Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubo Shimano ou algum outro com rolamento?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubo Shimano ou algum outro com rolamento?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ThiagoSouto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoSouto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubo Shimano ou algum outro com rolamento?
    Postado: 04 Jun 2020 as 16:44
Opa, sou iniciante e estou concluindo a montagem de minha MB.

To com uma duvida muito grande quanto ao Cubo.

Shimano TX 505
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1062095313-par-de-cubos-shimano-tx-505-36-furos-center-lock-_JM - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1062095313-par-de-cubos-shimano-tx-505-36-furos-center-lock-_JM

Ou Rad7
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707045583-cubo-k7-aluminio-rad7-rolamento-freio-disco-36f-_JM?quantity=1#=1&=item&tracking_id=e91c4040-5a10-41dc-82c5-50a43a0a8f6f - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707045583-cubo-k7-aluminio-rad7-rolamento-freio-disco-36f-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=e91c4040-5a10-41dc-82c5-50a43a0a8f6f

Ambos com o mesmo valor, porem o Shimano não é rolamento e o Rad7 é.

Quem puder me ajudar na escolha eu agradeço, podendo até ser outra marca/modelo até uns 170 reais. 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 18:18
Olha, vejo a galera falar maravilhas de rolamentos selados, dizendo que esferas soltas são coisa do passado, blá-blá-blá... Pra ser bem sincero, rolamentos ruins são bem piores que qualquer cubinho de esferas simplesmente pq os cubos de esferas dão ajuste, enquanto os rolamentos não dão. Assim que houver qualquer desgaste, o rolamento vai apresentar folga e isso só pode ser corrigido troca do o rolamento em si, enquanto num cubo de esferas você apenas aperta um pouco mais os cones.

Isto posto, eu não escolheria os cubos com base em serem de esferas ou de rolamentos, eu escolheria pela qualidade de fabricacao, o que a gente faz a estimativa com base no renome do fabricante. A Shimano nunca me deixou na mão e eu não conheço a Rad7, a decisão é clara pra mim. Seria a mesma se fosse um cubo Sram ou Campagnolo vs. a Rad7. Mas aguarda a fala de outros colegas antes de bater o martelo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 18:32
Nesse tópico abaixo fala sobre esse lance de esferas x rolamentos:


Minha bike de 2016 ainda está com os cubos originais (TX505) e 100% funcionais. Acho que rolamento fica legal nas caixas de direção, pedais e pedivela levando em conta o que a Shimano fala.


Editado por sidserra - 04 Jun 2020 as 18:33
Voltar ao Topo
ThiagoSouto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoSouto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 00:10
Muito obrigado pelas informações, me decidi e comprei o Shimano TX505... Wink

Ainda faltam algumas a mais para concluir (cambio traseiro/dianteiro/passadores/freio).

Mais uma vez obrigado, em breve volto a pedir a ajuda de vcs...


Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 10:02
Bom, rolamentos de segunda linha duram pouco, mas enquanto eles durarem giram igual rolamentos de primeira linha. O grande problema é que se vc colocar rolamentos de primeira linha num cubo barato, ele acaba ficando caro. Nesse aspecto as esferas se sobressaem, por serem uma solução mais acessível e durável.

Mas nesse caso tem cubos e cubos, tive um cubo deore que durou muito tempo, nunca precisou ser aberto, era um guerreiro, porem perdi ele numa batida muito forte que acabou entortando o eixo. Encontrei um cubo RM30 por 65 reais no estoque de uma bicicletaria, to usando ele agora, é um cubo muito resistente tanto quanto os outros mas ele já entrou sujeira, a vedação dele parece meio deficiente, vou precisar abrir e limpar.

Então não existe almoço grátis, acho que cada solução tem suas vantagens, tudo depende do quanto vc está disposto a gastar.


Editado por am.araujo - 05 Jun 2020 as 10:03
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 12:38
Os RM30/35/40 não tem a vedação por contato que os Deore tem, Araújo. Mas cumprem bem a sua função, contanto que você sempre dê uma olhadinha de tempos em tempos. Opções que tem a vedação similar ao Deore e não estão caras no momento são o RM70 e o M430.

Editado por dwsmartins - 05 Jun 2020 as 12:39
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:586
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 16:24
Posso dizer que depende do uso que você vai fazer.

Se for como eu que rodo faça sol faça chuva vai de cubo rolamentado porque uma vez que as bacias de esferas enferrujarem já era seu cubo.

Se você pegar um cubo com esferas top as esferas de reposição dificilmente terão a mesma qualidade que as originais do cubo e assim sucessivamente. Ao passo que o rolamento você tem a escolha de colocar um barato ou gastar mais e por um caro sem ter que se preocupar com nada além disso.

Rodou, estourou ou rolagem ficou ruim? Arranca o rolamento estragado e põe um novo
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 20:04
Xiiimano sempre aplicou a teoria do cone e esfera ser melhor... agora no lançamento dos novos deore, largou um cubo non-series com rolamemto...

E aí, custo ou caíram na realidade?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 21:05
Existem rolamentos muito bons, de fabricantes respeitáveis (SKF ou NTN, por exemplo), que podem substituir os que vem em cubos rolamentados, só precisa de pegar o código deles. Ainda assim, são caros pra caramba: um único rolamento 6902 da SKF sai por R$60,00, e são necessários pelo menos dois em cada cubo. E de vez em quando são do tipo “mosca branca”, difíceis de achar.

Nesse ponto, vejo outra vantagem pras esferas: a própria Shimano vende esferas de reposição pros seus cubos. Dá pra achar o jogo completo pra um cubo por R$25,00 no MercadoLivre. E com a manutenção adequada (ajuste de folga a cada dois ou três meses, desmonte/limpeza/lubrificação a cada 6 meses, se não tiver selos de contato, ou 1 ano, se tiver), eles não vão enferrujar nem atravessando alagamento.

Um único ponto que eu tenho de dar o braço a torcer pros rolamentos selados: pode usar lavadora de pressão pra dar um banho geral na bike.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 21:05
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Xiiimano sempre aplicou a teoria do cone e esfera ser melhor... agora no lançamento dos novos deore, largou um cubo non-series com rolamemto...

E aí, custo ou caíram na realidade?

Diria que é ceder à pressão do mercado. Haveria espaço tanto pra um quanto pra outro, mas no caso do mercado brasileiro eu sei que haverá pressão pra que se tenha apenas um tipo de produto, a exemplo do que já ocorre. Por exemplo, só tem aro 29” no mercado brasileiro, apesar de fora do país o 26” e 27,5” também estarem disponíveis, entre outros tantos casos.

Mas qual é o cubo? Sabe o modelo? Fiquei curioso.

Editado por dwsmartins - 05 Jun 2020 as 21:12
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 21:13
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 21:42
Provavelmente é ceder à pressão do mercado mesmo. Não há nada de errado nisso.

Ainda acho que deviam ter usado rolamentos angulares, como já vi em desenhos técnicos de cubos high end, mas acho que o mercado iria achar eles muito parecidos com os de bacias e cones. Olha como são:

Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2020 as 00:20
Rolamento de contato angular tem poucas medidas padronizadas, o que faz o custo disparar. Os normais ja são medidas especiais, que sobem o custo...

No caso desse cubo, um 6903 sai por 50 reais cada... 100 reais a manutenção, contra 25 do jogo de esfera... me desculpem, mas não é custo!

Um rolamento industrial equivalente em tamanho, de marca de primeira, fica entre 15 a 20...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X