| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Cultura Trail Builder - Iniciativas pelo Brasil
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Cultura Trail Builder - Iniciativas pelo Brasil

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Cultura Trail Builder - Iniciativas pelo Brasil
    Enviado: 05 Nov 2019 as 09:18
Estou vendo nos últimos tempos a expansão da cultura de criar e manter trilhas aqui no Brasil.

Sim isso já é feito a muito tempo, alguns vão dizer "ah mas aqui na minha área eu faço isso a 30 anos".
Claro amigo, todos são gratos por estes gestos. As poucas pessoas que sempre se empenharam a abrir e manter redes de trilhas fazem toda a diferença, tanto pelo trabalho em si quanto pela inspiração para os outros.

Pois bem, ultimamente estas iniciativas estão sendo mais divulgadas e isso tem trazido mais adeptos tanto para o trabalho (mão na massa - cavar mesmo) quanto para contribuições, vaquinhas, mensalidades, etc.

Ainda são poucos, mas a diferença que estes estão fazendo já é muito grande.

Criei o tópico para divulgar estas iniciativas, para que todos conheçam, se inspirem e se espelhem nas iniciativas que estão dando certo.

Foi lançado recentemente o Soil Searching, com apoio da Specialized, e temos 2 representantes brasileiros lá, pra difundir essa cultura por aqui. Devemos ter mais eventos  "dig days" ao longo do tempo, fortalecendo a cultura e melhorando as trilhas.

Tem alguma iniciativa na sua região? Conhece alguma que está dando certo? Posta aí!
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
s74 Ver Drop Down

Taquara - RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de s74 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Nov 2019 as 10:32
Triciclo Bandeirante, Odomo, BMX Pantera, Caloi Aluminum, Nautec, Scott G-Zero, JT CB400, GTS Challenger, Astro Horror, Kona Stinky, Giant Glory, Banshee Rune V2, Specialized Epic FSR, GT Karakoram.
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Nov 2019 as 10:49
Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

Morro do Facão
Taquara - RS

https://www.instagram.com/morrodofacaotaquara/?hl=pt-br

show, seguindo
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Nov 2019 as 17:12
Quais são os embaixadores no BR? Não encontrei na página.
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Nov 2019 as 17:14
Originalmente Postado por MatheusLPS MatheusLPS Escreveu:

Caio Suzarte - Rio de Janeiro RJ
Eduardo Arruda - Floripa SC

https://medium.com/(a)iamspecialized/soil-searching-inspired-to-dig-f1e2864b8cc7

Editado por TheLittle - 05 Nov 2019 as 17:27
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Nov 2019 as 19:51
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Caio Suzarte - Rio de Janeiro RJ
Eduardo Arruda - Floripa SC

https://medium.com/(a)iamspecialized/soil-searching-inspired-to-dig-f1e2864b8cc7

Não sei se o citado Eduardo Arruda é do CicloTrilhas. Fazem um trabalho fabuloso. Tenho uma casa na Lagoa, tem trilhas cuidadas por eles bem perto. São fantásticas. Deixo meu agradecimento ao trabalho deles aqui (já enviei um e-mail para eles perguntando com posso doar $ para o trabalho de manutenção das trilhas).
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2019 as 09:50
É ele mesmo zoda.

Como nem todo mundo tem tempo de ir cavar (ou mesmo prefere aproveitar esse pouco tempo livre que tem pedalando) existem associações, formais ou não, que arrecadam recursos e empregam estes na construção e manutenção de trilhas.

Aqui temos um grupo informal, arrecadamos através de links de pagamento recorrente no Mercado Pago (que é uma espécie de assinatura). Existem outras maneiras de fazer isso, mas por enquanto usamos essa e tem funcionado bem. As pessoas cadastram uma vez o cartão e escolhem qual valor doar mensalmente, e o MP debita esse valor. Assim não há necessidade de ficar fazendo vaquinhas toda hora. Há opção de doação única também pra quem não quiser se comprometer mensalmente.

Com isso vamos acumulando os valores e depois contratamos mão de obra para as manutenções, seja após chuvas ou mesmo pra consertar o estrago das motos (infelizmente por enquanto é assim). Ainda assim a galera do Enduro que gosta de saltos nas trilhas costuma fazer algumas intervenções por conta, sem utilizar o dinheiro da arrecadação, já que nem todo mundo gosta ou usa os saltos. Sempre deixamos linhas alternativas pra quem não vai saltar, nisso conseguimos conviver em harmonia com a galera do XC também.

Acho que um dos maiores e melhores exemplos de associação produtiva é a https://nsmba.ca/ que tem milhares de membros contribuintes e voluntários. Eles tem uma enorme rede de trilhas, e até pessoas que trabalham profissionalmente com construção e manutenção. Aliás o Canada no geral deve ser o país com mais associações e as que mais dão certo e mais fazem pela comunidade.

Como podem ver em https://nsmba.ca/trails/ eles utilizam o Trailforks como base para reportar os status das trilhas. Esse é outro costume que  tentamos incentivar por aqui (gerar reports). A adoção ainda é baixa, mas aos poucos as pessoas tem percebido o valor de usar o app. Com a rede de colaboradores que temos hoje adicionando trilhas lá, a perspectiva é aumentar a quantidade e melhorar a qualidade das trilhas mapeadas a curto prazo (já está acontecendo). E com maior uso, poder usar as bases de dados (ridelogs e reports) para saber onde e quando as trilhas precisam de cuidado. É a ferramenta ideal pra isso, tem tudo que precisa lá e mais.

O Strava hj é uma rede social que serve especialmente para exercitar as vaidades individuais e alguns usam também como ferramenta de treino. Mas ele como ferramenta de mapeamento de trilhas é terrível justamente por que qualquer um pode criar um segmento, e inevitavelmente acaba virando uma zona. 

Mas felizmente ele serve também para alimentar o trailforks, só precisa sincronizar UMA VEZ as contas pelo site do trailforks e ele vai fazer upload automaticamente de todas atividades de bike que fizer no Strava pra lá (exceto e-bike).

Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 13:06
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2019 as 13:03
Trazendo pra cá o post do outro tópico, que me motivou a criar este.

Vi bastante gente trocando as bikes de XC por trail e enduro bikes recentemente, o que meu deixa bastante feliz. Algumas pessoas começando agora nas trilhas e já procurando bikes trail/enduro de cara ao invés do tradicional início com bikes de xc mais simples.
Na verdade a situação hoje da cidade "maravilhosa" do Rio de Janeiro é que ou você anda no asfalto ou na trilha. Tem pouquissimos estradões dentro da cidade. Nem todas as trilhas são acessíveis pra todos, a cidade é grande e fica longe pra muita gente, mas poderia dizer que somos privilegiados em quantidade e qualidade de trilhas, basta conhecer os lugares certos.

Vejo muitas pessoas reclamando que não tem trilhas nos lugares que moram, mas vejo poquíssimas pessoas colocando a mão na massa pra abrir e manter. Enquanto a cultura for essa, teremos sim poucas trilhas com pouca ou nenhuma manutenção.

Lá fora a cultura é diferente, nem sempre (na verdade muito raro) existe apoio do governo. É so ver o exemplo acima da NSMBA, IMBA, moutainbikebc, WORCA, entre várias outras. 

Enquanto aqui nossa cultura é esperar que o governo faça alguma coisa, e reclamar sentado enquanto não faz.

LÁ FORA AS PESSOAS SE UNEM E FAZEM ACONTECER!

Voltando a falar do Brasil, tenho um exemplo do desinteresse total do pessoal da bike por trilhas, que é onde meus pais moram. Não tem tanta altimetria, porém tem um potencial enorme de fazer trilhas estilo "xco" mas bastante técnicas subindo e descendo algumas "chapadas" de 80 a 100m de elevação. Até abriram uma trilha XCO mais tecnica lá esses tempos, mas praticamente ninguém treina pois acha muito difícil (tem um drop difícil, mas pra quem só anda em estrada lisa tudo parece difícil). Segue o vídeo.. https://www.youtube.com/watch?v=yb9pWF3HXmk

Enquanto isso existem 2 ou 3 moto clubes na cidade, com membros pagando mensalidade, promovendo eventos, sinalizando trilhas e fazendo manutenção, pontes de madeira, abrindo novas trilhas, etc. 
Não que eu seja a favor das motos, acho que causam muito estrago (principalmente aqui no RJ), mas pelo menos lá eles são organizados e o resultado é uma enorme rede de singletracks bastante divertidos além dos eventos integrando a galera.
Se os bikers da região fossem interessados, poderiam compartilhar essa rede com as motos adaptando as subidas fazendo "switchbacks", já que a galera de moto curte subir paredes quase verticais impossíveis pra bike. Ou poderiam abrir as próprias trilhas deles, tem local e muito potencial pra isso. Eu mesmo fui, sozinho, explorar algumas dessas trilhas e são muito legais. Mas não, a galera da bike prefere ficar rodando no acostamento das rodovias e estradas de chão com caminhão passando a 120km/h na orelha. E continuam falando "ahhh a gente não anda em trilha porque aqui não tem". As lojas de bike da região não incentivam as trilhas obviamente por que isso não dá dinheiro pra eles. Conversando com um dos lojistas ele falou que até tentaram promover uns pedais mais técnico, mas não vai ninguém. Quando promovem um pedal de 150 km de  asfalto com caminhão passando e estradão liso dá 200 inscrições fácil.

Aqui no Rio estamos tentando manter redes de trilhas, inclusive com instituições do governo ATRAPALHANDO nosso trabalho, enrolando pra definir e delimitar as trilhas permitidas oficialmente.

Outros exemplos são a galera de Floripa que estão bem evoluídos em relação a manutenção de trilhas, a galera de Palmas-TO que também constrói e mantém trilhas, pessoal de Brasilia, Goiás. Minas Gerais tem uma quantidade ENORME de trilhas mapeadas também. E sei que devem existir dezenas de iniciativas assim pelo Brasil todo, mas infelizmente ainda são poucos perante ao potencial que temos.

A minha percepção nesse caso:

POUCAS PESSOAS FAZEM MUITA DIFERENÇA. E QUANDO ESSAS PESSOAS QUEREM ELAS VÃO LÁ E FAZEM, NÃO FICAM ESPERANDO APOIO DE NINGUÉM. 
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2019 as 15:15
Na minha cidade natal tem um grupo que faz vaquinha e mantém algumas trilhas. Muitas vezes por conta própria.

Mas já me falaram que a galera normalmente não ajuda e depois ainda reclama do que foi feito.

Eu que gosto muito de trilha já fui em trilhas péssimas e depois voltei depois que abriram. Cara, é outra vida. Dá vontade mesmo de entrar no ramo e ajudar a galera no dia a dia. A trilha fica muito mais divertida.

Tem umas duas semanas que passei em uma que não ia a alguns meses. É uma descida boa cheia de pedra, a bike bate o tempo todo. Do jeito que gosto. Fizeram uma limpeza nela. Nada demais, mas fui o suficiente para eu baixar meu tempo de descida em quase 60s. Basicamente arrumaram os piores trechos e o lugar ficou mais incrível ainda. São 4 a 5 minutos de descida alucinante. O braço chega a arder de tanta pancadaria. heheehehehehe

E na cidade que moro, acabo andando sozinho pois a galera só anda em estradão. E na boa, andar com full de 130mm em estradão é chato. Até tento arrastar um ou outro para as trilhas. A maioria NUNCA andou em trilha.

Editado por MatheusLPS - 06 Nov 2019 as 15:17
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2019 as 15:32

Na minha cidade natal tem um grupo que faz vaquinha e mantém algumas trilhas. Muitas vezes por conta própria.

Mas já me falaram que a galera normalmente não ajuda e depois ainda reclama do que foi feito.

Eu que gosto muito de trilha já fui em trilhas péssimas e depois voltei depois que abriram. Cara, é outra vida. Dá vontade mesmo de entrar no ramo e ajudar a galera no dia a dia. A trilha fica muito mais divertida.

Tem umas duas semanas que passei em uma que não ia a alguns meses. É uma descida boa cheia de pedra, a bike bate o tempo todo. Do jeito que gosto. Fizeram uma limpeza nela. Nada demais, mas fui o suficiente para eu baixar meu tempo de descida em quase 60s. Basicamente arrumaram os piores trechos e o lugar ficou mais incrível ainda. São 4 a 5 minutos de descida alucinante. O braço chega a arder de tanta pancadaria. heheehehehehe

E na cidade que moro, acabo andando sozinho pois a galera só anda em estradão. E na boa, andar com full de 130mm em estradão é chato. Até tento arrastar um ou outro para as trilhas. A maioria NUNCA andou em trilha.

kkkk aqui é igualzinho.
em algumas das trilhas q nós mantemos, da última vez tiramos umas raizes que já estavam quebradas (motos) além de ter deixado a trilha mais flow reposicionando pedras.

alguns cidadãos que andam de XC reclamaram, pois eles gostavam de desviar das pedras ou passar por cima daquelas raízes, dizendo que aquilo "deixava a trilha mais técnica, agora tá tudo liso".
A impressão que dá é que eles querem q todo mundo ande mais devagar na trilha por que eles não conseguem andar rápido.
Geralmentes são pessoas  que nunca andaram em outras trilhas além daqui, e ficam nesse saudosismo "antigamente a trilha era muito mais "técnica", cheia de pedras e raízes". Na verdade toda hora cai árvore na trilha, abrem valas imensas pela erosão, e se não fosse esse trabalho que fazemos não ia ter nem trilha... mas isso quase ninguém percebe, só ficam procurando besteira pra causar picuinhas depois.

mas é assim, não dá pra agradar todo mundo, engolimos as reclamações de poucos (por coincidência quase sempre os que não contribuem com nada, claro) e seguimos fazendo o trabalho que achamos que deve ser feito. a maioria tem gostado do trabalho e temos uma quantidade cada vez maior de pessoas contribuindo. Dos que contribuem diria que 95% está satisfeito com os resultados. As poucas reclamações são de um ou outro sem noção que querem exigir que façamos coisas sem noção nas trilhas, tipo abrir trilha em terreno particular sem autorização ou colocar obstáculos pras motos não passarem (como se isso adiantasse).

Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 15:47
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2019 as 20:36

alguns cidadãos que andam de XC reclamaram, pois eles gostavam de desviar das pedras ou passar por cima daquelas raízes, dizendo que aquilo "deixava a trilha mais técnica, agora tá tudo liso".
A impressão que dá é que eles querem q todo mundo ande mais devagar na trilha por que eles não conseguem andar rápido.
Geralmentes são pessoas  que nunca andaram em outras trilhas além daqui, e ficam nesse saudosismo "antigamente a trilha era muito mais "técnica", cheia de pedras e raízes".

HEY, venho do XC e me amarro numa trilha técnica, travada e cascuda, que a galera passa empurrando e eu atropelo pedalando... (alô perdidas aqui em BH)... mesmo usando uma trail de suspensão curta (até pq me amarro nas duas modalidades e acho que 120mm com ângulos mais agressivos são o melhor pra mim).....

Eu não salto (já me acidentei, não sou mais tão jovem e nem sinto empolgação...), só faço drop's...

Acho que as trilhas devem ter todos os tipos de seguimentos (flow, rock Garden, rut's, single track e salto!) hehehehe (curti o tópico, tenho uns planos aí no futuro de construir e manter uma trilha pequena, mas aberta ao publico)
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2019 as 21:41
Originalmente Postado por azazel66 azazel66 Escreveu:

Geralmentes são pessoas  que nunca andaram em outras trilhas além daqui, e ficam nesse saudosismo "antigamente a trilha era muito mais "técnica", cheia de pedras e raízes".

HEY, venho do XC e me amarro numa trilha técnica, travada e cascuda, que a galera passa empurrando e eu atropelo pedalando... (alô perdidas aqui em BH)... mesmo usando uma trail de suspensão curta (até pq me amarro nas duas modalidades e acho que 120mm com ângulos mais agressivos são o melhor pra mim).....

Eu não salto (já me acidentei, não sou mais tão jovem e nem sinto empolgação...), só faço drop's...

Acho que as trilhas devem ter todos os tipos de seguimentos (flow, rock Garden, rut's, single track e salto!) hehehehe (curti o tópico, tenho uns planos aí no futuro de construir e manter uma trilha pequena, mas aberta ao publico)

não foi a intenção generalizar, so dizer que quem reclamou foram alguns que andam de bike de xc, não todos.

os saltos q fazemos sempre sao nas laterais da trilha ou então que tem passagem pelo lado sem atrapalhar a fluidez da trilha.

Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 21:45
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2019 as 08:46

Originalmente Postado por azazel66 azazel66 Escreveu:

não foi a intenção generalizar, so dizer que quem reclamou foram alguns que andam de bike de xc, não todos.

os saltos q fazemos sempre sao nas laterais da trilha ou então que tem passagem pelo lado sem atrapalhar a fluidez da trilha.

HAHAHAHA, estava só incluindo humor! hehehehe
Mas tem gente do enduro que não gosta de seções mais técnicas
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
tiagolage Ver Drop Down

RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tiagolage Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2019 as 16:32
Ótimo tópico, estamos com a ideia de criar um grupo aqui na cidade. Vou acompanhar para pegar o máximo de dicas possíveis.

Sei que tem muita coisa no IMBA, mas se tiverem dicas para compartilhar aqui para queles que quiserem começar, seria muito bem vindo.

Dicas como essa do The Little sobre o MP para arrecadar uma grana, ajudam demais.

Abraços 
Niner air 9
Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down

Blumenau - SC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2019 as 16:54
Cara, muito show essas iniciativas. Curti muito o trabalho do Eduardo Arruda, aqui pertinho e não conhecia.

Para galera mais experiente, como que fazem para abrir essas novas trilhas? Digo no sentido de local, pois isso depende da prefeitura ou pessoa física cederem a terra, não? Já pensamos em começar algo parecido aqui na minha cidade, mas ficamos receosos de parecer um bando de doido com facão e enxada invadindo os terrenos alheios kkkkk
O caminho mais "formal" seria apoio da prefeitura?
Voltar para o topo
tiagolage Ver Drop Down

RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tiagolage Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2019 as 17:40
Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Cara, muito show essas iniciativas. Curti muito o trabalho do Eduardo Arruda, aqui pertinho e não conhecia.

Para galera mais experiente, como que fazem para abrir essas novas trilhas? Digo no sentido de local, pois isso depende da prefeitura ou pessoa física cederem a terra, não? Já pensamos em começar algo parecido aqui na minha cidade, mas ficamos receosos de parecer um bando de doido com facão e enxada invadindo os terrenos alheios kkkkk

Estou lendo aqui e aprendendo muita coisa. Talvez te ajude:

Abraços
Niner air 9
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Nov 2019 as 10:39
Originalmente Postado por tiagolage tiagolage Escreveu:

Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Estou lendo aqui e aprendendo muita coisa. Talvez te ajude:

Abraços

Boa!

Além do excelente trabalho feito nas trilhas, eles reuniram e escreveram um ótimo material que resume bem boa parte do que precisa saber pro manejo de trilhas.

Também tem guias em PDF, até disponíveis gratuitamente, ensinando técnicas pra lidar com trilhas. Vou procurar aqui e posto depois.
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
jeanclaude Ver Drop Down

Blumenau SC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jeanclaude Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Nov 2019 as 13:59
Ja andei nas trilhas de Floripa e realmente o pessoal de lá cuida e trata muito bem das trilhas. Manutenção constante, novidades, melhorias, etc... são TOP mesmo as trilhas da galera.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.