| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Frum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Cubo Novatec - Quebrado!
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Cubo Novatec - Quebrado!

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
pedronevesBA Ver Drop Down
Restrito

Salvador
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pedronevesBA Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Cubo Novatec - Quebrado!
    Enviado: 22 Fev 2012 as 01:55
Galera,

Ontem em uma trilha o cubo da bike de um amigo quebrou. Ele estava subindo a ladeira, quando ouviu um barulho e o cassete comeou a girar em falso.
De inicio pensamos que fossem o macaquinho, mas ao tirar a roda o cassete saiu na mo.

Segundo o dono quebrou a roda livre do cubo onde encaixa o cassete.

Segue fotos. O que vocs acham? J viram isso antes?

Uploaded with ImageShack.us

Voltar para o topo
Wimmer Ver Drop Down

Paran
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Wimmer Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 14:00
Qual o modelo do cubo? Quanto tempo de uso?
Specialized Camber
Voltar para o topo
Ferpa Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Ferpa Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 14:11
Me parecce que foi o parafuso que prende o freehub no resto do cubo que soltou.
Mosso 675 PRO + PS e100r + alivio
Voltar para o topo
Restrito

Salvador
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pedronevesBA Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 14:15
Originalmente Postado por Wimmer Wimmer Escreveu:

Qual o modelo do cubo? Quanto tempo de uso?

O modelo o D711. O cubo tem aproximadamente 3 meses de uso.

A bike uma Trek Gary Fisher X-Caliber 29er.

A relao usada na subida era 36-22 ou 36-24, no sei ao certo.
Voltar para o topo
vrsilva Ver Drop Down

Sorocaba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de vrsilva Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 16:48
Estranho que com 3 meses de uso a graxa no deveria estar com essa colorao, e mais estranho ainda foi cair o parafuso que segura o free hub no corpo do cubo, uma vez que esse parafuso da um certo trabalho para tirar normalmente, se ele saiu facil assim tinha algum problema que no esta em conformidade com a qualidade do produto.
Vincius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar para o topo
Restrito

Salvador
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pedronevesBA Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 17:03
Originalmente Postado por vrsilva vrsilva Escreveu:

Estranho que com 3 meses de uso a graxa no deveria estar com essa colorao, e mais estranho ainda foi cair o parafuso que segura o free hub no corpo do cubo, uma vez que esse parafuso da um certo trabalho para tirar normalmente, se ele saiu facil assim tinha algum problema que no esta em conformidade com a qualidade do produto.

Vinicius, ligue para o dono do cubo para confirmar com ele e o cubo faz 3 meses maro.

Essa quebrar pode ter algo relacionado com a fora aplicada na subida? Era uma subida muito inclinada e com muitas pedras soltas (cascalho).
Voltar para o topo
Wimmer Ver Drop Down

Paran
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Wimmer Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 17:41
Olhando bem, foi o corpo do freehub que quebrou, neste caso d pra substituir a pea sem maiores problemas.

Mas estranho mesmo, a julgar pela aparncia da graxa parece ter muito mais de 3 meses de uso. Ser que no havia algum parafuso mal apertado que ocasionou a quebra? Isso tambm explicaria a entrada de sujeira no freehub...
Specialized Camber
Voltar para o topo
Restrito

Salvador
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pedronevesBA Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 18:08
Onde acho esse free hub? Posso substituir por um de outra marca, por um shimano?
Voltar para o topo
klaser Ver Drop Down
Bloqueado

Portugal
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de klaser Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 18:22
Se te ajudar posso dizer o seguinte:
A cor da graxa normal sim,o meu novo (deve ser o 712 que traseiro no 711)tambm antes de usar abri,e era parecida.Essa graxa tipo aquelas das juntas homocinticas dos carros,no to "dura" como as outras,nem pode ser,porque seno colava os macaquinhos.
Mas no foi a graxa,falta ou condio dela que quebrou o freehub.Eu j vi vrios casos iguais a esse,tambm j vi vrios freehubs desses apresentarem rachaduras,principalmente nos encaixes dos macaquinhos.Estamos falando de um cubo totalmente de alumnio,considerado "race",onde o peso em prol da performance condiciona alguns riscos.
Pode parecer um exagero (eu tb acho),mas no site da novatec,h um aviso sobre esses cubos onde diz que depois de cada prova ou treino,deve-se desmontar o freehub e verificar se est tudo ok,ou seja,o fabricante sabe que a resistncia no o forte...
Claro que muitos de ns usamos por milhares de kms esses cubos sem problemas mas, s vezes,acontece.Se devia ou no ocorrer uma falha to catastrfica como essa,no sei,no discuto,muitas vezes arriscamos com produtos ultraleves ..
A boa notcia que esses cubos so de fcil manuteno,trocar rolamentos,eixos,freehub,tampas (eu at j vi pra vender aquela parte que vai encaixada no cubo onde atracam os macaquinhos parte).
Agora a na tua regio no sei onde vende isso,mas que existe existe...
Voltar para o topo
Wimmer Ver Drop Down

Paran
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Wimmer Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 18:30
Encontrei aqui:

http://www.bdopcycling.com/Wheels-Parts%20and%20Accessories.asp#FREEHUBS

De acordo com este manual: http://issuu.com/novatectaiwan/docs/cassbody_compatibility_-_all
entendo que o modelo do corpo do freehub (cassete body) deve ser o B1.

Mas quero deixar claro que apenas foi MINHA IMPRESSO, pela anlise da foto que a pea quebrada o corpo do freehub. Recomendo fortemente levar para um mecnico analisar o dano e confirmar se basta somente trocar a pea em questo.

Abrao e boa sorte.
Specialized Camber
Voltar para o topo
Restrito

Salvador
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pedronevesBA Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 18:34
Obrigado galera!

Hoje um mecanico ir ver o que aconteceu realmente e dizer o que ele acha. Mais tarde posto as novidades.

Abraos.
Voltar para o topo
klaser Ver Drop Down
Bloqueado

Portugal
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de klaser Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2012 as 18:35
Olha a foto de um freehub de um amigo....tambm a parte dos macaquinhos separou do resto...
Foi do corpo sim,no h parafuso segurando nesse cubo, s a tampa externa que faz isso,alis a manuteno f+acil devido a isso, s tirar a tampa que sai tudo,at o cassete vem junto..

Editado por klaser - 22 Fev 2012 as 18:38
Voltar para o topo
Restrito

Salvador
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pedronevesBA Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2012 as 00:38
Galera, possivel substituir o free hub por um de outra marca? Pelo menos temporariamente, pois temos competio esse domingo.

Por exemplo de um cubo Deore.
Voltar para o topo
klaser Ver Drop Down
Bloqueado

Portugal
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de klaser Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2012 as 08:45
No d no companheiro,quer dizer,por os da shimano no d,eles so muito diferentes e no compatveis com o teu cubo.Agora a novatec produz pra outras marcas,pode ser que vc ache um compatvel,eu j vi uns cubos da marca europeia RCZ (que uma loja famosa) em que os cubos so os mesmos,s levam a marca da loja...
Mas quem trabalha com novatec,deve ter esses freehubs avulsos pra vender,por que afinal de contas tambm j andei procurando pra comprar pra ter como reserva (minhas rodas tm s 1 ms ainda) mas no so assim to baratos quanto isso...
Voltar para o topo
vrsilva Ver Drop Down

Sorocaba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de vrsilva Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2012 as 17:30
Verdade me lembrei que dentro do freehub no se usa graxa, e sim leo, por isso que minha roda no faz muito barulho de catraca, pois usei uma graxa azul, ela bem mais fina que as normais, mas deixou o barulho mais baixo, em contrapartida as rodas da Vzan fazem um barulho... e vai leo nos macaquinhos... para garantir o rapido engate dos mesmos...

Pelas fotos no consigo identificar o problema, o que da para ver somente que saiu o freehub do cubo, s isso...
Vincius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar para o topo
Kanhar Ver Drop Down

GM
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Kanhar Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Fev 2012 as 14:47
Mas ainda assim, ele uma boa opo, correto? Fora caso a parte...?
Voltar para o topo
Wimmer Ver Drop Down

Paran
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Wimmer Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Fev 2012 as 14:57
Originalmente Postado por Kanhar Kanhar Escreveu:

Acho que sim. Foi o primeiro relato de quebra que vi, e muito prematura com apenas 3 meses de uso, tudo leva a crer que se trata de um caso isolado.
Specialized Camber
Voltar para o topo
Kanhar Ver Drop Down

GM
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Kanhar Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Fev 2012 as 15:07
Originalmente Postado por Wimmer Wimmer Escreveu:

Originalmente Postado por Kanhar Kanhar Escreveu:

Acho que sim. Foi o primeiro relato de quebra que vi, e muito prematura com apenas 3 meses de uso, tudo leva a crer que se trata de um caso isolado.

Ok! Wimmer. Obrigado
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X