| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Cubo dianteiro Shimano girando pouco
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

Cubo dianteiro Shimano girando pouco

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ashen One Ver Drop Down

Cristalina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ashen One Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Cubo dianteiro Shimano girando pouco
    Enviado: 03 Nov 2023 as 01:51
Recentemente comecei a fazer eu mesmo a manutenção das minhas bikes, acontece que o meu cubo dianteiro (Shimano Deore XT M-8110) pelo visto está dando muita fricção nos anéis de esfera. 
Girando a roda com a mão, a que possui cubo ACE (sei que nesse caso é rolamentado) ela gira por mais de três minutos fácil, já o Shimano gira por 12 segundos. 

Eu abri o cubo, troquei a graxa e continua na mesma. Ao limpar os anéis de esfera, reparei que uma das esferas não para no lugar a não com a graxa, um dos buracos está maior do que deveria, mas não sei se pode ser por isso. 

Também afrouxei o parafuso ali do eixo, tentei várias posições dele e tudo na mesma. 
Alguma ideia?

Eu acho que se tiver que trocar o anel de esfera (código da peça: y27x98040) vai ser complicado de achar. 
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Nov 2023 as 08:24
Geralmente se troca as esferas, pois as mesmas vão desgastando e dando micro espaços, fazendo você ter que apertar mais na fixação e regulagem do cubo, troque as esferas , é barato e resolve o problema.

Veja a viscosidade da graxa que está usando, quem compete usa graxa progressiva, que com o calor aumenta a viscosidade, eu uso graxa branca náutica, que além de vedar bem, tem a viscosidade ideal, ao meu ver, não gosto da graxa azul de lítio para isso

Editado por hurry-gurits - 03 Nov 2023 as 08:25
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
Ashen One Ver Drop Down

Cristalina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ashen One Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Nov 2023 as 12:41
Graxa estou usando a Bruns Cálcio Light, li boas recomendações. 
Quanto as esferas, acho que não custa tentar trocar e ver no que dá. Dei uma reforçada na lubrificação e bom, o giro não melhorou, mas pelo menos não está dando a sensação de que está raspando em algo. 
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Nov 2023 as 17:21
Originalmente Postado por Ashen One Ashen One Escreveu:

Graxa estou usando a Bruns Cálcio Light, li boas recomendações. 
Quanto as esferas, acho que não custa tentar trocar e ver no que dá. Dei uma reforçada na lubrificação e bom, o giro não melhorou, mas pelo menos não está dando a sensação de que está raspando em algo. 

Já que é você que está dando manutenção, quando.li.par o berço das esferas, verifique a "planicidade", e quão liso está, eu já passei lixa d'água uma vez num cubo que estava com alguma pequenas e sutis irregularidades que se sentia ao toque, resolveu por um tempo, até ter que substituir o cubo, é um desgaste natural
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Nov 2023 as 19:49
Quem não tem muita prática em apertar cubos esferados as vezes acaba por apertar demais as esferas, isso causa um arrasto maior, danifica os cones e esferas, além de deixa a roda mais apertada pra girar.
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Nov 2023 as 21:02
Eu uso Molykote BR2, a base de bissulfeto de molibdênio, como as graxas de homocinética...
Graxa é um negocio que "menos é mais", as vezes se colocar muita graxa ela dá uma sensação que está segurando, mas com um pouco de uso já normaliza...
Uns macetes de um dono de bicicletaria antiga, não sacar o guarda pó que pode ficar torto quando montar, se possível limpar sem desmontar, a outra é deixar uma folga minima na montagem, quando der o ultimo aperto fica perfeito...
Voltar para o topo
Ashen One Ver Drop Down

Cristalina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ashen One Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Nov 2023 as 22:13
Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Já que é você que está dando manutenção, quando.li.par o berço das esferas, verifique a "planicidade", e quão liso está, eu já passei lixa d'água uma vez num cubo que estava com alguma pequenas e sutis irregularidades que se sentia ao toque, resolveu por um tempo, até ter que substituir o cubo, é um desgaste natural

Nesse ponto eu acredito que esteja tudo ok, tirando aquilo que relatei que é a peça de plástico que segura as esferas aparentemente está com danos em uma das aberturas. 

Originalmente Postado por Pabloebani Pabloebani Escreveu:

Quem não tem muita prática em apertar cubos esferados as vezes acaba por apertar demais as esferas, isso causa um arrasto maior, danifica os cones e esferas, além de deixa a roda mais apertada pra girar.

Confesso que estou apanhando nesse ajuste sim. Da primeira vez achei que era só apertar para fechar e aí não rodou quase nada mesmo. LOL
De repente foi nessa que a peça plástica sofreu dano, mas mesmo bem frouxo não está rolando lá grande coisa. Sei que por ser esferado não vai rolar tanto quanto cubo com rolamentos, mas acredito que não era para estar tão ruim assim também e mesmo a roda de trás roda melhor. 

Originalmente Postado por Solito Solito Escreveu:

Eu uso Molykote BR2, a base de bissulfeto de molibdênio, como as graxas de homocinética...
Graxa é um negocio que "menos é mais", as vezes se colocar muita graxa ela dá uma sensação que está segurando, mas com um pouco de uso já normaliza...
Uns macetes de um dono de bicicletaria antiga, não sacar o guarda pó que pode ficar torto quando montar, se possível limpar sem desmontar, a outra é deixar uma folga minima na montagem, quando der o ultimo aperto fica perfeito...

Será que isso vale para eixo passante também? Com quick release dá para notar claramente uma boa diferença quando se aperta a blocagem, mas com eixo passante eu deixei uma folga e ela continuou. 
Esse ajustezinho milimétrico precisa de paciência. Coloquei e reajustei umas cinco vezes e não gostei de como ficou em nenhuma delas. 
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Nov 2023 as 14:31

Será que isso vale para eixo passante também? Com quick release dá para notar claramente uma boa diferença quando se aperta a blocagem, mas com eixo passante eu deixei uma folga e ela continuou. 
Esse ajustezinho milimétrico precisa de paciência. Coloquei e reajustei umas cinco vezes e não gostei de como ficou em nenhuma delas. 
[/QUOTE]

Na verdade é o ajuste durante a montagem dos cones, com a roda fora da bike...
Quando você ajusta quanto os cones ficam mais ajustados nas bolinhas, normalmente é um ajuste com a mão, ou se usar a chave cone, é sem usar força...
As porcas travam o ajuste que você faz nos cones, mas se ficar muito justo, durante a travagem ficam um pouco mais apertados...
(Cone é aquela primeira porca, que fica em contato com as bolinhas, um dos lados dela tem um formato de cone)...
Voltar para o topo
Ashen One Ver Drop Down

Cristalina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ashen One Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Nov 2023 as 22:07
Sim, sim, fiz isso. Foi até chato pq tive que comprar uma nova chave cone, pois para esse tipo de cubo precisa de uma de 22mm. 

O problema é que da primeira vez eu apertei até o final, achando que era para apertar para lacrar a peça e quem sabe isso danificou essa peça. Agora o rolamento em si não sei dizer se piorou depois que abri ou não, pois só comecei a testar isso depois que peguei aquele suporte para ajudar ajustar os raios no aro, daí percebi como ela roda ridiculamente pior que a com rolamentos.  
Sei que por ser com esferas ela giraria menos, mas poxa, 12 segundos me parece péssimo demais para ser normal. Faz até um barulhinho de arrasto. 
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Nov 2023 as 22:25

Sim, sim, fiz isso. Foi até chato pq tive que comprar uma nova chave cone, pois para esse tipo de cubo precisa de uma de 22mm. 

O problema é que da primeira vez eu apertei até o final, achando que era para apertar para lacrar a peça e quem sabe isso danificou essa peça. Agora o rolamento em si não sei dizer se piorou depois que abri ou não, pois só comecei a testar isso depois que peguei aquele suporte para ajudar ajustar os raios no aro, daí percebi como ela roda ridiculamente pior que a com rolamentos.  
Sei que por ser com esferas ela giraria menos, mas poxa, 12 segundos me parece péssimo demais para ser normal. Faz até um barulhinho de arrasto. 

Creio que não seja possível danificar o cone ou a pista por mais que aperte...
Minha sugestão é desmontar novamente, limpar, verificar se não tem nenhuma bolinha danificada, montar com pouca graxa, ajustar na mão deixando um pouquinho de folga, etc...
Depois conta se resolveu...
Abração !!!
Voltar para o topo
Ashen One Ver Drop Down

Cristalina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ashen One Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Nov 2023 as 23:29
Farei isso, já até pedi na Shopee as esferas. Quando chegar eu desmonto novamente, faço a troca e coloco com menos graxa. 
E valeu pelas dicas. Thumbs Up
Voltar para o topo
Ashen One Ver Drop Down

Cristalina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ashen One Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2023 as 14:45
As esferas chegaram, fiz a troca e no teste de giro aqui passou de 12 segundos de giro para 35 segundos. 
Ainda está ruim, pois peguei uma roda de esferas soltas da mais simples e rodou 2 minutos, mas está melhor do que estava pelo menos. Alguém aqui tem um cubo M7110, M8110 ou coisa do tipo para saber se ainda está muito distante da normalidade? 

Outra coisa ruim que ocorreu é que da vez passada, depois de apanhar no ajuste de cone, levei uma oficina aqui perto para o mecânico ajustar e agora que fui abrir eu notei que o guarda pó quebrou. Clown
Voltar para o topo
Ashen One Ver Drop Down

Cristalina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ashen One Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2023 as 18:54
Ah, uma dúvida não relacionada, mas fui instalar o rolamento da caixa de direção e o da parte superior não quer entrar por alguma fração de milímetro. Pensei em colocar no congelador para ver se o metal encolhe um pouco, será que dá certo? Ou tento na marretada mesmo? 
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2023 as 20:12

Ah, uma dúvida não relacionada, mas fui instalar o rolamento da caixa de direção e o da parte superior não quer entrar por alguma fração de milímetro. Pensei em colocar no congelador para ver se o metal encolhe um pouco, será que dá certo? Ou tento na marretada mesmo? 

Marretada é certeza de problema...
As opções são usar uma prensa, ou aquela ferramenta que é uma barra roscada no meio (funciona como  uma prensa, mas a aparência é diferente)...
Voltar para o topo
Ashen One Ver Drop Down

Cristalina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ashen One Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2023 as 20:51
Originalmente Postado por Solito Solito Escreveu:

Marretada é certeza de problema...
As opções são usar uma prensa, ou aquela ferramenta que é uma barra roscada no meio (funciona como  uma prensa, mas a aparência é diferente)...

Pior que eu tenho ela aqui, mas fui burro e achei que servia só para os copos do rolamento, nem pensei nisso. LOL

De qualquer forma colocar no congelador ajudou sim, a diferença era pequena. De qualquer forma ainda vou usar essa ferramenta de rosca, pois ainda ficou com uma pequena folga em baixo. 
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X