia idéia, de como ela era, pois só havia percorrido pequenos trechos (mínimos). Imaginem, ela não andava, tava quase desistindo, por achar que o problema era só comigo, que eu era sedentária demais! rs
Mas o pessoal da organização viu que eu não desenvolvia e trocaram, gentilmente minha bike!
Aqui aonde moro (Guaratuba, litoral do PR) não tem loja especializada, teria que ir a Curitiba. Citei o site, pois seria mais "cômodo" pra mim, mas já li algumas coisas aqui (tbm a dica do ccararra) que em lojas comuns de departamento, não terei sucesso!
Obrigada mais uma vez, e o que puderem me ajudar, ficarei muito mais aliviada!
 
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2008 as 16:49
Lice1983,

Vc pode comprar uma bike montada é uma boa opção.Mas vc também pode montar uma, talvez gaste um pouco mais mas tera a bike do seu geito.

Minha dica para algumas peças:

Cubos - Rodan
Raios - de Inox
Aros - Vzan
Quadro - Vollare Boxxer
Garfo - Rigido de cromo ou uma suspensão (a proshock é uma boa pedida)
Cambio traseiro - alivio
Passadores, cambio dianteiro e pedivela - acera
O resto vc tem que ver o que tem pela sua região.


Se vc gosta mesmo de bike e pretende andar bastante, vc pode comprar uma bike em varias vezes com bons componentes acho que entre  R$1.000,00 e R$2.000,00 tem varias opções em até 12x.


Bom Pedal
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2008 as 17:13
Faz uma forcinha e compra uma bike "boa". Mesmo que seja em 12x! Pode ser uma Caloi ou de outra marca reconhecida. Uma bike na faixa de R$ 1000,00 é mais negócio por vários motivos. Exemplos: será confiável, pesará bem menos que esta que você está considerando, maior conforto e prazer na pedalada, etc.

Seria importante você visitar lojas em Ctba para conhecer e testar algumas opções.
(Portela, Hunger, Cicles Jaime, Jamur, etc)

Investimento em bike tem retorno garantido. Pelo menos para casa a gente retorna...
 

Editado por Mauro Brisola - 01 Dez 2008 as 17:14
Voltar ao Topo
MENEGUITE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MENEGUITE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2008 as 15:41
Bem, não conheço ninguém que tenha comprado uma bike montada e de uma marca muito pouco conhecida, que não tenha se arrependido poucos meses depois, vendo outras bikes, quando agente começa a se relacionar com outros bikers (as comparações são inevitáveis)
 
Seria importante você fazer um esforço e adquirir um produto de qualidade reconhecida.
 
Boa sorte e boas trilhas!
 
 
Voltar ao Topo
alison izi pinto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jun 2007
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alison izi pinto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2008 as 08:01

Querida Lice, bicicletas se compram em bicicletarias, nem pense em comprar bikes nessas lojas grandes (Extra, Pernambucanas, Americanas etc...), em bicicletarias vc tem um atendimento especializado, pois o vendedor entende de verdade; já nessas lojas grandes, a maioria dos vendedores não entendem nda, só querem vender para ganhar comissão, vão te "empurrar" qualquer coisa e depois vc vai se arrepender, essa bike que vc mostrou, acredito que para cicloturismo ela não aguente o tranco, a configuração que o Andréfub citou acima é boa, toda bike tem que ter peças Shimano, nem que for Sis/Tourney, mas tem que ser Shimano, valeu...Thumbs%20Up

Shimano = Qualidade garantida
"Pedalo, logo existo"
Voltar ao Topo
lice1983 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lice1983 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2008 as 08:09
Muito obrigada pelas dicas pessoal!! Clap
Como disse, aqui onde moro não tem bicicletaria, irei a Curitiba ver o que me mostram por lá!! Qualquer novidade volto a postar aqui, e por gentileza continuem mandando suas dicas e sugestões..pra mim estão sendo valiosas!Hug
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2008 as 08:51

Alison, segundo a tua teoria de shimano, então SRAM e Campagnolo, por exemplo, são lixo?

Voltar ao Topo
luciano ramos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciano ramos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2008 as 10:03
Lice,
 
Primeiramente seja bem vinda ao site e ao forum.
Fico muito feliz em ver uma mulher se interessando por cicloturismo. Isso não é lá muito comum, e quando acontece, temos que, antes de mais nada, fazer de tudo para incentivar.
 
Concordo com a colocação do colega de que bicicleta se compra em bicicletaria. Não acho uma boa comprar em grandes magazines uma bicicleta, pois o mais fácil acaba ficando mais difícil.
 
A bike quando vc compra ela vem numa caixa, parcialmente desmontada e totalmente desregulada. Caso vc não tenha noções de mecanica ou ferramentas adequadas, terá que procurar uma bicicletaria para fazer a montagem e regulagem. Fora que, normalmente, bikes compradas em magazines não atendem totalmente às necessidades de um ciclista regular, imagine de um cicloturista, que necessita de uma bike ajustada ao seu biotipo.
 
Então lhe digo: Procure uma bicicletaria, diga para o vendedor para que vc quer uma bicicleta e quanto quer gastar. Ele vai poder lhe ofertar uma bike interessante para o seu uso. Caso tenha dúvida, peça por escrito a relação das peças da bike e poste aqui, teremos o maior prazer em esclarecer às suas dúvidas.
 
Como vc não entende muito de bikes, tente optar mesmo por uma marca conhecida, como Caloi e Sundown. São marcas que possuem o mínimo de qualidade e possuem uma vasta gama de modelos, com diversas faixas de preços.
 
Mas com aproximadamente 600 reais pode ficar difícil de comprar uma bike que não te dará dor de cabeça. Com aproximadamente 1000 reais vc poderia adquir modelos intermediários da Caloi, Sundown e até mesmo Scott, uma marca muito renomada.
 
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
 
Luciano Ramos
 
Voltar ao Topo
alison izi pinto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jun 2007
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alison izi pinto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2008 as 16:02
[QUOTE=Edilcimar]

Alison, segundo a tua teoria de shimano, então SRAM e Campagnolo, por exemplo, são lixo?

 Edilcimar, Campagnolo e Sram são excelentes marcas, mas a Lice colocou o gasto que ela pretende  para montar a bike (R$600,00), nessa faixa de preço acho que a Shimano é a única marca de qualidade com produtos populares acessíveis como SIS/TOURNEY/MEGARANGE, estes produtos são uma "linha de entrada" para ciclistas iniciantes, como ela, realmente acho que com R$600,00 ficaria difícil montar uma bike com peças SRAM ou CAMPAGNOLO, a Shimano tem produtos para todas as classes, A,B,C,D,E...
"Pedalo, logo existo"
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2008 as 17:15
Lice, com um logista de confiança você podeiria montar uma bike leve e confiavel, sem gastar onde não é necessario ou cair em conversa de vendedor.
 
Por exemplo, vc andando de forma pouco agressiva poderia usar um aro folha simples da vzan, mais barato e leve que o action.
 
Suspenção eu sou contra se custar menos de 250 reais. Nesse caso é melhor usar um garfo rigido. E olha que minha suspa foi pra SP e eu to fazendo trilha de rigida direto, não estou falando sem saber.
 
O quadro vai ser complicado achar algo barato e com qualidade, o ideal seria um usado ou um volare boxxer, mas nos tamanhos pequenos ele tem um mov. cetral muito baixo.
 
Já os outros componentes recomendaria os mais basicos da shimano na relação e o que encontrar de mais barato pra mesa, guidão e canote.
 
Isso que falei seria só uma opção, bikes prontas são mais praticas e tem pronta entrega.
 
O importante é encontrar uma bike pro seu tamanho, imagino que um quadro 15 sirva legal, e pedalar. Quando quiser compania, me avisa que eu te busco aí, pedalando. heheheh.
Voltar ao Topo
lice1983 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lice1983 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2008 as 17:31
Oi Francisco, podexá que qdo tiver com a minha bike montada te aviso =)
Estou desde o início deixando anotadinha as dicas de vcs pra ir preparada comprar minha bike, vou procurar uma loja especializada em Curitiba, certamente terá alguem pra me ajudar por lá tbm né!! Muito obrigada mais uma vez, e continuem me ajudando com as dicas e sugestões, que estão sendo por demais válidas!!
Voltar ao Topo
alison izi pinto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jun 2007
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alison izi pinto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2008 as 08:05
Lice, dá uma olhada nesse site que eu encontrei, tem um quadro Proshock Teaser feminino (cor-de-rosa) bem bonito pra vc: http://www.ciclerodalivre.com
"Pedalo, logo existo"
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2008 as 16:27
Francisco, a Lice disse "Olá. Gostaria de comprar uma bike para cicloturismo..."
 
Para que ela vai querer uma suspensão de mais de 250 Reais???!!!
 
Eu uso uma suspensão básica que custou 80,00 reais (Zoom Bravo 250) só para amortecer irregularidades de estradas de chão batido e asfalto irregular, porque tinha muita dormência nas mãos e estou satisfeitíssimo! Se não fosse a dormência nem suspensão eu colocaria, ficaria mesmo com garfo rígido.
 
Abraços
 
Waldson
 
 
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

 
Suspenção eu sou contra se custar menos de 250 reais. Nesse caso é melhor usar um garfo rigido. E olha que minha suspa foi pra SP e eu to fazendo trilha de rigida direto, não estou falando sem saber. 
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
lice1983 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lice1983 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2008 as 16:27
Oi Alison!!
Muito bonito mesmo o quadro, beeem feminino Embarrassed
No próximo final de semana irei à Ctba visitar algumas lojas de bike pra ter idéias de preços!! Em sequencia conto pra vcs no que deu!! M.obrigada pela ajuda!!
Hug
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X