Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Desmontando Relógios, ou quase isso
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Desmontando Relógios, ou quase isso

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Desmontando Relógios, ou quase isso
    Postado: 19 Dez 2021 as 10:42
Para quem quer fazer uma graduação ou minicursos principalmente em trocadores,  cambios traseiros e freios de peças Shimano notadamente do início da década de 90 até 98 creio. Ou seja é mais pra turma da old school, até pensei em colocar lá mas o núcleo do assunto é a mecânica de funcionamento.
Como o tal de ATBOY ainda tem poucas visualizações seria legal apoiá-lo em troca de nosso maior conhecimento sobre os assuntos. Seria uma honesta troca. 



Editado por Ligeirinho - 19 Dez 2021 as 10:43
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2021 as 13:29
Muito legal mesmo, eu mesmo tenho um passador aqui ,creio que ele é por volta do ano 2000 e está desmontado, não consegui monta lo quem sabe assistindo agora eu já consiga superar mais fases.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2021 as 16:07
Qual é o trocador João Angú? Fiquei curioso agora.
Gostaria muito de adquirir o trocador bem antigo da Altus que tem um visor circular parecendo um reloginho - No brasil veio em algumas DiamondBack. Tem visual perfeito pra uma bike urbana básica.
Quem tiver em bom estado faço negócio, inclusive talvez com outras peças que possuo.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2021 as 16:57
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Qual é o trocador João Angú? Fiquei curioso agora.
Gostaria muito de adquirir o trocador bem antigo da Altus que tem um visor circular parecendo um reloginho -

Eu não me lembro , mas vou dar uma olhada, mas o visual dele não é o que voce citou aí (visor circular) , eu tenho um par de altus, porem 8v, usados aqui.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2021 as 20:50
Fiz uma pesquisa aqui, é o ALTUS ST - CT 90. Olhe como o visor quando está trocando as marchas é transado. Cool.  Viva o analógico também!

https://www.youtube.com/watch?v=5PaGO30H63E

O que os modernos fazem de melhor nem tenho ideia pois só tenho, ainda que novos, peças da velha guarda em se tratando de trocadores.



Editado por Ligeirinho - 19 Dez 2021 as 20:52
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2021 as 21:37
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Fiz uma pesquisa aqui, é o ALTUS ST - CT 90. Olhe como o visor quando está trocando as marchas é transado. Cool.  Viva o analógico também!





Tambem acho muito legal esse que voce citou acima, porem não o tenho. O altus que tenho é 8v já.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2021 as 21:41
Um tempo atras no site OLX tinha uma GT Outpost da década de 90 á venda e vinha equipada com esses passadores, a proprietária era da região de BH, confesso que fiquei muito tentado a fazer contato, depois desisti. Eu creio que uma peça dessas deve durar muito ainda.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2021 as 15:39
legal o canal hein! já to inscrito heheh
esse serviço de desmontar e fazer manutenção em trocadores, passadores e afins, é pouquíssima gente que faz exatamente pelo trabalho detalhado, complexo e demorado

esses videos de desmonte e tals são quase terapeuticos! hahaha
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2021 as 21:16
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Um tempo atras no site OLX tinha uma GT Outpost da década de 90 á venda e vinha equipada com esses passadores, a proprietária era da região de BH, confesso que fiquei muito tentado a fazer contato, depois desisti. Eu creio que uma peça dessas deve durar muito ainda.

Bom saber que veio na Outpost, vai que acho um nas "catira" de negócio...
Já limpos mas não desmontados até a última peça - até porque não tenho essa habilidade plena pois difícil é por as molas no lugar enquanto tenta remontar a estrutura toda - tenho um ,Alivio MC 10 de 94, Exage de 93 e STX Special Edition de 94 também. Apenas fora dos invólucros plásticos estrutural do trocador.
Ao menos do Alivio já tenho destino certo pra bike futura de minha filha.
Curioso que, exceto a fixação superior e ás vezes a inferior quase todos os trocadores da gama média/baixa eram muito semelhantes no interior desde um antigo 200 GS de 92 que tive até os STX de 96/97. Internamente somente o Deore SL569 de 98 que era bastante diferente assim que veio depois replicado abaixo nos Alivio M410 de 2010. 
Creio que esse modelo perdurou bastante nos 9V pois até o som dos trocadores dos 7V  e 8V eram diferentes: os primeiros, a maioria mais barulhentos e os seguintes  com som mais suave ou algo metálico do Alivio M410. Gostaria de diferenciá-los pela nota mas nem de longe tenho ouvido absoluto de uma criança de baixa visão que conheço. Sabe reconhecer o metrô específico que vem chegando de longe pelo "fá" que soa.Wink. Situação tal como Hermeto Paschoal quando criança quando apertava os porquinhos de sua casa pra reconhecer a nota que emitiam. LOL
Quem pode, pode.


Editado por Ligeirinho - 20 Dez 2021 as 21:41
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X