Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Curitiba terá ciclo faixa de lazer
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Curitiba terá ciclo faixa de lazer

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Curitiba terá ciclo faixa de lazer
    Postado: 18 Out 2011 as 17:01
Curitiba terá novas ciclo faixas de lazer:

Com o nome de Circuito Ciclofaixa Curitiba, a capital paranaense terá uma rede de ciclofaixas de lazer -- vias demarcadas para circulação exclusiva de bicicletas nos fins de semana.
A pintura e sinalização das ciclofaixas -- que será fixa e permanente -- já começou na área central da cidade. As ruas André de Barros e Nilo Cairo, que farão parte do trajeto, já receberam a sinalização.

O trajeto compreenderá aproximadamente 4 quilômetros da região central da cidade, passando pelas ruas XV de Novembro; Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Avenida Mariano Torres.

"A primeira fase da ciclofaixa é um circuito central que destaca aspectos históricos da cidade e visa estimular o respeito mútuo entre o ciclista e motoristas", informa a prefeitura, que diz ainda que "este é apenas o primeiro trecho da ciclofaixa" e que "em breve novos circuitos serão lançados na cidade".


Divulgação/Ricardo Kenji Sato

Divulgação/Ricardo Kenji Sato / Circuito ciclístico: ciclofaixa  nas ruas centrais de Curitiba começa a operar no dia 23 de outubro.Circuito ciclístico: ciclofaixa nas ruas centrais de Curitiba começa a operar no dia 23 de outubro.


Inicialmente, as ciclofaixas de lazer seriam inauguradas no dia 25 de
setembro, como parte das comemorações do Mês da Bicicleta em Curitiba. No entanto, um atraso na execução do projeto -- que está sendo tocado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) -- adiou os planos. A inauguração da ciclofaixa está prevista para o dia 23 de outubro, um domingo. A circulação dos ciclistas terá apoio da Urbs.

Lado errado?

Antes mesmo da inauguração, a ciclofaixa de lazer curitibana vem recebendo críticas nas redes sociais por estar sendo construída do lado esquerdo da faixa de rolamento.

Segundo os ciclistas, a prefeitura deveria construí-la do lado direito – como prevê o Código Brasileiro de Trânsito --, ajudando a educar motoristas e ciclistas a compartilharem corretamente as vias nos outros 6 dias da semana.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Curitiba diz que a opção pelo lado esquerdo foi baseada na segurança dos usuários e redução de problemas com o trânsito.

"A primeira fase da ciclo-faixa está concentrada em área com passagem de ônibus. A ciclo-faixa no lado esquerdo não gerará transtornos com este modal de transporte, garantindo a segurança dos ciclistas e dos usuários do transporte coletivo de nossa cidade", diz a nota da prefeitura.


Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 17:21
A explicação da prefeitura sobre as ciclo faixas no lado esquerdo tem algum sentido, pois além de distanciarem-se dos onibus (que trafegam pelo lado direito), a ciclo faixa no lado esquerdo facilita a locomoção do ciclista no "ciclo-anel" viário, uma vez que não terá que dar vez aos carros e ônibus nos cruzamento de ruas do centro da cidade. Mas isto pressupoe que o ciclista pedalará por todo o anel cicloviário apenas como um lazer de final de semana e não utilizará o ciclo anel como uma passagem para seu trabalho ou sua casa.

A prefeitura mostra, dessa forma, que ainda não entendeu a tendência mundial de se utilizar a bicicleta como meio de transporte limpo, ecológico e plenamente capaz de substituir o motor a combustão e que deveria, portanto, ser altamente estimulado pelo poder público através de campanhas de conscientização nas mídias.

Não se deve esquecer que a simples pintura das ciclo faixas de Curitiba fará os motoristas pensarem mais sobre o direito dos ciclistas de também ocuparem as vias públicas, primeiro passo para a conscientização coletiva da população sobre os benefícios da bicicleta.

Não é o ideal, mas estamos melhorando.
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 17:23
Confira o trajeto do "Circuito Ciclístico":


Visualizar Circuito Ciclistico em um mapa maior

Ciclofaixa paulista

Em São Paulo, o programa Ciclofaixa de Lazer tem representado uma importante política pública de inserção da cultura da bicicleta.

"Muitas pessoas começam pedalando por lazer aos fins de semana e percebem que também é possível usar a bicicleta como meio de transporte", diz a coordenadora do programa Pró-Ciclista de São Paulo, Laura Lúcia Vieira Coneviva.

Mas, segundo ela, apenas a pintura de faixas nas ruas não é o suficiente. "É preciso fomentar o uso da bicicleta, provendo infraestrutura física, percursos seguros, estacionamentos, gerenciamento de tráfego para a bicicleta, educação de trânsito e comunicação social", avalia.


Divulgação/Ciclofaixasp

Divulgação/Ciclofaixasp  / Faça chuva ou faça sol, ciclistas paulistanos aproveitam a ciclofaixa de lazer. Faça chuva ou faça sol, ciclistas paulistanos aproveitam a ciclofaixa de lazer.

Em São Paulo, inicialmente foram implantados 45 quilômetros de ciclofaixas de lazer. "A preferência é dos ciclistas. Não interessa que fique apenas uma faixa para os carros", explica.

A infraestrutura é montada com sinalização vertical, mesmo em dias de chuva. Segundo Laura, a iniciativa ajudou a introduzir a bicicleta no cotidiano paulista, reduzindo quase pela metade as estatísticas de mortes de ciclistas no trânsito -- de 96 mortes em 2006 para 49 mortes em 2010.

"Existe uma disputa de poder concreta pela territorialidade da bicicleta. Mas não adianta usar a ciclofaixa de lazer para distensão das pressões sociais. É preciso aproveitar o potencial da bike como meio de transporte", avalia.

Atualização

O Ir e Vir de Bike informou, em primeira mão, a criação da ciclofaixa de lazer curitibana, antes da medida ser revelada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB), durante a coletiva de imprensa em que foi anunciado o investimento para a construção do metrô de Curitiba.

Inicialmente o projeto foi descrito como Circuito Ciclístico, como vinha sendo tratado informalmente em uma das secretarias municipais responsáveis pelo projeto. No lançamento, entretanto, a iniciativa acabou recebendo o nome oficial, de Circuito Ciclofaixa.


Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Divulgação/Prefeitura de Curitiba / Cartaz de divulgação do Circuito Ciclofaixa: qual a contraindicação? Cartaz de divulgação do Circuito Ciclofaixa: qual a contraindicação?

 
 
_________________________o>°o
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 17:28
Originalmente postado por xuxudamalmita xuxudamalmita escreveu:

Lado errado?

Antes mesmo da inauguração, a ciclofaixa de lazer curitibana vem recebendo críticas nas redes sociais por estar sendo construída do lado esquerdo da faixa de rolamento.

Segundo os ciclistas, a prefeitura deveria construí-la do lado direito – como prevê o Código Brasileiro de Trânsito --, ajudando a educar motoristas e ciclistas a compartilharem corretamente as vias nos outros 6 dias da semana.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Curitiba diz que a opção pelo lado esquerdo foi baseada na segurança dos usuários e redução de problemas com o trânsito.

"A primeira fase da ciclo-faixa está concentrada em área com passagem de ônibus. A ciclo-faixa no lado esquerdo não gerará transtornos com este modal de transporte, garantindo a segurança dos ciclistas e dos usuários do transporte coletivo de nossa cidade", diz a nota da prefeitura.




Não existe nada no CBT que diga que tem que andar na direita. Confused
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 19:21
levando em consideração tbm que se tiver ponto de onibus na direita vai ser meio complicado ter uma faixa exclusiva pra ciclistas já q o onibus terá que entrar derrepente.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 20:06
Isso teve aqui em porto alegre uma vez. Se chamava caminho dos parques e ligava alguns parques e areas verdes. Não funcionou, ninguém usava e os carros estacionavam em cima ainda por cima. Sem contar que vários trechos eram por paralelepipedo.

Só não gosto muito que é uma coisa só pra lazer. Deviam existir ciclofaixas pra trabalhadores também.

Espero que tenham mais sorte aí!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 20:10
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Isso teve aqui em porto alegre uma vez. Se chamava caminho dos parques e ligava alguns parques e areas verdes.


Aqui a maioria das ciclovias é destinada a isso, ligar os parques e outras áreas de lazer. Essa aí vai circundar o Centro da cidade.

Estou pagando para ver o que vai dar isso aí!
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 21:07
aqui as ciclovias são pra lazer tbm, a sorte é que como é uma cidade de praia daria até pra usar bastante se nao fosse arriscado ser assaltado.
Voltar ao Topo
leander Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leander Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 23:49
Sem falar que a ciclofaixa só vai funcionar uma vez por mês, a quantidade de pessoas que estão adotando modal bicicleta só aumenta e a cidade não consegue fornecer um solução, ao invés prefere apostar num projeto de milhões de reais em um metrô, e ainda diz que vai transformar as atuais canaleta dos onibus em ciclovia, por enquanto só ouvimos promessas.
Voltar ao Topo
evandrosantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar evandrosantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2011 as 01:29
putz ja pensou que paraíso transformar as canaletas de ônibus em ciclovias?! cortando a cidade toda, asfalto bom, linha reta...


ai ai... sonhar é bom! kkkk
Voltar ao Topo
danilo mello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:292
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo mello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2011 as 02:56
aqui em campinas a ciclofaixa também é do lado esquerdo.
e ela ainda é em uma das maiores avenidas da cidade. eles fecham ela das 7 às 13 de domingo com cones

aqui me incomodou um pouco pois no mesmo lugar onde foi pintada a faixa vermelha na avenida, existe um canteiro enorme entre a avenida que vai e que volta (coisa de 15m de largura). poderiam facilmente fazer a ciclovia lá, que poderia ser usada todos os dia a qualquer hora, ao invés de domingo de manhazinha somente (e sem gastar dinheiro com cones para serem roubados nem guardas)

mas até que funciona bem. tem muita gente usando ela. tenho um conhecido que tem uma loja de bicicletas que ficou feliz da vida com a ciclovia que as vendas aumentaram muito com isso.


Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2011 as 14:51
Originalmente postado por evandrosantos evandrosantos escreveu:

putz ja pensou que paraíso transformar as canaletas de ônibus em ciclovias?! cortando a cidade toda, asfalto bom, linha reta...

ai ai... sonhar é bom! kkkk


Evandro: e pq não? basta os ciclistas se mobilizarem e exigirem através de iniciativas como esta:

http://www.votolivre.org

Imagine uma Curitiba onde o principal meio de transporte seja a bicicleta !!! Mais que exemplo de cidade verde, exemplo de transporte público, seremos exemplo de CIDADANIA e CIVILIDADE para o resto do Brasil e do mundo!!!

YéS, We can!!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X