Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Devo colocar graxa nos parafusos?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Devo colocar graxa nos parafusos?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Shaun Clarke Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mai 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shaun Clarke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Devo colocar graxa nos parafusos?
    Postado: 10 Jun 2020 as 17:53
1) Quais parafusos precisam de graxa e qual graxa vocês recomendam? Essa anti seize da algoo é boa?

2) Aonde vai graxa militar e aonde vai graxa leve? Eu vi aquele vídeo do pedaleria sobre aonde passar graxa mas achei meio confuso. Alguém tem um mini resumo escrito de aonde passar graxa e qual graxa passar pra eu me orientar aqui?
Voltar ao Topo
felipeldnascimento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2016
Olinda - PE
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeldnascimento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2020 as 20:36
Cara, tecnicamente falando não sei te informar, mas quando vou limpar minha bicicleta procuro sempre onde fica "ferro com ferro" colocar pelo menos uma fina camada de graxa. Tenho um pote de uma graxa amarelo escuro e um pote da branca. Mas respondendo sua pergunta, sobre os parafusos, eu mergulho a ponta da rosca deles antes de aparafusar. Ajuda mt principalmente com os parafusos do avanço, esses parafusos ficam duros de tal forma que as vezes não sei nem para qual lado girar KKKK
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2020 as 14:37
teoricamente todo parafuso que está sob grande esforço.. passar graxa é uma boa pra reduzir o risco de precisar destruir o parafuso ou a peça quando for tirar ele, pq as 2 partes acabaram se "fundindo" depois de tanto tempo pressionadas
uma fina camada mesmo, não precisa lambuzar, pouco já faz a função.. eu uso a graxa multiuso da Algoo msm
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
FabioIntSP Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Abr 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioIntSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2020 as 17:38
Onde usar graxa eu acho que tem quer a a especificação do fabricante do componente. Já vi que para se o fixar disco de freio no cubo se usa trava química, então não é uma boa ideia usar graxa ali.

Eu uso graxa azul na maioria das roscas da minha bike, mas no sentido de evitar ferrugem / travamento mesmo, não tem condições extremas na bicicleta que exigem seu uso.

Condições extremas quero dizer, por exemplo, um cabeçote de motor a combustão, onde se aperta a mais de 100Nm com torquímetro - ali é obrigatório usar graxa pois: 1- o atrito dinâmico da rosca pode influenciar na leitura do torquímetro causando um sub aperto, 2- a torção causada no parafuso sempre em decorrência do atrito dinâmico pode quebrar-lo, 3- na posterior desmontagem o parafuso pode quebrar dentro da rosca, neste caso por atrito estático.

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2020 as 21:12
Olha, isso varia. A indicação de colocar graxa em todas as roscas é uma simplificação. Eu sigo as orientações da ParkTool, que divulga isso nos vídeos do canal dela (https://www.youtube.com/user/parktoolcompany).

Um exemplo: eixo do central de ponta quadrada eles não recomendam passar graxa (muitos aqui ainda passam e minha bike foi revisada, lubrificada e montada da última vez por mim deste jeito, vou mudar na próxima), mas em octalink eles já recomendam. A razão é relativamente complexa e eu não sou engenheiro mecânico, apesar de ter discutido isso com um e entendido o motivo.

No caso de ausência de orientação, eu faço da seguinte forma: parafusos pequenos ou que fixam peças em alumínio geralmente tem o torque limitado (5Nm, por exemplo), o que pode fazer com que se soltem durante o uso, daí eu costumo usar trava rosca leve (geralmente da cor azul), principalmente se estiverem sujeitos à vibração; parafusos ou roscas mais grossas aguentam mais torque, aí eu costumo colocar graxa neles, sem exagero. Mas ressaltando que isso é na ausência de orientação...

O tipo de graxa pode influenciar o desempenho, mas tenho algo a dizer sobre isso: a cor da graxa pode ser qualquer uma, o que importa é a aplicação dela, e não há um padrão pra isso no Brasil. Alguns rótulos ainda deixam as coisas mais confusas: a definição de graxa militar é para um lubrificante que aguenta altas temperaturas, não para uma graxa que lubrifique necessariamente melhor (apesar dela poder ser realmente melhor nesse quesito).

Ao final das contas, eu usava a graxa militar da Algoo na maioria das partes da bike, mas de uns tempos para cá passei a usar graxa marítima nas partes que podem sofrer com penetração de água (roscas do central selado, cubos, caixa de direção e pra evitar travamento do canote). Não sei dizer se vai ser melhor ainda, mas espero que ela evite a contaminação desses locais.

Editado por dwsmartins - 12 Jun 2020 as 21:13
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2020 as 15:52
Mas onde e qndo vai usar ?

Graxa só usa na manutenção, qndo abre algo ou desmonta, não é como lubrificação da corrente que requer maiores cuidados.




Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 07:37
O uso da graxa ou trava roscas em parafusos, principalmente quando ele prende material diferente (parafuso de inox em peças de alumínio, por exemplo), evita a corrosão galvânica. O ideal mesmo seria o anti-seize (anti travamento? realmente não sei o nome em português), que eu já procurei e não achei por aqui, pelo menos não por um preço decente (era mais barato ter o trava roscas e a graxa juntos). Só recomendo procurar informação sobre qual usar e quando usar.

Mas no resto é como você falou: na manutenção interna.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 00:28
Olá, pessoal!

Falando em graxa, eu tenho uma bisnaga de graxa branca e outra de graxa azul que eu comprei no MercadoCar, só de deixar guardado por alguns dias eles já começam a soltar óleo pra todo lado.

Pelo que já pesquisei a graxa é basicamente um óleo misturado com uma base que tem a função de manter tudo no lugar.

Utilizando ela nos cubos parece que fica muito líquida e até vazando bastante por causa disso. Acho que isso é sinal de graxa vagabunda, né? 😂

Acho que vou procurar essa pm600 military da algoo pra passar maioria dos componentes.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 08:03
Originalmente postado por alant alant escreveu:

Olá, pessoal!

Falando em graxa, eu tenho uma bisnaga de graxa branca e outra de graxa azul que eu comprei no MercadoCar, só de deixar guardado por alguns dias eles já começam a soltar óleo pra todo lado.

Isso é normal em algumas e previne o ressecamento.

Originalmente postado por alant alant escreveu:

Pelo que já pesquisei a graxa é basicamente um óleo misturado com uma base que tem a função de manter tudo no lugar.

É bem nessa linha, mas a base ainda tem a função de remover a sujeira dos pontos de contato e alterar a viscosidade em função da temperatura.

Originalmente postado por alant alant escreveu:

Utilizando ela nos cubos parece que fica muito líquida e até vazando bastante por causa disso. Acho que isso é sinal de graxa vagabunda, né? 😂

Não, é sinal de graxa pra baixa temperatura (OK pra bike) com pouca resistência a água (não tão OK, mas vai depender do seu uso).

Originalmente postado por alant alant escreveu:

Acho que vou procurar essa pm600 military da algoo pra passar maioria dos componentes.

Ela é OK no geral, pode ir tranquilo. Eu estou na experiência já há alguns meses com a graxa de lítio resistente à água e até achei que melhorou a rolagem nos cubos, mas tem um porém: ela resseca as vedações de borracha. Como meus cubos e caixa de direção não tem isso, não teve problema. Ainda não enfrentei chuva ou áreas alagadas pra dizer se foi vantagem nesse quesito.

Em locais com vedações ela não é adequada, aí o ideal mesmo seria a graxa verde, quase fluorescente, e transparente da Shimano, à base de silicone e formulada especificamente pra bike ($$$). Ou, se a grana estiver curta, outra graxa multiuso que não seja de lítio, talvez a própria Algoo.

Na verdade, evitando-se as formulações potencialmente agressivas (como o lítio pra vedações), praticamente qualquer graxa vai atender pra bike. Os ganhos que uma ou outra podem fornecer são muito pequenos e vai interessar mais a quem estiver competindo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 09:41
Olá, obrigado pelas considerações 😁

Acho que vou testar essa pm600 da algoo pra não me preocupar tanto com ressecamento etc.

Como os componentes que eu tenho são todos de entrada(Tourney e Altus) não vou investir numa bisnaguinha à preço de ouro da shimano não 😂
Voltar ao Topo
joaojvn Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mar 2020
Sertão/RS
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojvn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 13:31
eu sempre coloco graxa de lítio nos parafusos, pago 10 reais a bisnaga de 80g, só pra os parafusos não encravarem com o tempo
mas acredito que até aquela graxa comum que vc compra de pote e é bem barata já serve
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X