| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Frum Principal
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - CUBOS SESSION VALEM O INVESTIMENTO?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

CUBOS SESSION VALEM O INVESTIMENTO?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
pthiago Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pthiago Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: CUBOS SESSION VALEM O INVESTIMENTO?
    Enviado: 17 Nov 2020 as 12:02
Recentemente adquiri uma Vesuvio que veio montada com cubos SLX M7100.

Estou querendo fazer o upgrade dos cubos e estou estudando pegas esses da Session Six Monkeys.

Ser que vale o investimento (em torno de R$ 2.600 o par)? Quem usa esses cubos pode opinar?
Pthiago
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Fabio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Nov 2020 as 12:18
Acho loucura o preo desses cubos. Session meio que ficou sem noo. Por menos se compra DT Swiss 350. No mais, se no precisar XD, qualquer Deore para cima atende perfeitamente. No vai sentir diferena alguma usando um cubo desses.

Editado por Fabio - 17 Nov 2020 as 12:53
Voltar para o topo
HardWell Ver Drop Down

Maring-Paran
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de HardWell Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Nov 2020 as 12:28
Os cubos SLX sao muito bom, nao vejo necessidade de troca!!!

Pensando nos precos entao, deus que me dibre!
Voltar para o topo
pthiago Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pthiago Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:47
So rolamentados, portanto a diiferena pro SLX com certeza existe.

Sem contar os problemas que os XT e SLX novos tem apresentado. To com medo de acabar a garantia e o problema aparecer.

Meu questionamento seria com relao a marca e a qualidade. Infelizmente os reviews que encontrei eram do pessoal patrocinado onde os pontos negativos raramente so apontados.

Pthiago
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:54
Originalmente Postado por pthiago pthiago Escreveu:

M I T O
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Fabio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:54

Isso no existe. Maior lenda de quem no sabe o que diz e s repete isso por a. 

Em vrios testes de rolamentos (cubos e movimento central), ficou claro uma coisa inesperada. A resistncia ao rolamento no tem grande diferena entre esferas de ao ou de cermica. As diferenas se do comparando rolamentos baratos com caros, sendo que os baratos tem menor resistncia a rolagem. Visto que a resistncia a rolagem intrinsecamente ligada aos selos e, nos modelos mais caros, o sistema de vedao mais eficiente.

Fora isso um pneu de MTB tem em asfalto rugoso um Cr de 0,008 e um rolamento tem Cr na ordem de 0,000054.

Um ciclista de 77kg + bike de 10 kg = 87kg. Num inclinao de 3%. Com Cr de rolamento no piso de 0,008 e sem vento frontal, ao nvel do mar, vai precisar de 99,3W para se manter a 9 m/s. Sendo que isso distribudo da seguinte forma:
26,1% para vencer a resistncia aerodinmica
14,9% a resistncia a rolagem
55,8% a fora da gravidade
1,8% a resistncia aerodinmica da roda da frente
1,4% a resistncia aerodinmica da roda traseira

Quer dizer que a resistncia a rolagem s 14,9% nessa situao. Onde desses 14,9% (14,79W), 99,32% (14,69W) corresponde ao rolamento dos pneus e 0,67% (0,099W) ao rolamento dos rolamentos. Por isso muito difcil sentir algo mudando rolamento. A no ser em laboratrio ou trocando uma roda com problemas por outro nova. Mesmo que um cubo conseguisse ter 30% (MUITO) menos atrito, isso faria voc ter uma economia de 0,029W, tambm conhecido como NADA.

Sem contar os problemas que os XT e SLX novos tem apresentado. To com medo de acabar a garantia e o problema aparecer.

J ouvi muitos relatos de problemas no XT. SLX e XTR no, mas, como so semelhantes, pode ser que compartilhem o mesmo problema. Mas no um problema que te deixa na mo no meio da trilha sem plano B e tambm facilmente resolvido depois, portanto, no faz muito sentido trocar antes de ter o tal problema, se que vai t-lo. Pode ser problema de um lote. Seria como amputar uma perna para nunca ralar o joelho.

Meu questionamento seria com relao a marca e a qualidade. Infelizmente os reviews que encontrei eram do pessoal patrocinado onde os pontos negativos raramente so apontados.

Esse problema, por isso que disse antes, se vai gastar esse valor parta logo para um DT Swiss que tem qualidade comprovada, sem necessidade de se arriscar com algo sem comprovao.

Editado por Fabio - 18 Nov 2020 as 13:06
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 12:03
Nem vou entrar no mrito de que o sistema de cone/esfera tambm um "rolamento", nica diferena que no est num pacote fechado como os "rolamentos" propriamente ditos.

Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Fabio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 12:05
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Nem vou entrar no mrito de que o sistema de cone/esfera tambm um "rolamento", nica diferena que no est num pacote fechado como os "rolamentos" propriamente ditos.

Eles so os rolamentos de esferas e os outros os rolamentos de cartucho.

Engraado que todo mundo sente que um slick anda mais que um pneu de MTB, o que no verdade, e ao mesmo tempo sentem que um cubo anda mais que outro. Se no existe nem sensibilidade para perceber a piora entre 2 pneus, como um ser humano teria sensibilidade para perceber diferena entre 2 cubos. A no ser que o cubo antigo seja bem bosta e esteja em pssimas condies. Entre 2 cubos novos e de mesma qualidade, isso no existe.

Editado por Fabio - 18 Nov 2020 as 12:06
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down

SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de am.araujo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 14:34
A questo do rolamento polmica. Se eu soltar bem os cones, o cubo gira que uma beleza mas no fica firme, dai perde energia durante a pedalada. Se eu deixo o cubo bem justo pra no pegar jogo, a roda com rolamentos gira mais que a de esfera. Isso seria facilmente resolvido se eu tivesse um torqumetro de preciso, mas 99% das bicicletarias tambm no tem torqumetro de preciso e confia no "olho" do mecnico. Dai no fica difcil entender o porque do mito, rolamento s colocar e sair girando, j com esferas voc precisa de um talento que os mecnicos no costumem ter, logo nunca fica 100%.
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Fabio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 15:07
Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

A questo do rolamento polmica. Se eu soltar bem os cones, o cubo gira que uma beleza mas no fica firme, dai perde energia durante a pedalada. Se eu deixo o cubo bem justo pra no pegar jogo, a roda com rolamentos gira mais que a de esfera. Isso seria facilmente resolvido se eu tivesse um torqumetro de preciso, mas 99% das bicicletarias tambm no tem torqumetro de preciso e confia no "olho" do mecnico. Dai no fica difcil entender o porque do mito, rolamento s colocar e sair girando, j com esferas voc precisa de um talento que os mecnicos no costumem ter, logo nunca fica 100%.

Mas quem est disposto a pagar 2600 num par de cubos meio desconhecidos, deve ter acesso num bom mecnico que consiga regular um cubo Shimano para no precisar usar cubos de 2600 como soluo para falta de mecnico que saiba regular. 

Editado por Fabio - 18 Nov 2020 as 15:47
Voltar para o topo
ThiagoZnL Ver Drop Down

Santa Catarina
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de ThiagoZnL Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 23:08
Amigo meu comprou um cubo desses six monkeys. Pedalou uns 4 mil km e num certo dia deu problema. Freehub microspline comeou a girar em falso e tal... teve que voltar de carona
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Fabio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 23:10
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Amigo meu comprou um cubo desses six monkeys. Pedalou uns 4 mil km e num certo dia deu problema. Freehub microspline comeou a girar em falso e tal... teve que voltar de carona

S prender o cassete nos raios com enforca gato.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dimas2dimas Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 23:53
A session a nova modinha! Compra cubos China sem marca, de desenho e medidas "padro", aplicam a logo e faturam horrores! Um bom cubos de 50 dolares gera 500% de lucro ja descontando impostos!

O mesmo vale pras marcas que criam submarcas para revender UNO e Zoom a preo de ouro!

Editado por dimas2dimas - 18 Nov 2020 as 23:54
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
pthiago Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pthiago Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2020 as 07:59
Caraca, e no sabia de nada mesmo...

Rsrsrs...

Vou ficar no SLX...rs
Pthiago
Voltar para o topo
HardWell Ver Drop Down

Maring-Paran
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de HardWell Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2020 as 08:28
COMICO
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2020 as 09:03
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

A session a nova modinha! Compra cubos China sem marca, de desenho e medidas "padro", aplicam a logo e faturam horrores! Um bom cubos de 50 dolares gera 500% de lucro ja descontando impostos!

O mesmo vale pras marcas que criam submarcas para revender UNO e Zoom a preo de ouro!

Tem que ver o quadro FS de carbono que eles lanaram... 15 f**king mil reais, num quadro china padro BXT que importando diretamente e pagando imposto fica menos da metade disso.

Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down

SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de am.araujo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2020 as 12:34
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

Mas quem est disposto a pagar 2600 num par de cubos meio desconhecidos, deve ter acesso num bom mecnico que consiga regular um cubo Shimano para no precisar usar cubos de 2600 como soluo para falta de mecnico que saiba regular. 

Nesse caso no vale a pena mesmo, melhor pegar um DT Swiss 350 no Aliexpress que muito mais negocio.
Voltar para o topo
centauromtb Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de centauromtb Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Nov 2020 as 15:05
Pega um, NOVATEC D791SB-B15 * 110 D792SB-B12 * 148 Boost e seja feliz.

Uso cubos novatec em todas as minhas bikes, nunca tive problemas. Tenho um par de rodas na minha MTB  mais antiga q j passaram de 40000km e s mando lubrificar de vez em quando. Rolamentos reservas q eu comprei por precauo, nunca precisei usar.

Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de GabrielSL329 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2020 as 08:20
Acredito que o mito de maior rendimento dos rolamentos, sim, foi derrubado!

Mas, quando d problema no rolamento, na maioria dos casos s trocar por um novo. Existem N opes para todos os gostos e bolsos. E nos cubos de esferas, quando detona as bacias (geralmente por falta de manuteno), tem peas de reposio a rodo? e como o um forista citou acima: precisa de torqumetro de preciso para ajustar bem a bacia numa proporo que rode bem e no fique folgas!

Eu, rodo de Novatec 791/792. Show de bola! Rodava de Quando (xing-ling?) e estou satisfeito!

essa discusso mais ou menos igual a aquela: quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2020 as 09:41
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Acredito que o mito de maior rendimento dos rolamentos, sim, foi derrubado!

Mas, quando d problema no rolamento, na maioria dos casos s trocar por um novo. Existem N opes para todos os gostos e bolsos. E nos cubos de esferas, quando detona as bacias (geralmente por falta de manuteno), tem peas de reposio a rodo? e como o um forista citou acima: precisa de torqumetro de preciso para ajustar bem a bacia numa proporo que rode bem e no fique folgas!

Eu, rodo de Novatec 791/792. Show de bola! Rodava de Quando (xing-ling?) e estou satisfeito!

essa discusso mais ou menos igual a aquela: quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

Experimente andar no rolamento at trancar. Vai moer todo o cubo, pois ele vai girar na pista externa. Critrios de manuteno so iguais para ambos os sistemas, se andar at moer, perde ambos os cubos.

Cones, esferas e eixos se encontra facilmente. Bacia mais difcil. Por isso, troco as esferas preventivamente e sempre cuidado a lubrificao. 

Um dos problemas do cone/esfera, que o pessoal nessa fissura da roda "Girar livre" acaba deixando com folga. E com folga, as esferas batem, tanto no cone como na bacia, criando pequenas eroses que evoluem para descascamento da superfcie. 

A roda, "em vazio", girar solta no quer dizer muita coisa. O que manda o atrito com o peso do ciclista na bike. 
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Fabio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2020 as 09:51
Lembrando que no usa torqumetro para ajustar folga em rolamentos de esferas, at porque no existe torqumetro com tal sensibilidade.
Voltar para o topo

Farroupilha
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de GabrielSL329 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2020 as 11:05

Experimente andar no rolamento at trancar. Vai moer todo o cubo, pois ele vai girar na pista externa. Critrios de manuteno so iguais para ambos os sistemas, se andar at moer, perde ambos os cubos.

Vi isso acontecer em mquinas retilneas (tricot): moeu o rolamento (ningum viu), moeu os eixos e as correias de trao! no trancou, mas os parmetros de leitura ficaram instveis, pois quando parava a mquina, tinha o "jogo" do rolamento/eixo folgados!

Tu vai concordar que o cara que no cuida de cubo de esferas, tb no vai cuidar de cubo de rolamentos! E conheo gente que vai rodar at moer os rolamentos, depois compra outro novo!

Um dos problemas do cone/esfera, que o pessoal nessa fissura da roda "Girar livre" acaba deixando com folga. E com folga, as esferas batem, tanto no cone como na bacia, criando pequenas eroses que evoluem para descascamento da superfcie. 

A roda, "em vazio", girar solta no quer dizer muita coisa. O que manda o atrito com o peso do ciclista na bike. 

O que contribui para diminuir a vida til do sistema e corrobora para a "fama" dos cubos rolamentados!
Gabriel Pires
Voltar para o topo

Farroupilha
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de GabrielSL329 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2020 as 11:06
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Lembrando que no usa torqumetro para ajustar folga em rolamentos de esferas, at porque no existe torqumetro com tal sensibilidade.

Pois , fui na afirmao citada acima!
Gabriel Pires
Voltar para o topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down

Salvador
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de rogerio_prazeres Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2020 as 11:19
Falo como engenheiro que as grandes vantagens dos cubos com rolamentos que eles so mais simples, muito mais baratos de fabricar e so mais leves.

Os cubos de esferas bons tem o mesmo rendimento e duram dcadas, so caros de fabricar e precisam de mais manuteno. No mercado atual o rolamento bem mais vivel.

Sobre a Vzan, acho que j foi o tempo que eles fizeram diferena no Mercado com aros leves e durveis. Hoje s mais uma marca cortando custos e vivendo do nome que fez no passado.

Minha Caloi Elite 2.4 (a via aro 26) veio com aros vzan anodizados que duraram 10 anos de uso na orla sem problemas e at hoje s os adesivos estragaram. Doei as rodas em perfeito estado.
Recentemente comprei um par de extremes e vieram pintados, montei as rodas e com dois meses j esto comeando a corroer e descascar a tinta perto dos niples. =(

Vou acompanhar o tpico pra ver sugestes de conjuntos de cubos e aros bons com preo justo pra montar uma roda nova.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X