| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Cubos: Rolamento x Esferas
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos: Rolamento x Esferas

 Responder Responder Página  <1234 9>
Autor
Mensagem
 Avaliação: Avaliação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2011
Brasil
Desconectado
Mensagens:7101
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (3) Obrigado!(3)   Citação de velocycle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jun 2012 as 23:40
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Mas essa forçada que dizem existir entre cones e pistas existe entre o núcleo e aro do rolamento, senão ele teria jogo. Mágica ninguém faz. A diferença é a direção do vetor desse aperto, por isso não existe isso de um girar mais que o outro. eles se equivalem. A vantagem para as esferas é em curvas devido ao ângulo dessa força e ao fato de que rolamento quando quebra, trava o que é mais difícil em esferas.
 
 
A evolução vem mostrando o seguinte, caixas de direção que eram de esferas foram substituídas pelas caixas de direção por rolamentos, uma dos melhores fabricantes de caixas de direção a Chris King somente utiliza rolamentos, as caixas de direção da shimano hoje em dia só utilizam rolamentos, os movimentos centrais de esferas da shimano e outros fabricantes foram substituídos pelos movimentos centrais de rolamentos, muitos fabricantes substituíram seus cubos de esferas por cubos de rolamentos, mas a shimano adotou rolamentos em quase tudo menos em suas rodas (cubos).

 

Sim rolamentos giram mais que esferas segundos os estudos, não adianta ficarmos de "achismo", se não cada um vem e diz que esfera roda mais outro vem logo depois e diz que rolamento roda mais, estudos científicos são feitos adotando protocolos rígidos, isto é metodologia, pois fabricantes vão questionar quando um estudo é publicado em uma revista da grande circulação se seus produtos não ficar em boa colocação em relação aos concorrentes, muita coisa esta em jogo, esse pesquisadores não vão botar sua cara a tapa por não seguires protocolos rígidos durante os testes, muito menos apertar um cubo mais do que outro.

 

Então para refutar estudos precisamos de outros estudos que nos mostrem ao contrário, você acham realmente que grandes fabricantes como Campagnolo e Mavic, não teriam testados suas rodas em movimentos angulares (isto é em curvas) em seus laboratórios de ponta, sabendo que toda roda vai ter que fazer uma curva ou irá passar por sprints sendo jogada de um lado para o outro sofrendo forças em todos os sentidos, para o rolamento quebrar e travar a roda no meio de um sprint em uma competição de alto nível ou em uma curva descendo um das etapas do Tour de France, será que realmente é assim...e também colocariam um produto assim no mercado e seus engenheiros deixariam um produto perigoso assim entrar no mercado, jogando seu nome ladeira abaixo.

 
 
 


Editado por velocycle - 08 Jun 2012 as 23:52
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar para o topo
rafaelrizbio Ver Drop Down

Advertência

Registrado: 07 Jun 2012
araras-sp
Desconectado
Mensagens:106
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafaelrizbio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 00:56
ótimo tópico!!! rodei com cubos STX por uns 15 anos!! pouquissimas foram as manutençoes!!
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 08:02
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Mas essa forçada que dizem existir entre cones e pistas existe entre o núcleo e aro do rolamento, senão ele teria jogo. Mágica ninguém faz. A diferença é a direção do vetor desse aperto, por isso não existe isso de um girar mais que o outro. eles se equivalem. A vantagem para as esferas é em curvas devido ao ângulo dessa força e ao fato de que rolamento quando quebra, trava o que é mais difícil em esferas.



Existe conforme vc falou em muito menor escala... pense o seguinte: nos cubos shimano "esfera" existe o cone que TEM que apertar com certa força as esferas para evitar a folga das mesmas quando for exercida pressão no eixo.... no rolamento a pista (núcleo) é feita em V e as esferas rodam no meio desse "V" então não necessitam de pré-carga expressiva para não gerarem folga quando do esforço, pois a própria construção evita isso.

É só essa diferença quanto ao rendimento em termos de girar mais....mas é INEGÁVEL que rolamento gira com mais facilidade que esfera... além do que, os esferados necessitam mais manutenção e quando são abertos, torna-se difícil na remontagem, encontrar a regulagem dos cones para proporcionarem a pré-carga exata e evitar a folga ou torná-los presos, fato que cmprometem o rendimento e a durabilidade. 

Ao montar um cubo XTR, notar-se-á que nos primeiros "100" quilômetros, a roda gira muito menos que após o "amaciamento do cubo"... significa dizer que com o uso inicial, as esferas "uniformizarão" a pista de rolamento girando após isso, com mais facilidade, pois estarão auto ajustadas!
GIANT XTC
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 16:32
Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

Hoje uso mavic slr 2012 com rolamentos e antes usava xtr cônico.
As XTR são imbatíveis.
 
 
Gosto de opiniões de quem usa ou usou em vez de opiniões do tipo ouvi falar que o amigo do vizinho do meu tio disse...
 
 
 
Lembrando que automóveis usam, fora os rolamentos comuns usados em bike, rolamentos angulares em determinadas aplicações que em bike não são usados por serem mais pesados.


Editado por Fabio - 09 Jun 2012 as 16:36
Voltar para o topo
Watzko Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Abr 2012
Joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Watzko Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 16:47
 Uma vantagem dos cubos de esfera solta, a maioria dos shimano, é que neste caso não há o atrito das esferas com a gaiola. 
 Nas linhas melhores da shimano as pistas são revestidas com CBN, que é um material cerâmico, que que reduz significativamente o atrito, e aumenta a vida útil. 

Voltar para o topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:5191
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 17:32
Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Originalmente Postado por bigbiker bigbiker Escreveu:

ESFERA OU ROLAMENTOS????
Para rendimento (velocidade), por absoluta lógica, opte pelos ROLAMENTOS: a questão não causa dúvida

A Shimano não abre mão das esferas e cones, mas a Campagnolo e Mavic trabalham só com rolamentos.

Diz a Campagnolo que o sistema Cult é 9 vezes mais eficiente que o de cones e esferas.


A Campagnolo faz rodas com esferas também. Aliás, se excluir as rodas com rolamentos de cerâmica, as mais tops tem cubos com esferas (Zonda, Euros) e as mais simples tem rolamentos selados (Vento, Scirocco).
O mesmo vale para as Fulcrum.


Eu consigo ver vantagens e desvantagens nos dois sistemas. Esferas duram bastante, mas precisam de mais manutenção. A manutenção é fácil nos cubos com esferas. Rolamentos você escolhe se quer fazer manutenção (o que não é muito fácil na maioria das vezes) ou se quando gastarem você joga fora e compra outro.

Não é só questão de o que gira mais ou menos, tem outros fatores que importam também. Mesmo porque, se você quiser um rolamento ou esfera/cone que giram mais, você tira as proteções de borracha e coloca um mínimo de graxa (como fazem no ciclismo de pista), mas aí a durabilidade vai lá para baixo.


Até acredito que o rolamento da Campagnolo de cerâmica seja 9 vezes mais eficiente que o de aço, mas o que isso representa em velocidade final pode ser desprezível. Aquele atrito dos rolamentos pode ser uma coisa insignificante diante de todas as forças que existem para te "segurar". Na pista pode até ser que valha a pena, pois se briga por pentelhésimos de segundo.


Editado por Marino - 09 Jun 2012 as 17:46
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:15435
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 17:45
Originalmente Postado por Marino Marino Escreveu:


A Campagnolo faz rodas com esferas também. Aliás, se excluir as rodas com rolamentos de cerâmica, as mais tops tem cubos com esferas (Zonda, Euros) e as mais simples tem rolamentos selados (Vento, Scirocco).
O mesmo vale para as Fulcrum.


Essa informação é importante. Por isso acho que não dá para dizer conclusivamente que rolamentos selados são melhores, pois existem rodas top de linha e de competição com rolamentos de cones e esferas.

Como eu já disse uso cubos Dura Ace (cones e esferas) que são imbatíveis em questão de rolagem, e a diferença é perceptível.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 18:29
Quem sabe se trilharmos o caminho inverso, ou seja, se compararmos os cubos mais baratos, rolamento X esfera, aí salta aos olhos que os de rolamento giram mais .... quando se fala de tecnologia de ponta, esferas ou rolamentos, as diferenças reduzem drasticamente e não é perceptível senão em testes físico.
GIANT XTC
Voltar para o topo
Nenzo Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2012
Desconectado
Mensagens:138
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nenzo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 19:03
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

Hoje uso mavic slr 2012 com rolamentos e antes usava xtr cônico.
As XTR são imbatíveis.
Gosto de opiniões de quem usa ou usou em vez de opiniões do tipo ouvi falar que o amigo do vizinho do meu tio disse...
Lembrando que automóveis usam, fora os rolamentos comuns usados em bike, rolamentos angulares em determinadas aplicações que em bike não são usados por serem mais pesados.
 
Originalmente Postado por bigbiker bigbiker Escreveu:

Quem sabe se trilharmos o caminho inverso, ou seja, se compararmos os cubos mais baratos, rolamento X esfera, aí salta aos olhos que os de rolamento giram mais .... quando se fala de tecnologia de ponta, esferas ou rolamentos, as diferenças reduzem drasticamente e não é perceptível senão em testes físico.
 
 
minha bicicleta tem um par de cubo RODAN ja rodaram pelo menos 10 mil km em condicoes de dia a dia com muita chuva e muito peso de viajem e carga do de tudo que se possa imaginar e so tive que trocar os rolamento de 1 que tava dando folga que foi mixiaria ( 16 conto eu acho) sendo que nunca tive mexido neles antes
 
pelo que a galera ta falando e pelo que busco (bom desepenho e o mais barato possivel, porque rodo muito intao tudo vai pro saco rapido) nao pretendo trocar esses cubos ja que se der problemas eh so trocar o rolamento pra trocar o cubo eh baratinho

agora eu tenho uma pergunta quando esses cubo de rolamento eh so trocar o rolamento que fica dentro do cubo os de esfera tambem da pra trocar a parte so de dentro ou tem que trocar o cubo inteiro?
o negocio eh pedala
Voltar para o topo
poneis Ver Drop Down


Registrado: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:4183
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de poneis Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 19:26
Originalmente Postado por Nenzo Nenzo Escreveu:

agora eu tenho uma pergunta quando esses cubo de rolamento eh so trocar o rolamento que fica dentro do cubo os de esfera tambem da pra trocar a parte so de dentro ou tem que trocar o cubo inteiro?

os cubos de esferas usam esferas soltas, que normalmente usam medidas padrão, muito fáceis de achar nas casas que trabalham com esse tipo de produto. Não tem muito segredo, a tal da pré-carga é o menor aperto possível, suficiente para eliminar a folga entre as esferas e as bacias do cubo. Não significa que as esferas fiquem comprimidas pelo aperto, sob pressão. Se as esferras ficassem pressionadas, o cubo não roda ou gira muito mal.


Rolamentos usam esferas minúsculas, que ficam por dentro da peça e uma vez gastas, não podem ser mais trocadas, é necessário trocar o rolamento todo. Algumas rodas mais tops usam rolamentos de medidas exóticas que torna muito difícil achar peças de reposição.
 


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar para o topo
h.pinheiro Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Out 2010
Rio RJ
Desconectado
Mensagens:506
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de h.pinheiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 21:24
Pessoal,retirar e recolocar um rolamento de um cubo, não é uma tarefa tão simples quanto parece, mal retirado e mal colocado um rolamento, ele logo causará folga no alojamento(caixa) aí é irreparável, voce perde o cubo. No conjunto esferas, bacia e porca conica de ajuste, voce nunca retira a bacia do seu alojamento,atente que é essa operação é o ponto fraco da manutenção do conjunto, pois o alumínio é mais plástico que o aço, em geral fica deformado em uma desmontagem/montagem rústica como em geral é feita nas bicicletarias. Obs:o procedimento correto de retirar a parte interna (rolameto) tem que ser feito com um saca apropriado, recolocar tem que usar processo de resfriar o elemento interno e dilatar o externo.para que não haja interfêrencia interno externo, em suma: nas fabricas de produtos de alto nível é assim que se monta, até porque é linha de produção, justifica o investimento, pois é tecnico, mais produtivo, imagina fazer isto em casa ou na bicicletaria. Com pancadinhas como fazemos, logo logo vai pro lixo. Por isto não saio das esferas e bacias, com esferas Shimano originais, se não achar  compro um rolamento de qualidade com as esferas na medida, e troco todas elas, nunca esferas de segunda linha.
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2012 as 21:40
Originalmente Postado por bigbiker bigbiker Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Mas essa forçada que dizem existir entre cones e pistas existe entre o núcleo e aro do rolamento, senão ele teria jogo. Mágica ninguém faz. A diferença é a direção do vetor desse aperto, por isso não existe isso de um girar mais que o outro. eles se equivalem. A vantagem para as esferas é em curvas devido ao ângulo dessa força e ao fato de que rolamento quando quebra, trava o que é mais difícil em esferas.



Existe conforme vc falou em muito menor escala... pense o seguinte: nos cubos shimano "esfera" existe o cone que TEM que apertar com certa força as esferas para evitar a folga das mesmas quando for exercida pressão no eixo.... no rolamento a pista (núcleo) é feita em V e as esferas rodam no meio desse "V" então não necessitam de pré-carga expressiva para não gerarem folga quando do esforço, pois a própria construção evita isso.

É só essa diferença quanto ao rendimento em termos de girar mais....mas é INEGÁVEL que rolamento gira com mais facilidade que esfera... além do que, os esferados necessitam mais manutenção e quando são abertos, torna-se difícil na remontagem, encontrar a regulagem dos cones para proporcionarem a pré-carga exata e evitar a folga ou torná-los presos, fato que cmprometem o rendimento e a durabilidade. 

Ao montar um cubo XTR, notar-se-á que nos primeiros "100" quilômetros, a roda gira muito menos que após o "amaciamento do cubo"... significa dizer que com o uso inicial, as esferas "uniformizarão" a pista de rolamento girando após isso, com mais facilidade, pois estarão auto ajustadas!
 
Hum.
 
E no tal teste científico usaram no método científico deixar o XTR rodar 100km para soltar?
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2012 as 12:27
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Originalmente Postado por bigbiker bigbiker Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Mas essa forçada que dizem existir entre cones e pistas existe entre o núcleo e aro do rolamento, senão ele teria jogo. Mágica ninguém faz. A diferença é a direção do vetor desse aperto, por isso não existe isso de um girar mais que o outro. eles se equivalem. A vantagem para as esferas é em curvas devido ao ângulo dessa força e ao fato de que rolamento quando quebra, trava o que é mais difícil em esferas.



Existe conforme vc falou em muito menor escala... pense o seguinte: nos cubos shimano "esfera" existe o cone que TEM que apertar com certa força as esferas para evitar a folga das mesmas quando for exercida pressão no eixo.... no rolamento a pista (núcleo) é feita em V e as esferas rodam no meio desse "V" então não necessitam de pré-carga expressiva para não gerarem folga quando do esforço, pois a própria construção evita isso.

É só essa diferença quanto ao rendimento em termos de girar mais....mas é INEGÁVEL que rolamento gira com mais facilidade que esfera... além do que, os esferados necessitam mais manutenção e quando são abertos, torna-se difícil na remontagem, encontrar a regulagem dos cones para proporcionarem a pré-carga exata e evitar a folga ou torná-los presos, fato que cmprometem o rendimento e a durabilidade. 

Ao montar um cubo XTR, notar-se-á que nos primeiros "100" quilômetros, a roda gira muito menos que após o "amaciamento do cubo"... significa dizer que com o uso inicial, as esferas "uniformizarão" a pista de rolamento girando após isso, com mais facilidade, pois estarão auto ajustadas!
 
Hum.
 
E no tal teste científico usaram no método científico deixar o XTR rodar 100km para soltar?



Fábio...   me referi a teste FÍSICO e não método científico, embora ambos estejam interligados! Os "100 KM" são só uma força de expressão, mas quem comprou um cubo XTR e o instalou, SABE  que nos primeiros "100" km ele roda preso e depois vai "SOLTANDO"... é público tal ocorrência, negar é buscar confrontar o óbvio!!! 
GIANT XTC
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2012 as 14:44
Apenas questionei se no teste postado as rodas eram novas ou foi feito esse amaciamento, pois isso iria mudar muito o resultado do teste.
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2012 as 23:01
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Apenas questionei se no teste postado as rodas eram novas ou foi feito esse amaciamento, pois isso iria mudar muito o resultado do teste.



Se fizerem qualquer comparação com um cubo esferado mesmo que XTR sem amaciamento, fica muito desigual....

GIANT XTC
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2012 as 23:04
A shimano possui uma vasta linha de produtos para pesca, mais especificamente carretilhas e molinetes. As carretilhas necessitam muito giro e livre, TODAS, sem excessão utilizam rolamentos e as mais caras, tem mais rolamentos. Nenhuma delas é "esferada"... Essa comparação pode dar o "tom" nessa discussão! 

GIANT XTC
Voltar para o topo
tchuski Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Registrado: 30 Nov 2005
- RS
Desconectado
Mensagens:935
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de tchuski Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2012 as 23:42
achei essa imagem da shimano na net e acho que vai ajudar a entender melhor os dois sistemas.



Uploaded with ImageShack.us
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 00:18
Originalmente Postado por bigbiker bigbiker Escreveu:

A shimano possui uma vasta linha de produtos para pesca, mais especificamente carretilhas e molinetes. As carretilhas necessitam muito giro e livre, TODAS, sem excessão utilizam rolamentos e as mais caras, tem mais rolamentos. Nenhuma delas é "esferada"... Essa comparação pode dar o "tom" nessa discussão! 

 
 
 
Mas isso eu já escrevi acima. Se a Shimano fabrica componentes de pesca a mais tempo que de bike, por que então não usam rolamentos nos cubos já que para ela isso seria fácil por já usar em carretilhas a tempos. Deve ter uma razão.
Voltar para o topo
Cramu Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Set 2011
Rio de Jaaneiro
Desconectado
Mensagens:43
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cramu Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 01:30
Acredito que a construção com pistas cônicas e esferas favoreça o peso e o custo de produção.
Gustavo
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 08:38
Quanto ao peso até pode ser, mas custos não sei não, visto que cubo de esfera precisa ter tratamento do metal onde rodam as esferas onde os de rolamento não precisam.
Voltar para o topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2011
Brasil
Desconectado
Mensagens:7101
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de velocycle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 10:20
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

 
Mas isso eu já escrevi acima. Se a Shimano fabrica componentes de pesca a mais tempo que de bike, por que então não usam rolamentos nos cubos já que para ela isso seria fácil por já usar em carretilhas a tempos. Deve ter uma razão.
 
Alegar que a shimano deve ter sua razão, não comprova nada. É  a mesma coisa que dizer que se a Mavic , a Campagnolo e a Zipp utilizam rolamentos em suas rodas eles devem ter sua razão.
 
 
 
 
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 10:32
E seria a mesma coisa que dizer que a Campagnolo que só usa esferas nas rodas top, excetuando-se as que usam rolamento de cerâmica e rolamento nas rodas vagabundas não comprova nada.

Que a Fulcrum usar esferas não comprova nada.

Afinal eu não estou para comprovar nada.

Mas, desculpe a sinceridade, é muito engraçado estarmos discutindo sobre esferas e rolamentos e vir aqui pessoas dizer que usam Vzan e Rodan e que "giram muito".


E no mais, na minha opinião pessoal, ambas rodam iguais, pois ambas giram sobre esferas, a diferença fica que a Shimano quando gastar vai ter que trocar o cubo todo e as rolamentadas só o rolamento. Agora quando isso vai acontecer é outra história, vide os casos de Mavic com problemas nos cubos contra Shimano.
Voltar para o topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2011
Brasil
Desconectado
Mensagens:7101
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de velocycle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 12:00
 
O mesma sistema de força angular que são empregadas em um sistema de cones e esferas, também existe em sistemas de rolamentos angulares.
 
Exemplo de um rolamento de contato angular, igual ao utilizados pelos cones.
 
 
 
 


Editado por velocycle - 11 Jun 2012 as 12:02
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 12:02
Eu sei.

São muito mais pesados, por isso não são usados (até hoje) em bicicletas.
Voltar para o topo
mlap182 Ver Drop Down


Registrado: 29 Mai 2012
Ribeirão Preto
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mlap182 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 12:35
Afinal, para um iniciante como eu que anda na cidade e algumas trilhas de leve, compensa importar cubos de rolamento tipo os novatecs ou os shimanos vendidos aki no brasil?
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 12:37
Dependendo de quanto quer gastar, vai de Shimano que você estará muito bem servido em custo/benefício e manutenção praticamente zero.

Editado por Fabio - 11 Jun 2012 as 12:38
Voltar para o topo
mlap182 Ver Drop Down


Registrado: 29 Mai 2012
Ribeirão Preto
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mlap182 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 12:53
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Dependendo de quanto quer gastar, vai de Shimano que você estará muito bem servido em custo/benefício e manutenção praticamente zero.


Consigo importa um par de cubos novatec por uns R$200.
Acha q compensa mais estes ou algum shimano no mesmo preço?
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 13:16
Eu não sei qual modelo para saber a qual linha eles se equivalem.

Mas se forem básicos como Alivio, você acha por R$ 100,00 o par. Embora a blindagem do Alivio não seja como de um SLX (R$ 300,00/par) ou XT.




Editado por Fabio - 11 Jun 2012 as 13:16
Voltar para o topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2011
Brasil
Desconectado
Mensagens:7101
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de velocycle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 13:16
Originalmente Postado por mlap182 mlap182 Escreveu:

 
Consigo importa um par de cubos novatec por uns R$200.
Acha q compensa mais estes ou algum shimano no mesmo preço?
 
Mlap182,
 
dá uma lida no fórum tem muita coisa sobre os Novatec e Shimanos, um vai dizer vai de Novatec outro vai dizer vai de Shimano, o melhor é ler opiniões (Review) de quem já usou os dois e postou seus prós e contras, e então apartir dai você tirar suas conclusões e ver o que será melhor para você, tanto em utilização como financeiramente.
 
http://www.pedal.com.br/forum/cubos-novatec_topic13583.html
 
http://www.pedal.com.br/forum/cubo-novatec-ou-shimano-xt_topic26351.html
 
 


Editado por velocycle - 11 Jun 2012 as 13:18
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 04:31
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Originalmente Postado por bigbiker bigbiker Escreveu:

A shimano possui uma vasta linha de produtos para pesca, mais especificamente carretilhas e molinetes. As carretilhas necessitam muito giro e livre, TODAS, sem excessão utilizam rolamentos e as mais caras, tem mais rolamentos. Nenhuma delas é "esferada"... Essa comparação pode dar o "tom" nessa discussão! 

 
 
 
Mas isso eu já escrevi acima. Se a Shimano fabrica componentes de pesca a mais tempo que de bike, por que então não usam rolamentos nos cubos já que para ela isso seria fácil por já usar em carretilhas a tempos. Deve ter uma razão.



Fábio...reli todo o tópico e não achei AONDE vc já tinha escrito isso... rs!
GIANT XTC
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 04:39
Originalmente Postado por mlap182 mlap182 Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Dependendo de quanto quer gastar, vai de Shimano que você estará muito bem servido em custo/benefício e manutenção praticamente zero.


Consigo importa um par de cubos novatec por uns R$200.
Acha q compensa mais estes ou algum shimano no mesmo preço?


o velocycle falou tudo, mas resumindo e simplificando a questão: se usa "bem" a bike no asfalto, empreendendo velocidade alta constante, vai de rolamento.... se usa mais em barro, areiões etc..vai de rolamento, pois possuem blindagem de alta eficiência... agora se o uso for esporádico ou se o cubo de rolamento não for de alta qualidade opte pelo esferado shimano e se prepare para as periódicas e OBRIGATÓRIAS manutenções para poder usufruir da durabilidade deles.

Eu já tive Xt que duraram 6 meses (desgastaram os cones)... hj possuo rodas baratas Aclass com cubos de rolamento blindado janponeses, rodam uma enormidade e NUNCA fiz manu já fazem 3 anos!
GIANT XTC
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 08:36
Entendi. Então com meu XTR só posso usar em voltar esporádicas já que alta velocidade em asfalto e barro eles não servem. Acho que vou até trocar por rodas prontas Vzan.

E os LX antigos que tenho, faço o quê? Troco por Rodan? rs
Voltar para o topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Registrado: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:500
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de eduardolourenco Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 08:38

Na relação custo X benefício vai de rolamento.


Rodas que usam esfera e rodam como rolamento somente as tops das tops tipo Dura Ace "speed" XTR / XT "mtb". Acredite se quiser, a Vzan já consegue fabricar rodas que vão tão bem quanto as importadas exemplo Concept / Everest e se quiser gastar mais um pouquinho use cubos Novatec se quiser ir além tem os famosos American Classic, todos de rolamento com ótimo desempenho.




Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 08:43
Para bikes de custo mais baixo sempre achei espetacular a pós-venda e os produtos da Vzan, meu único porém é que existe muito relato de problemas nos rolamentos e no free-hub. Embora como disse o atendimento para resolver problemas é excelente.
Voltar para o topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:1259
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de LinosFly Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 13:51
Originalmente Postado por bigbiker bigbiker Escreveu:


agora se o uso for esporádico ou se o cubo de rolamento não for de alta qualidade opte pelo esferado shimano e se prepare para as periódicas e OBRIGATÓRIAS manutenções para poder usufruir da durabilidade deles.

Eu já tive Xt que duraram 6 meses (desgastaram os cones)...


cara, isso só acontece por dois motivos. 1 - heavy user. 2 - heavy user em condições extremas.

Como me explica um par de cubos deore que usei por uns 10 anos em mtb, sem nunca abrir para nada, e que chegaram nuns 10mil Km?

Atualmente tenho XT M770 centerlock, rodando em AM desde dezembro/09 e nunca fiz manutenção e não vejo necessidade disso, pois é notável que a rolagem está ótima.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar para o topo
Nenzo Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2012
Desconectado
Mensagens:138
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nenzo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 14:10
eh facil tem gente que nao roda com bike na chuva muito menos em terra, so em asfalto e em dia de sol, eh logico que um cubo desses vai durar barbaridade e outra tem gente que vem falando que o cubo duro 10 15 anos, mais nao falam o tempo girado nem as condicoes que que adianta durar 15 anos se a cada ano voce so faz um giro de mil kilometros com o cubo e se nao pegar nenhuma tempestade nem barro eh logico que ele vai durar uma vida sem mesmo mexer nele
 
tem gente que encara tempestade de bike que eh praticamente esta embaxo de um chuveiro pedalando, encara barro + lama, usa a bike todo dia giram em um ano +10 mil km
 
agora tem outros que se chove ja fica em casa, nao sai de bike, barro com lama? nem pensar em 1 mes mal roda 200km
 
ai que eh a diferenca de quem vai pagar 400 reais pra ter um cubo gringo que vai vim de navio ou aviao la do outro lado do mundo
 
e o outro que vai pegar um cubo Rodan e uma roda Vzan (como o membro acima pelo visto nao pode nem velas montada em uma bicicleta) vai rodar igual o cara que pago uma fortuna em 1 cubo e que nem sai de casa com ele se estiver chuvendo porque vai `estragar`
o negocio eh pedala
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 14:15
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Entendi. Então com meu XTR só posso usar em voltar esporádicas já que alta velocidade em asfalto e barro eles não servem. Acho que vou até trocar por rodas prontas Vzan.

E os LX antigos que tenho, faço o quê? Troco por Rodan? rs




Fábio...a questão é em comparação com os de rolamento: os esferados são ótimos SIM, mas em comparação com os de "rolamento" perdem na rolagem e na manu....só isso que disse. quanto a querer fazer algo, troca etc, cada cabeça é uma sentença; não indico, oriento ou aplaudo a questão.
GIANT XTC
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 14:22
Originalmente Postado por LinosFly LinosFly Escreveu:

Originalmente Postado por bigbiker bigbiker Escreveu:



Eu já tive Xt que duraram 6 meses (desgastaram os cones)...


cara, isso só acontece por dois motivos. 1 - heavy user. 2 - heavy user em condições extremas.

Como me explica um par de cubos deore que usei por uns 10 anos em mtb, sem nunca abrir para nada, e que chegaram nuns 10mil Km?

Atualmente tenho XT M770 centerlock, rodando em AM desde dezembro/09 e nunca fiz manutenção e não vejo necessidade disso, pois é notável que a rolagem está ótima.


Exatamente o que vc disse....  os cubos não tornaram-se IMPRESTÁVEIS, apenas que com os desgastes acentuados que apresentaram nos cones, a rodagem ficou prejudicada e na época pesava 145 kg e usava MTB em asfalto plano com pedivela 48 e as médias eram acima dos 27 km/h e os cubos NÃO AGUENTARAM, ou seja, deveria ter antecipado a manu mas como foram instalados novos novos, recém adquiridos, acreditava que durariam 4.000km... a proposito, a loja que os vendeu não deu garantia e então troquei por rolamentados e estou até hj SEM manu...


Os deore durarem 10 anos, depende do uso (pouco uso), das condições do uso, do seu peso, etc e tal... não duvido, mas sinceramente, não seve de comparação! E ainda, que certamente se fossem abertos, estariam muito desgastados e inaproveitáveis (se buscasse algo próximo da perfeição na rolagem, como os novos)!
GIANT XTC
Voltar para o topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2008
Desconectado
Mensagens:460
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bigbiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 14:24
[QUOTE=eduardolourenco]

Na relação custo X benefício vai de rolamento.


Rodas que usam esfera e rodam como rolamento somente as tops das tops tipo Dura Ace "speed" XTR / XT "mtb". Acredite se quiser, a Vzan já consegue fabricar rodas que vão tão bem quanto as importadas exemplo Concept / Everest e se quiser gastar mais um pouquinho use cubos Novatec se quiser ir além tem os famosos American Classic, todos de rolamento com ótimo desempenho.




Se fosse montar rodas hj em dia, faria exatamente assim com disse!
GIANT XTC
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8592
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2012 as 14:45
Mas não consigo entender o que seria a expressão que cubo de esferas dá mais manutenção se é comum cubos Shimano ficaram mais de 10.000 km sem abrir, enquanto os de rolamento tem que trocar os mesmos.

Menos manutenção não seria não fazer absolutamente nada?
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  <1234 9>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X