Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - "Dancinha" do Contador
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


"Dancinha" do Contador

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: "Dancinha" do Contador
    Postado: 19 Set 2011 as 22:36
Então, sou relativamente novo no mundo das speeds, a sério. Comecei a pedalar uns 5 anos atrás de caloi 10 nova. Minha técnica se resumia a colocar na marcha mais pesada e forçar a barra. Depois de um tempo, percebi que a bike era um lixo e que precisava trocar, ainda mais que eu usava ela na cidade e sempre dava problema. Acabei trocando por uma fixa, e desde então nunca mais andei de speed de verdade, com marchas e tal.

Enfim, aprendi horrores andando de fixa. Aprendi que giro conta muito mais que força (ainda mais pra mim, que sou magrinho), e aprendi que pedalar não é só forçar o pedal pra baixo e deu. Ultimamente tenho me interessado cada vez mais por técnicas de speed.

Então, este último giro d'italia foi a primeira competição que eu acompanhei. Deu pra aprender bastante só de olhar como os caras pedalam, as técnicas e tal.

Mas uma coisa que eu percebi: o Contador, que deve ser o melhor nas montanhas nos últimos tempos, tem um estilo um pouco diferente dos outros ciclistas quando tá subindo montanhas. Alguém mais percebeu isso? Lembro de ver o giro na RAI, e quando o Contador atacava, o narrador falava "Contador commincia a ballare!". Percebi que ele usa mais os quadris do que, por exemplo, o Voeckler. Também parece que ele pedala mais ereto quando fica "de pé" na bike.

Então, já que eu tenho o mesmo tipo físico do AC, resolvi tentar essa técnica. Parece que funciona, mas é difícil pra cacete! Não consegui concatenar direito ainda.

Alguém sabe se a técnica dele tem nome, ou algo parecido? Algúem tem alguma dica, link, qualquer coisa, que possa me ajudar? Achei alguns vídeos no youtube, mas nada mais específico.
Voltar ao Topo
werner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2006
brasilia
Offline
Mensagens:1215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar werner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 23:31
 O contador é um especialista em montanhas, mas acho que a forma de girar está mais associada ao estilo do ciclista, a geometria da bike... já vi ele girando em outras bikes diferente da forma que ele pedala a specialized, parece que ele "casou" melhor com ela. 
 Armstrong também fazia dancinha pedalando em pé, e foi um grande escalador também. Se existe um segredo específico desses caras, eu sinceramente desconheço...





vamo que vamo!!!
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 23:38
Olha, não existe uma "dança" ideal para fazer, o ideal mesmo é você procurar a qual lhe agrade, a que seja mais natural pra ti e usa-la. Essa dança do Contador é algo dele, mas não quer dizer que ele sobe mais que os outros por causa disso, se fosse, todo mundo faria igual. O que faz ele subir melhor é o condicionamento anaeróbico e aeróbico. O Lance por exemplo quando ficava em pé, fazia da maneira mais comum, mão em cima do drop e a roda seguindo a linha reta, só inclinando a bicicleta ao contrário da perna que fosse descer. O Pantani já segura na parte debaixo do drop.

Enfim, cada um faz como achar mais confortável, o que vai definir a velocidade é como falei sua capacidade aerobica e anaerobica.

O ideal é na verdade nem levantar do selim, isso é gasto de energia desnecessário. O recomendado é ficar em pé quando demandar explosão para um ataque ou responder a um ataque ou em subidas curtas, que leve cerca de 1 minuto para subi-la. Em subidas longas serve apenas para usar outros grupos musculares, mas sem ficar muito tempo fora do selim.


Editado por Druide - 19 Set 2011 as 23:43
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2011 as 03:36
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

O Pantani já segura na parte debaixo do drop.

Nada mais emocionante que ver o Pantani escalando de pé com a mão no drop e o narrador italiano tendo um orgasmo berrando o nome do pirata!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2011 as 05:23
Eu consigo subir uma boa parte de um subida com velocidade e em pé na bike a lá Contador, deve ser o sangue espanhol que corre nas veias! hehehhe Tongue Tenho o biotipo igual ao dele, creio que isto ajuda muito, altura e peso praticamente iguais, tenho 1,77 m e 65 kg, 8% de percentual de gordura no corpo, só falta perder a preguiça! LOL

Eu creio que é como o Druide falou, é mais a condição aeróbica e anaeróbica que ele tem. Isto aliado ao biotipo do cara, mesmo magro consegue ter uma explosão muscular tremenda, com seu baixo peso se torna mortal em subidas longas. O Clythio é quem manja explanar estas coisas de biotipo no ciclismo.

O negócio é pedalar de um jeito que você fique cômodo e consiga desenvolver sua potência constante para sobreviver na subida sem cair o ritmo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X