| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Cubo com bom custo benefício
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

Cubo com bom custo benefício

Responder Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Guiomar Junior Ver Drop Down

Pirapó/RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Set 2022 as 15:11
Originalmente Postado por jibão jibão Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Originalmente Postado por clenhart clenhart Escreveu:

Pelo que vi, o cubo brave, também é esse 462, ou não?

A princípio o freehub do Novatec D462 serviu no cubo Brave. O ideal é você levar o cubo numa oficina que tenha vários freehubs e pedir para experimentar até encontrar o compatível. Mandei mensagem pra Soul perguntando qual seria o modelo do cubo, eles não quiseram me informar, disseram que usam vários modelos, não sendo possível rastrear qual foi utilizado na minha bike. 

Nossa, pior que quase comprei uma Soul. Ainda bem que pulei fora.
Cara, eu não deixaria de comprar uma bike da Soul por conta disso, aliás poucas marcas tem um número de whatsapp para você entrar em contato com o setor de vendas e garantia. Pra ti ter uma ideia, tive problema com uma bike da Oggi duas vezes, simplesmente eles não se comunicam com o cliente, a única forma de você receber o contato deles é abrindo uma reclamação no site Reclame Aqui. Ainda acho que a Soul é uma das marcas nacionais que estão mais próximas do cliente, inclusive tem consumidor que teve problema com garantia não resolvida e falou direto com o dono da Soul no Instagram, alguém aqui sequer sabe quem é o dono da Oggi, Caloi, Sense, Audax ou Groove? 
Voltar para o topo
mester Ver Drop Down

BELO HORIZONTE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mester Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Set 2022 as 16:20

inclusive tem consumidor que teve problema com garantia não resolvida e falou direto com o dono da Soul no Instagram, alguém aqui sequer sabe quem é o dono da Oggi, Caloi, Sense, Audax ou Groove? 

Sem querer valorizar a Soul, mas também acho isso massa. Todo mundo sabe quem é o dono, o cara que desenvolve, o cara que testa os modelos, e sabe pelo nome! além de ter acesso direto a eles, inclusive com vida pessoal compartilhada. Esse grau de proximidade é incomum 
Voltar para o topo
cdamaso Ver Drop Down

SJC - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de cdamaso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Set 2022 as 17:23

A princípio o freehub do Novatec D462 serviu no cubo Brave. O ideal é você levar o cubo numa oficina que tenha vários freehubs e pedir para experimentar até encontrar o compatível. Mandei mensagem pra Soul perguntando qual seria o modelo do cubo, eles não quiseram me informar, disseram que usam vários modelos, não sendo possível rastrear qual foi utilizado na minha bike. 

Cara, eu não deixaria de comprar uma bike da Soul por conta disso, aliás poucas marcas tem um número de whatsapp para você entrar em contato com o setor de vendas e garantia. Pra ti ter uma ideia, tive problema com uma bike da Oggi duas vezes, simplesmente eles não se comunicam com o cliente, a única forma de você receber o contato deles é abrindo uma reclamação no site Reclame Aqui. Ainda acho que a Soul é uma das marcas nacionais que estão mais próximas do cliente, inclusive tem consumidor que teve problema com garantia não resolvida e falou direto com o dono da Soul no Instagram, alguém aqui sequer sabe quem é o dono da Oggi, Caloi, Sense, Audax ou Groove? 
Aqui a experiência é a exata contrária, só tive um problema com uma Oggi e eles atenderam a garantia, foi um processo de quase 20 dias corridos mas fizeram, além disso, o que mais vejo rodando aqui na minha cidade é MTB da Oggi, tem muita Speed também mas a proporção de MTB é maior. Enquanto isso, conheço 5 pessoas que tiveram problemas com garantia da Soul, 4 resolveram mais levou mais de mês pra isso, um deles está a uns 4 meses brigando pra trocar um quadro trincado de uma speed, acho que é uma 3R5.
Cattura Sport 2021(Schwalbe Ralph/Ray+tubeless, freios M7120, canote Fastace 100mm)
Velloce Disc 2022
Endorphine(Manitou Markhor, M6100, freios MT410, Michelin Wild Grip'r/Vittoria Saguaro+tubeless)
Voltar para o topo
jibão Ver Drop Down

RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jibão Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Set 2022 as 17:38

Na verdade o que me fez desistir da Soul foi eu conseguir montar uma bike com componentes melhores por menos, ficando "inferior" somente o quadro, pois iria ser mais pesado e sem a solda bonita que os quadros da Soul tem. Se eu tivesse conseguido pegar uma SL629 por 7000 quando ela chegou nesse preço teria pego, mas agora por 8000 acho muito caro.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2022 as 00:52
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Sim, adaptaram o 792 para servir pra qualquer roda, mas perderam o benefício das flanges mais afastadas! que, do ponto de vista de fabricação é excelente, pois é um unico cubo para tudo que é roda! Mas do ponto de vista do padrão boost.... 

Tá certíssimo! Tô falando bobagem mesmo.

Engraçado que fui dar uma lida por aí e achei um pouco confusa a definição de qual seria a distância entre as flanges para ser considerado um cubo boost. Aparentemente é algo acima de 60mm. Vi inclusive que alguns cubos vendidos como boost tem mais ou menos a mesma distância desse Novatec, que tem ~57mm entre elas, mas que por definição não seriam boost de fato. Apenas para comparação, os modelos com eixo 148mm, que não são conversíveis, tem ~63mm entre as flanges.

De qualquer maneira mantenho com retificações o meu comentário inicial.
- Dá usar o cubo com eixo QR ou 142mm numa boa só trocando o eixo. Então não precisa trocar a roda se for colocar um quadro mais atualizado ou vice-versa.
- Se precisar usar num quadro 148mm, dá para usar espaçadores.
- Nessas adaptações perde-se o benefício de usar cubos boost mas vai entrar no quadro e funcionar sem problemas.

Thumbs Up
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2022 as 08:27
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Engraçado que fui dar uma lida por aí e achei um pouco confusa a definição de qual seria a distância entre as flanges para ser considerado um cubo boost. Aparentemente é algo acima de 60mm. Vi inclusive que alguns cubos vendidos como boost tem mais ou menos a mesma distância desse Novatec, que tem ~57mm entre elas, mas que por definição não seriam boost de fato. Apenas para comparação, os modelos com eixo 148mm, que não são conversíveis, tem ~63mm entre as flanges.
Thumbs Up

Cubos XT m8110-B tem essa medida entre as flanges! Creio que, através desse exemplo do debate, estão vendendo gato por lebre pra muita gente que não tem essa informação! Acaba gastando em um quadro boost e na hora de montar as rodas, compram cubos "fake boost" que não irão trazer os benefícios da tecnologia!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down

Pirapó/RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2022 as 09:06
Originalmente Postado por cdamaso cdamaso Escreveu:

Aqui a experiência é a exata contrária, só tive um problema com uma Oggi e eles atenderam a garantia, foi um processo de quase 20 dias corridos mas fizeram, além disso, o que mais vejo rodando aqui na minha cidade é MTB da Oggi, tem muita Speed também mas a proporção de MTB é maior. Enquanto isso, conheço 5 pessoas que tiveram problemas com garantia da Soul, 4 resolveram mais levou mais de mês pra isso, um deles está a uns 4 meses brigando pra trocar um quadro trincado de uma speed, acho que é uma 3R5.
Já ouvi falar que tem muita fraude por parte dos lojistas nos encaminhamentos de garantia, o lojista encaminha uma garantia inexistente que nem o mesmo o cliente tem conhecimento, pega uma peça usada e com defeito e apresenta a fábrica como se fosse objeto da garantia, e por essa razão, dependendo de qual loja realiza o encaminhamento, eles deixam em banho maria as solicitações. Um amigo tem loja e vende Caloi, Cannondale e Oggi e disse que todos os pedidos de garantia da Oggi são respondidos rapidamente, porém de cada 100 bikes que ele vende, em média 3 precisam ser encaminhadas para garantia.
Voltar para o topo
jibão Ver Drop Down

RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jibão Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2022 as 04:19

Thumbs Up

Cubos XT m8110-B tem essa medida entre as flanges! Creio que, através desse exemplo do debate, estão vendendo gato por lebre pra muita gente que não tem essa informação! Acaba gastando em um quadro boost e na hora de montar as rodas, compram cubos "fake boost" que não irão trazer os benefícios da tecnologia!

Poderia me informar onde que você conseguiu essas medidas completas dos novatec que você postou anteriormente?
Voltar para o topo

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2022 as 07:08

Poderia me informar onde que você conseguiu essas medidas completas dos novatec que você postou anteriormente?

Procura nas mensagens anteriores, o hug0.dts postou uns links, e nesses links tem acesso a PDFs com as medidas técnicas dos cubos Novatec.
Gabriel Pires
Voltar para o topo
Albashaddy Ver Drop Down

SP/SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Albashaddy Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2023 as 12:48
Salve mano. Só pra saber. Como tenho o mesmo perfil de pedal que você e os mesmos problemas, com cubos e eixo o que recomenda pelo custo benefício em aço?
Voltar para o topo
TGTECH Ver Drop Down

Restinga Seca
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TGTECH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2023 as 14:16
Originalmente Postado por Albashaddy Albashaddy Escreveu:

Salve mano. Só pra saber. Como tenho o mesmo perfil de pedal que você e os mesmos problemas, com cubos e eixo o que recomenda pelo custo benefício em aço?

Cara, sou um ciclista pesado e na  ultima bike rodei mais de 6mil km com os cubos MT410 e fiz manutenção somente 3 vezes. 
1° Quando tirei a bike da caixa. Foi desmontada e revisada.
2° Aproximadamente 2.5mil km, quando precisei trocar os raios e ja revisei o cubo
3° Com mais de 6 mil km na revisão para entregar ao novo dono (era amigo e revisei 100% a bike antes de entregar) 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar para o topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2023 as 19:17
Estou com um D042 convencional que eu comprei pra usar na aro 26 e um D442 boost que comprei pra montar um jogo de rodas sobressalentes na 29 (com aros strike pro, etc).

A noite meço a distância de flanges em ambos com um paquímetro mas já adianto. É coisa mínima a diferença. Questão de milímetros.

Posso tentar medir a distância entre o dambomb R-142 que eu uso pra ver se dará um resultado parecido. Só não sei se vou conseguir com exatidão porque, nesse caso, a roda tá montada.

Fora isso posso dizer que ambos são bem pesados apesar de eu não ter como medir o peso exato em casa.

Editado por Kamikaze_Zero - 04 Dez 2023 as 19:23
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2023 as 16:22
Estou com um ARC MT009, as vantágens:

-mais leve da categoria (a blocagem dos koozer é um pouco mais leve, mas não compensa)
-molas individuais nos macaquinhos evitam deixar na mão no pedal
-Vedação do freehub melhor que o koozer. (comparei os dois)
-Barulho mais alto entre todos os chineses no freehub MS

desvantágens:

-Freehub hg11 de alumínio desgasta com o tempo, o MS ainda vou ver.
-Eixo de alumínio, inferior os de cromoly

Ponto observável, usa o mesmo tamanho de raio do MT500.

Editado por Dragum - 05 Dez 2023 as 16:25
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
cdamaso Ver Drop Down

SJC - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de cdamaso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2023 as 17:12
Barulho mais alto não é bem uma vantagem, eu mesmo prefiro os mais silenciosos.
Cattura Sport 2021(Schwalbe Ralph/Ray+tubeless, freios M7120, canote Fastace 100mm)
Velloce Disc 2022
Endorphine(Manitou Markhor, M6100, freios MT410, Michelin Wild Grip'r/Vittoria Saguaro+tubeless)
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2023 as 19:20
Originalmente Postado por cdamaso cdamaso Escreveu:

Barulho mais alto não é bem uma vantagem, eu mesmo prefiro os mais silenciosos.
se a maioria gosta, é uma vantagem, mesmo que parcial. Até porque, cubo barato não costuma fazer muito barulho, então não deixa de ser um diferencial.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Dez 2023 as 01:56
Conforme o prometido segue a comparação com as diferenças de medidas entre flanges de um D042 10x135 para um D442 Boost 128:

A primeira vista não parece ser tanto:

Mas, medindo, a diferença aparece:

63mm D442

56,6mm D042

Editado por Kamikaze_Zero - 07 Dez 2023 as 02:28
Voltar para o topo

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Dez 2023 as 07:09
exatamente os 6mm a mais do que um cubo não boost! esse está correto! alguns são apenas adaptações que mantém os mesmos 57 mm entre as flanges!
Gabriel Pires
Voltar para o topo

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Dez 2023 as 09:16

exatamente os 6mm a mais do que um cubo não boost! esse está correto! alguns são apenas adaptações que mantém os mesmos 57 mm entre as flanges!

Putz que cagada. Aí perde totalmente o benefício do "boost" que é o espaçamento maior entre as flanges e os raios ficando em menor ângulo.

Bom, se servir pra alguém esse cubo D442 boost 148 eu comprei nesse link. Só tem que prestar atenção pra nao pegar a versão com freehub errado (no meu caso peguei padrão HG comum) ou as variantes que sejam eixo passante 142 (não boost):

Just found this amazing item on AliExpress. Check it out! R$175,12 50%OFF | Novatec D442SB-B12 Boost 148mm x 12mm Thru Axle 142x12mm 32-hole 6-bolt Rear XD Micro Spline hub
https://a.aliexpress.com/_mNgHWEY

Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Dez 2023 as 11:43
Kamikaze , aproveitando que vc pegou esse cubo poderia fazer um teste ?

Veja se é possível tirar as pontas do cubo 135 e colocar no boost fazendo com que o boost 148 vire um 141 QR.

Tava querendo pegar um mais to com essa dúvida , sei que na teoria funciona mais seria bom poder confirmar na prática.
Voltar para o topo

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Dez 2023 as 23:35
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Kamikaze , aproveitando que vc pegou esse cubo poderia fazer um teste ?

Veja se é possível tirar as pontas do cubo 135 e colocar no boost fazendo com que o boost 148 vire um 141 QR.

Tava querendo pegar um mais to com essa dúvida , sei que na teoria funciona mais seria bom poder confirmar na prática.

Vou testar no final de semana e te falo
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 09:05
Minha opinião sobre os novatech:

Peso muito elevado na maioria dos produtos, as vezes acima de 400g, contra menos de 300 de outras opções, o que deixa muito parecido com o peso dos cubos MT400 e MT500 da shimano, que são... japoneses... Pesados, mas projetados por japoneses. Rs. Os shimano são Centerlock e compatíveis com os melhores discos da shimano.

O freehub em aço faz muito sentido no HG11, mas o problema dos FH de alumínio praticamente não existe no MicroSpline e XD, então pra cubo top, não faz sentido esse peso todo.

Realmente a vedação do Novatech é muito bom, parecido com o MT500 da shimano, pelo que eu OUVI.

Ou seja... Novatech é uma cópia das qualidades e defeitos dos cubos shimano, só que da China:

Pesados, mas resistentes... 

EX (todos 135 MS):

NOVATECH D042SB = 497g + 50g de blocagem (547g)
Shimano MT500 = 435g + 75g de blocagem (510g)
Shimano Mt400 = 420g + 75g de blocagem (495g)
Koozer XM490 = 280g + 48g de blocagem (328g)
ARC MT009 = 265g + 52g de blocagem (317g)

Eu montei meu MT009 com uma blocagem Koozer, está pesando 312g com blocagem.

Editado por Dragum - 09 Dez 2023 as 09:06
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 09:57
Tem um problema aí Dragum.

Depois da taxação se eu quiser comprar um koozer sai mais de 500 reais um traseiro boost.

No meu caso que é 141 qr ainda teria que gastar mais procurando as pontas , gastaria quase 700 pila só pra trocar um cubo traseiro , absurdamente caro.

Não compensa , já o novatec ainda é comprável , sai coisa de 210 220 o boost.

E o novatec eu sei que é pesado mais isso não me incomoda , tenho um inclusive , no caso nem precisaria comprar as pontas caso funcione.

Editado por misera - 09 Dez 2023 as 09:58
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 10:12
Ainda acha o XM490 (135 141) abaixo de 50 Dólares. Mas realmente não gostei do Xm490 - desmonta muito fácil, passa um ar de frágil e mal vedado que não ocorre no Mt009, inclusive tem anel de vedação no freehub muito "maior" -, por isso comprei (No mercado livre) o Arc mt009 por 450 e aproveitei só as blocagens koozer.

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$110,02 Ganhe 50% de desconto | Mountain Bike Hubs para Koozer, Bicycle Hubs, 4 Rolamentos, MTB Freio a Disco, Traseiro, Frente, 100mm, 135mm, 142mm, 28 Buracos, 32 Buracos, 36 Buracos, XM490, 32 H
https://a.aliexpress.com/_mPEORTW

Menos de 280 com imposto o XM490 MS nesse link.

Editado por Dragum - 09 Dez 2023 as 10:27
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 10:34
Mais esse é o 135mm , com ponta thru axle vira 142mm , é a mesma teoria que eu to falando com o kamikaze.

148 com ponta thru axle se colocar a ponta qr na teoria vira um 141mm.

Mais não tem como pegar o 135 e transformar em 141 sem falar que seria o caso que falaram aí em cima , mesmo que tivesse um kit que fizesse essa transformação seria específico difícil de achar e o cubo ainda continuaria com a flnge do 135mm.

Até achei o mt009 boost no ml por cerca de 460 reais , que seria mais barato que comprar na china , mais ainda teria que comprar as pontas qr (se a teoria funcionar) , eu acho muito caro pra um cubo genérico.

Nesse caso prefiro até pegar aquele simplão shimano mesmo.

Editado por misera - 09 Dez 2023 as 10:49
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 10:43
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Mais esse é o 135mm , com ponta thru axle vira 142mm , é a mesma teoria que eu to falando com o kamikaze.

148 com ponta thru axle se colocar a ponta qr na teoria vira um 141mm.

Mais não tem como pegar o 135 e transformar em 141 sem falar que seria o caso que falaram aí em cima , mesmo que tivesse um kit que fizesse essa transformação seria específico difícil de achar e o cubo ainda continuaria com a flnge do 135mm.

Erro meu, eu sempre troco 141 e 142... Sei que o Boost é 6mm mais largo, mesmo assim eu erro.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 11:22
Sim, realmente aqui no Brasil tem o MESMO preço de um MT400/MT500, ai fica a escolha: peso ou robustez (o arc é suficiênte pra mim, aparentemente).

Valia muito a pena quando trazia um Mt009 por 265 reais, agora é uma coisa mais complexa.

AH....

Hg esse cubo tem aquele problema dos freehub hg em alumínio como qualquer outro, não acho que vale, só MS ou XD

Verdade seja dita, a shimano conseguiu, se você não for obcecado por peso, o melhor c/b MS e boost, hoje é esse aqui:

Editado por Dragum - 09 Dez 2023 as 11:41
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 12:31
Com certeza , se tratando de cxb pra quem usa esse padrão é o melhor.

Mais eu uso hg ainda então é o outro hehe.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 14:11
Originalmente Postado por Dragum Dragum Escreveu:

Ainda acha o XM490 (135 141) abaixo de 50 Dólares. Mas realmente não gostei do Xm490 - desmonta muito fácil, passa um ar de frágil e mal vedado que não ocorre no Mt009, inclusive tem anel de vedação no freehub muito "maior" -, por isso comprei (No mercado livre) o Arc mt009 por 450 e aproveitei só as blocagens koozer.

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$110,02 Ganhe 50% de desconto | Mountain Bike Hubs para Koozer, Bicycle Hubs, 4 Rolamentos, MTB Freio a Disco, Traseiro, Frente, 100mm, 135mm, 142mm, 28 Buracos, 32 Buracos, 36 Buracos, XM490, 32 H

No caso do MT009, ele só quebra o eixo. Nada de mais.
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 14:38

Originalmente Postado por Dragum Dragum Escreveu:

No caso do MT009, ele só quebra o eixo. Nada de mais.
se Eu fizesse XC olímpico daqueles com saltos de 3 metros de altura, não teria trocado meu mt500 no mt009. O koozer também é eixo de alumínio na versão 135/142 pois o eixo é menor, sofre menos alavanca, apenas o boost 141/148 que usa eixo de cromoly, no caso o xm490 pro.

Como uso um mt009 135 numa híbrida light weight, casou como uma luva o mt009 que tem um barulho muito gostoso, tem peso de cubo de carbono e até o momento não deu manutenção, além de ser rolamentos, praticamente eterno

Editado por Dragum - 09 Dez 2023 as 14:43
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 15:38
Não é preciso fazer saltos para ele quebrar. Um amigo teve o eixo do cubo dele quebrado fazendo uso leve. Precisou mandar fazer um novo num torneiro. Se pesquisar, encontrar outros relatos.

Isso é tão característica desse cubo (e do Koozer também) que você encontra essa peça com facilidade à venda no mercado livre. Todas peças não originais, feitas com material mais resistente.

Editado por hug0.dts - 09 Dez 2023 as 15:40
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 16:25
Pelo número de cubos ARC e Koozer que foram vendidos nos últimos dois anos, se fosse algo crônico, teria realmente muitos relatos de quebras no youtube, todo mundo adora reclamar... A na verdade... Sobre o MT009 EM ESPECÍFICO, não achei nenhum.

Sobre o link do youtube com a pesquisa "eixo arc quebrado"

1ª video: Alisson bike vida falando sobre um cubo VZAM que quebrou o eixo.

2º vídeo: Tiozão da bike falando eixo reforçado para o Mt007 e XM490... 600 views...

3º vídeo: Silvio mecanico falando BEM PRA CARAMBA do CUBO... 19k de visualizações...

Ou seja, não entendi a parte do... " Se pesquisar, encontrar outros relatos."

Pois eu pesquisei e não encontrei.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 17:03
Tá bom, cara. Seja feliz aí com o seu cubo. Só estou avisando que não é essa maravilha toda que você acha.

Aliás, esse meu amigo também teve problema com um dos macaquinhos. Quebrou e nem faz muito tempo que ele montou a roda. Também tive problema do tipo com o Arc que uso (MT018) com pouco mais de 3 mil km rodados. Enquanto isso, o TX505 da outra bike, que só fiz manutenção uma vez, continua firme e forte após 10 mil km

Editado por hug0.dts - 09 Dez 2023 as 17:09
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 17:07

Tá bom, cara. Seja feliz aí com o seu cubo. Só estou avisando que não é essa maravilha toda que você acha.
sei das limitações e acho-as condizentes com meu uso. O mt018 custa 152,61. O 009 custa 276,89

Editado por Dragum - 09 Dez 2023 as 17:39
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 17:45
E?

Agora se é caro quer dizer que é bom, é isso? Tá foda.

De novo, pois acho que você tem problema com interpretação. O cubo do meu amigo é um MT009. Esse cubo quebrou o eixo e um dos macaquinhos em uso leve, apenas em estradão. Nos comentários de vídeos no Youtube, há vários relatos de problemas similares. Algo que também acontece com os cubos Koozer XM490 e com os Novatec 792. O que eles têm em comum? Eixo em alumínio.

A propósito, um outro amigo tem um Koozer desse na bike e já chegou com o rolamento ferrado, com folga. Teve que trocar com pouquíssimo tempo de uso.

E não, não quero lhe convencer a trocar de cubo. A informação tá aí para que outras pessoas tenham atenção no momento da compra e não se baseiem apesar em elogios superficiais jogados por aí.
Voltar para o topo
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rod_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2023 as 19:05
Eu acredito que os cubos Shimano MT500 dão conta do recado e não são caros. Se não tem DT Swiss ou Industry Nine por exemplo, eu iria no Shimano. 
Cannondale F-Si Carbon 5 (2021)
Specialized Stumpjumper 26"
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Dez 2023 as 08:55
Shimano é shimano e o preço ta muito bom ultimamente. MAS eu tenho uma caloi City Tour com menos de 10kg, um pouquinho de ousadia e alegria não vai mal... O MT500 ta guardado aqui... Se por acaso der ruim, eu volto pra shimano.

A redução de peso foi de 200g com UMA peça (40% do peso da peça) ao custo de 450 reais no ML. 2 reais a grama... Importado sem imposto era quase 1 real por grama.

Lembrando, minha bike nunca pegou estradão, só uso urbano, mas eu projetei ela pra aguentar estrada de chão sim, com os meus 69Kg em cima. Acredito que o ARC aguente, mas se algum dia deixar na mão, vou pro MT500 novamente.

Editado por Dragum - 10 Dez 2023 as 08:56
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Dez 2023 as 07:08

De novo, pois acho que você tem problema com interpretação. O cubo do meu amigo é um MT009. Esse cubo quebrou o eixo e um dos macaquinhos em uso leve, apenas em estradão. Nos comentários de vídeos no Youtube, há vários relatos de problemas similares. Algo que também acontece com os cubos Koozer XM490 e com os Novatec 792. O que eles têm em comum? Eixo em alumínio.

Eu quebrei não 1, mas 3 eixos! eles não aguentam a combinação de ciclista pesado e muito torque na pedalada! Além dos eixos, moeu tb o freehub (ficou todo mastigado, dificultando a entrada e saida do cassete em manutenções). Solução? peças em aço (existem no Aliexpress), inclusive tenho um freehub e 2 eixos em aço em casa, guardados para futuras intervenções. 

É o calcanhar de aquiles do Novatec 792, sacrificaram a durabilidade em prol do baixo peso.
Gabriel Pires
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Dez 2023 as 09:53
Ontem, um pouco depois da nossa conversa aqui, um YouTuber - que deve acompanhar o fórum - lançou esse vídeo aqui:

https://youtu.be/3d3eA3Y54xQ?si=VCBLe6xISH1ox-Sz

Até o momento não vi nenhum vídeo mostrando um MT009 com eixo quebrado, nem reclamação eu acho… Já os koozer, tá cheio no YouTube de gente reclamando
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Dez 2023 as 14:57

Eu quebrei não 1, mas 3 eixos! eles não aguentam a combinação de ciclista pesado e muito torque na pedalada! Além dos eixos, moeu tb o freehub (ficou todo mastigado, dificultando a entrada e saida do cassete em manutenções). Solução? peças em aço (existem no Aliexpress), inclusive tenho um freehub e 2 eixos em aço em casa, guardados para futuras intervenções. 

É o calcanhar de aquiles do Novatec 792, sacrificaram a durabilidade em prol do baixo peso.

Pois é. O pior é que o peso no centro da roda faz pouquíssima diferença. E mesmo quando faz (aros/pneus), esse ganho só será sentido em acelerações. Depois que sai da inércia e a movimentação da roda passa a ser constante, fica tudo igual.
Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down

SC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Dez 2023 as 20:47
Se ainda considerar que os eixos não fazem parte da massa girante da roda, já que eles ficam parados, é uma baita de uma economia de peso bem burrinha... só faz sentido para bikes de competição, que normalmente possuem rodas reserva

Editado por raulino - 12 Dez 2023 as 20:47
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar para o topo

Responder Responder Página  <12
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X