Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - - Cubo Marchas Internas, Kick Shift e Contra Pedal
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


- Cubo Marchas Internas, Kick Shift e Contra Pedal

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gabriel Camargo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2018
Uberlândia
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel Camargo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: - Cubo Marchas Internas, Kick Shift e Contra Pedal
    Postado: 23 Fev 2018 as 14:05
Ola pessoal, tudo bem com vocês? 

Estou pensando em montar uma bike de carbono para uso urbano e estou tentado por usar um cubo com marchar internas e freio contra pedal, por exemplo, o Shimano Nexus.

Só que não queria nenhum tipo de cabo para troca de marchas, após pesquisar vi que existe um sistema de troca de marcha no próprio pedal chamado "Kick Shift" que parece ser interessante. 

1º Duvida: Alguém aqui já utilizou desse sistema, se sim qual sua experiência. 

2º Duvida: Poderiam me indicar cubos com esse sistema o único que consegui identificar e o da Sturmey Archer S2C com duas velocidades com uma variação de 138%. 

Desde já agradeço a ajuda e o interesse de todos, muito obrigado! Smile


Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2018 as 10:42
Originalmente postado por Gabriel Camargo Gabriel Camargo escreveu:

Ola pessoal, tudo bem com vocês? 

Estou pensando em montar uma bike de carbono para uso urbano e estou tentado por usar um cubo com marchar internas e freio contra pedal, por exemplo, o Shimano Nexus.

Só que não queria nenhum tipo de cabo para troca de marchas, após pesquisar vi que existe um sistema de troca de marcha no próprio pedal chamado "Kick Shift" que parece ser interessante. 

1º Duvida: Alguém aqui já utilizou desse sistema, se sim qual sua experiência. 

2º Duvida: Poderiam me indicar cubos com esse sistema o único que consegui identificar e o da Sturmey Archer S2C com duas velocidades com uma variação de 138%. 

Desde já agradeço a ajuda e o interesse de todos, muito obrigado! Smile



Um colega tem esse sturmey archer e realmente a bike fica legal porque fica sem cabo nenhum. O pouco que eu andei achei legal. Talvez demore um pouquinho pra pegar o jeito do "kick-shift". Basicamente vc dá um "toquinho" no pedal para trás e dai a marcha muda. Como vc também pedala para trás pra freiar dá um pouquinho de confusão até pegar o jeito de diferenciar entre trocar de marcha e freiar. A parte ruim é que duas marchas é basicamente o máximo que vc consegue sem cabo. Pra uma bike urbana é o suficiente.

Quanto as outras opções eu diria pra ficar longe do Alfine. Nexus ok. Ah... outra coisa, fica ligado que vc vai precisar ou de um sistema de gancheira movel ou usar esticador de corrente (o que na minha humilde opinião estraga a ideia do IGH). Acho dificil vc encontrar isso em uma bike de carbono (tem certeza? se é pra ser diference vai de cromo :-) ).


http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Gabriel Camargo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2018
Uberlândia
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel Camargo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2018 as 13:33
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:


Um colega tem esse sturmey archer e realmente a bike fica legal porque fica sem cabo nenhum. O pouco que eu andei achei legal. Talvez demore um pouquinho pra pegar o jeito do "kick-shift". Basicamente vc dá um "toquinho" no pedal para trás e dai a marcha muda. Como vc também pedala para trás pra freiar dá um pouquinho de confusão até pegar o jeito de diferenciar entre trocar de marcha e freiar. A parte ruim é que duas marchas é basicamente o máximo que vc consegue sem cabo. Pra uma bike urbana é o suficiente.

Quanto as outras opções eu diria pra ficar longe do Alfine. Nexus ok. Ah... outra coisa, fica ligado que vc vai precisar ou de um sistema de gancheira movel ou usar esticador de corrente (o que na minha humilde opinião estraga a ideia do IGH). Acho dificil vc encontrar isso em uma bike de carbono (tem certeza? se é pra ser diference vai de cromo :-) ).




Ola Lyra, achei que ninguém iria responder. 

Então eu pesquisei em alguns fóruns estrangeiros a respeito e a maioria disse a mesma coisa que no começo é um pouco difícil se adaptar ate porque aprendemos a "pedalar" de outra forma mais com o passar do tempo se torna algo natural. 

A idéia principal é não ter nenhum cabo, ou seja, ter a bike mais limpa possível por isso não quero optar pelo Nexus e afins, outra idéia que achei interessante é colocar pneus Tannus, são sólidos por isso não furam e acabam tornando a bike mais leve e pratica com menos manutenção e dor de cabeça. 

Como você disse eu já estou ligado na questão da gancheira, o quadro que eu queria aproveitar não tem uma especifica para fixa/single por isso provavelmente teria que usar o esticador o que também já fugiria da idéia principal. 

Há como fazer sem o esticador, usando uma corrente Half-Link só que seria necessário achar uma ralação adequada e muita sorte para a corrente ficar tensionada. Porem se pensar em longo prazo, acredito que um dia aparecera a necessidade de trocar a relação para uma mais pesada voltando ao problema. 

Por isso já estou verificando outras opções de quadros com a gancheira especifica para essa finalidade, infelizmente esse não será de carbono, mais paciência. Vou continuar amadurecendo a idéia e ver se compensa colocar em pratica. 

Agradeço sua resposta! :)


Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2018 as 16:50
Com respeito ao forista  Lira não acho 2 relações algo suficiente no uso urbano. Já com o Nexus 3 na cidade relativamente plana em que moro achei-o ineficiente... Já com 5 e 8 marchas Nexus ok. Tudo de bom , mesmo com cabos... Nãp gostei de contrapedal a modulação do freio no pé é algo complicado, talvez porque não andei por suficiente dias.
A quantidade de marchas também está ligada ao relevo de cada cidade. Em Udi não recordo muito bem mas parece que não há grandes desníveis. Estou certo?
Em tempo a fama de todos os Alfine é que estão bichados, ou é algo que ocorre só no de 11V?


Editado por Ligeirinho - 28 Fev 2018 as 16:56
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2018 as 11:16
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Com respeito ao forista  Lira não acho 2 relações algo suficiente no uso urbano. Já com o Nexus 3 na cidade relativamente plana em que moro achei-o ineficiente... Já com 5 e 8 marchas Nexus ok. Tudo de bom , mesmo com cabos... Nãp gostei de contrapedal a modulação do freio no pé é algo complicado, talvez porque não andei por suficiente dias.
A quantidade de marchas também está ligada ao relevo de cada cidade. Em Udi não recordo muito bem mas parece que não há grandes desníveis. Estou certo?
Em tempo a fama de todos os Alfine é que estão bichados, ou é algo que ocorre só no de 11V?

Ah claro... tem a questão do tipo de terreno e do ciclista! Se eu morasse em Ouro Preto (exagerando) com certeza não daria :-). Aqui em Curitiba dá... Mas uma coisa legal do IGH é que vc consegue "deslocar" toda a relação mais para leve ou mais para pesado só mudando pinhão e/ou coroa. Então dá para deixar a relação mais pra leve sacrificando um pouco do top speed :-).

O contra-pedal me lembra dos tempos de BMX tanquinho (entreguei a idade...). 

O problema dos Alfines parece ligado a mudança de tecnologia da shimano. O Alfine 11 (não tenho certeza do 8) é banhado a óleo e os outros (nexus) usam sistema a graxa. Um dos que eu tive vazava, e o outro ficou louco (as marchas pulavam). É bem possível que o sistema tenha evoluido e eles tenham corrigido isso. Agora tem até Alfine eletronico! Mas sabe como é... a fama fica.

Existe um outro sistema de marcha mas que vai no movimento central, mas é um lance meio experimental (não, não é o pinion). Vc muda a marcha empurrando o pedal pra dentro. Não achei o original, mas tem esse aqui:

http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Gabriel Camargo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2018
Uberlândia
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel Camargo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2018 as 13:13
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Com respeito ao forista  Lira não acho 2 relações algo suficiente no uso urbano. Já com o Nexus 3 na cidade relativamente plana em que moro achei-o ineficiente... Já com 5 e 8 marchas Nexus ok. Tudo de bom , mesmo com cabos... Nãp gostei de contrapedal a modulação do freio no pé é algo complicado, talvez porque não andei por suficiente dias.
A quantidade de marchas também está ligada ao relevo de cada cidade. Em Udi não recordo muito bem mas parece que não há grandes desníveis. Estou certo?
Em tempo a fama de todos os Alfine é que estão bichados, ou é algo que ocorre só no de 11V?


Então Uberlândia é uma cidade de certa forma plana, uso uma MTB com 27 marchas para me deslocar até o trabalho aproximadamente 12 quilômetros e é bem sossegado utilizo no máximo umas três marchar e passei cerca de um mês rodando com apenas uma marcha porque a ideia era uma fixa, só que sofri um pouco nas subidas mais acentuadas.    

Não digo que vou ficar sossegado com duas marchas ate porque não tenho tanta perna para isso mais acredito que seja uma questão de costume, se pudesse colocaria três marchar internas mais não há. Então é tentar me adaptar e esperar que uma bike mais leve seja realmente eficaz na hora de pedalar já que com a MTB me sinto pedalando um trator, segue relevo da rota que faço é praticamente 50%/50% de subidas e decidas:

 
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2018 as 19:46
Originalmente postado por Gabriel Camargo Gabriel Camargo escreveu:


Não digo que vou ficar sossegado com duas marchas ate porque não tenho tanta perna para isso mais acredito que seja uma questão de costume, se pudesse colocaria três marchar internas mais não há. Então é tentar me adaptar e esperar que uma bike mais leve seja realmente eficaz na hora de pedalar já que com a MTB me sinto pedalando um trator, segue relevo da rota que faço é praticamente 50%/50% de subidas e decidas:

 

Quer ter certeza se dá ou não? Não é exatamente simples, mas tb não muito complicado. 1) descubra a marcha mais leve que vc precisa (ex. 32x30) e a marcha que vc normalmente usa. 2) use um calculador de relação e compare com o que vc vai obter com o cubo + seleção de pinhão/coroa. Eu gosto desse aqui: http://ritzelrechner.de
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X