Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Desânimo com XC, cair de cara no AM / Enduro ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Desânimo com XC, cair de cara no AM / Enduro ?

 Responder Página  <12345>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2016 as 11:32
Voltar ao Topo
carlos campos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2014
baln camboriu
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar carlos campos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2016 as 23:13
Olá, rapaziada, moro em Balneário camboriu, sou desbravador de trilhas e possíveis singletracks aki da regiao,muitos singletracks que ninguém explora,
Montei uma cube 27.5 grupo slx,suspensão SID, investi em pneus continental Mountain King 2.2 , farão a diferença, uso aros de 20 mm fundamental para aguentar as pirambeiras, e Guidao curvo são mais garantia, uma suspensão de caixa cônica ajuda demais, porém independente da bike, o importante é o espírito aventureiro e de coragem, esse sim constituem um verdadeiro trilheiro.
Me considero um eremita do pedal, curto carregar bike nas costas em lugares difíceis até de andar a pé,e realizar aque las descidas brutas, dropano na adrenalina, atenção concentração e reflexos ativados, assim é o AM/ENDURO/dOWHILL sintonia com a natureza, curto pedalar pacas durante o dia e acampar no final do dia, para iniciar um novo dia com desbravacoes antes feitas por Google earth, Xc maníacos ta tendo em todo lugar,
A bela técnica sendo substituída pela força e neurose por vezes eletrônicas, kkkk

Editado por carlos campos - 19 Dez 2016 as 23:20
Eremita do pedal
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2017 as 18:26
Não acreditei quando vi esse tópico, é exatamente  que estou sentindo no momento...Esse negócio de competitividade, médias, KOMs, comer poeira por horas a fio em estradão realmente está me desanimando. Pedalo a uns 15 anos, sempre tive bike HT/XC, antes era mais curtição mesmo, passar o dia pedalando por ai, descobrindo trilhas e tal, mas a algum tempo entrei num grupo de pedal que é só estradão e todo mundo comparando resultados, perseguindo KOMs. E esses dias, conversando com um conhecido(que saiu desse grupo) estavamos falando sobre isso, de que não adianta nada ficar se matando em estradões, sem curtir, sem parar pra conversar, pra curtir o visual, e ele disse que saiu do grupo justamente por isso, trocou a bike HT de carbono por uma trail full e agora pedala sozinho, mas curti bem mais....
Depois que tivemos essa conversa comecei a olhar algumas bikes trail e vou colocar a minha rabo duro a venda, estou de olho numa Trek Fuel EX7 2017, alguém i tem uma pra dar uma opinião sobre a bike?

Valeu!
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2017 as 10:28
Não sei se alguém vai ter essa bike especificamente, mas dê uma olhada nesse tópico:
Eu mesmo tenho uma Remedy 8 27,5 2015 e adoro a bike. Anda muito bem tanto subindo (pra uma bike de 140mm) quando descendo. Uso com o intuito de diversão tb, mas como ando predominantemente com a turma de bikes de XC, tenho que acompanhar nos trechos de estradão. Em compensação nos singles e DH eles que se virem pra acompanhar.
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2017 as 11:28
Vale dar uma conferida no Fórum do Pìnkbike.com se vc manjar de inglês ou até no Youtube, algumas pessoas postam videos de test ride e até reviews de bikes. 

Editado por utR - 27 Jan 2017 as 11:28
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2017 as 12:24
Originalmente postado por guilhermemtb29 guilhermemtb29 escreveu:

Não acreditei quando vi esse tópico, é exatamente  que estou sentindo no momento...Esse negócio de competitividade, médias, KOMs, comer poeira por horas a fio em estradão realmente está me desanimando. Pedalo a uns 15 anos, sempre tive bike HT/XC, antes era mais curtição mesmo, passar o dia pedalando por ai, descobrindo trilhas e tal, mas a algum tempo entrei num grupo de pedal que é só estradão e todo mundo comparando resultados, perseguindo KOMs. E esses dias, conversando com um conhecido(que saiu desse grupo) estavamos falando sobre isso, de que não adianta nada ficar se matando em estradões, sem curtir, sem parar pra conversar, pra curtir o visual, e ele disse que saiu do grupo justamente por isso, trocou a bike HT de carbono por uma trail full e agora pedala sozinho, mas curti bem mais....
Depois que tivemos essa conversa comecei a olhar algumas bikes trail e vou colocar a minha rabo duro a venda, estou de olho numa Trek Fuel EX7 2017, alguém i tem uma pra dar uma opinião sobre a bike?

Valeu!

Aqui onde moro tem locais incriveis com singletracks, mas a maioria dos grupos se rende a estradas onde cruzamos com camionetas a quase 100 km/h, caminhões.... vai entender.
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2017 as 13:07
Originalmente postado por guilhermemtb29 guilhermemtb29 escreveu:

Não acreditei quando vi esse tópico, é exatamente  que estou sentindo no momento...Esse negócio de competitividade, médias, KOMs, comer poeira por horas a fio em estradão realmente está me desanimando. Pedalo a uns 15 anos, sempre tive bike HT/XC, antes era mais curtição mesmo, passar o dia pedalando por ai, descobrindo trilhas e tal, mas a algum tempo entrei num grupo de pedal que é só estradão e todo mundo comparando resultados, perseguindo KOMs. E esses dias, conversando com um conhecido(que saiu desse grupo) estavamos falando sobre isso, de que não adianta nada ficar se matando em estradões, sem curtir, sem parar pra conversar, pra curtir o visual, e ele disse que saiu do grupo justamente por isso, trocou a bike HT de carbono por uma trail full e agora pedala sozinho, mas curti bem mais....
Depois que tivemos essa conversa comecei a olhar algumas bikes trail e vou colocar a minha rabo duro a venda, estou de olho numa Trek Fuel EX7 2017, alguém i tem uma pra dar uma opinião sobre a bike?

Valeu!
 
A Trek Fuel é uma boa bike de trail entre muitas outras opções, mas não dá pra dizer que é a melhor escolha pra vc sem saber em que tipo de trilhas vc vai andar. Tendo num dos extremos estradões/trilhas leves de xc e no outro pistas de DH, se as opções na sua região forem trilhas no estilo DH ou próximo disso, a Trek Fuel não dá conta, melhor pegar uma bike de enduro com 160mm de curso ou mais. Se foram trilhas mais fáceis, a Trek Fuel resolve e vc ainda pode usá-la no xc puro, porque é leve e pedala bem.
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2017 as 14:41
Obrigado pelas respostas, eu dei sim uma pesquisada em inglês, mas achei muito pouco sobre o modelo EX7, deve ser porque pros gringos esse modelo deve ser muito básico, mas enfim, pra minha realidade é o que(com muito esforço) vai dar pra comprar. As trilhas que geralmente pedalo, são singles bem técnicas, mas nada de saltos e drops insanos, mas muitas pedras, degraus, raízes...e claro que se eu não quiser pedalar sozinho vou ter q continuar andando com a galera do XC de vez em quando...
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2017 as 22:29
Vê se ajuda. Essa é a 9.7, mas acho que dá pra ter uma noção pelo que eles falam sobre o funcionamento do sistema de amortecimento da suspensão traseira.




Editado por utR - 27 Jan 2017 as 22:30
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2017 as 16:03
Só pra plantar treta e discórdia, acho engraçado esse "requisito" que alguns praticantes de AM/Enduro tem com o curso da bike. "Tem que ter no mínimo 150, no mínimo 160... etc etc".

Veja o que esses 2 singelos rapazes fazem com uma bike trail de 130mm.

https://youtu.be/50v7NrT2rfU



Editado por StFred - 02 Fev 2017 as 16:06
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2017 as 16:54
Não é que "tem" que ser bike de enduro e ter 150mm ou 160mm pra andar em terreno difícil. Na trilha em que eu ando dá pra descer até de rígida de xc, mas com uma bike de DH o ciclista vai com muito mais segurança, velocidade e conforto. O cara do video é profissional, deve andar naquelas pistas desde garoto. Pra ele é tranquilo, mas nós somos amadores - eu pelo menos sou - e aí a bike mais indicada para o terreno faz muita diferença. Faz diferença também não moer o equipamento porque custa muito caro. O cara do video é brabo e destruiu trilhas de DH com uma bike trail de 130mm, muito bem. Mas como ficou a bike depois do rolê?
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2017 as 18:29
Concordo com o Pedro,

Você consegue descer trilhas até com bike de speed, mas irá sofrer e muito, desgastar a bike e correr sérios riscos de se acidentar por não ser profissional e não ter tanta técnica! Mas com a bike ideal para cada utilização, a vida do piloto fica muito mais fácil, assim como manter a fluidez (flow)!!!

Tá aí um vídeo pra exemplificar!

BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2017 as 18:54
O Fabio Wiebmer fez um video descendo uma trilha de um bike park em uma barra forte, então qualquer bike "serve". 
LOL 

Editado por utR - 02 Fev 2017 as 18:57
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 08:06
claro que dá pra andar com qualquer carro em estradas de lama/buracos/atoleiros/facões e etc. porém se vc tiver um com suspensão elevada, pneus específicos, tração nas 4 rodas fica muito mais fácil transitar por ela e o veículo será bem menos castigado.
Assim é com a bicicleta... qualquer uma encara a trilha mais cascuda, porém se vc tiver uma específica para tal é muito mais fácil e seguro. Senão a galera do DH ia usar speed ... são mais leves, mais rápidas...
Qualquer uma bike encara um asfalto, mas uma Speed o faz com bem mais rapidez e menos esforço;
Um XC vai muito bem em estradões de terra, já uma speed ou Am/Dh é um pouco mais difícil.
Enfim, cada bike tem seu uso específico. Até da pra fugir dele, mas não é o ideal.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 08:43
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Só pra plantar treta e discórdia, acho engraçado esse "requisito" que alguns praticantes de AM/Enduro tem com o curso da bike. "Tem que ter no mínimo 150, no mínimo 160... etc etc".

Veja o que esses 2 singelos rapazes fazem com uma bike trail de 130mm.

https://youtu.be/50v7NrT2rfU


vc consegue apertar um parafuso philips com chave de fenda também.. 
ou até usar um alicate.

pense nisso kkkkkkkk

vai ver a durabilidade dessa bikes dando fim de curso toda hora nesses gaps gigantes. começa a trincar tudo no quadro, depois não pode reclamar que "o quadro é fraco".

existem tipos e quantidades de material pra fazer cada componente, não é à toa que um quadro de DH tem diversos reforços, e um peso muito maior que um quadro de AM. Uma bike AM leve tem 13kg, uma DH leve são 15kg. Suspensão double crown com 200mm de curso, discos grandes, pneus de carcaça dupla, nada disso é à toa, podem acreditar.

eu mesmo ando em pistas de DH com minha bike AM, mas geralmente não consigo andar na mesma velocidade e a bike sofre muito mais que uma DH apropriada.. 
também ando com a bike de XC full nas trilhas mais apropriadas pra bikes de AM, dá pra andar bem mas é fim de curso toda hora, com sérios riscos de rasgar os pneus em pedras. e pra isso tenho que compensar aumentando a pressão das suspensões, ou seja, a bike vai ficar mais dura pra compensar a falta de curso e sacrifico a leitura da suspensão em obstáculos pequenos.

já quebrei câmbio, destruí aro, rasguei pneu, amassei quadro, coisas que provavelmente não aconteceriam se tivesse usando peças mais reforçadas e apropriadas pra andar no DH.


Editado por TheLittle - 03 Fev 2017 as 08:52
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 12:02
Eu concordo com o fato de que a "ferramenta certa" para o trabalho ajuda. O que me irrita é que sempre soa como um fator limitador pra pessoa fazer algo. Tipo quando eu vou andar no asfalto (só tenho 1 bike, FS 26" 130mm) com o pessoal do estradão (29er HT 100mm) ai todo mundo já olha torto. Acompanho de boa, certamente de speed seria melhor pra mim e pra eles.
Só acho tenso como aconteceu comigo, fui andar num lugar onde os "profissas" do local já alertaram "só dá pra descer com pelo menos 160mm de suspa". Ai você vai ver a pista nem era isso tudo.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 13:55
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Eu concordo com o fato de que a "ferramenta certa" para o trabalho ajuda. O que me irrita é que sempre soa como um fator limitador pra pessoa fazer algo. Tipo quando eu vou andar no asfalto (só tenho 1 bike, FS 26" 130mm) com o pessoal do estradão (29er HT 100mm) ai todo mundo já olha torto. Acompanho de boa, certamente de speed seria melhor pra mim e pra eles.
Só acho tenso como aconteceu comigo, fui andar num lugar onde os "profissas" do local já alertaram "só dá pra descer com pelo menos 160mm de suspa". Ai você vai ver a pista nem era isso tudo.

StFred,
Nesse quesito o que tenho a falar é que idiota tem em todo canto! Curta sua bike do jeito que está!
Eu já troquei de bike várias vezes, pq parte da minha "cachaça" é montar a bike, escolher as peças, etc... Se fosse dar ouvido a que bike deveria comprar, ou ao olhar torto de pessoas por aparecer com uma bike diferente do grupo, teria largado desse mundo de bike a muito tempo!
Já pedalei na ciclofaixa de bike de 160mm, assim como já desci pirambeiras dignas de DH com bike de XC...
Curta sua bike e seja feliz!
Mas quando se tem a opção de ter uma bike específica pra sua utilização, isso faz diferença!
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 14:23
Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Eu concordo com o fato de que a "ferramenta certa" para o trabalho ajuda. O que me irrita é que sempre soa como um fator limitador pra pessoa fazer algo. Tipo quando eu vou andar no asfalto (só tenho 1 bike, FS 26" 130mm) com o pessoal do estradão (29er HT 100mm) ai todo mundo já olha torto. Acompanho de boa, certamente de speed seria melhor pra mim e pra eles.
Só acho tenso como aconteceu comigo, fui andar num lugar onde os "profissas" do local já alertaram "só dá pra descer com pelo menos 160mm de suspa". Ai você vai ver a pista nem era isso tudo.

StFred,
Nesse quesito o que tenho a falar é que idiota tem em todo canto! Curta sua bike do jeito que está!
Eu já troquei de bike várias vezes, pq parte da minha "cachaça" é montar a bike, escolher as peças, etc... Se fosse dar ouvido a que bike deveria comprar, ou ao olhar torto de pessoas por aparecer com uma bike diferente do grupo, teria largado desse mundo de bike a muito tempo!
Já pedalei na ciclofaixa de bike de 160mm, assim como já desci pirambeiras dignas de DH com bike de XC...
Curta sua bike e seja feliz!
Mas quando se tem a opção de ter uma bike específica pra sua utilização, isso faz diferença!

é tem gente que desce DH com xc rígida e tem gente que desmonta pra descer meio fio com full de 160 kkkk

por isso q continuo com a idéia que a XC 29 full um pouco mais "turbinada" (pneus maiores, garfo 120, etc) é uma das bikes mais versáteis pro nosso uso aqui no Brasil, encara tudo quanto é trilha na boa e rola muito bem no asfalto e estradão se quiser andar com os speedeiros de terra rs. mas claro, certas trilhas ela não vai acompanhar bikes de mais cursos, e se abusar muito dela em trilhas muito cascudas o quadro pode abrir o bico. assim como se pegar uns caras fortes de estradão e asfalto com bikes de 10kg vai ser complicado acompanhar.

falando nisso vi que tá vendendo a Anthem, pegou qual bike agora?


Editado por TheLittle - 03 Fev 2017 as 14:24
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 16:23
Rapha, lá em casa o negócio é a D. Onça. Tô quase treinando forte com a galera do estradão e começar a pegar uns campeonatos de XC pra justificar o "gasto exorbitante" em uma bike. Se for assim ela deixa
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 16:56
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


é tem gente que desce DH com xc rígida e tem gente que desmonta pra descer meio fio com full de 160 kkkk

por isso q continuo com a idéia que a XC 29 full um pouco mais "turbinada" (pneus maiores, garfo 120, etc) é uma das bikes mais versáteis pro nosso uso aqui no Brasil, encara tudo quanto é trilha na boa e rola muito bem no asfalto e estradão se quiser andar com os speedeiros de terra rs. mas claro, certas trilhas ela não vai acompanhar bikes de mais cursos, e se abusar muito dela em trilhas muito cascudas o quadro pode abrir o bico. assim como se pegar uns caras fortes de estradão e asfalto com bikes de 10kg vai ser complicado acompanhar.

falando nisso vi que tá vendendo a Anthem, pegou qual bike agora?

Fala TheLittle,
Só tô com a Anthem... Na verdade tá a venda pq depois de um uso mais longo achei o quadro da Giant pouca coisa grande pra mim... Nada que comprometa, talvez uma mesa mais curta ainda melhore... Mas se aparecer uma proposta leva só por causa desse detalhe... Do restante tá excelente a bike! Curti muito, concordo no que escreveu acima... A bike ficou bem versátil! E valeu por todas as dicas!
PS: Difícil achar quadro full (anthem, trance, camber, stumpjumper, entre outras)

Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Rapha, lá em casa o negócio é a D. Onça. Tô quase treinando forte com a galera do estradão e começar a pegar uns campeonatos de XC pra justificar o "gasto exorbitante" em uma bike. Se for assim ela deixa  
Em casa a D. Inça pega pesado tbm, mas tá difícil a parte do treinar forte por causa de tempo! kkk
Seria muito bom ter duas bikes, no caso, uma segunda com mais curso (talvez uma 26 mesmo)!
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2017 as 20:06
Raph84,

Tem meses que tenho namorado a ideia de ter uma Full. Não adianta, Giant eh mosca branca. A sua deve ser umas das 3 ou 4 à venda. Diga se de passagem, num preço bom.

GT tbm rara as vezes que vejo.

Stump costumo ver no face ou olx.

Vcs viram que Niner está com promoção? Desconto chega a 50%.

Tem uns modelos interessantes de 20k por 14k. Ou 22k por 15k. Pra quem está com grana, oportunidade. Não sei se o sistema CVA de amortecimento eh eficiente.

Fui ver o site e melhoraram as informações de pagamento. Antes era só o preço. Agora sei que pode pagar em 6x sem juros.

http://www.ninerbikes.com.br/rip9.html

Editado por MatheusLPS - 06 Fev 2017 as 20:06
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2017 as 14:48
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Raph84,

Tem meses que tenho namorado a ideia de ter uma Full. Não adianta, Giant eh mosca branca. A sua deve ser umas das 3 ou 4 à venda. Diga se de passagem, num preço bom.

GT tbm rara as vezes que vejo.

Stump costumo ver no face ou olx.

Vcs viram que Niner está com promoção? Desconto chega a 50%.

Tem uns modelos interessantes de 20k por 14k. Ou 22k por 15k. Pra quem está com grana, oportunidade. Não sei se o sistema CVA de amortecimento eh eficiente.

Fui ver o site e melhoraram as informações de pagamento. Antes era só o preço. Agora sei que pode pagar em 6x sem juros.

http://www.ninerbikes.com.br/rip9. - http://www.ninerbikes.com.br/rip9.html


MatheusLPS, eu entrei agora no fórum justamente pra falar sobre isso, mas eu estou de olho na JET 9, pelo preço e por que parece ser mais pedalável do que a RIP...
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2017 as 09:04
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Raph84,

Tem meses que tenho namorado a ideia de ter uma Full. Não adianta, Giant eh mosca branca. A sua deve ser umas das 3 ou 4 à venda. Diga se de passagem, num preço bom.

GT tbm rara as vezes que vejo.

Stump costumo ver no face ou olx.

Vcs viram que Niner está com promoção? Desconto chega a 50%.

Tem uns modelos interessantes de 20k por 14k. Ou 22k por 15k. Pra quem está com grana, oportunidade. Não sei se o sistema CVA de amortecimento eh eficiente.

Fui ver o site e melhoraram as informações de pagamento. Antes era só o preço. Agora sei que pode pagar em 6x sem juros.

http://www.ninerbikes.com.br/rip9.html
MatheusLPS,
Agora que vi sua mensagem... Não quer sair da paquera e ter uma full? A Giant tá te esperando!! kkkk
Concordo com você, Stump e Camber sempre encontra a venda... Giant difícil, mas GT ultimamente tenho visto uma quantidade razoável a venda!
A Niner realmente está atraente!
Nunca pedalei no sistema full da GT, assim como da Niner... Mas entre o sistema da Specialized e o Maestro da Giant, fico de Maestro! É muito show!
Tanto que na última trilha que fiz, um amigo de stumpjumper ficou impressionado com o sistema e como estava descendo! Ele disse que na visão de 3ª pessoa (eu estava na frente e ele me seguindo), via a bike trabalhar de forma muito eficiente, tanto que acabou ficando pra trás! kkk
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 19:53
Originalmente postado por TheLittle<br><div>vc consegue apertar um parafuso philips com chave de fenda também.. </div><div>ou até usar um alicate.</div><div><br></div><div>pense nisso kkkkkkkk</div><div><br></div>




[/QUOTE TheLittle
vc consegue apertar um parafuso philips com chave de fenda também.. 
ou até usar um alicate.

pense nisso kkkkkkkk

[/QUOTE escreveu:


Até com faca se aperta. kkk
 
 
Mas é igual falo quando tem gente que diz que não precisa de garfo com suspensão. Precisar não precisa, se q
Até com faca se aperta. kkk
 
 
Mas é igual falo quando tem gente que diz que não precisa de garfo com suspensão. Precisar não precisa, se quiser nem de pneu eu preciso, ando só com a roda. Aliás, nem de bike eu preciso, ando a pé.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2017 as 18:41

me lembrou disso, troque álcool por Full Suspension kkkkkkkkkk



Editado por TheLittle - 22 Fev 2017 as 18:42
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Murilo_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mai 2015
Santa Bárbara
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Murilo_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2017 as 21:16
Fala Pessoal, blz....Finalmente vai meu relato do XC ao ALL MOUNTAIN

Grande parte dessa mudança deve-se a este tópico, amigos e muitas pesquisas. Um pouco acima nos posts tem meus comentários pelo desinteresse do XC e porque me interessei no AM.

Graças a DEUS depois de mais de 2 de pesquisa, esperando por promoções , procurando a bike certa, finalmente adquiri uma Cannondale Trigger Carbon 2 , o grupo Dorel fez uma queima de estoque 2015 e acabei fechando nela, por um preço irrecusável.

Com relação a bike, é uma nave com 12,7kg, é uma escaladora bem proxima as de XC, com 140mm Full , a angulação é mais relaxada porém sobe muito bem devido ao FOX DYAD, o Canote Hidráulico foi o que mais senti vantagens, ajuda demais nas descidas técnicas, single tracks..etc..... o centro de gravidade fica bem mais na sua mão, para mim qq MTB seria bom ter um Canote deste. Como ando com uma galera de XC aqui , tem um parceiro que ta louco para mandar um Canote deste, ele ficou impressionado com A facilidade e vantagens que oferece.
As rodas 27,5 são perfeitas, como nunca me adaptei em 29, para mim caiu como uma luva, não são tão grandes nem pequenas, e atropela tudo, a left nem se fale tem uma leitura impressionante do terreno.
O Conforto é outro, quando fazia trilhas de 60, 80km, com minha rigida , voltava quebrado, com essa Full é uma beleza o desgaste é muito menor, sem contar que em trilhas tecnicas, raizes, buracos , pedras......ela deixa as de XC lá p trás, não sou muito de strava mas alguns segmentos cheguei pegar até KOM devido ao equipamento oferecer mais velocidade, algo que com as de Xc tinha de freiar.
Como pessoal disse ALL Mountain, é uma Bike 2 x 1 , eu ando asfalto, estradão, dou role com pessoal de Xc, desço algumas escadas, e alguns saltos leves, para mim é a melhor compra que já fiz, estou muito satisfeito.
Eu iria pegar uma de Enduro com 160MM, porém pesquisando e analisando meu uso diário e distâncias que iria andar, peso da bike, decide por uma ALL Mountain, pois iria levar peso desnecessário e acabaria não usando tudo o que o equipamento oferece.

Enfim, se você está nesta indecisão XC ou AM/ENDURO, te digo não pense 2 vezes, sai dessa onda do marketing, de mesa negativa, bikes sem conforto, se seu negocio é curtir a trilha e aproveitar o maximo do terreno manda ver.

Vlw Galera, abraços


Voltar ao Topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
Tocantins
Offline
Mensagens:251
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2017 as 23:35
Originalmente postado por Murilo_XC Murilo_XC escreveu:

Fala Pessoal, blz....Finalmente vai meu relato do XC ao ALL MOUNTAIN

Grande parte dessa mudança deve-se a este tópico, amigos e muitas pesquisas. Um pouco acima nos posts tem meus comentários pelo desinteresse do XC e porque me interessei no AM.

Graças a DEUS depois de mais de 2 de pesquisa, esperando por promoções , procurando a bike certa, finalmente adquiri uma Cannondale Trigger Carbon 2 , o grupo Dorel fez uma queima de estoque 2015 e acabei fechando nela, por um preço irrecusável.

Com relação a bike, é uma nave com 12,7kg, é uma escaladora bem proxima as de XC, com 140mm Full , a angulação é mais relaxada porém sobe muito bem devido ao FOX DYAD, o Canote Hidráulico foi o que mais senti vantagens, ajuda demais nas descidas técnicas, single tracks..etc..... o centro de gravidade fica bem mais na sua mão, para mim qq MTB seria bom ter um Canote deste. Como ando com uma galera de XC aqui , tem um parceiro que ta louco para mandar um Canote deste, ele ficou impressionado com A facilidade e vantagens que oferece.
As rodas 27,5 são perfeitas, como nunca me adaptei em 29, para mim caiu como uma luva, não são tão grandes nem pequenas, e atropela tudo, a left nem se fale tem uma leitura impressionante do terreno.
O Conforto é outro, quando fazia trilhas de 60, 80km, com minha rigida , voltava quebrado, com essa Full é uma beleza o desgaste é muito menor, sem contar que em trilhas tecnicas, raizes, buracos , pedras......ela deixa as de XC lá p trás, não sou muito de strava mas alguns segmentos cheguei pegar até KOM devido ao equipamento oferecer mais velocidade, algo que com as de Xc tinha de freiar.
Como pessoal disse ALL Mountain, é uma Bike 2 x 1 , eu ando asfalto, estradão, dou role com pessoal de Xc, desço algumas escadas, e alguns saltos leves, para mim é a melhor compra que já fiz, estou muito satisfeito.
Eu iria pegar uma de Enduro com 160MM, porém pesquisando e analisando meu uso diário e distâncias que iria andar, peso da bike, decide por uma ALL Mountain, pois iria levar peso desnecessário e acabaria não usando tudo o que o equipamento oferece.

Enfim, se você está nesta indecisão XC ou AM/ENDURO, te digo não pense 2 vezes, sai dessa onda do marketing, de mesa negativa, bikes sem conforto, se seu negocio é curtir a trilha e aproveitar o maximo do terreno manda ver.

Vlw Galera, abraços


Com o canote a vida é outra, além das descidas serem mais divertidas, a segurança também aumenta. Problema é que os frescos do XC Opressor Competidor de FDS não querem peso a mais na Bike, mas tomar um capote com o selim lá no céu e cair de cara no chão pode! hauhauha
Também estava no mesmo dilema que você, Bike trail/AM ou de Enduro. Fui na AM também, tem muita AM desses modelos novos que aguentam um pau danado, coisa que antigamente só bike de enduro pra cima aguentaria.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 06:52
Que bom cara, fico feliz em ver que cada mais gente está descobrindo o moutain bike de verdade..

eu passei por essa "transição" lá por 2008~2009 quando reparei que os pedais que fazia eram uma briga de egos, nem existia Strava ainda mas o pessoal ficava se "desafiando" pra ver quem pedalava mais nas suas bikes de 8~9kg. Asfalto e estradões sem fim, não via a hora de pegar uma trilha mas muitas vezes nem acontecia.

Como eu trabalhava o dia todo e estudava a noite, era impossível treinar durante a semana, aí nos sábados ia nesses pedais e sofria demais, e ainda atrapalhava os brutões.

foi então que resolvi comprar uma full, mas no fim não pedalava muito pq tinha pouca gente no DH na época, e quase ninguém com bike de AM.

passei um bom tempo pedalando pouco (pela falta de parceria) até me mudar pro Rio, pegar uma bike full de verdade e conhecer a galera do Enduro. E hoje faço de 2 a 5 pedais por semana, quase todos "enduro", geralmente subindo por estradas de "resgate" e descendo trilhas do nível de DH...

Ainda faço alguma coisa de XC, também gosto, mas até a bike de XC (full) procuro montar de uma maneira que possa encarar qualquer trilha, nada de mesa negativa ou pneu de mentira.


Editado por TheLittle - 30 Mar 2017 as 06:53
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 07:09
acredito que é questão de tempo pro pessoal descobrir o AM e ter mais adeptos.

Cada vez mais vejo galera do DH indo pro AM, e do XC também migrando aos poucos.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 16:59
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Ainda faço alguma coisa de XC, também gosto, mas até a bike de XC (full) procuro montar de uma maneira que possa encarar qualquer trilha, nada de mesa negativa ou pneu de mentira.


Mas essa de mesa negativa é loucura até em XC. Duvido que o cara não se sentiria melhor com uma mesa mais curta e um guidão mais largo e mesmo assim não seria mais lento. 

Não acho que seja todo mundo que queira ficar disputando KOM. Fato real é que bike de AM é mais cara do que uma mesma bike do mesmo nível XC HT. Acho que é o bolso que manda na hora e que não seja moda. Agora se tem uma moda que possa estar definindo isso, com certeza é a moda do bike fit. Sei que muitos vão achar um absurdo eu falar isso, mas acho que a moda do bike fit é que faz as pessoas irem para mesas negativas e guidões estreitos e não a suposta moda do XC. Conheço um cara que comprou uma Giant Trance e no bike fit cortaram o guidão do cara. Outro cortaram o guidão da Stumpjumper S-Works do garoto. Outro cortaram o guidão da Spark do cara. Outro comprou uma Crave com mesa de 70mm ou 60mm (eu acho), e o cara do bike fit vendeu outra para ele com 80mm ou 90mm, não lembro também, isso que ele foi lá por causa de dor no joelho que, aliás, não parou.

Imagina se eu vou lá com minha HT com guidão de 820mm e mesa de 33mm. kkk Não troco isso por nada. Jogou meu corpo para trás. Tenho tração nas subidas lisas bem inclinadas quando pedalo sentado. E óbvio que a bike não empina. Se o cara não consegue controlar a bike para não empinar, vai andar de speed.  Sem falar que nas descidas você consegue ficar bem atrás do banco com ele entre a barriga e o peito sem precisar de canote telescópico e desce qualquer inclinação, pois é virtualmente impossível capotar, e é só ver em vídeos que esse é o tipo de acidente mais normal em MTB, onde o ciclista erra o posicionamento. Imagine com canote telescópico. Com isso sinto um controle muito melhor e continuo com uma bike leve e com bom rolamento. Os pneus uso tubeless com 25 psi. Maravilhoso. Mas o maior erro que vejo nas pessoas, tanto com bike de AM como de XC é o ajuste da suspensão. Não sigam o recomendado pelo fabricante. Não acertem a suspensão pelo sag. Façam o seguinte. Comecem com a pressão indicada pelo fabricante e use a bike sem dó e veja onde chegou o o'ring de marcação. Ele tem que chegar praticamente no fim do curso. A minha que é de 100mm, fiz bater 98mm, 99mm, fica um tiquinho do final. O cara da Giant, por exemplo, acho que o curso é 140mm e o garfo dele andava só uns 60mm. Ele baixou a pressão como eu falei e disse que é outro mundo. Vejo gente com Stumpjumper FS 29 que usa 80mm, gente de Spark de 100mm usando 50mm e por aí vai. No mais, façam outro teste e tirem o clip e coloquem o flat e vão ver como não vão ter o domínio da bike. Não falo do pé escorregar não, pois isso se resolve com um Five Ten. Falo de fazer os pés saírem do pedal para cima quando se pega uma descida com ondulações. Isso não é falta de aderência no pedal, isso é que o ciclista não copia o terreno com o corpo, desce duro, porque com clip não corre risco de saltar para fora da bike. Eu usei clip 19 anos. Quando por acaso fui andar de flat de brincadeira, percebi que não sabia andar, falando em técnica. E resolvi aceitar esse desafio de reaprender. 

Agora óbvio que sou obrigado a pegar estradas de terra para chegar a certos singles, isso não tem jeito. Mas o pior é ver pessoas que ao chegar no single, preferem pegar outro caminho para desviar do single. kkk


No fim escrevi e não falei do bike fit. Já falei aqui e vou repetir: O que se busca no bike fit? Até hoje eu não sei. Pois eles prometem mais desempenho, menos dores, mais conforto, etc. kkkk O bike fit dos caras é o famoso resolve tudo. Se fosse somente desempenho puro em potência, deveriam ligar a bike num dinamômetro. Mas as vezes a posição do ciclista para melhor potência não lhe dê controle numa descida. Ou não lhe deixe gerar potência em pé. Ou faça perder o torque em baixas rpm. Pode ser que para estrada seja melhor uma posição onde se produza menos potência em favor de uma melhor aerodinâmica, posição essa que possivelmente vai ser bem desconfortável depois de algumas horas. Sem falar essa neura de todo bike fitter de carregar a roda dianteira com mesa longa, mesa negativa, guidão curto, sem falar que adoram avançar o selim perante o movimento central. Peguem um vídeo do Copa do Mundo de 93 ou 94 e vão ver trechos onde os melhores do mundo caem ao passarem por trechos que hoje qualquer bom amador passa facilmente. O que aconteceu? O corpo humano evoluiu? Possivelmente é que naquela época as bikes eram todas muito dianteiras. Eu tenho uma HT de 1995 com guidão de 560mm e mesa de inacreditáveis 145mm. Juntando a roda 26, hoje entendo porque na época eu tinha medo de partes técnicas. Era impossível com uma mesa dessas eu conseguir ficar bem atrás do selim. Mas o problema é que no início do MTB as bikes tinham origem em bikes robustas, etc, só que no final dos anos 80 as MTB começaram a pegar características das bikes de estrada. Bato na mesma tecla, mas a coisa que acho mais esdruxula dessa fase, foi a mesa longa. Por que motivo acharam que MTB deve ter mesa longa? Aerodinâmica no mato, ou seria vegetodinâmica? Não faz sentido. Só ver que até o Tomac corria com guidão de bike de estrada em MTB. Quer maior loucura? Independente do fato de que o cara ganhava. Mas sem deixar de lembrar que DH naquela época era uma puta descida lisa de terra. Hoje até XCO é mais técnico, apesar da velocidade menor. 


Editado por Fabio - 30 Mar 2017 as 17:30
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 07:59
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Ainda faço alguma coisa de XC, também gosto, mas até a bike de XC (full) procuro montar de uma maneira que possa encarar qualquer trilha, nada de mesa negativa ou pneu de mentira.


Mas essa de mesa negativa é loucura até em XC. Duvido que o cara não se sentiria melhor com uma mesa mais curta e um guidão mais largo e mesmo assim não seria mais lento. 

Não acho que seja todo mundo que queira ficar disputando KOM. Fato real é que bike de AM é mais cara do que uma mesma bike do mesmo nível XC HT. Acho que é o bolso que manda na hora e que não seja moda. Agora se tem uma moda que possa estar definindo isso, com certeza é a moda do bike fit. Sei que muitos vão achar um absurdo eu falar isso, mas acho que a moda do bike fit é que faz as pessoas irem para mesas negativas e guidões estreitos e não a suposta moda do XC. Conheço um cara que comprou uma Giant Trance e no bike fit cortaram o guidão do cara. Outro cortaram o guidão da Stumpjumper S-Works do garoto. Outro cortaram o guidão da Spark do cara. Outro comprou uma Crave com mesa de 70mm ou 60mm (eu acho), e o cara do bike fit vendeu outra para ele com 80mm ou 90mm, não lembro também, isso que ele foi lá por causa de dor no joelho que, aliás, não parou.

Imagina se eu vou lá com minha HT com guidão de 820mm e mesa de 33mm. kkk Não troco isso por nada. Jogou meu corpo para trás. Tenho tração nas subidas lisas bem inclinadas quando pedalo sentado. E óbvio que a bike não empina. Se o cara não consegue controlar a bike para não empinar, vai andar de speed.  Sem falar que nas descidas você consegue ficar bem atrás do banco com ele entre a barriga e o peito sem precisar de canote telescópico e desce qualquer inclinação, pois é virtualmente impossível capotar, e é só ver em vídeos que esse é o tipo de acidente mais normal em MTB, onde o ciclista erra o posicionamento. Imagine com canote telescópico. Com isso sinto um controle muito melhor e continuo com uma bike leve e com bom rolamento. Os pneus uso tubeless com 25 psi. Maravilhoso. Mas o maior erro que vejo nas pessoas, tanto com bike de AM como de XC é o ajuste da suspensão. Não sigam o recomendado pelo fabricante. Não acertem a suspensão pelo sag. Façam o seguinte. Comecem com a pressão indicada pelo fabricante e use a bike sem dó e veja onde chegou o o'ring de marcação. Ele tem que chegar praticamente no fim do curso. A minha que é de 100mm, fiz bater 98mm, 99mm, fica um tiquinho do final. O cara da Giant, por exemplo, acho que o curso é 140mm e o garfo dele andava só uns 60mm. Ele baixou a pressão como eu falei e disse que é outro mundo. Vejo gente com Stumpjumper FS 29 que usa 80mm, gente de Spark de 100mm usando 50mm e por aí vai. No mais, façam outro teste e tirem o clip e coloquem o flat e vão ver como não vão ter o domínio da bike. Não falo do pé escorregar não, pois isso se resolve com um Five Ten. Falo de fazer os pés saírem do pedal para cima quando se pega uma descida com ondulações. Isso não é falta de aderência no pedal, isso é que o ciclista não copia o terreno com o corpo, desce duro, porque com clip não corre risco de saltar para fora da bike. Eu usei clip 19 anos. Quando por acaso fui andar de flat de brincadeira, percebi que não sabia andar, falando em técnica. E resolvi aceitar esse desafio de reaprender. 

Agora óbvio que sou obrigado a pegar estradas de terra para chegar a certos singles, isso não tem jeito. Mas o pior é ver pessoas que ao chegar no single, preferem pegar outro caminho para desviar do single. kkk


No fim escrevi e não falei do bike fit. Já falei aqui e vou repetir: O que se busca no bike fit? Até hoje eu não sei. Pois eles prometem mais desempenho, menos dores, mais conforto, etc. kkkk O bike fit dos caras é o famoso resolve tudo. Se fosse somente desempenho puro em potência, deveriam ligar a bike num dinamômetro. Mas as vezes a posição do ciclista para melhor potência não lhe dê controle numa descida. Ou não lhe deixe gerar potência em pé. Ou faça perder o torque em baixas rpm. Pode ser que para estrada seja melhor uma posição onde se produza menos potência em favor de uma melhor aerodinâmica, posição essa que possivelmente vai ser bem desconfortável depois de algumas horas. Sem falar essa neura de todo bike fitter de carregar a roda dianteira com mesa longa, mesa negativa, guidão curto, sem falar que adoram avançar o selim perante o movimento central. Peguem um vídeo do Copa do Mundo de 93 ou 94 e vão ver trechos onde os melhores do mundo caem ao passarem por trechos que hoje qualquer bom amador passa facilmente. O que aconteceu? O corpo humano evoluiu? Possivelmente é que naquela época as bikes eram todas muito dianteiras. Eu tenho uma HT de 1995 com guidão de 560mm e mesa de inacreditáveis 145mm. Juntando a roda 26, hoje entendo porque na época eu tinha medo de partes técnicas. Era impossível com uma mesa dessas eu conseguir ficar bem atrás do selim. Mas o problema é que no início do MTB as bikes tinham origem em bikes robustas, etc, só que no final dos anos 80 as MTB começaram a pegar características das bikes de estrada. Bato na mesma tecla, mas a coisa que acho mais esdruxula dessa fase, foi a mesa longa. Por que motivo acharam que MTB deve ter mesa longa? Aerodinâmica no mato, ou seria vegetodinâmica? Não faz sentido. Só ver que até o Tomac corria com guidão de bike de estrada em MTB. Quer maior loucura? Independente do fato de que o cara ganhava. Mas sem deixar de lembrar que DH naquela época era uma puta descida lisa de terra. Hoje até XCO é mais técnico, apesar da velocidade menor. 

eu concordo em grande parte do seu texto.

só discordo um pouco do lance do selim pra frente. sei que os "fitters" recomendam as vezes, mas acredito que é pelo motivo errado. Olhando as trail bikes e até algumas de XC modernas a tendência é ângulos de seat tube entre 74.5° e 76.5°. Colocando o selim pra frente num quadro que não tem o seat angle tão acentuado vai "simular" um seat angle mais reto, e de certa maneira está aproximando a geometria das bikes mais modernas. O fato de colocar o selim pra frente faz uma diferença imensa na subida quando está sentado no banco. Avançando 1cm o selim já sente a frente bem menos "boba" e a bike empinando, independente de como está a mesa. Aliás, por experiência própria, acho que isso faz mais diferença do que abaixar a mesa ou guidão. Por fim, o fato de usar um seat tube angle bem reto aproxima as posições do corpo quando está em pé e sentado na bike, e você pode ter um reach maior na bike sem tornar o top tube efetivo longo demais, ou seja, sem a bike ficar longa quando sentado e  muito curta quando em pé (geometria old school é assim). Aliado a um canote dropper você tem muito espaço pra "trabalhar" a bike quando está na trilha.

Aqui tem demonstração do que acabei de falar (info retirada do tópico que fiz sobre geometrias)


e antes que perguntem "mas aí não vai ficar curta demais a bike fazendo isso?" ou então falem "mas aí tem que usar uma mesa mais longa".. o que eu fiz foi usar um quadro um pouco maior que o recomendado, e uma mesa menor. 

Por exemplo, ao invés de usar um quadro Small com 565mm de top tube efetivo + mesa 50mm, eu usei um  Médio com 584mm e mesa 35mm. Inclusive a tendência no mountain bike é essa, quadros ficando mais longos e as mesas longas estão sumindo (finalmente) por que realmente se for pensar bem não faz sentido como você falou. Tenho outra bike Small com 555mm de top tube mesa 60mm (o certo seria 65mm ou 70mm, mas não gosto de mesa maior que 60) e toda vez que ando nela gostaria muito que o top tube fosse 1,5 a 2cm maior.

Há exceções à regra, como o Kulhavy que usa um seatback imenso, mesa longa e  negativa. Não tenho moral nenhuma pra dizer que tá errado por que o cara mostra resultado, mas as vezes o ciclista de fim de semana acha que fazendo isso ele vai virar o Kulhavy...

por fim, já que o assunto é FIT, devo dizer que também não concordo muito em fazer no caso de mountain bike, especialmente pra trail, enduro, etc. posso estar totalmente errado em fazer do meu jeito mas é o que eu penso.. já vi barbaridades, como o "fitter" recomendando quadro pequeno demais e mesa longa 100mm numa trail bike com  seatback em bike que já tem o ângulo de selim baixo. Outros mandando cortar 5cm do guidão (como o Fabio disse) e você pagando até 500 reais pra isso. Vejo um conflito de interesses muito grande, exemplo, quando vc vai numa sala de fit tem uma parede com canotes, mesas, guidões, selins, etc.. é fácil o cara falar "ah vc tem que diminuir 5mm a mesa, usar 8mm a mais de seatback e um selim 12mm mais largo" e trocar esse guidão aqui pro um 5cm mais estreito, aí vai te vender um kit completo que "por acaso" ele tinha lá com a "sua medida"..

nem sempre o "fitter" pratica e/ou entende da geometria da bike para as modalidades mais radicais e tenta empurrar uma geometria de XC ou até mesmo de estrada numa bike Enduro, já vi isso e é de chorar.

bike fit pra mim é feito na marra. meu método: vai no aliexpress e compra uma porrada de mesa sub 10 dólares de várias medidas e vai testando. Compra espaçadores de guidão baratinhos e vai ajustando a altura até chegar no ideal. Quando chegar no ideal, compra uma boa mesa com a medida correta. Vai gastar uma fração do que um "fitter" vai cobrar e ter garantia de um pedal com qualidade e sem dores.
Pode fazer isso com canote também, e TESTE. Mexa na posição, pedale, mexa de novo, vai fuçando até achar o ponto ideal.

podíamos levar essa discussão pro tópico de geometrias pra não ficar redundante ou até criar um tópico de "fit pra trail e enduro"


por fim, sobre o pedal, hoje ando 95% de clip e volta e meia coloco o flat quando tenho que fazer trilhas com muita lama por exemplo.
realmente é um belo exercício aprender a andar com flat, preciso praticar mais.. além do que quando tinha flat ficava tentando mandar umas manobras da época do BMX com a bike de enduro, coisa que não faço com clip por motivos óbvios kkkkk


Editado por TheLittle - 31 Mar 2017 as 08:09
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 09:12
Como dizem na marinha, vamos pro canal http://www.pedal.com.br/forum/topic90256_post1495836.html#1495836, câmbio. 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 09:14
Pedro, toda vez que abro esse tópico no celular Android, um arquivo é baixado na pasta de download automaticamente. Não sei o que é e depois deleto.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 09:14
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Pedro, toda vez que abro esse tópico no celular Android, um arquivo é baixado na pasta de download automaticamente. Não sei o que é e depois deleto.

pois é, vou avisar ele.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 09:16
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Pedro, toda vez que abro esse tópico no celular Android, um arquivo é baixado na pasta de download automaticamente. Não sei o que é e depois deleto.

pois é, vou avisar ele.
Comigo tbm acontece! Wacko
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 10:17
Vou analisar galera, quando tiver algo assim, usem a opçõa de denunciar post que já vem pra gente ocm link e tudo, blza ? Obrigado.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 10:29
Tipo isso...






Editado por rapha84 - 31 Mar 2017 as 10:36
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 10:36
SdpCL4qh6qE
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 11:08
Eu também desanimei com o XC. Depois de anos no XC XCM decidi estacionar no TRAIL, AM. Foram muitas rivalidade, muitos desafios por KOM no strava, muito sofrimento e pouca diversão. Um desgaste físico atoa.


Editado por BIRA - 18 Abr 2017 as 11:09
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 14:09
Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Eu também desanimei com o XC. Depois de anos no XC XCM decidi estacionar no TRAIL, AM. Foram muitas rivalidade, muitos desafios por KOM no strava, muito sofrimento e pouca diversão. Um desgaste físico atoa.

Exatamente!!! Sem contar os engarrafamentos nas raras descidas um pouco mais difíceis.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X