| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - [Desabafo] Dificuldade pedal em São Paulo
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

[Desabafo] Dificuldade pedal em São Paulo

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RodrigoSchuch Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RodrigoSchuch Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: [Desabafo] Dificuldade pedal em São Paulo
    Enviado: 22 Jan 2023 as 16:03
Buenas pessoal

Quem mais pedala road (principalemente) e/ou MTB e está tendo dificuldade tremenda em pedalar aqui na capital de SP?
Estou só conseguindo ir para a cliclovia da marginal pinheiros.. mas está cada vez mais cheia e com pelotoes agressivos a qualquer horário (domingo 10h galera de 20-30 pessoas a todo vapor).. galera ultrapassando pela direita, gritando com pessoal que vai mais de boa, não se atentando a entradas e saidas da ciclovia.

Alguem tem sugestões de locais para me ajudar? 
Será que vou precisar comprar um carro e me deslocar para outra cidade para pedalar? (risos de nervoso)

Queria conseguir fazer uns treinos de 70-80km. Costumo partir do regiao sul pelo Jabaquara, mas por enquanto, nada promissor de achar um local seguro para pedalar.
Abração!!
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2023 as 18:52
Infelizmente no interior está a mesma coisa...
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2023 as 07:25
Esse é o problema de fomentar o esporte, aumenta o número de praticantes, e proporcionalmente o número de gente sem educação básica para convívio em sociedade...

Não tem mágica, tem que ir pra locais fora de "moda" ou acordar muito cedo mesmo pra minimizar as vezes essas situações...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2023 as 10:07
Esquema é acordar cedo, tanto pra MTB quanto road, sair 6:30 no máximo. Evita as multidões, trânsito, sol, volta cedo...
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo
EduardoRR Ver Drop Down

Jundiaí
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EduardoRR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2023 as 10:23
Algumas ciclovias que são feitas para deslocamento/mobilidade urbana e lazer acabam virando pistas de treino para a galera, vide a da Marg Pinheiros. Todos tem direito, mas tem que ter bom senso né. 
Aqui em Jundiaí as trilhas enchem também, por isso faço o que os colegas falaram, saio as 5 da manhã e quando a galera tá chegando, eu já tô voltando.
Voltar para o topo
99482 Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de 99482 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2023 as 10:25
 Aqui em Blumenau SC é meio patifaria também, mais já percebi que aqui é um paraíso comparado com SP. O principal problema em BNU são os pedestres que não respeitam a ciclovia e ficam andando em cima.
Hoje mesmo tive um estresse com um coroa que deixou o cachorro sem guia andando na ciclovia. Eu desviei do animal com uma boa distancia e o senhor veio me xingar alegando que eu estava muito rápido. Ele quis se pagar de bonzão e depois saiu andando na ciclovia só para provocar (a via tem calçadas melhores que a própria ciclovia xD). Raramente me estresso com carros ou com outros ciclistas.
 Penso que as autoridades de transito do Brasil inteiro deveriam educar melhor as pessoas para evitar riscos. Falta muito bom senso de todos os meios de transportes.
 Eu já tive a experiencia de andar em uma ciclovia da Alemanha (em Cottbus e Hamburg), la é algo incrível, todo mundo respeita. E se você quiser andar na ciclovia, se prepara, pois levar xingão de alemão não é legal. O mais impressionante é que nem precisa ter autoridades no meio do processo. As pessoas em si são educadas dês de pequenas para ter respeito e bom senso. 
Voltar para o topo
Sigue Ver Drop Down

Bauru
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sigue Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2023 as 10:30
Bando de arrombado

Lembrando que na Ciclovia Rio Pinheiros o limite para pelotões são 6 pessoas e com velocidade máxima de 20kmh

"ainnn mas ai não da pra treinar"

foda-se, a ciclovia não é pra isso

Editado por Sigue - 23 Jan 2023 as 10:36
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2023 as 10:48
Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Esse é o problema de fomentar o esporte, aumenta o número de praticantes, e proporcionalmente o número de gente sem educação básica para convívio em sociedade...

Não tem mágica, tem que ir pra locais fora de "moda" ou acordar muito cedo mesmo pra minimizar as vezes essas situações...
acho q tá focando no ponto errado ai...
gente sem educação sempre vai existir, onde quer que seja.. e ao contrário do "senso comum" não tá limitado a gente de baixa escolaridade (até pq bike é um esporte caro, pra tá treinando forte em geral precisa de um investimento alto)

enfim, fomentar o esporte tá certíssimo, o problema é não proporcionar a estrutura necessária pro número de praticantes
a ciclovia ali tá mais do que claro que é pouco espaço pra dar conta de quem tá se exercitando e de quem tá treinando, até pela diferença entre as práticas
o certo era disponibilizarem locais pra treino, fechar alguma via,o espaço da USP q tinha um tempo atrás e não tenho ideia como tá hoje pq não sou de SP...

mas a política de mobilidade e esporte é pífia, em geral.. não tem investimento e quando tem é pouco ou insuficiente, aí complica
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar para o topo
murilorangel Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de murilorangel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2023 as 13:12
Moro na ZO bem perto da entrada da cidade universitária. Durante a semana o esquema é ir bem cedo pra ciclo (antes das 7h é um bom horário), se conseguir chegar mais cedo dá até pra fazer um treino na USP.
Já no final de semana sempre que possível vou pro interior próximo de sp (Jundiaí, Pirapora, Nazaré, Cotia, etc...) onde apesar de ter os mal educados, tem bem menos movimento ai dá um pouco mais de segurança.

Voltar para o topo
heitorcolombini Ver Drop Down

Araras/SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de heitorcolombini Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2023 as 14:15
SP está cada dia mais dificil pedalar.
O número de ciclista aumentou muito e as vias exclusivas de pedal não acompanharam esse aumento.

Em todo local vc irá encontra essa galera sem noção, acham que a ciclo/rua são exclusivamente deles.

De speed, o que eu tenho feito é ir treinar na ciclo pinheiro de manhã, não tenho dia certo, chego lá 5:30 e já tem uma boa galera, de terça e quinta são os dias mais cheios. O segredo é ir na sua, respeitar (muitas vezes sem esperar ser respeitado), andar sempre na direita e prestar atenção em tudo, ciclistas e capivaras. Reclamar não adianta, você sempre vai encontrar alguém que acha que tem mais razão, por isso, quando eu vejo esses incidentes, eu passo reto e vou na minha, fazendo meu treino e respeitando. As vezes temos de engolir essa raiva.

Já MTB na capital é quase impossivel, são poucos os parques (dá pra contar em uma mão) que dá pra andar em uma "trilha" de MTB. O que eu faço é colocar a bike no carro e ir para as cidades da região, em torno de 1h, jundiaí, mairiporã, itupeva, paranapiacaba, entre outras. Tem trilhas bacanas e no meio do mato o movimento é menor, porém tem de ficar esperto do mesmo jeito, pois a maioria são estradas viciniais e muitas vezes tem um trafego de carros, muito menor mas tem. 

Na região sul, tem a estrada velha pra santos, nunca tentei, mas está na lista.
Se quiser alguns trajetos de MTB é só pedir, tenho no strava e wikiloc.

Na selva: Roçadeira Stumpjumper
Na estrada: Ararinha Azul Speedester
Na cidade: Caloi 10 - 1985 (matadora de capivaras)
Voltar para o topo
lvieira1 Ver Drop Down

São Paulo - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de lvieira1 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2023 as 12:47
Originalmente Postado por RodrigoSchuch RodrigoSchuch Escreveu:

Buenas pessoal

Quem mais pedala road (principalemente) e/ou MTB e está tendo dificuldade tremenda em pedalar aqui na capital de SP?
Estou só conseguindo ir para a cliclovia da marginal pinheiros.. mas está cada vez mais cheia e com pelotoes agressivos a qualquer horário (domingo 10h galera de 20-30 pessoas a todo vapor).. galera ultrapassando pela direita, gritando com pessoal que vai mais de boa, não se atentando a entradas e saidas da ciclovia.

Alguem tem sugestões de locais para me ajudar? 
Será que vou precisar comprar um carro e me deslocar para outra cidade para pedalar? (risos de nervoso)

Queria conseguir fazer uns treinos de 70-80km. Costumo partir do regiao sul pelo Jabaquara, mas por enquanto, nada promissor de achar um local seguro para pedalar.
Abração!!

Ola amigo, minha sugestão pra acabar com esse "desconforto" em pedalar na cidade, é simples. Continue, não pare de peldalar. Comece devagar, sem pressa, inicie por finais de semana (preferencia domingo) e por locais (ruas, bairros) bem tranquilos e aos poucos ganhando confiança vai pra ruas (ou ciclovias) mais movimentas.

Foi exatamente assim que fiz. Comecei a peladar por voltar de 2013 em SP. Na epoca tambem so conseguia pedalar domingo em faixa de lazer ou parques, ruas com movimento, nem pensar!
Aos poucos fui ganhando confiança a ponto que hoje nem mais carro tenho. Tento usar a bike pra deslocamento o maximo possivel. A cidade de SP pra mim ganhou outra dimensão (muito melhor) depois de começar a pedalar por ela.

Espero ter ajudo. Abraços e boa sorte.
Voltar para o topo
MarcusLisboa Ver Drop Down

São Vicente
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de MarcusLisboa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2023 as 14:33
Em Santos tem uma ATC (Área de Treinamento Ciclístico) que consiste numa via que é fechada para esse fim em determinados dias e horários acho que as demais cidades deviam fazer o mesmo!
Voltar para o topo
Tielo Miotti Ver Drop Down

Mogi das Cruzes
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tielo Miotti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jan 2023 as 11:46
Venham pedalar em Mogi das Cruzes e região, o paraíso pra qualquer modalidade.
É um pouco longe da capital? é. Inviável pra todos os dias mas pros finais de semana é uma excelente opção.
Tem trenzão pra cá, não vai precisar comprar carro, rs. Chegando aqui é só escolher o que quer fazer... é road que vc gosta? temos várias opções pro interior, litoral, grandes rodovias, estradas locais.
É MTB? não tem nem como eu explicar a quantidade de rolê, Kms e Kms de estradas de terra e trilhas. É downhill? temos várias descidas famosas e bem cuidadas pela comunidade de bikers local.

E o melhor de tudo isso com relativa segurança. Pedalo a 15 anos aqui e nunca presenciei assaltos ou tive amigos assaltados etc... só ouço casos isolados e que na maioria das vezes não se comprovam.
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861
Voltar para o topo
RodrigoSchuch Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RodrigoSchuch Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Jan 2023 as 13:16
boas pessoal, bom pegar a experiencia de vcs em relação a isso!
bom saber dessas opções de Santos e Mogi.. vou tentar explorar areas mais afastada da metropole um pouco os pedais com cautela.
Estrada Velha costuma ser tranquila de pedalar?
abs
Voltar para o topo
l.gustavo Ver Drop Down

Guarulhos
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de l.gustavo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jan 2023 as 10:26
Originalmente Postado por RodrigoSchuch RodrigoSchuch Escreveu:

boas pessoal, bom pegar a experiencia de vcs em relação a isso!
bom saber dessas opções de Santos e Mogi.. vou tentar explorar areas mais afastada da metropole um pouco os pedais com cautela.
Estrada Velha costuma ser tranquila de pedalar?
abs

Você se refere a Estrava Velha de Santos mesmo né? Ali no Riacho Grande?
Se sim, é tranquilo de pedalar. Requer atenção. Mas pelo menos aos finais de semanas tem uma grande quantidade de ciclistas.
Lembrando que grande quantidade de ciclistas pode significar muita coisa LOL
Mas o básico prevalece, então bastante atenção com os veículos, com os pelotões, ciclistas individuais que podem estar mais rápidos que você, assim como o pessoal que está por lá mais lento, passeando com família e etc.

No último pedal que fiz por lá, eu já vi que a via está com novas sinalizações de trânsito. Anteriormente já haviam as placas alertando para os ciclistas na via, porém agora tbm foram pintaram novas faixas. Vou incluir uma foto abaixo.
Voltar para o topo
l.gustavo Ver Drop Down

Guarulhos
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de l.gustavo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jan 2023 as 10:59
Segue foto com a "nova" sinalização da EV.

Alguém saberia informar se tem algo em andamento, ou que já tenha sido concluído?
Em 20/01/23 haviam as faixas, porém não haviam placas indicando horário e/ou especificando a exclusividade das bikes.
Na minha interpretação parece ser a implantação de uma ciclofaixa à direita, em vermelho, e tráfego limitado de veículos à esquerda.
Caso alguém tenha mais informações, seria muito bem vindo.

Voltar para o topo
Acionista Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Acionista Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Fev 2023 as 15:41
Originalmente Postado por Tielo Miotti Tielo Miotti Escreveu:

Venham pedalar em Mogi das Cruzes e região, o paraíso pra qualquer modalidade.
É um pouco longe da capital? é. Inviável pra todos os dias mas pros finais de semana é uma excelente opção.
Tem trenzão pra cá, não vai precisar comprar carro, rs. Chegando aqui é só escolher o que quer fazer... é road que vc gosta? temos várias opções pro interior, litoral, grandes rodovias, estradas locais.
É MTB? não tem nem como eu explicar a quantidade de rolê, Kms e Kms de estradas de terra e trilhas. É downhill? temos várias descidas famosas e bem cuidadas pela comunidade de bikers local.

E o melhor de tudo isso com relativa segurança. Pedalo a 15 anos aqui e nunca presenciei assaltos ou tive amigos assaltados etc... só ouço casos isolados e que na maioria das vezes não se comprovam.

eu to de olho em mogi faz um tenpo. realmente parece ser legal.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X