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desgaste de rotor(disco) de freio ?

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Orange Oyster Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Abr 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: desgaste de rotor(disco) de freio ?
    Postado: 23 Nov 2013 as 18:32
estou tentanto escolher um rotor 180mm, e a questão é :

desgaste de rotor(disco) de freio:

alguem sabe me dizer +- quantos KM demora para inutilizar um  rotor(disco) de freio

utilizando 70% em lugar em aflato e 30% estradas de terra (sem lama)
com manutençao (limpeza, lubrificação) regular ?

shimano RT 56 é para pastilhas organicas apenas, mas e se eu usar com semi-metalicas ??

* as semi-metalicas desgastam o disco mais rápido por ele não ser adequado para este uso (deveria ser organico apenas) - mas QUANTO mais rápido?  é considerável ou negligenciavel?

no caso:
avid BB7 com pastilhas semi-metalicas + rotor 180mm

* o rotor(disco) de freio diz "organic pads  only"   - mas ele custa R$ 50 CADA um

* o rotor(disco) avid HS1 pode ser usado com qualquer pastilha, e custa R$ 150 CADA um


pelo custo de um rotor avid, compro 3 shimano rt 56  - se a diferença de desgaste for pequena, então vale muito a pena comprar o shimano!


grato


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Orange Oyster Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2013 as 23:13
ninguem ?
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dts Ver Drop Down
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São Paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 09:43
Não é possível dizer isto.
Depende do sistema de freios, marca, uso, e tipo de pastilhas utilizadas.
Nunca zerei um disco em bike nenhuma.
Já rodei até mais de 10.000 sem trocar o disco que se desgasta pouco.
Meu atual XX esta com 5000 e quase nada de desgaste.
Agora os melhores rotores são sem dúvida os IceTec da shimano ou em segundo lugar rotores de 2 peças (com miolo em alumínio) estes dissipam mais o calor o que faz freiar e durar mais.


Editado por dts - 26 Nov 2013 as 09:46
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yurininja Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 09:56
Eu sou fã incondicional dos rotores Avid (assim como dos freios). O BB7 está entre os melhores freios existentes (é o melhor para determinadas situações).

Tenho experiência com rotores Avid G3 e HS1. 
Pode usar as pastilhas que preferir! Estou usando Sintered, mas já usei semi-metálicas e orgânicas. As orgânicas simplesmente derretem; As semi são uma maravilha, assim como as Sintered.
Em nenhum dos casos é possível notar desgaste considerável do rotor. Fique tranquilo!

Vc usa CL ou 6 furos?
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Orange Oyster Ver Drop Down
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sao paulo - sp
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2013 as 09:06
agradeço as respostas


vou usar 6 futos porcausa das rodas VZAN

vou tentar comprar discos avid porque parecem realmente ser os melhores


e um freio hidraulico shimano 765  ou 596



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scofieldpedal Ver Drop Down
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Avid ou Shimano são ótimos discos, vai lhe atender perfeitamente. Eu usaria o Shimano só para manter o conjunto todo de uma marca.

Não aconselho discos super leve, como Alligator ou Ashima. Diminui muito o poder de frenagem e a vida útil é bem curta.


Originalmente postado por Orange Oyster Orange Oyster escreveu:

agradeço as respostas

vou usar 6 futos porcausa das rodas VZAN

vou tentar comprar discos avid porque parecem realmente ser os melhores

e um freio hidraulico shimano 765  ou 596

Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 19:47
A espessura entre Shimano e Sram é diferente? E esse discos bem leves? Será que tem perigo desses discos entortarem numa frenagem forte?
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gladiator25 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 20:56
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

A espessura entre Shimano e Sram é diferente? E esse discos bem leves? Será que tem perigo desses discos entortarem numa frenagem forte?


Falo por experiência infelizmente Ouch, discos leves são somente pra ficar bonito na balança, pelo menos os Ashima da vida.

Por conta de alguns rolos e troca de bikes, em 3 anos tive discos XT, XTR Ice e agora os malditos Ashima (peso por volta das 90g cada), todos 160mm no mesmo freio SLX M666, o comportamento do freio com discos de verdade (XT e XTR) é outro comparado aos com os discos leves, notei que um dos problemas é a menor área de contato com as pastilhas, isso com chuva (passei esse perrengue também) é um tiro no pé, praticamente fica sem freio, e sem contar que empenam demais Dead.

Meu conselho: Se pretende tirar peso nos discos fuja dos Ashima, tenho curiosidade pra testar os Hope, Avid XX pra ver como são, mas fico com medo de gastar maior nota e não serem bons de frenagem como os Shimano, na pior das hipóteses vou abraçar um par de XT 6 furos tijolão e ser feliz mais uma vez.

 
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Fabio Ver Drop Down


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Então matou minha dúvida. Pois no catálogo da Alligator, os mais leves são justamente os com menos material onde as pastilhas encostam. E também me respondeu sobre entortar.
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apfnet Ver Drop Down
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Eu também estou saindo dos discos Ashima com 10km de uso. Comprei só para testes nos freios XT. Não gosteį, porque são sensíveis e empenam.

Conclusão: discos com IceTech seguram muito mais, fortes e seguros.
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gladiator25 Ver Drop Down
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Originalmente postado por apfnet apfnet escreveu:

Eu também estou saindo dos discos Ashima com 10km de uso. Comprei só para testes nos freios XT. Não gosteį, porque são sensíveis e empenam.

Conclusão: discos com IceTech seguram muito mais, fortes e seguros.


Na questão da frenagem em si não notei diferença do XT RT79 (não ice tech) para o XTR RT98 ice tech, as diferenças ficam mesmo por conta da camada de alumínio presente no segundo para ajudar a dissipar calor em frenagens longas e no peso ligeiramente menor.
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yurininja Ver Drop Down


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Procurem fotos desses rotores leves quebrados......

Eu já vi 2 desses quebrados ao vivo!
Eles derretem bem no meio da área de contato..... Disco pra bike de balança!
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Meu rotor é um RT-53 e nele está escrito para utilizar apenas pastilhas de resina, então se eu utilizar outros tipos de pastilhas, exemplo: semi-metálica ou metálica, o desgaste será maior.
Acho que isso também deve ser avaliado.

abraços.
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Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:


Meu rotor é um RT-53 e nele está escrito para utilizar apenas pastilhas de resina, então se eu utilizar outros tipos de pastilhas, exemplo: semi-metálica ou metálica, o desgaste será maior.
Acho que isso também deve ser avaliado.

abraços.


A questão discutida aqui nem é essa , até porque nesses discos leves não vem estipulado se é resina, metálica ou semi, em prol do "peso pena" os fabricantes sacrificam o mais importante e para o quesito que um disco é feito, segurança e boa frenagem Wink.

Seu Deore mesmo sendo somente resin pad only dá de lavada nesses super leves.
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Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Procurem fotos desses rotores leves quebrados......

Eu já vi 2 desses quebrados ao vivo!
Eles derretem bem no meio da área de contato..... Disco pra bike de balança!


Você usa os Avid não é isso? Em comparação com os Shimano XT em termos de frenagem são parecidos? Preciso trocar urgente mas os preços dos XT no Brasil estão um absurdo Confused.
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yurininja Ver Drop Down


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Uso os HS1.

Provavelmente, aqui em minha região, a galera que eu ando é a que mais utiliza freio (pelo menos sãos os que mais gastam pastilhas e os que apavoram nas descidas).
Quase todos (do meu grupo) utilizam rotores G3 ou HS1. Um usa rotores XT e outro XTR, ambos por causa das rodas C.L. (e todos com freios Avid)

Os rotores Shimano são "obrigatórios" para freios Shimano. Para freios Avid não importa o rotor....

Todos utilizam pastilhas genéricas, daquelas que praticamente não gastam.... (as de resina são descartáveis. Cheguei a gastar dois pares em uma única descida).
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Uso os HS1.

Provavelmente, aqui em minha região, a galera que eu ando é a que mais utiliza freio (pelo menos sãos os que mais gastam pastilhas e os que apavoram nas descidas).
Quase todos (do meu grupo) utilizam rotores G3 ou HS1. Um usa rotores XT e outro XTR, ambos por causa das rodas C.L. (e todos com freios Avid)

Os rotores Shimano são "obrigatórios" para freios Shimano. Para freios Avid não importa o rotor....

Todos utilizam pastilhas genéricas, daquelas que praticamente não gastam.... (as de resina são descartáveis. Cheguei a gastar dois pares em uma única descida).

Mas estava chovendo nessa descida que gastou 2 pares? Eram genéricas também?
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yurininja Ver Drop Down


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Avid originais...
Chuva!

As genéricas que utilizamos são pra chuva. Não são tão boas no seco (principalmente quando frias), mas são o melhor custoXbenefício no geral.
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Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:


Meu rotor é um RT-53 e nele está escrito para utilizar apenas pastilhas de resina, então se eu utilizar outros tipos de pastilhas, exemplo: semi-metálica ou metálica, o desgaste será maior.
Acho que isso também deve ser avaliado.

abraços.


A questão discutida aqui nem é essa , até porque nesses discos leves não vem estipulado se é resina, metálica ou semi, em prol do "peso pena" os fabricantes sacrificam o mais importante e para o quesito que um disco é feito, segurança e boa frenagem Wink.

Seu Deore mesmo sendo somente resin pad only dá de lavada nesses super leves.

Não entendi bem, mas como não sabia que tinham outros tipos de pastilhas, etc, comprei o freio M446 e rotores Rt-53, nem tinha ideia se fariam o "par perfeito". Depois de algum tempo li no rotor que ele só "usa" ( se eu quiser ) pastilhas de resina e meus freios vieram com as pastilhas de resina. Isso me atende perfeitamente, vai mais do que eu precisava, então como não quero gastar dinheiro trocando rotores em pouco tempo, decidi usar somente de resina. Pedalo todos os dias e pego uma descida de quase 10 km e não desço correndo, estou com 4.3 e já saí ileso de vários acidentes e não tenho sete vidas, então desço a 10 km/h segurando no freio para evitar qualquer acidente. Já tem mais de um ano e as pastilhas ainda estão na metade. Já comprei até as novas para não ter que ficar esperando e ficar parado no pedal.
abraços.
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yurininja Ver Drop Down


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Pedala todos os dias numa descida de quase 10Km freiando. Isso tem mais de um ano e as pastilhas ainda estão na metade?!?!

Pastilhas de Adamantium!

(Troll mode.... essa não poderia passar em branco!)
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Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Pedala todos os dias numa descida de quase 10Km freiando. Isso tem mais de um ano e as pastilhas ainda estão na metade?!?!

Pastilhas de Adamantium!

(Troll mode.... essa não poderia passar em branco!)

Isso mesmo, desço freando e está na metade. Na verdade eu queria que ela nem acabasse! (risos)

abraços.
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Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:

Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Pedala todos os dias numa descida de quase 10Km freiando. Isso tem mais de um ano e as pastilhas ainda estão na metade?!?!

Pastilhas de Adamantium!

(Troll mode.... essa não poderia passar em branco!)

Isso mesmo, desço freando e está na metade. Na verdade eu queria que ela nem acabasse! (risos)

abraços.

Todos os dias que posso, que não chove, etc. Não exatamente 365 dias. E verifiquei no olho, pois não desmontei para te dar a certeza, mas no olho e comparando com a nova, parece que está na metade mesmo. Se eu estiver enganado, fique tranquilo que farei uma correção futura aqui. Não tenho nenhum problema em reconhecer erros. Já passei dessa idade.

abraços.
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yurininja Ver Drop Down


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Guto, fique susse!

Foi só uma brincadeira. Sei que depende MUITO do tipo de pilotagem e de terreno.
Devo estar com pastilhas fazendo aniversário (pedalo todo sábado que consigo/posso), mas se pegar uma casqueira das conhecidas, ainda mais na chuva, terei que parar para substituir pastilhas.....
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49329 Ver Drop Down


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Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Guto, fique susse!

Foi só uma brincadeira. Sei que depende MUITO do tipo de pilotagem e de terreno.
Devo estar com pastilhas fazendo aniversário (pedalo todo sábado que consigo/posso), mas se pegar uma casqueira das conhecidas, ainda mais na chuva, terei que parar para substituir pastilhas.....

Que isso, tudo bem, sem problemas. Mas eu não pego descidas em grandes velocidades e nem chuva. E desço devagar porque, como já disse, já atropelei carros que entraram na minha frente saindo de uma via e vindo para a minha na contramão. Passei por cima do fusca a bati só com a mão. Coisa de filme. É nessas horas que deixo de ser cético e acredito em Deus. Como pode ver foi um fusca, se fosse um ônibus nem estaria aqui para contar essa. Tem mais, mas isso fica para os próximos capítulos.

Abraços e boas pedaladas.
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jamilvp Ver Drop Down


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Pessoal, só para contribuir com a pergunta original do tópico. Meus rotores de freio Formula, vem com informação sobre desgaste especificada.
Diz o seguinte: Espessura mínima 1.65mm, ou seja, quando o rotor ficar mais fino do que 1.65mm tem que trocar.

Foto Formula

Um abraço



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Anonimo Ver Drop Down


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Originalmente postado por Orange Oyster Orange Oyster escreveu:

estou tentanto escolher um rotor 180mm, e a questão é :

desgaste de rotor(disco) de freio:

alguem sabe me dizer +- quantos KM demora para inutilizar um  rotor(disco) de freio

utilizando 70% em lugar em aflato e 30% estradas de terra (sem lama)
com manutençao (limpeza, lubrificação) regular ?

shimano RT 56 é para pastilhas organicas apenas, mas e se eu usar com semi-metalicas ??

* as semi-metalicas desgastam o disco mais rápido por ele não ser adequado para este uso (deveria ser organico apenas) - mas QUANTO mais rápido?  é considerável ou negligenciavel?

no caso:
avid BB7 com pastilhas semi-metalicas + rotor 180mm

* o rotor(disco) de freio diz "organic pads  only"   - mas ele custa R$ 50 CADA um

* o rotor(disco) avid HS1 pode ser usado com qualquer pastilha, e custa R$ 150 CADA um


pelo custo de um rotor avid, compro 3 shimano rt 56  - se a diferença de desgaste for pequena, então vale muito a pena comprar o shimano!


grato




Falando nesse rotor ai RT- 56 ele é de fixação por parafuso, você acha que pode acontecer de mais pra frente ele sair do mercado? Pois a shimano tá apostando bastante nesses center lock dela.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Não, porque ninguém quase está disposto a pagar royalties para a Shimano...
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bicicleteiropoa Ver Drop Down
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Bem venho trazer minhas dúvidas.
Tenho uma bike que comprei usada (com uns três anos de uso) e com freios hidráulicos shimano (daqueles genéricos sem grupo específico, mas muito bom por sinal).
Há alguns dias eu havia percebido um barulho de roçar, mas acreditava que fosse aquele mero desajuste de pastilha (ledo engano).
Daí a roda traseira começou a travar. Tirei as pastilhas e uma delas já estava comendo o metal (da pastilha), isto é tinha acabado a camada que deveria encostar no rotor.
Percebi que o Rotor (que eu não sei qual modelo, mas é shimano) estava com um dente no lado externo (justamente por causa desse contato), estando com 1,8mm (conforme o paquimetro), quando a medida do centro dele é exata de 2mm.
As pastilhas eram umas genéricas (não eram shimano) e provavelmente metálicas ou semi metálicas.
Percebi que o par de pastilhas shimano é mais caro que o rotor (pastilhas R$ 75 e rotor R$ 50).
Num manual da Shimano li que os rotores podem ser usados até atingirem 1,5mm.
A minha pergunta é: como o desgaste ocorreu pelo uso de pastilha velha e o rotor está meio deformado cheio de sulcos, seria uma economia porca eu deixar de trocá-lo agora que vou trocar as pastilhas (colocar shimano original), ou o rotor com 1,8mm ainda dá um gás?
Além disso, o uso de um rotor já desgastado e com sulcos irregulares poderia abreviar o consumo da pastilha original da Shimano de cerâmica?
Obrigado por quem ajudar.
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bicicleteiropoa Ver Drop Down
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Outra pergunta (desculpem pela impertinência)
Como o desgaste das pastilhas foi desigual (a de fora gastou mais que a interna), o que pode ter gerado esse desequilíbrio? Será que preciso desmontar toda a pinça para limpeza e conferir os retentores?
Obrigado
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O fato de um lado desgastar mais é normal, principalmente atrás, a bike joga sujeira pro alto e o lado de fora acaba sendo o mais atingido, ai a sujeira acaba limando a pastilha. No seu caso, existe uma chance do disco deformar a partilha também, principalmente pelo uso, acho que seria mais interessante pegar uma pastilha paralela até o rotor ficar gasto, ai troca os dois logo.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Desmontar a pinça para limpeza não é má ideia! Apenas por limpeza, não porque acredito haver algo errado.
Um disco pode ser plainado - se isso vale a pena, é outra história. Caso tenha acesso a algum torneiro que possa fazer isso na faixa, pode-se resolver fácil o caso do dente. Mesmo na lima, dá para resolver dependendo do caso. Só vendo pessoalmente para avaliar.
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Bem continuando a lenda do freio hidráulico, cheguei na oficina e o filho do velhinho dono da oficina estava apavorado porque um dos pistões estava encravado. Tinha inclusive colocado um outro manete para testar, não sabia o que fazer, senão abrir a pinça.

Daí conversei com o velhinho dono da oficina (com experiência de mais de 50 anos em oficina de bike e mais de 60 como ciclista de competição) e ele me falou uma coisa muito pertinente: a pinça é dividida em duas partes e entre elas há uma junta nos canais do sistema hidráulico se no abrir e fechar só pra limpar e essa junta não vedar mais, pode dizer adeus ao freio, porque não há peças de reposição.

Outra coisa que ele falou que, dos freios hidráulicos, o Shimano (mesmo o meu que é aqueles "genérico da Shimano" porque não é vinculado a nenhum grupo específico) é um dos melhores que existe no mercado, os de outras marcas não compensam pela durabilidade e que, diante de qualquer probleminha ficam emprestáveis.

Seguindo, eu e o velhinho dono da oficina conseguimos tirar o pistão encravado com o compressor de ar e fizemos uma limpeza. Daí fui embora porque já tinha chegado a minha hora. Daí a bike ficou lá para completar o óleo e testar. Amanhã vou pegá-la. Depois volto aqui pra falar.

Pensando bem acho que vou trocar o rotor. Não há porque manter o negócio desgastado e irregular para economizar R$ 50,00, quando um rotor desgastado pode quebrar e causar um sério acidente (R$ 50,00 não paga um osso quebrado e meses em casa sem poder pedalar e sem fazer outras coisas - quem já teve um sabe). Ademais, é muito raro um rotor desgastar dessa maneira. No meu caso isso só ocorreu pelo mal funcionamento de um dos pistões que determinou o desgaste irregular e o meu relaxamento em não fazer a manutenção a partir dos primeiros ruídos.

Daí a importância da tal limpeza periódica da superfície da pontinha dos pistões, justamente para prevenir esses travamentos e um futuro vazamento nos retentores, conforme o onde pedalar menciona no vídeo que segue:

A Park Tool School também demonstra como fazer a limpeza e explica direitinho como funciona a pinça, neste vídeo:

Abraços a todos





Editado por bicicleteiropoa - 13 Dez 2018 as 12:40
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