Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos rolamentados 2018
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos rolamentados 2018

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubos rolamentados 2018
    Postado: 17 Mai 2018 as 22:02
Boa noite galera,
Ando pesquisando cubos rolamentados/roleta dos.
Atualmente uso shimano altus na minha porém gostaria de um que tivesse um melhor desempenho atentando e atendendo à alguns detalhes:

- quadro tsw pressure;
- uso aro 29 extreme;
- 9v;
- freio à disco hidráulico
- freehub QUE NÃO SEJA DE ALUMÍNIO;
- Aguente meu peso: 100kg;
- NÃO SEJA SHIMANO, CAMPAGNOLO OU DE ESFERAS EM GERAL;
- Orçamento entre R$700 à R$1000 para o par (dianteiro e traseiro);
- Tenha peças de reposição (freehub, rolamentos de formato padrão que possam ser encontrados em casas de rolamentos por exemplo, etc)

Rodo diariamente faça chuva ou faça sol algo entre 40 à 50km então não pode ser algo muito frágil tipo "uma competição e troca tudo".

Pelo que consegui levantar de informação até agora vi os Novatec em um monte de tópicos espalhados aqui pelo fórum mas infelizmente não achei em nenhum lugar nada falando de algum modelo de novatec que tenha o freehub em aço ou em algum outro material mais forte do que alumínio.
O que já levantei deles foi:
Dianteiros: 711 (141g), 771 (não sei), 811 (191g), 881(194g), 041 ( 213g)

Traseiro: 712 (275g), 772 (não sei), 812 (298g),  882 (399g),  042( 491g)


Os modelos 041/042 e os 81Xusam rolamentos 6001. Já o 711/712, 6902

Também ouvi falarem dos fulcrum e dos chris king mas esses estão totalmente fora do orçamento que eu tenho pra gastar/investir nos cubos.


Os DT Swiss já ouvi falar bem e mal mas nunca falam nenhum modelo específico.

Quem puder me ajudar agradeço. Obrigado
Voltar ao Topo
marioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2018
Rio Grande - RS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 22:32
Segundo o que o pessoal diz os novatec são muito bons, eu ando namorando um par deles a tempos. Se você não liga muito pra questão de peso da de pegar um par de 041/042, eles tem um preço bom, por volta dos 500 reais. No aliexpress você encontra por volta dos 250 o par. E cubo com rolamento é aquela história né, abriu folga troca o rolamento e problema resolvido, além da facilidade de encontrar os rolamentos seja na cidade ou na internet.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 01:01

Opa, beleza?
mas sabe me dizer se os 041/042 ou algum outro Novatec tem o freehub em aço ou se existe freehub em aço pra ser comprado separadamente para qualquer Novatec que seja? Senão acabamos restritos à usar K7 de alumínio (Shimano XT ou Sram 990) que são bem mais salgados no preço pra não "moer" o freehub do cubo uma vez que a dureza do aço (do k7) é muito maior que a do alumínio (do freehub).

Eu não tenho neuras com peso, mas priorizo a durabilidade então obviamente se der pra ser leve tipo os 711/712 e tiver a mesma durabilidade de algum outro modelo melhor pra mim, agora se implicar em diminuir a durabilidade prefiro procurar os que ofereçam melhor durabilidade porque como eu ando com a bicicleta na marginal (na pista local não na ciclovia) ela tem que aguentar um longo trecho variando de 30 à 50km/h assim sendo passível a trincas ou torções caso a redução de peso implique em reduzir a durabilidade ou num material propriamente mais fraco.

Outra pergunta: Além dos Novatec existe algum outro modelo/marca de cubo rolamentado/roletado que o pessoal daqui recomende e que esteja na faixa que eu comentei (R$700 à R$1000)?

Valeu pessoal
Voltar ao Topo
marioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2018
Rio Grande - RS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 02:04
Pessoal fala muito bem dos novatec, não lembro de reclamação de nenhum deles e esse modelo 711/712 parecer ser o melhor custo beneficio pelo baixo peso. O freehub em aço tem no aliexpress, você pode comprar e montar quando chegar.
https://pt.aliexpress.com/item/Novatec-D882SB-cassette-body-free-body-replacement-hub-body/32276853542.html

Eu nem sabia disso do cassete danificar o freehub de aluminio, agora não estou cogitando tanto esses cubo hahaha.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 17:31
Fala galera. Beleza? Fiz um levantamento de tudo que achei tanto nesse fórum como em outros:

Se fosse você escolheria Novatec ou Chosen. A Joy Tech, que produz os Novatec, faz cubos para as melhores marcas do mundo, e a Chosen não fica muito atrás, os cubos que a Vzan usa são deles. Tive Everest nas minha aro 26 e girava maravilhosamente bem, e os tenho também na 29, e continuam excelentes. Se quiser algo mais "chique" compra cubos DT, que são fáceis de achar, excelentes, mas também mais caros. Minhas últimas 3 rodas foram todas rolamentadas, rodo bastante, sou pesado, e nunca tive qualquer problema de manutenção nos cubos de nenhuma das 3.

curiosidade, a evolução do 771/772 é o 791/792 que é bastante similar, porém no dianteiro o 791 tem uma vedação melhor que é encaixada, e não mais rosqueada como no 771. Não era grandes problemas, mas as vezes ela saía durante o pedal no lado esquerdo, pois deveria ser rosca esquerda mas é rosca normal.


Os 771/772, mais comuns em eixo dianteiro de 15mm, são mais indicados pra downhill, freeride e AM.

De freehub nunca ouvi falar mal, mas dos blocantes, se usar QR, acho melhor escolher uns robustos, mesmo que sejam pesados. Esses QR levíssimos da Novatec com seus 50g, só vão prestar se for de material top o que desconfio não ser... E ao escolher os cubos, dê preferência aos D771/D772 porque são 4 em 1. Servem para eixo 20mm, 15mm, 12mm e QR só trocando os adaptadores (certifique de comprar junto com o cubo novo...). Os 711/712 são exclusivos para eixo QR.

Dianteiros: 711 (141g), 741 (178g), 771 (157g), 791 (160g), 811 (191g), 881 (194g), 041 ( 213g)

Traseiro: 712 (275g), 742 (366g), 772 (269g), 792 (260g), 812 (298g),  882 (399g),  042 ( 491g)

Disponibilidade k7 de aço:
712, 742, 772, 812, 882, 042

711/712 (416g), 741/742 (544g), 771/772 (426g), 791/792 (420g), 811/812 (489g), 881/882 (593g), 041/042 (704g)


Se vc faz questão de usar rotores shimano a opção seria usar os D042SB-CL [center lock] (041 para frente)  Eles tem a vantagem de trocar uma flange para optar entre Center Lock ou 6 furos. Mas saiba que são cubos mais pesados, se quer montar algo leve deve procurar os 81x ou 71x, ambos só para discos 6 furos.

881sb dianteiro é de 15mm

Os modelos 041/042 e os 81X usam rolamentos 6001.
Já o 711/712 usa rolamento 6902
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 17:33
A questão é que depois de tudo isso e de muita pesquisa eu simplesmente fiquei apaixonado pelo ronco e funcionalidade dos Chris King!

Alguém tem pra venda ou sabe quem/onde venda em SP?
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2018 as 13:35
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

A questão é que depois de tudo isso e de muita pesquisa eu simplesmente fiquei apaixonado pelo ronco e funcionalidade dos Chris King!

Alguém tem pra venda ou sabe quem/onde venda em SP?

Bom, te indicaram o novatec... aí agora você quer o Chris King LOL

Acabei de olhar no mercadolivre e o par custa 2500 reais. Não vejo vantagem alguma nisso
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2018 as 13:50
freehub de aço só os de entrada da novatec d042sb. tenho, minha opinião é de que não compensa.
Tenho o novatec d041/42sb, nunca deu problema(tem uns 4/5 anos que tenho), já meu irmao possuia um todo em aluminio, extremamente leve (era uma versão só para v-brake), que o freehub criou dentes por conta do k7 e o rolamento do freehub travou. Eu recomendo ir no shimano de esferas mesmo, é um cubo pra vida toda se bem utilizado. Um cubo de rolamento se precisar trocar o rolamento já pesa no bolso.
Voltar ao Topo
Rodrigocvel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2018
Cascavel pr
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigocvel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2021 as 23:42
Galera...preciso da opinião de vcs...tenho uma roda montada com aros dt swiss 466d original da minha bottecchia a um ano atraz coloquei cubos xt m8000... mais vejo muito falar nesses cubos novatec 791/792....041/042 ou até mesmo dt swiss 370....minha pergunta é...compensa a troca? Qual a vantagem desses cubos em relação aos meus xt? Lembrando q peso 108kg tenho 1.97 de altura
Voltar ao Topo
Rodrigocvel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2018
Cascavel pr
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigocvel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2021 as 23:45
Eu pergunto pois as x percebo que povo pega esses de rolamento pelo barulho q ele faz...eu nao dou bola pra isso...quero saber o que ganho em durabilidade e rolagem...nao quero gastar e trocar 6 por meia duzia
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2021 as 08:04
Existe um mito de que rolamento tem melhor giro que esfera, mas a maior parte dele é só isso, um mito.

O caso é que rolamentos tem basicamente zero manutenção, se abriu folga, vc troca o rolamento, simples assim. E a durabilidade deles vai acompanhar a engenharia do fabricante, não adianta querer durabilidade de NTN ou SKF (dois fabricantes de rolamentos industriais) se você comprar rolamento chinês genérico.

O mesmo acontece com o sistema de cone e esfera: os componentes de um cubo XTR esferado serão muito melhores do que os componentes sem marca da bicicletaria da esquina.

No meu caso, prefiro esferas, mas eu sei acertar a folga, abrir os cubos, limpar e lubrificar. Se vc não sabe, precisa de um bom mecânico pra fazer isso por vc.

Uma dica: o teste mais tosco que se faz é o de girar a roda no ar e ver quanto tempo ela gira solta, o que tende a valorizar rolamentos em relação a esferas, principalmente se os rolamentos estiverem com pouca lubrificação. Rolamentos não podem ser avaliados sem carga, então um teste melhor seria sentar na bike sem pedalar e sem frear em uma descida leve e ver até onde ela vai assim.

Pra finalizar, durabilidade: tanto bons rolamentos quanto boas esferas (com bons cones e bacias, lubrificados com a graxa correta e bem ajustados) vão durar muito. Espere durabilidade menor de componentes genéricos baratos.

Num ponto, no entanto, os rolamentos tem uma clara vantagem: são mais protegidos contra entrada de água e contaminações. Mas isso vem ao custo de vedações que acrescentam um pouco de arrasto, mas nada em excesso. Some isso à zero manutenção e pode ser algo interessante. Só não é pra mim..
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2021 as 09:21
podemos resumir em:

Tem um bom mecânico que entende de cubos com esferas/bacia? 

Se sim, vai firme nos cubos Shimano de esferas.
Se não, vai firme nos de rolamentos (e prepara para encontrar bons rolamentos para manutenção).

A constatação é que ainda existem bons mecânicos de bike, mas o número de "trocadores de peças" está subindo consideravelmente!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 10:10
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

A constatação é que ainda existem bons mecânicos de bike, mas o número de "trocadores de peças" está subindo consideravelmente!

A razão pela qual eu sou meu próprio mecânico... Claro que não é tudo que eu resolvo, nesse exato momento a bike tá com um mecânico contratado, pra descobrir o motivo de um barulho em torno do central, o que exige troca de peças e testes pra identificar, ele tem mais possibilidades nisso que eu.

Mas concordo contigo, Gabriel. No atual mercado de “trocadores de peças”, o rolamento é algo a se considerar. Ainda bem que eu aprendi a lidar com as esferas!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 10:59
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

A razão pela qual eu sou meu próprio mecânico... Claro que não é tudo que eu resolvo, nesse exato momento a bike tá com um mecânico contratado, pra descobrir o motivo de um barulho em torno do central, o que exige troca de peças e testes pra identificar, ele tem mais possibilidades nisso que eu.

Mas concordo contigo, Gabriel. No atual mercado de “trocadores de peças”, o rolamento é algo a se considerar. Ainda bem que eu aprendi a lidar com as esferas!

O mercado em si está caminhando pra isso! não só de bike, mas em um geral!

Cada vez as coisas são mais descartáveis, não possibilitando conserto.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X