Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dados Pessoais em Bicicletário
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dados Pessoais em Bicicletário

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
alfameki Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfameki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dados Pessoais em Bicicletário
    Postado: 13 Abr 2017 as 23:53
Amigos, meu primeiro post de verdade, sobre o que me levou à registrar no site.

Alguém mais se incomoda com a necessidade de cadastrar dados pessoais nos bicicletários em SP?

Semana passada fui ao Shopping Eldorado, que tem bicicletário vigiado e com armário de graça, uma beleza. Só que, em primeiro lugar, fica no segundo sub-solo no canto mais longe das rampas que na minha opinião tem inclinação pra carro - não pra bike. Em segundo lugar, te pedem TODOS os seus dados pessoais, Nome, RG, CPF, Telefone e IMPRESSÃO DIGITAL. E não te avisam antes que vão precisar disso tudo, é de um em um que vão pedindo e não pode negar nenhum, ou cadastra tudo ou a bike fica na rua. Pra carro, como todo mundo sabe, é só o cartão de estacionamento.

Daí hoje quis deixar a bike no bicicletário do Metro Fradique. Mesma coisa. Nome completo, RG, CPF, Data de Nascimento, Endereço, Telefone e IMPRESSÃO DIGITAL.

Nas duas ocasiões, não tem nenhuma menção sobre como esses dados vão ser usados, nem como a privacidade é garantida. Duvido que precisa mesmo disso tudo pra garantir que a minha bike não seja roubada - isto que sim, é claramente anunciado como não sendo responsabilidade deles, deixar a bike lá é por conta e risco.

Em tempos que dados pessoais valem ouro, que roubo de identidade é mais fácil que nunca, e que a gestão municipal fala de privatizar o bilhete único justamente pelo valor dessa database, isso me deixou bastante desconfortável.

Queria saber se eu sou realmente o único incomodado e se não vi algo essencial na necessidade desse cadastro.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2017 as 10:04
Para simplificar, informo que carreira possuem documentos que comprovam a quem pertence, bicicletas não.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2017 as 16:29
Pelo que li o cartao unico de transporte é pior que o Iphone,e o projeto do Jhow Doria,q informatizar ele com o app,simplesmente te seguira pra todo lugar.

Ja o fato de deixar impressao digital me parece abuso,e como todo mundo sabe,se explodirem a bike la dentro eles nao se responsabilizao,mas carro a lei garante q ele tem que pagar.entao qual a vantgagem do lugar?nao pegar sol?
Deixar la dados pessoais que ninguem sabe pra que computador ira desenbocar é perigoso,mas o mundo parece cada vez mais invasivo,para o bem ou para o mal.
Destes dados,impressao digital me parece estranho,cheira bem mal(mal com l mesmo_
No meu entender,teria q ser como na rua,um lugar,o cara vem,prende a bike com corrente de adamantium,e boa.Simples.

E bike tem sim documentos jhow,tem o numero do quadro,mesma merda q o carro,no carro tem o numero do chassis,e só.Tem mais 4 numeros,o do motor por exemplo,mas nao consta no doc,o que eu conheço de carro com motor trocado sem contar no "Observaçoes".

Entao,pra motivo de identificação ,carro e bici tem so numero no quadro/chasssi
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2017 as 20:54
Legal vc levantar essa discussão... esse tipo de coisa me incomoda muito, mas as pessoas em geral não tem ideia disso. Inclusive, odeio quando tenho que fazer qualquer cadastro em sistemas onde eu vejo que qualquer funcionário pode ter acesso... tipo, pra fazer algum exame de saúde ou cadastrar numa rede wifi.

O problema é que... acho difícil ter alternativa...
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2017 as 23:27
Devair, qual o órgão competente (ou incompetente) é responsável pelo registro da bike?

Eu vejo a identificação do proprietário da bike assim como a da própria como um meio de saber quem é de quem. E se rolar algum furto o cruzamento destes dados pode prover segurança tanto para o proprietário quanto para o prestador de serviço.

Quanto à segurança dá informação. Esquece, isso não existe faz tempo.

Editado por _danielcorrea - 14 Abr 2017 as 23:27
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 00:42
Nao existe orgao de identificaçao,é simples,qdo tiver abike furtada,na hora do B.O. te perguntarao se tem a nota fiscal com o numero do quadro.
Se nao tiver,como vai identificar se for recuperada?
E como provara que é sua?A nota do quadro deve ser passada ao comprador qdo a bike for vendida,e lei.
na pratica:

Aqui na cidade,e na vizinha,os 2 bicicletero quase forao em cana,a Policia bateu em cima,um monte de quadro pra repintar(reforma)e sem nota.Ai exigiriao que eles nao pegassem mais quadros pra reforma q nao tivesse nota.
Isto foi a 2 anos,baixou a poeira ja era,repinta sem nota mesmo.

Se houver um outro orgao,um somente de identificaçao de bikes,teremos que pgar os custos de manutençao,e de um pequeno efetivo de policia pra coibir e procurar bikes roubadas,traduzindo,terao que taxar bikes com (mais)impostos...

Sacou?deixa queto.
Como ja disserao no blog de cicloativismo,carro tem 2 placas,uma com lacre,numero de identificaçao ate no pneu,CNH,um efetivo totalmente voltado pra transito(Policia rodoviaria,policia rodoviaria federal,sem contar or agentes de transito,que podem pedir uma placa suspeita pra confirmar se nao é carro roubado)e mesmo assim existe um grande numero de carros roubados,e pessoas dirigindo como imbecis,alias,motocicletas de baixa cilindrada liderao os roubos.

Entao,placas,documentos,registros nao evitao roubo de bikes,o que evita é NAO comprar peças roubadas...ou seja,mesmo remedio pra carros e tudo o mais roubado,ladrao nao rouba pra usar...rouba pra revender.
Taxar bikes so tira a simplicidade deste veiculo,alias,encarece mais ainda.É um tiro no pé.

Voltando a T.I tem sim segurança sim bro.A Tecnologia da informaçao é como todas as coisas,depende quem quem manipula,usa.UM cadastro de pessoas pode ser usado pra tudo,um rastreio de celular pode salvar a vida da pessoa,enfim,é assunto extenso.
Tem um amigo que tbm falou a mesma coisa,ele tbm Interessante que ele é(era?)usuario e defendia Linux.

Reitero,ter que deixar uma "copia" da impressao digital é ruin,nao acho nescessario,ja que o lugar nao se responsibiliza pela bike.Deixar dados cadastrais tbm parece exagero.
ALias,segudno eu li la,isto é uma artimanha de alguns lugares,pra afastar bicicleteiros.Muitos lugares nao tem bicicletario,muitos shopings.Afinal,so pobre maloqueiro pirangeiro anda de bike

Minha dica?Vai de carro a estes lugares.Serio,se renda.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 00:52
Dicas de segurança sobre Tecnologia da informaçao
No pc,use um navegador que te de a liberdade de fecha-lo.Eu recomendo enfaticamente o Firefox,e execro o Gogle Chrome.
No FF,fecha ele,principalmente o recebimento de cookies de terceiros,e configure pra apagar cookies qdo fechar o navegador.NAO instale JAva.
Se precisar usar banco online,poe o Java em outro nacegador,e boa sorte,vai precisar.
Nao instale programas de gerenciar senhas.Use o bom e velho papel e caneta na agenda.
Atualizaçoes automaticas do Windows?pexe,fecha tudo...Ou sera cobaia da M$.Tbm evite ter programas se atualizando a torto e a direito.A unica q o meu atualiza sao definiçoes de virus,nen o cerne do antivirus eu deixo atualizar
vai ver alguma merda,ou nao quer mesmo ser rastreado enquanto navega(por exemplo,ta cansado de entra no YouTube e ver sugestoes nacionais de funk e wesley safadao a toda hora?
R:TOR browser(lembrando que navegar por proxys é bem mais lento)


NO smartphone,nao instale APPs de sites que vc pode ver/ir direto no pc,como do Aliexpress ou MercadoLivre.Estes apps te rastreiao ate no inferno.Note que existem apps pra tudo.E note tbm que navegar pelo smart no site parece um parto,mas em outros é normal,sites como estes tornao a navegaçao ruin de proposito pra que vc instale um app exclusivo deles.
Programas de limpar memoria ou antivirus pra Android? Mano,nen pense em por estas merdas
App pra economizar bateria?nao faça,vai se lascar.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 12:19
Não acho nenhum exagero solicitar os dados em locais de guarda de bike. É muito fácil, ser não houver identificação, chegar qualquer um no bicicletário e dizer que levaram a SPZ dele quando na verdade ele deixou lá uma Gonew.

Quanto a segurança da informação, não vou render, primeiro pq não é assunto do tópico, segundo pq isso faz parte do meu trabalho de segunda a sexta e aos finais de semana geralmente descanso a cabeça pedalando.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 14:57
É muito facil,é so levar um alicate de cortar corrente?
Se o proprio postante do topico disse q o lugar se exime de toda e qualquer responsablidade sobre roubos porque se identificar?E porque identificar o dono da bike?
Seria como se a cada vez q se estacionase,na porta do carro pedisse a identidade de cada ocupante,enfim,todos os dados solicitados para a bike,segundo po postante.
Parece uma forma de dizer "nao queremos bicicletas aqui"?

Se o lugar so oferece um recinto fora da chuva,nada mais,se nao tem ninguem vivo por perto,porque pedir dados?

Qto a T.I.,tem gente que trabalha com segurança da informaçao,e tem gente que trabalha vendendo as mesmas...
Um exemplo miseravel sao os apps "gratis',q de gratis nao tem nada.mas nao chegao perto do nivel de mal carater de programas pagos que fazem o mesmo,recolhem informaçoes pessoais,o maximo possivel e impossivel(root kits)e vendem a quem pagar mais,com a legitima desculpa de fazer isto para traça um perfil do usuario,e leh oferecer o maximo do aplicativo.As desculpas sao varias,o intuito o mesmo.
Neste item a Apple a Gogle sao campeas,mas desenvolvedores independentes nao ficao atras.

Tem alguns paranoicos q tem 2 pcs,um conectado a internet,e um isolado.
Qto ao smart,tem alguns paranoicos que nao tem,nen um "lanterninha"
Eu nao quero chegar a tanto,mas reconheço que cada dia que passa,se torna mais dificil.E eu nao tenho "nada importante"na minha vida,nao sou ninguem,mas posso dizer q sou um em uma estatistica,o que eu faço na net ou onde ando e levo o celular faz parte de um mapa global.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 15:15
Pra mim tbm parece algo pra desestimular o uso , a única justificativa para colher dados seria se tivesse alguem tomando conta das bikes ai ele so liberaria a bike pro dono , e claro em caso de roubo o estabelecimento se responsabilizasse.
Do lado de dentro vc ve , se parar aqui vai se lascar , do lado de fora um slogan , somos amigos dos ciclistas , venha comprar aqui.
Voltar ao Topo
alfameki Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfameki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 16:45
Obrigado pessoal! Não imaginei que ia criar essa discussão tão boa.

No caso à caso:

1)Shopping Eldorado: realmente parece um desestímulo camuflado. O bicicletário é bonito e tem alguém na porta, só entra e sai com a digital, te entregam um papelzinho dizendo até em qual 'vaga' a bike está parada. Agora, fica lá em baixo no segundo subsolo e no canto mais longe, por definição a pior possível vaga no estacionamento. A mudança do claro pro escuro e a ladeira que se tem que descer no meio dos carros acho também um tanto perigosos. As subidas na saída ficam como lembrete pra não voltar mais. As motos no entanto tem pista exclusiva e vagas logo no comecinho do estacionamento coberto. E quanto aos dados, ponto principal do post, é só do ciclista - nenhum dado da bike é gravado.

2)Metro Fradique Coutinho: legal pra caramba que toda essa linha do metro em SP tem bicicletários nas estações. Mas me parece ainda abuso exigir todos esses documentos sem maiores esclarecimentos - a operação aliás é privada então não há resguardo quanto aos dados. 

O que me incomoda:

-Exagero exigir tantos dados. O comprovante do estacionamento deveria ser o suficiente. Talvez um documento, e é só. Não é responsabilidade deles prevenir o roubo (e realmente se excluem disso), é minha responsabilidade usar cadeado e eventualmente ter um seguro.

-Não haver transparência no uso dos dados. Se a minha identidade for utilizada por outra pessoa, é crime e eu tenho que poder me defender disso. Se o hospital vazar a minha internação e eu sofrer qualquer dano por isso, eu posso processá-los. Uma vez que o bicicletário não se responsabiliza por nada, se alguém fechar um contrato no meu nome eu vou ter que arcar pelo menos com os custos processuais e do advogado para cancelá-lo, isso se eu conseguir provar que não era eu quem o fechou. Antes do argumento "processa o bicicletário pelo vazamento", como eu sei qual deles (e provo) que vazou?

-A falta de inteligência do sistema todo, que tá lá pra oferecer um pouco de segurança e só. Mania de querer complicar desnecessariamente. O que ter meu CPF ajuda a prevenir ou resolver um roubo? Nenhum lugar grava nada sobre a bike em si, e nenhum deles oferece proteção física contra o roubo da mesma, apesar do considerável investimento no bicicletário. Nem precisa de número de quadro, cruzando o usuário à marca, tipo, tamanho e cor da bike, já deveria ser suficiente.

À título de comparação:

Roubo de bikes é na Holanda o maior problema de segurança pública do país em quantidade de eventos. São 100.000 B.O.s de bikes roubadas por ano, representando 25-35% dos roubos (65-75% nem faz o B.O.). Ou seja, 300.000 bikes por ano - 1 pra cada 54 habitantes. A solução é por no bicicletário, e tem dois tipos: o com o tiozinho na entrada que destaca metade de um ingresso e grampeia um lado na bike (em volta de um cabo de freio) e o outro fica com você, só sai com a bike se tiver o papelzinho com o mesmo número. Tem bicicletário automático também, que te liga à posição específica da bike usando código (tipo de armário em aeroporto), cartão magnético (igual de porta-volumes em banco) ou identidade simples. 
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 17:47
"O bicicletário é bonito e tem alguém na porta, só entra e sai com a digital, te entregam um papelzinho dizendo até em qual 'vaga' a bike está parada. "

Isso por si só garante a segurança da sua bike.

Imagine o cenário, vc bate sua digital e chega lá sua bike não está mais. Quem em sã consciência tem a ousadia de dizer que não há comprometimento de reposição de outra bike ou valor similar?

Sobre a segurança de dados: seus dados não estão só com você, nem só com o seu banco. Uma vez que seu CPF entrou em um sistema já era. Esqueçam as máquinas, elas são operadas por homens. Vou além, os sistemas compartilham dados com outros. Um banco, antes de abrir uma conta consulta seus dados em uma base comum. Qualquer um com acesso lê e se quiser fará merda com suas informações. Não existe nada seguro no meio digital. Nada. Há pessoas envolvidas e as corruptíveis enfraquecem o sistema.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
alfameki Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfameki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 19:22
É verdade Daniel. Difícil isso tudo. Eu só queria que houvesse uma alternativa entre deixar na rua e no bicicletário. E que a minha digital ficasse só na database da polícia federal. 
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 23:55
Originalmente postado por alfameki alfameki escreveu:

É verdade Daniel. Difícil isso tudo. Eu só queria que houvesse uma alternativa entre deixar na rua e no bicicletário. E que a minha digital ficasse só na database da polícia federal. 

A Polícia Civil tem as digitais dos nossos 10 dedos das mãos. E aplicamos o polegar em nosso RG (público - a partir do momento que vc permite, mesmo sendo ilegal, que alguém tire cópia, leia-se Xerox, ou mesmo faça um scan em uma portaria de prédio/hospital)

No Registro de Ponto do meu trabalho, eu escolhi um outro dedo para me identificar.

Se eu precisar usar digital em outro lugar, escolherei outro dedo.

Em resumo, tente usar sua digital como uma senha, ou seja, uma para cada tipo de aplicação. Até o momento não são tantas.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2017 as 20:25
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Dicas de segurança sobre Tecnologia da informaçao
No pc,use um navegador que te de a liberdade de fecha-lo.Eu recomendo enfaticamente o Firefox,e execro o Gogle Chrome.
No FF,fecha ele,principalmente o recebimento de cookies de terceiros,e configure pra apagar cookies qdo fechar o navegador.NAO instale JAva.
Se precisar usar banco online,poe o Java em outro nacegador,e boa sorte,vai precisar.
Nao instale programas de gerenciar senhas.Use o bom e velho papel e caneta na agenda.
Atualizaçoes automaticas do Windows?pexe,fecha tudo...Ou sera cobaia da M$.Tbm evite ter programas se atualizando a torto e a direito.A unica q o meu atualiza sao definiçoes de virus,nen o cerne do antivirus eu deixo atualizar
vai ver alguma merda,ou nao quer mesmo ser rastreado enquanto navega(por exemplo,ta cansado de entra no YouTube e ver sugestoes nacionais de funk e wesley safadao a toda hora?
R:TOR browser(lembrando que navegar por proxys é bem mais lento)

Fala sério... não deixar um software se atualizar ?Aí descobrem uma falha de segurança, consertam e só você não instala... vira alvo fácil.

Essas medidas não adiantam tanto assim e podem ser pior. 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2017 as 20:44
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Não acho nenhum exagero solicitar os dados em locais de guarda de bike. É muito fácil, ser não houver identificação, chegar qualquer um no bicicletário e dizer que levaram a SPZ dele quando na verdade ele deixou lá uma Gonew.

Quanto a segurança da informação, não vou render, primeiro pq não é assunto do tópico, segundo pq isso faz parte do meu trabalho de segunda a sexta e aos finais de semana geralmente descanso a cabeça pedalando.

Cara... eu acho exagerado pedir todos esses dados sim.

Vamos lá... a bicicleta tem (a enorme maioria), número de série. Os caras podem atrelar o número de série ao número da sua identidade e até fazer uma foto simples da webcam. Nenhum outro dado é necessário na prática! Pode até gerar um banco com essa info pra vc não precisar cadastrar toda vez que parar lá, bastando o responsável conferir mesmo se é o número de série daquela bike.

Eu vejo com bastante preocupação algumas iniciativas que estão acontecendo com bicicletas e muita gente não tá se ligando...

Tem site que promete segurança anti-roubo pra sua bike colocando vários dos seus dados num banco de dados online. Se os dados vazam, vc tem assalto encomendado na sua porta.

Cartórios agora querem oferecer "a oportunidade" de você registrar sua bike. Mais gente querendo levar sua grana e comprometendo a segurança. Basta ter uma pequena mafia ou caírem numa nota fiscal falsa ou engenharia social e temos uma brecha pra legalizar bicicletas roubadas.

Outra coisa que rolou é que copiaram uma lei do Rio pra prevenir roubos de bicicletas, porém em outros estados copiaram a lei, numa versão antiga, em que falam que é obrigatório o uso de GPS nas bicicletas (sem especificar nada técnico sobre uso de dados e cobrança). Aqui no Rio eu que bati o pé e verifiquei que tinham incluído esse absurdo dias antes da aprovação pra "ver se colava", foi colocado por políticos... um que já tem o interesse em por GPS em outros veículos.

E a última que vi hoje, é que, baseado nessa lei também, em SP tão querendo criar uma obrigatoriedade de carteirinha de ciclista... ou seja, a mesma coisa que emplacar a bicicleta! O que, certamente, vai resultar em gerar algum imposto pra fazer um sistema inútil desse tipo girar (http://www.atribuna.com.br/noticias/detalhe/noticia/projeto-de-lei-estadual-pode-coibir-roubo-e-furto-de-bicicletas/).

Vamos lá... a bike tem número de série, você tem uma nota fiscal com o número e PONTO FINAL. Não tem que inventar nada mais! O resto é exploração de terceiros em cima de você.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2017 as 21:20
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por alfameki alfameki escreveu:

É verdade Daniel. Difícil isso tudo. Eu só queria que houvesse uma alternativa entre deixar na rua e no bicicletário. E que a minha digital ficasse só na database da polícia federal. 


A Polícia Civil tem as digitais dos nossos 10 dedos das mãos. E aplicamos o polegar em nosso RG (público - a partir do momento que vc permite, mesmo sendo ilegal, que alguém tire cópia, leia-se Xerox, ou mesmo faça um scan em uma portaria de prédio/hospital)

No Registro de Ponto do meu trabalho, eu escolhi um outro dedo para me identificar.

Se eu precisar usar digital em outro lugar, escolherei outro dedo.

Em resumo, tente usar sua digital como uma senha, ou seja, uma para cada tipo de aplicação. Até o momento não são tantas.


Se tiver identidade da SSP a Polícia Civil tem as digitais
Tirou passaporte a PF também tem
Fez o recadastramento do TRE? Então o TRE também tem as digitais
Empresas hoje em dia tem o ponto digital, também tem a sua digital
Condômino, prédio comercial, academia, banco, etc. é muito comum ter o cadastro biométrico.

Qual o medo com a digital? De copiarem e fazer um molde ?
se o caso for privacidade, só o número do CPF da pra saber muito sobre a pessoa.
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2017 as 23:48
Eu tenho medo é de ter dado (já que não tenho opção) meus dados para o governo... isso sim é tenebroso... o resto.... é fichinha perto da quadrilha regulamentada que é um Estado.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 12:59
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Não acho nenhum exagero solicitar os dados em locais de guarda de bike. É muito fácil, ser não houver identificação, chegar qualquer um no bicicletário e dizer que levaram a SPZ dele quando na verdade ele deixou lá uma Gonew.

Quanto a segurança da informação, não vou render, primeiro pq não é assunto do tópico, segundo pq isso faz parte do meu trabalho de segunda a sexta e aos finais de semana geralmente descanso a cabeça pedalando.

Cara... eu acho exagerado pedir todos esses dados sim.

Vamos lá... a bicicleta tem (a enorme maioria), número de série. Os caras podem atrelar o número de série ao número da sua identidade e até fazer uma foto simples da webcam. Nenhum outro dado é necessário na prática! Pode até gerar um banco com essa info pra vc não precisar cadastrar toda vez que parar lá, bastando o responsável conferir mesmo se é o número de série daquela bike.

Eu vejo com bastante preocupação algumas iniciativas que estão acontecendo com bicicletas e muita gente não tá se ligando...

Tem site que promete segurança anti-roubo pra sua bike colocando vários dos seus dados num banco de dados online. Se os dados vazam, vc tem assalto encomendado na sua porta.

Cartórios agora querem oferecer "a oportunidade" de você registrar sua bike. Mais gente querendo levar sua grana e comprometendo a segurança. Basta ter uma pequena mafia ou caírem numa nota fiscal falsa ou engenharia social e temos uma brecha pra legalizar bicicletas roubadas.

Outra coisa que rolou é que copiaram uma lei do Rio pra prevenir roubos de bicicletas, porém em outros estados copiaram a lei, numa versão antiga, em que falam que é obrigatório o uso de GPS nas bicicletas (sem especificar nada técnico sobre uso de dados e cobrança). Aqui no Rio eu que bati o pé e verifiquei que tinham incluído esse absurdo dias antes da aprovação pra "ver se colava", foi colocado por políticos... um que já tem o interesse em por GPS em outros veículos.

E a última que vi hoje, é que, baseado nessa lei também, em SP tão querendo criar uma obrigatoriedade de carteirinha de ciclista... ou seja, a mesma coisa que emplacar a bicicleta! O que, certamente, vai resultar em gerar algum imposto pra fazer um sistema inútil desse tipo girar (http://www.atribuna.com.br/noticias/detalhe/noticia/projeto-de-lei-estadual-pode-coibir-roubo-e-furto-de-bicicletas/).

Vamos lá... a bike tem número de série, você tem uma nota fiscal com o número e PONTO FINAL. Não tem que inventar nada mais! O resto é exploração de terceiros em cima de você.

Cara, vamos lá. 
RG não é um documento único, como é um CPF. Ele é emitido por vários órgãos. No fundo no fundo não serve para muita coisa, a não ser a identificação visual (foto). Ele possui validade legal. Aqui em BH se vc chegar no Detran com um RG com mais de 10 anos de emissão ele não tem valor. Pedem que você tire uma nova via. Os documentos mais antigos não trazem as iniciais do estado antes dos números, logo é passível de duplicidade.

Não quer fornecer o CPF por medo do que?
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/27657643/pedro-cury (sei que não é você, ou pelo menos imagino que não seja LOL)
Mais um - https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/images/documentos/SAUDE-VOCAL/aprovados-saude-vocal-publicar-20141001-r-z.pdf

Não estou dizendo que isso é uma boa prática nem que é o correto. Só estou questionando o receio de fornecer uma informação que está aí em qualquer lugar.

Um ciclista que seja da área de direito poderia explicar melhor alguns pontos, principalmente onde se trata do estabelecimento solicitar dados pessoais e se eximir de qualquer problema com a bike.

Não sou da área, mas ouso dizer que se tiver sua bike roubada ou danificada, além de vencer uma possível ação, se isso se fizer necessário, pois dependendo do valor cai no "pequenas causas", nem direito a recorrer a empresa terá.


Editado por _danielcorrea - 17 Abr 2017 as 13:00
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
alfameki Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfameki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 13:55
O problema de passar dados pessoais, é abrir possibilidades para roubo de identidade. Um dos maiores pesadelos possíveis na parte administrativa da vida. 

Quanto às digitais, me lembro exatamente quem tem:

-Serviço de Segurança Pública
-Polícia Civil e Federal
-Polícia de Fronteira nos Estados Unidos
-Apple
-Banco
-Bicicletário

E é isso. Até o banco, existe um contrato e a lei me protege. Outra que são instituições um tanto mais confiáveis e com mais respaldo que o bicicletário, se der merda dá pra processá-los e com sofrimento e paciência voltar à vida normal caso vazem os dados. Já o bicicletário nem termos de serviço tem. 

Das empresas que usam a impressão digital, também há contrato e o temido forum trabalhista para nos proteger.

Da cópia do RG, excelente o argumento. Havia me esquecido desse problema, advindo do nosso querido analfabetismo.

Mas o ponto não é o que eles podem pedir de dados, nem que o mundo já se perdeu então não adianta se preocupar. O ponto é que eles não precisam disso mas são folgados o suficiente para exigir - é um abuso. E ao que tudo indica pouca gente está preocupada. Ciclista fdp não merece tratamento digno, que frequentemente seria mais fácil e barato do que o exagero e a mania de complicar desnecessariamente.

Meu argumento é que não precisa disso tudo, e tendo os dados há de haver claridade no uso e resguardo dos nossos direitos, pois eu realmente não gostaria de descobrir que alguém roubou minha identidade e fechou contratos no meu nome só porque eu parei a bike na p* do bicicletário, porque se parasse na rua seria roubada.

De roubos, como já foi mencionado, o que o estado nos proporciona já deveria ser demais. 
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 14:34
Daniel,

Sobre o RG, pode ser o cpf ou um conjunto mínimo de informações. O que sou contra é pedirem tudo que podem, e depois eu receber ligação com ofertas de uma empresa que nunca me cadastrei. Isso já aconteceu e na verdade é o menor dos problemas.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
BigB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BigB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 18:21
Até onde eu saiba pode botar a placa que quiser dizendo que não se responsabiliza, se o shopping oferece bicicletário tem responsabilidade civil objetiva no caso de furto. 
Para isso é necessário provar que a bicicleta foi furtada enquanto estava no bicicletário (canhoto, foto, CCTV, testemunhas, até log do Strava) e que era de sua propriedade (NF, recibo de compra - que também provam o valor da bicicleta). Nesse caso é importante fazer o B.O. assim que possível.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 20:21
também acho essa quantidade de dados desnecessária para deixar uma bike no estacionamento, mas dai pensar em roubo de dados acho um longo caminho
se for pensar dessa forma nunca mais vou em algum cartório e muito menos tiro copias em copiadoras perto desses cartórios... o tanto de gente que tem e o tando de papel que passa de um lado para outro...

contrato e lei podem até proteger, mas conhece todos os funcionários do RH, o contador, pessoas que tem acesso aos documentos, motoboy que leva os malotes???
digital é uma coisa que menos tenho preocupação, senão é andar de luva 100% do tempo pois se for em algum restaurante o que mais terá é lugar com a minha digital, até no lixo de casa é cheio das digitais.

na minha opinião não é 8 nem 80

ahh, e pra fechar contrato é só um CPF sem restrição, o resto o pessoal faz, foto, digital, assinatura...
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 20:25
Originalmente postado por BigB BigB escreveu:

Até onde eu saiba pode botar a placa que quiser dizendo que não se responsabiliza, se o shopping oferece bicicletário tem responsabilidade civil objetiva no caso de furto. 
Para isso é necessário provar que a bicicleta foi furtada enquanto estava no bicicletário (canhoto, foto, CCTV, testemunhas, até log do Strava) e que era de sua propriedade (NF, recibo de compra - que também provam o valor da bicicleta). Nesse caso é importante fazer o B.O. assim que possível.


é isso ai! 
se o estacionamento é pago então tem uma prestação de serviço.
até se tiver alguma avaria tem responsabilidade. 
Voltar ao Topo
BigB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BigB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 22:23
Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

é isso ai! 
se o estacionamento é pago então tem uma prestação de serviço.
até se tiver alguma avaria tem responsabilidade. 
Na verdade existem decisões até mesmo quanto a bicicletário gratuitos oferecido por shoppings e supermercados.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 22:38
Originalmente postado por BigB BigB escreveu:

Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

é isso ai! 
se o estacionamento é pago então tem uma prestação de serviço.
até se tiver alguma avaria tem responsabilidade. 

Na verdade existem decisões até mesmo quanto a bicicletário gratuitos oferecido por shoppings e supermercados.


Acho que tem uma parada de que se um local privado oferece estacionamento, seja pago ou gratuito, ele passa a ser responsável por danos ou furto ao veículo. Creio que seja, se existir isso, extensível à bicicleta.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
BigB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BigB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 00:58
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por BigB BigB escreveu:

Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

é isso ai! 
se o estacionamento é pago então tem uma prestação de serviço.
até se tiver alguma avaria tem responsabilidade. 

Na verdade existem decisões até mesmo quanto a bicicletário gratuitos oferecido por shoppings e supermercados.


Acho que tem uma parada de que se um local privado oferece estacionamento, seja pago ou gratuito, ele passa a ser responsável por danos ou furto ao veículo. Creio que seja, se existir isso, extensível à bicicleta.

Exato, o estabelecimento tem responsabilidade civil objetiva nesse caso, a sumula 130 do STJ que trata disso se estende a bicicletas.

Os únicos casos que encontrei nos quais não houve ganho foram os que a pessoa deixou a bicicleta no bicicletário do shopping/supermercado e foi pra praia por exemplo ou outro lugar. Se você colocar no bicicletário do shopping e estiver no shopping (mesmo que não compre nada) eles tem responsabilidade.
O site do jusbrasil está cheio de jurisprudência sobre o assunto.

Isso não se aplica, no entanto, para o bicicletário do seu prédio/condomínio.
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 11:29
Até onde eu sei, não importa se é pagou ou gratuIto, o estabelecimento é responsável por qualquer dano que aconteça em suas dependências, é obrigação do estabelecimento arcar com prejuízos, por que é obrigação dele dar segurança.

Acontece muitas vezes do local falar que não é responsabilidade dele, para a pessoa não ir atrás dos seus direitos, existem muitas coisas de malandragem que tem no Brasil, que muita gente não sabe que é ilegal. Quem nunca viu em um restaurante, barzinho ou lanchonete aquela frase na comanda de mesa: "Na perca desta, paga-se a soma total dos itens"

Isso é proibido, é obrigação do estabelecimento saber o que o cliente consumiu.

Mas voltando ao estacionamento, é lei, vejam:

"A questão é muito bem respondida pela súmula 130 do STJ, que resolve as controvérsias acerca da existência ou não da responsabilidade do estabelecimento, pelos veículos que permanecem em seus estacionamentos:

"A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento".

A responsabilidade sem dúvida existe. O Estabelecimento responsável – seja ele supermercado, shopping, ou qualquer outro estabelecimento que forneça o serviço de guarda de veículos, pago ou não - terá o dever de reparação proporcional ao prejuízo que se consolide, bastando para tanto que se comprove o dano e o nexo de causalidade.

Se alguém, ao retornar ao estacionamento onde deixou seu carro, não encontrá-lo, não encontrar seus bens no interior do veículo ou encontrá-lo danificado com vidros quebrados, lataria amassada, pneus furados, etc, terá direito à reparação dos danos, sem que seja necessária, para tanto, a prova da culpa da empresa. A responsabilidade do estacionamento será objetiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, cujo art. 14 responsabiliza, sem culpa, os prestadores de serviço.

No caso de comércios, o fundamento da responsabilidade por fatos ocorridos em seus estacionamentos vem da colocação à disposição do cliente um serviço que, pela lógica, deve ser efetivo e eficiente, de modo que qualquer dano ali causado ao usuário deve ser reparado.

Avisos como “não nos responsabilizamos pelo veículo ou pelos objetos deixados no veículo”, que configuram verdadeiras cláusulas de não-indenizar, não são admitidos como lícitos.

Interessa destacar que o fato de o estacionamento ser gratuito não o exime da responsabilidade sobre os danos sofridos, basta que o proprietário se coloque na posição de garantidor do veículo, por murar ou gradear o local ou ainda por colocar vigilantes, porteiros etc...

...Enfim, sem dúvida são nulas as cláusulas que busquem afastar ou mesmo atenuar a responsabilidade do dono do estacionamento, em conformidade com o art. 25 do Código de Defesa do Consumidor:

“É vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores”

Independentemente de se entregarem tickets ou cupons na entrada de estacionamentos ou afixarem avisos ou cartazes nos mesmos avisando a não responsabilidade pelos veículos ou por bens no interior do veículo, serão todos nulos e o estabelecimento, de modo geral, se responsabilizará civilmente pelos prejuízos sofridos pelo cliente."

Só para esclarecer o que foi falado



Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 14:01
Essa sumula usa dois termos: carro e veículo.

Pode-se entender bicicleta como um veículo?

Pelo CTB, sim, mas dentro dessa sumula, como isso fica?

(pergunta de quem não entende nada dessas coisas)
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
alfameki Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfameki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 14:13
Mais uma vez obrigado, muito bom que o meu primeiro post deu essa discussão. Imagina entrar no fórum e perguntar sobre carburador, já era minha reputação!

Agora, amigos que entendem da lei, como fica com o uso dos dados pessoais? Pode mesmo pedir tudo isso pra ter acesso ao bicicletário, uma vez que pro carro é só o cartãozinho do estacionamento?
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 14:56
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Essa sumula usa dois termos: carro e veículo.

Pode-se entender bicicleta como um veículo?

Pelo CTB, sim, mas dentro dessa sumula, como isso fica?

(pergunta de quem não entende nada dessas coisas)

Acredito que como o estabelecimento seja responsável por qualquer objeto roubado dentro de seu estacionamento, não importa se é carro ou bicicleta, se roubarem uma bala dentro de um carro, eles são responsáveis, pelo que entendi.

Digo isso baseado em minha opinião kkk
Voltar ao Topo
BigB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BigB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 15:44
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Essa sumula usa dois termos: carro e veículo.

Pode-se entender bicicleta como um veículo?

Pelo CTB, sim, mas dentro dessa sumula, como isso fica?

(pergunta de quem não entende nada dessas coisas)

Existem decisões nas quais a sumula foi aplicada para o caso de bicicleta, assim como o Art. 14 do CDC.
É como disse o CaioB, eles colocam aviso de que não se responsabilizam para desestimular a pessoa a procurar seus direitos, porém não tem validade legal.

https://www.jusbrasil.com.br/busca?q=responsabilidade+bicicleta+shopping
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 15:55
CaioB e BigB (são parentes Big smile?),

estou de acordo. 





Editado por _danielcorrea - 18 Abr 2017 as 15:59
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 17:27
Não kkk
O meu B é de sobrenome, o B dele deve ser de Big Boss, de acordo com o avatar LOL
Grande jogo, por sinal kkk
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X