Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Devo migrar pra bike full por conforto ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Devo migrar pra bike full por conforto ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Joaquimss Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jun 2020
Minas Gerais
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joaquimss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Devo migrar pra bike full por conforto ?
    Postado: 23 Jun 2020 as 09:21
Possuo uma bike há 3 anos, quadro de alumínio, relação 2x10 (deore+xt), freio shimano hidráulico, suspensão rock shox.

Utilizo ela praticamente em 60% estradão, 30% asfalto e 10% trilhas técnicas.

Na semana treinos de 30min a 1h30m. Finais de semana de 4 a 8h de pedal.

Não tenho intenção de competir, apenas andar com a galera e melhorar meus próprios tempos.

Eu, pensando em conforto, os logistas sempre me indicam a full.

Meu orçamento é limitado a uma full de entrada, de alumínio ou uma oggi cattura carbono (consigo pegar com gx ou xt).

Gostaria de saber se realmente essa full de entrada proporciona esse conforto, ou se seria mais interessante pegar uma HT carbono na mesma faixa de preço?




Voltar ao Topo
luis reimann Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2016
londrina
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luis reimann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 10:07
Olá, minha opinião,

Nunca mais saio da Full, outra categoria, muito top......HT nunca mais. ( Mas vamos lá, que nem voce falou, não vai competir ( eu também não, vou nas provas para brincar e conhecer percursos novos), tenho 48 anos, pedalo 4 x semana , e final de semana os longas 100 km ....... full é uma delicia para isto.

Andei de Cannondale FSI  HT Carbono, Spec. Epic HT Carbono, ai apareceu em 2017 a oportunidade de pegar uma Full BMC Carbono .....outra vida, e nào senti que fiquei mais lento, pelo contrario, alguns pedais que sempre fazemos e marcado no strava, fui mais rapido com a full digamos na mesma tocada.
desce mais rapido, estradão anda melhor, nào fica aquele pula/pula da traseira....show.
E amigo pegou epic full aluminio, andei 40 km com ela ., fantastica, show de mais,
Acho que nas full voce não consegue notar a diferenca em conforto do aluminio para carbono, nas HT voce sente.
Pesamos as duas epic full iguais as de entrada, mesmo grupo,roda,tudo....a diferença de aluminio para carbono foi 430 gramas, e a carbobo 11.000,00 a mais!!!! e ai o que fazer né...... , eu pegaria aluminio , diferença de preço colocaria uma roda melhor, canote carbono, voce teria uma bike TOP, mais leve que a carbono e uns 6/7 mil no bolso.
Vai na full......não vai se arrepender nunca.
Minha Opiniao
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 11:05
Cara... eu tenho uma Caloi Elite FS... uma full de aluminio, da caloi... não é tudo aquilo, mas tchê... nem se compara a uma HT.

Ela é pesadinha, o shock traseiro a trava eh manual, mas ela me atende bem!

Também não saio mais das full. É outra vida.... conforto... desce bem, rende bem no estradão... o unico ponto negativo é nas subidas, q claro, pra uma HT, ela eh mais lenta.

Quem sabe um dia eu consiga melhorar de full... pensei numa Oggi Cattura tb... mas quem sabe realizo o sonho de uma Scalpel! kkkkk
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 11:10
Uma opção interessante à bike Full é uma hardtail com pneuzao 27.5+ , porem são raras no país, mas talvez sejam mais baratas q as full.
A venda:
https://bit.ly/2Gcg914

https://bit.ly/2YaCfM0
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 11:53
Originalmente postado por Joaquimss Joaquimss escreveu:

Possuo uma bike há 3 anos, quadro de alumínio, relação 2x10 (deore+xt), freio shimano hidráulico, suspensão rock shox.

Utilizo ela praticamente em 60% estradão, 30% asfalto e 10% trilhas técnicas.

Na semana treinos de 30min a 1h30m. Finais de semana de 4 a 8h de pedal.

Não tenho intenção de competir, apenas andar com a galera e melhorar meus próprios tempos.

Eu, pensando em conforto, os logistas sempre me indicam a full.

Meu orçamento é limitado a uma full de entrada, de alumínio ou uma oggi cattura carbono (consigo pegar com gx ou xt).

Gostaria de saber se realmente essa full de entrada proporciona esse conforto, ou se seria mais interessante pegar uma HT carbono na mesma faixa de preço?






Pra XC digamos assim, teria a Epic Full de aluminio, bem equilibrada de configuração no preço, vem com reba, freios level tl, grupo nx, rodas largas de 25mm e por incrivel que parece mais leves do mercado nesse tipo de bike, pra roda OEM, é bem top.

Abaixo no valor teria as Spark, nas linhas mais economicas é mais pra all mountai/enduro, 120mm de curso, ja a Comp, fica bem alto o valor, ai tem as Soul Volcano na faixa de preço, nesse caso eu preferia a Volcano no lugar da Cattura.

A opção de poder escolher componentes é interessante, pois pode optar por cambio barato e pegar suspa melhor que é onde pega, mais barato e fácil trocar um SX pra GX que uma Recon pra uma SID.


Voltar ao Topo
Deymed Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deymed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 14:32
Tenho uma Oggi Cattura Pro T20, já tive a modelo antiga, a geometria da nova (da minha) é melhor, senti a bike mais na mão, fora a suspensão de 120mm que ajudda muito e tras mais segurança, mas concordo com o pessoal, HT nunca mais!

Nas subidas vc perde um pouco para as HT mas ninguém pega as full nas decidas! Já andei na Specialized epic de alumínio também, não perde nada no conforto para as de carbono.

Caso pegue a Oggi, troque o cockpit e canote pois o que vem na bike são muito pesados. Sugiro da session
Voltar ao Topo
Joaquimss Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jun 2020
Minas Gerais
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joaquimss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 15:30
Se não me engano a geometria da cattura sport 2020 é a mesma da t20, mudando apenas os componentes.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 15:49
Olha... tem dois pontos importantes da sua dúvida: conforto e a questão de melhorar os próprios tempos (desempenho).

Conforto, sem dúvida que a full é boa. Entendo conforto como menos fadiga em pedais mais longos.

Desempenho vai depender muito do seu estilo e das pistas. Uma full é mais pesada, mas se vc tem trechos técnicos ela flui melhor e te cansa menos em parte técnicas. Na configuração 60% estradão, 30% asfalto e 10% trilhas técnicas, ela não deve baixar seus tempos, mas...

Como é muito mais divertida!! Não tem comparação! O rolé é mil vezes mais legal ! 

PRA MIM, isso importa muito mais que tempo. E seguindo o mesmo raciocínio, uma gravel talvez baixa mais seu tempo, mas aí seu conforto vai piorar ainda mais.


Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 16:34
Vejo 4 pontos negativos na full:
1 - Se perde (dependendo do modelo e recursos de regulagem, travamento, etc. mais ou menos) desempenho nas subidas;
2 - São naturalmente mais pesadas que as de mesma configuração HT;
3 - A manutenção é mais cara porque tem componentes a mais;
4 - E, naturalmente, são mais caras que as de mesma configuração HT.
Tirando isso recomendo (ah, eu não tenho!)...
Voltar ao Topo
Deymed Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deymed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 17:15
Originalmente postado por Joaquimss Joaquimss escreveu:

Se não me engano a geometria da cattura sport 2020 é a mesma da t20, mudando apenas os componentes.


Engano seu, quadros beeeem diferentes! Geometria tbm!
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 22:34
a maioria dos brasileiros andam de Ht não por ser melhor e sim questão de preço mesmo...full são melhores..fato...porem tem que ficar ciente que vai gastar mais pra comprar a bike e depois muito mais na manutenção quando chegar a hora de fazer revisão nas susp e trocar os rolamentos...por isso a maioria dos Brasileiros preferem as bikes HT,mas 90% das pessoas que tem grana e não liga pra quanto vai gastar optam por bikes full pelas vantagens já citadas acima...se eu tivesse grana pegaria uma SOUL Volcano...
Rober
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 09:42
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Vejo 4 pontos negativos na full:
1 - Se perde (dependendo do modelo e recursos de regulagem, travamento, etc. mais ou menos) desempenho nas subidas;
2 - São naturalmente mais pesadas que as de mesma configuração HT;
3 - A manutenção é mais cara porque tem componentes a mais;
4 - E, naturalmente, são mais caras que as de mesma configuração HT.
Tirando isso recomendo (ah, eu não tenho!)...


Eu diria 3 1/2

1 - Só no plano pode acontecer, se tiver buraco, raiz, pedra, a Full da tração e controle e HT quica e patina a roda.

Mas ai entra outro porem, por isso o 1/2, custo, eu fiz teste em full mas era A FULL, Spark WC, andei todo o tempo com a suspa destravada pra sentir os "problemas" que todos falam, a maioria
deles é do passado, lendas, ou comparações diferentes.

Bikes de XC normalmente tem o anti-squat em 100%, a nova Scalpe desceu pra 90% pra permitir mais controle na parte técnica de acordo com os reviews.

Enduro/ All mountain tem mais relaxado, por isso vc vê eles "pulando" qndo pedalam em algumas situações.

Dai outro ponto, uma Full baixo custo tem supspa baixo custo, se vc ja sente só na dianteira a diferença de leitura, como fica na traseira ? o quadro tem a tecnologia do atleta de elite, mas fica igual com uma suspa de baixo custo ?

Maioria dos atletas hoje só usa a trava no plano, liso, no resto da corrida é destravado, controle e tração é mais importante, igual a tendencia hoje dos pneus 2.35 no XC, há aumento no gasto de watts, mas é pq ficou mais pesado ? ou pq vc foi mais rápido e acelerou onde não podia acelerar?




Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2075
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 10:26
Cara tenho 3 full, com propostas diferentes uma enduro, uma trail e uma xc, tirando a de enduro, as outras 2 uso para o dia a dia, ir na padaria até cicloviagem, tenho 43 anos e HT somente quando conseguir adquirir uma monster gravel e fatbike.

Quanto a custos de manutenção, se for fazer como tem que fazer, gasta um pouquinho a mais que numa hardtail, em 2 itens: somente quanto a revisão do schok traseiro e troca de buchas e rolamentos da balança traseira, no resto tudo absolutamente igual.

Tenho amigos que compraram full e se arrependeram, por um único motivo, não davam a devida manutenção preventiva(eu faço em casa) e quando resolveram encostar no mecânico, veio troca de relação, revisão da suspensão, freios e afins, então posto isso, se voce compete ou é desse tipo que não faz manutenções periódicas, realmente o custo é alto de manutenção em relacao a uma HT.

Como o pedro comentou, acredito que vai melhorar seus tempos de descida e trechos técnicos, a bike fica muito mais na mão, mas vai ter que melhorar o condicionamento para manter os de subida, mas é inegável a diversão e confiança que uma full te dá.

Eu tenho pra mim que bike de carbono é pra quem é cuidadoso, com $$$ sobrando ou é patrocinado, não compraria mesmo que o preço fosse igual.

E no tipo de pedal "for fun" que faço, full com menos de 120mm de curso acho que é desperdicio de dinheiro, a não ser pra galera do canavial Team, que adora estradão, 140mm ao meu ver começa a ser ideal para controle e desempenho.

Suspa traseira travada só uso em subida de asfalto ou terra bem batida.

E não existe pneu mais fino que 2.4 no meu mundo...kkkk

Bons pedais


Editado por hurry-gurits - 24 Jun 2020 as 10:35
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 11:33
exatamente... a manutenção eh pouco mais cara, mas não tanto assim também, desde que seja levada sempre em dia.

a minha Elite FS por exemplo, comprei de um colega. Ele tirou nova a bike em 2016... aí deu aquele problema da balança... ganhou um quadro novo da garantia, ja modelo 2017, com os links novos e talz.

soh que, toda a manutenção que ele fez, nunca abriram o shock traseiro, pois aqui na minha cidade nao tem ninguem que mexa com shock.

aí o que acontece... ele trava, mas trabalha mais do que deveria... ja fiz um orçamento com um cara lá de Balneario Camboriu, o AndersonTech (galera ai deve conhecer)... ele pediu 400,00 pra revisar o shock... um custo que terei que ter para poder ter o shock novo dnvo!

Fora isso, eh manter suspa dianteira revisada, com os retentores sempre limpos, corrente ok, K7 ok... rolamentos de rodas... rolamentos da balança, pra trocar soh se o cara fuder mesmo com eles. kkkk

a minha eh caloi... mas eh boa! kkkk
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 15:03
Todas as minhas bikes são rabo duro / queixo duro.

Motivos:

1) manutenção muito mais barata

2) bike mais leve

3) menor perda de energia durante as pedaladas

Conforto?

Bah! Nenhuma bike no planeta fica confortável depois de duas ou três horas de pedal. Como diria o Padre Quevedo: "ISSO NON ECZISTE!"
 LOL

Eu reduzi o problema do desconforto com bikes com geometria menos agressiva e com selim Brooks Flyer.  Para mim está 100% e não troco por nada.

Minha opinião, apenas.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2075
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 15:30
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:


Conforto?

Bah! Nenhuma bike no planeta fica confortável depois de duas ou três horas de pedal. Como diria o Padre Quevedo: "ISSO NON ECZISTE"


Marcos voce ja pedalou de full? faço até cicloviagem de full, pedalamos de 6 a 8 horas nessas viagens( curtas de 3 a 5 dias) uma cpisa te falo, se esta desconfortável ou o bikefit ta errado, ou ta faltando "horas/bunda" em cima da bike, e olha que uso banco da wtb original, nem o canote retratil eu tiro da bike pra cicloviagem...

Meus amigos fivam inventando com banco asa delta de vovozinho, capa de gel no banco, até aquele amortecedor de banco em "U" eles ja compraram... nada adiantou, pois a bike esta errada para eles.

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 15:35
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:


faço até cicloviagem de full, pedalamos de 6 a 8 horas nessas viagens( curtas de 3 a 5 dias) uma cpisa te falo, se esta desconfortável ou o bikefit ta errado,




LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
vagnervds Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2011
Socorro - SP
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagnervds Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 16:07
Cara, minha opinião é que você DEVE rodar com uma full, se tiver oportunidade.
Eu tenho 3 bikes full, e te digo que desde a minha primeira bike nessa tecnologia eu nunca mais mais comprei bike hard tail.
Você ganha em:
CONFORTO:
Pedal macio sempre. Costela de vaca e imperfeições de solo em geral, você pode fazer tudo com o bumbum no banco, com poucos trancos e baixo risco pra sua coluna.
SEGURANÇA:
A suspa traseira bem equilibrada faz ótima leitura do terreno e acompanha bem, mesmo em declives com altas velocidades.
Também tem o macete de que você pode aumentar muito a aderência do pneu traseiro mantendo-se sentado enquanto freia em descidas muito ingrimes, manobra complicada nas HTs, principalmente em descidas muito acidentadas e com degraus.
DESEMPENHO: 
Se você tem CONFORTO e SEGURANÇA, com certeza terá maior desempenho. O corpo mais descansado e a possibilidade de realizar condução mais segura te permitem andar mais rápido e mais longe.
Eu possuo uma Kona Queen Kikapo 26, uma EPIC alumínio 26 e agora uma EPIC alumínio 29. Posso dizer que estou muito bem servido!
Espero ter ajudado.

Abraço!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2075
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 16:12
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:


faço até cicloviagem de full, pedalamos de 6 a 8 horas nessas viagens( curtas de 3 a 5 dias) uma cpisa te falo, se esta desconfortável ou o bikefit ta errado,




LOL



Essa foi antes da Pandemia em março/2020 agora... final do ano bora fazer vale europeu ou Canastra novamente.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 18:06
Bom, gosto não se discute.

O interessante é que esse estilo "full" de cicloturismo é uma coisa dos Brasileiros. Na Europa e USA ninguém usa bike full suspension para isso.

Encontrei alguns Europeus na Patagônia e nos Andes em dezembro passado. Ninguém tinha qualquer tipo de amortecedor nas bikes. Todas atrolhadas de bagagem; mas sem amortecedores.

Como eu disse, cada um tem o seu gosto. O meu é assim:




Big smile


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 18:37
Uma coisa que eu acho engraçada é que é consenso geral dizer que o ciclista não precisa de suspensão para andar na cidade ou fora de trilhas (off trilhas) e agora estamos vendo recomendações para o uso de uma full suspension basicamente para uso "off trilhas" (é só ler de novo o primeiro post: "60% estradão, 30% asfalto e 10% trilhas técnicas"). Já andei de full durante um tempo (off trilhas...), uma Scott Spark e uma outra aí que não lembro a marca (acho que era Trek), na época em que eu estava querendo experimentar uma bike dessas em relação ao que eu já estava acostumado. Já sou calejado de bike, pedalo desde os 12 anos de idade, já andei até naquelas bikes em que se pedala deitado e basicamente as únicas diferenças REAIS que vi entre uma bike "normal" de suspensão minimamente boa e uma full para o meu tipo de pedal foram o preço de compra e o de manutenção, ambos mais altos do que uma bike "comum", não full. 

Atenção (e atenção ao "atenção" para não gerar mimimi) que não estou desmentindo quem curte uma full, as recomendações e análises dos colegas em relação ao uso de suas bikes são muito interessantes para quem quer experimentar esse tipo de bike como eu experimentei há tempos atrás mas, para meu uso, dá na mesma usar full ou HT exceto que o ladrão vai gostar mais de pegar a full, hehehe.

Joaquimss, parece que vc "cansou" da sua bike e essa ideia de trocar de bike ou de estilo de bike parece aquele lance psicológico de querer usar algo novo ou diferente para ganhar um novo gás e se manter interessado no esporte ou simplesmente na diversão que é pedalar. Se a sua bunda, pernas e costas sofrem com algum tipo de desconforto mesmo sentado durante um certo tempo em uma cadeira comum ou uma poltrona de ônibus, vc pode usar uma "hoverbike com estabilizadores inerciais  e banco com sistema de antigravidade" que os problemas vão continuar, é da fisiologia e limite de cada um. 

Mas veja a experiência do pessoal daqui, pese os prós e contras dessa eventual troca de estilo de bike em razão do seu tipo de pedal, pois vc pode investir a sua grana em coisas mais interessantes (não que bike não o seja) e depois ficar naquele arrependimento de ter feito um investimento que não tenha gostado. LOL


Editado por sidserra - 24 Jun 2020 as 23:14
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 08:53
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Mas veja a experiência do pessoal daqui, pese os prós e contras dessa eventual troca de estilo de bike em razão do seu tipo de pedal, pois vc pode investir a sua grana em coisas mais interessantes (não que bike não o seja) e depois ficar naquele arrependimento de ter feito um investimento que não tenha gostado. LOL

É... esse negócio de "investir a grana em coisas mais interessantes"... estou numa "vibe" meio nessa agora, numa fase de "repensar" muitas coisas (por incrível que pareça, ÀS VEZES uma "pandemia" tem ALGUM ponto benéfico)... mas isso foge ao escopo do tópico - só quis aqui fazer um desabafo de uma coisa que está me "atucanando" já há algum tempo e que parece que agora meio que "deslanchou"... Geek


Editado por MarceloNeuriHaag - 25 Jun 2020 as 09:06
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 12:42
Pois é, Marcelo, como diria aquela música, "dinheiro na mão é vendaval", eu tinha um chefe que a vibe dele era comprar coisas no ML, mesmo que à primeira vista fossem inúteis. Qdo ele estava "deprimido", a mania dele era ficar no escuro e de óculos escuros, a casa dele parecia a bat caverna, hehehe...
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 14:08
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Pois é, Marcelo, como diria aquela música, "dinheiro na mão é vendaval", eu tinha um chefe que a vibe dele era comprar coisas no ML, mesmo que à primeira vista fossem inúteis. Qdo ele estava "deprimido", a mania dele era ficar no escuro e de óculos escuros, a casa dele parecia a bat caverna, hehehe...


LOL

LOL

Mulheres compram sapatos. Ciclistas compram componentes da bike...

LOL

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
vagnervds Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2011
Socorro - SP
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagnervds Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 14:40
[QUOTE=Joaquimss]
Utilizo ela praticamente em 60% estradão, 30% asfalto e 10% trilhas técnicas.

Na semana treinos de 30min a 1h30m. Finais de semana de 4 a 8h de pedal.

Não tenho intenção de competir, apenas andar com a galera e melhorar meus próprios tempos.

Caro Joaquimss, quando comentei agora à pouco sobre vantagens da tecnologia Full, foi pelo motivo de que gostei muito dela, para o MEU perfil de uso.
Olhando o enunciado inicial publicado por você neste tópico, percebo que o SEU perfil de uso é bastante diferente do meu, e por isso eu gostaria de lhe fazer uma outra sugestão que, penso eu, é mais apropriado às suas necessidades: já pesquisou sobre "GRAVEL BIKE"?
Eu nunca pilotei uma, mas já ví várias. Pelo que lí à respeito, são bastante apropriadas para sua rotina de treinos.

Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 17:27
Originalmente postado por vagnervds vagnervds escreveu:

[QUOTE=Joaquimss]
Utilizo ela praticamente em 60% estradão, 30% asfalto e 10% trilhas técnicas.

Na semana treinos de 30min a 1h30m. Finais de semana de 4 a 8h de pedal.

Não tenho intenção de competir, apenas andar com a galera e melhorar meus próprios tempos.

Caro Joaquimss, quando comentei agora à pouco sobre vantagens da tecnologia Full, foi pelo motivo de que gostei muito dela, para o MEU perfil de uso.
Olhando o enunciado inicial publicado por você neste tópico, percebo que o SEU perfil de uso é bastante diferente do meu, e por isso eu gostaria de lhe fazer uma outra sugestão que, penso eu, é mais apropriado às suas necessidades: já pesquisou sobre "GRAVEL BIKE"?
Eu nunca pilotei uma, mas já ví várias. Pelo que lí à respeito, são bastante apropriadas para sua rotina de treinos.



Sou da turma que considera gravel ilusão. Se tiver cascalho solto não vai, descidas técnicas não vai. Na areia também não vai. Em trilhas precisa de técnica absurda e o rendimento é inferior a uma MTB de entrada com suspensão hidráulica.
Na estrada não acompanha rodas básicas, a maioria tem relação 46-30x11-34 com gaps enormes e pneus borrachudo demais para rendimento. Manter outro par de rodas pode ser mais caro que ter uma MTB.
No uso urbano, se for cixlovia razoável, uma road com pneu 25 é mais que suficiente e uma MTB atende perfeitamente com mais conforto.

Enfim, se vai rodar em estradão e deslocamento e quer uma bike só, vai de MTB mesmo e se der vontade com 2 mil reais compra uma road de entrada usada com ótima configuração e cai na estrada!

Gravel é modinha. Ta cheio de formador, youtubers e instagrammers de opinião rodando em bikes ganhadas e promovendo gravel como melhor dos dois mundos... não é! (Geralmente caras que tem preparo acima da média e que se matando conseguem manter bom rendimento compensando as deficiências do modelo)... Se tivessem que comprar certamente iriam de full ou de road pura!

Se puder migrar pra full, pode ir sem medo. A manutenção é um pouco mais cara, mas mantendo em dia não terá surpresas!

Editado por dimas2dimas - 25 Jun 2020 as 17:28
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 17:35
Ou seja, bike gravel é igual ao pato.

O pato corre, voa e nada. Mas não faz nenhum das coisas direito...

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 17:53
Olha, Marcos, eu queria poder voar mesmo que fosse que nem aquele herói do seriado O Super Herói Americano, onde ele voava que nem pato, hehehe... Além disso, dependendo da situação, não fazer algo direito é melhor do que não saber fazer esse algo, por exemplo, fugir nadando de um leão, hehehe... 

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Ou seja, bike gravel é igual ao pato.

O pato corre, voa e nada. Mas não faz nenhum das coisas direito...

LOL
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 17:55
HAUEHAUEHAUEHAHEHAA

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2020 as 10:30
Pq igual MTB tudo é $$$

Tem Gravéu


E tem "Gravel"


Gravel é imperdoável, tanto no bolso como na habilidade, vc pode ir em todo lugar com uma boa, mas precisa preencher 2 requisitos anteriores.

Uma dúvida, estradão de vcs não tem buraco ? costela ? não tem subida ?

Estradão aqui as vezes pegas kms de costelas, muitos kms.

Subidas tem costelas ou valas de chuva, normalmente na interna da curva ta a parte ruim de pedalar, vala de chuva que na HT vc gasta energia controlando pedalada.

Fora buracos, pedras tudo que judeia o corpo no plano ou subida.

Em toda situação a full vai ser mais confortavel e rende melhor.

Pode melhorar uma HT, da pra fazer ficar muito boa, algum tempo atrás HT era sinonimo de dureza, tramissão de potência, ela até tem, não tem peças moveis, tem menos torção pq, bem, parte da bike não esta presa por eixos e pivôs, mas isso não é sinonimo que é mais rápido, lembra da marca de pneus ?, potencia não é nada sem controle.

E HT mudou de figura tbem, nova FSI, nova Highball, nova Epic, Scale, entre outras marcas todas trouxeram "molejo" para HT, dureza total não era bom.

Então falando em HT por exemplo, a nova FSI, já lí em alguns reviews que é uma excelente HT para endurance, bike extremamente confortavel em pedais longos e eu posso atestar, depois de sair de um HT das antigas, durona de pedra e pegar um FSI, aquela pequena flexão do quadro e canote, seattube mais reto com posição mais confortavel e melhor pedalada, 4+ horas em cima dela não desgasta tanto qnto era na Caloi CR.

Ai talvez pegar um HT moderna, aros largos, taca pneus 2.35, tubeless, vai andar com 20 libras, se consegui ainda botar canote e guidão de carbono pra ter mais pontos de flexão, da pra deixar HT bem confortavel.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2020 as 11:20
Eu tive uma full, talvez escolhi ela errado. Era uma specialized camber config de entrada.
Fiquei poucos meses e voltei para HT de carbono.

Era uma bike muito divertida, gostosa de pedalar, mas eu sofria pelo seu peso.
Meu uso é muito em estradão. 

Quero um dia voltar a ter full, mas de entrada não mais. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2020 as 11:24
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Pq igual MTB tudo é $$$

Tem Gravéu


E tem "Gravel"


Gravel é imperdoável, tanto no bolso como na habilidade, vc pode ir em todo lugar com uma boa, mas precisa preencher 2 requisitos anteriores.

Uma dúvida, estradão de vcs não tem buraco ? costela ? não tem subida ?

Estradão aqui as vezes pegas kms de costelas, muitos kms.

Subidas tem costelas ou valas de chuva, normalmente na interna da curva ta a parte ruim de pedalar, vala de chuva que na HT vc gasta energia controlando pedalada.

Fora buracos, pedras tudo que judeia o corpo no plano ou subida.

Em toda situação a full vai ser mais confortavel e rende melhor.

Pode melhorar uma HT, da pra fazer ficar muito boa, algum tempo atrás HT era sinonimo de dureza, tramissão de potência, ela até tem, não tem peças moveis, tem menos torção pq, bem, parte da bike não esta presa por eixos e pivôs, mas isso não é sinonimo que é mais rápido, lembra da marca de pneus ?, potencia não é nada sem controle.

E HT mudou de figura tbem, nova FSI, nova Highball, nova Epic, Scale, entre outras marcas todas trouxeram "molejo" para HT, dureza total não era bom.

Então falando em HT por exemplo, a nova FSI, já lí em alguns reviews que é uma excelente HT para endurance, bike extremamente confortavel em pedais longos e eu posso atestar, depois de sair de um HT das antigas, durona de pedra e pegar um FSI, aquela pequena flexão do quadro e canote, seattube mais reto com posição mais confortavel e melhor pedalada, 4+ horas em cima dela não desgasta tanto qnto era na Caloi CR.

Ai talvez pegar um HT moderna, aros largos, taca pneus 2.35, tubeless, vai andar com 20 libras, se consegui ainda botar canote e guidão de carbono pra ter mais pontos de flexão, da pra deixar HT bem confortavel.

""Ai talvez pegar um HT moderna, aros largos, taca pneus 2.35, tubeless, vai andar com 20 libras, se consegui ainda botar canote e guidão de carbono pra ter mais pontos de flexão, da pra deixar HT bem confortavel.""

Minha FSI é assim, bem confortável
.
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Andrepmcv Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Vitoria
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Andrepmcv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2023 as 09:43
Estou tendo a experiencia de minha primeira full

Uma oggi Cattura Pro T20

Bike é um luxo! Nada de pesada a minha antiga HT de aluminio, ta com 11.800KG

Tenho uma Trek 2004 aro 26 de aluminio que uso ela ate hoje para fazer trechos curtos, andar na pequena cidade que moro, passear com minha filha...

O conforto da Full é absurdo, chego bem mais inteiro em casa. 

No mais, abraço e bons pedais para todos. 

Quem quiser chegar, estamos no litoral sul do ES. Muito abacaxi e cana de açúcar.

Abs 


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X