Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubo dianteiro 20 mm com folga
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubo dianteiro 20 mm com folga

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Nico Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubo dianteiro 20 mm com folga
    Postado: 25 Mar 2014 as 21:37
Olá.

Tenho um cubo dianteiro NOVATEC DH 61SB com eixo de 20 mm que está apresentando uma pequena folga. O cubo rodou pouco mais de 1.000 km até hoje, mas já está no terceiro par de rolamentos - os originais e mais duas trocas, que foram feitas sempre que começava a aparecer jogo. Pois bem, da última vez que apresentaram folga, troquei os rolamentos, mas desta vez o problema permaneceu. Sei que os rolamentos que usei não são de "1ª linha", mas imagino que deveriam durar mais, até porque não faço nada radical com a bike, apenas pedaladas por estradões, sem nehum objetivo competitivo.

A suspensão que uso é uma RS REVELATION, com espiga de 1.5". Comprei este modelo porque utilizava o sistema DUAL AIR e servia direitinho no meu quadro Cannondale, sem ficar com cara de adaptação, porém só posso usar 100 mm do curso, porque assim fica no limite que o quadro suporta, de acordo com o manual dele. Tenho certeza que o problema que eu citei não é no sistema THRU AXLE, pois ele fecha perfeitamente, já testei várias vezes sem a roda. Também tenho certeza de que estou encaixando e travando a roda corretamente na suspensão.

Pesquisando no Google, achei vários relatos de pessoas com problemas semelhantes com cubos dianteiros de 20 mm, das diversas marcas, inclusive em fóruns gringos. Na maioria das vezes, a solução encontrada foi a substituição dos rolamentos, mas penso que este não seja o meu caso, pois meus rolamentos são novos, não rodaram nem 100 km ainda.

No momento, penso em duas alternativas:

1ª) Desmontar o cubo novamente, inspecionar os rolamentos e, se tudo estiver bem, reinstalar utilizando um fixador de rolamentos (semelhante a um trava-roscas, alguém já usou isso?). Essa idéia aparentemente maluca não é minha, peguei em um fórum gringo e quem sugeriu ao cara que estava com problemas foi o próprio fabricante do cubo dele - a WTB.

2ª) Partir pra ignorância e montar outra roda, usando o cubo de AM da VZAN.

Só pra finalizar, meu cubo está aparentemente perfeito, tanto interna quanto externamente, nunca sofreu abuso ou falta de manutenção.

Alguém já passou por um problema semelhante?

Obrigado
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2014 as 07:25
Eu tenho uma RS Sektor com o mesmo eixo que a sua Revelation(Maxle 20mm)e lembro que as vezes aparecia uma folguinha que me tirava o sono.
Uma coisa que pode resolver é retirar o eixo e passar uma graxa na rosca do eixo,isso faz com que fique mais fácil rosquear o eixo até o final da rosca.

Tenta isso e depois me diz se deu certo,caso não adiante tente testar colocar uma outra roda emprestada de alguma amigo ou loja com cubo de 20mm pra ver se o problema é realmente do seu cubo.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2014 as 07:43
Nico, realmente é estranho, pode ser na pior das hipóteses folga não no rolamento, mas onde ele fica abrigado, ai o buraco é mais embaixo.

Nesse caso se puder ao invés do vzan tente ver o Zee da Shimano, apesar de não ser de rolamento, são lendários em sua durabilidade.

Tenho um XT 2012 e na outra bike um LX de 2001, o XT já rodou uns 2k e o LX mais de 10K, no LX vou fazer manutenção esse mês, é a bike para treino em asfalto, mas antes de 2012 fiz bastante trilha, era a minha trailbike.

Cubo Shimano só troco por Chris KIng, mas como o Dólar não ajuda...
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
Nico Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2014 as 13:44
Olá, Chuck

Eu já tinha engraxado o eixo pra testar e ele está encaixando e travando direitinho. Pra você ter uma idéia, eu ajusto o eixo e aperto bem, mas sem exagerar. Na hora em que eu travo o eixo fica tudo beleza, mas depois de algum tempo a folga volta, mesmo se eu deixar a bike parada... coisa mais estranha. Já repeti esse teste aumentado o aperto no eixo e o resultado foi o mesmo.

Testar com outra roda é difícil, pois não conheço ninguém que use eixo de 20 mm. O pessoal daqui gosta mesmo é de bike de XC ultra leve, bike estilo trail ou AM é muito difícil de ver por aqui. Aliás, são tão bitolados em XC que mais de uma vez já me perguntaram se a minha Cannondale Rush é bike de downhill LOL LOL LOL LOL.

Por enquanto acho que vou testar a idéia do adesivo trava rolamentos antes de gastar com outra roda.

Valeu
Voltar ao Topo
Nico Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2014 as 13:57
Olá, Gustavo

Essa hipótese de haver folga no local onde o rolamento fica abrigado foi o que me fez pensar que talvez o adesivo trava rolamentos resolvesse. Acho que compensa fazer o teste primeiro e, se não der certo, montar outra roda. Às vezes penso que os rolamentos não estejam assentados corretamente, vou pedir pro mecânico olhar com cuidado isso.

O cubo Shimano Zee é uma opção que eu olhei também. A vantagem do VZAN pra mim é que poderia encomendar numa loja aqui perto de casa o cubo e o aro e utilizar uns raios DT novinhos que tenho aqui. Se eu for usar o cubo Shimano, vou ter que comprar em outra loja e vou ter que gastar com um conjunto de raios também, porque as medidas serão outras. Mas é uma ótima opção também.

Assim que tiver novidades posto aqui.

Se o $$$ ajudasse, eu iria de Chris King, sem dúvidas!Big smile

Valeu
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2014 as 14:56
Originalmente postado por Nico Nico escreveu:

Olá, Chuck


Testar com outra roda é difícil, pois não conheço ninguém que use eixo de 20 mm. O pessoal daqui gosta mesmo é de bike de XC ultra leve, bike estilo trail ou AM é muito difícil de ver por aqui. Aliás, são tão bitolados em XC que mais de uma vez já me perguntaram se a minha Cannondale Rush é bike de downhill LOL LOL LOL LOL.

 
Seus pedais devem ser solitários, hein Nico? Aqui no Rio, apesar de ser uma metróple, a tribo do all mountain é tão pequena que todo mundo se conhece. Pra chegar na trilha básica de treino aqui subimos uma ladeira asfaltada por onde pedalam centenas de praticantes de "xc de asfalto", haha! Muitos com bikes ultra top, SPZ Epics, Scott Sparks e que tais, que nunca viram terra na vida, coitadas! Quando nos preparamos pra descer a trilha, os caras estranham, perguntam pra que joelheiras, capacetes fechados e tal e se espantam ao saber que tem uma, ohhh, trilha no mato bem ali!
Voltar ao Topo
Nico Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2014 as 21:26
Fala, Pedro!

Estou surpreso em saber que aí no Rio a turma do AM é pequena também. Pelo que vejo, não é só aqui que o povo acha que bike boa é bike de XC race, pensam que não existe outras modalidades no mountain bike. O negócio aqui é ter bike leve, de preferência de carbono e com rodas 29" e fazer as "trilhas" - quase sempre estradões - com uma média alta, botando os bofes pra fora e depois sair contando vantagem... Dead Dead  é por isso que na maioria das vezes prefiro ir sozinho mesmo. Mas a gente sempre acaba encontrando alguém que queira pedalar pra curtir a trilha, num estilo mais AM. Eu sou o único da região que gosta de pedalar com bermuda e camiseta de AM, o que é visto como "amadorismo". Quando pego minha bike rígida então e coloco para lamas e alforges pra ir trabalhar aí é que o pessoal não entende nada mesmo e fica até fazendo gozação... mas tudo bem...

Abraço e boas pedaladas!
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2014 as 11:05
Originalmente postado por Nico Nico escreveu:

Fala, Pedro!

Estou surpreso em saber que aí no Rio a turma do AM é pequena também. Pelo que vejo, não é só aqui que o povo acha que bike boa é bike de XC race, pensam que não existe outras modalidades no mountain bike. O negócio aqui é ter bike leve, de preferência de carbono e com rodas 29" e fazer as "trilhas" - quase sempre estradões - com uma média alta, botando os bofes pra fora e depois sair contando vantagem... Dead Dead  é por isso que na maioria das vezes prefiro ir sozinho mesmo. Mas a gente sempre acaba encontrando alguém que queira pedalar pra curtir a trilha, num estilo mais AM. Eu sou o único da região que gosta de pedalar com bermuda e camiseta de AM, o que é visto como "amadorismo". Quando pego minha bike rígida então e coloco para lamas e alforges pra ir trabalhar aí é que o pessoal não entende nada mesmo e fica até fazendo gozação... mas tudo bem...

Abraço e boas pedaladas!
 
Somos poucos no país todo, Nico. Vamos ver se a atual moda mundial do enduro/all mountain pega no Brasil. Seria ótimo, porque só assim aumentaria a oferta de bikes e componentes especializados. Boa sorte com o seu cubo e um abraço!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X