Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Decapitação de Espiga. Regra de Três sempre?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Decapitação de Espiga. Regra de Três sempre?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Decapitação de Espiga. Regra de Três sempre?
    Postado: 05 Jan 2021 as 21:17
Observando bikes prontas e levantando dúvida pra situação geral:Nerd
Seja para suspensão ou garfo rígido novos e não original da bike, deve se cortar a espiga de modo tal que na altura acima do headtube possam ser colocados 3  - e não que isso -  espaçadores + mesa over + espaço pra encaixar tampa da mesa over na espiga?
Ou há casos e casos que foge ao entendimento acima e esteja relacionado a necessidade de informação de bikefit pessoal?...Confused
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 07:47
No meu caso, deixei 4 espaçadores. era para ser 5, mas o mecânico esqueceu!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 08:25
Não é regra. Na minha tenho 1 espaçador só. 

Quando coloquei a suspensão deixei inteira e fiz o bikefit. Dava pra deixar espaço pra 1 ou nenhum. Fui conservador.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 15:13
É que não bikes que montei, pedi pra deixar 5 espaçadores porque seria melhor passar e depois cortar no tamanho certo que perder garfo/suspensão. Mas dá uma baita vontade de deixar apenas 3 espaçadores até porque tenho receio do efeito de maior alavanca no quadro na perspectiva de 5 espaçadores. 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 16:02
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

É que não bikes que montei, pedi pra deixar 5 espaçadores porque seria melhor passar e depois cortar no tamanho certo que perder garfo/suspensão. Mas dá uma baita vontade de deixar apenas 3 espaçadores até porque tenho receio do efeito de maior alavanca no quadro na perspectiva de 5 espaçadores. 


Página 24, manual da super six. Me lembro de já ter visto essa info aqui no fórum. No caso da bike citada, a altura máxima dos espaçadores é 55mm. Teria que consultar o manual da sua bike, pois o efeito de alavanca é uma realidade nesse caso.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 19:02
Tenho tanto antiga de cromoly SPZ quanto um pouco mais recente, mas meio antiguinha tbm (Giant ATX 2014, tamanhos 17 (toptube 555 mm) e 19 (toptube 570 mm ) essa última um pouco grande pra mim com toptube de 570 mm na perspectiva de aro 26. Fosse 29" o toptube no caso seria até maior por motivos óbvios.
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2021 as 22:33
Acho que essa regra engessada de 3 espaçadores é furada total principalmente porque exitem espaçadores de várias medidas.

A altura do cavalo em relação ao quadro já vai alterar essa medida da altura da mesa, além do tipo de guidão e angulo da mesa que pretende-se usar.

Sem contar a flexibilidade e gosto pessoal que cada ciclista possui. 
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1916
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2021 as 23:46
3 espaçadores é o mínimo, mas tem que cuidar também pois existem mesas de altura diferente...

a ultima bike que montei com uma suspa nova o mecânico não me perguntou e cortou com 3 espaçadores e a mesa que eu lhe entreguei para montar...

posteriormente decidi colocar uma mesa mais longa e a altura era maior, aí só coube 1 espaçador

Editado por raulino - 12 Jan 2021 as 20:50
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1916
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2021 as 23:52
.

Editado por raulino - 09 Jan 2021 as 23:53
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2021 as 07:50
As regras foram feitas para serem quebradas.



12 (DOZE) espaçadores.




LOL


http://www.marcosnetto.com.br/bike/surly/lht.htm
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2021 as 12:44
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

As regras foram feitas para serem quebradas.



12 (DOZE) espaçadores.




LOL


http://www.marcosnetto.com.br/bike/surly/lht.htm



é isso aí!

Agora o que eu fiquei impressionado é com a espigona do marcos neto 🤣. É original do garfo?
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2021 as 13:16
Surly Long Haul Trucker uncut fork.

Tudo original.

Long Dong Trucker.

🤣
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2021 as 13:29
Bacana, já pode fazer uma bike dois andar 
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2021 as 20:23
Girafa de rodas Wink,. Garantida a segurança o segundo quesito mais relevante pra mim é o conforto. Assegurado os dois tá valendo.... è isso que quero achar.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2021 as 20:47
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Bacana, já pode fazer uma bike dois andar 


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2021 as 20:48
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Girafa de rodas Wink,. Garantida a segurança o segundo quesito mais relevante pra mim é o conforto. Assegurado os dois tá valendo.... è isso que quero achar.


Conforto nota 10!

E quando precisar uma posição mais aerodinâmica, está ali também.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X