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Cubo "Aero": idéia de gerico?!

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30455 Ver Drop Down
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    Enviado: 11 Jul 2014 as 09:50
Pessoal, venho por este submeter uma idéia que estou "fermentando"...

eu gostaria de ter rodas mais aerodinâmicas, mas não quero ter que comprar uma roda inteira nova a custos exorbitantes.

assim, imaginei que um boa maneira de se fazer isso sem gastar os tubos, tendo a roda montada do modo tradicional, ou seja, um aro normalzinho /o que eu tenho, raios convencionais e cubo, a opção viável é a de reduzir a largura do cubo (especialmente o dianteiro).

com isso, a posição dos raios ficará num âmgulo menor, o que reduziria a área frontal da roda, tornando-a mais aerodinâmica.

Mas, onde obter-se um cubo "Aero"???? ...a solução passaria por um componente equivalente e que já exista, com largura menor de fábrica, com alguma adaptações caseira, tipo espaçadores e tal.

então, pesquisando encontrei cubos para rodas de bikes dobráveis, como estes aqui:

http://www.bitexhubs.com/htm/products_detail.php?t=507f0a6d3f165&p=4d9aad37ae3a0

...e que poderiam servir a este propósito.

Assim, que acham da idéia? Aceito contribuições que agreguem valor

Abs



Editado por Calliari_ciclista - 11 Jul 2014 as 09:51
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nanito Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de nanito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2014 as 10:10
Cara, de repente tu vais ter que usar uma raiação mais resistente (mais pesada também), e alterar a forma que os raios serão presos, porque a força lateral na roda é muito grande. Diminuindo o ângulo dos raios, tem mais chance de entortar a roda, mais ou menos como "fechar um guarda-chuva", entende?

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30455 Ver Drop Down
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sim, está correto, já tinha pensado nisso, mas o fato de a roda dianteira receber menos carga também entra na conta.

abs


Originalmente Postado por nanito nanito Escreveu:

Cara, de repente tu vais ter que usar uma raiação mais resistente (mais pesada também), e alterar a forma que os raios serão presos, porque a força lateral na roda é muito grande. Diminuindo o ângulo dos raios, tem mais chance de entortar a roda, mais ou menos como "fechar um guarda-chuva", entende?

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nanito Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de nanito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2014 as 10:23
Muito pelo contrário. A carga lateral acredito ser muito maior na dianteira, principalmente nos sprints.

No último final de semana, quebrei o sensor do velocímetro porque acabou pegando num raio durante um sprint numa subida.

A idéia é interessante, mas tem esse porém de ter que usar um material menos suscetível às torções.

Aquelas rodas de carbono que o pessoal usa no triathlon tem os cubos mais estreitos que o normal?

Editado por nanito - 11 Jul 2014 as 10:24
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Voodoo Ver Drop Down
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Na minha opinião o resultado de um hipotético ganho na aerodinâmica será anulado por uma perda sensível na rigidez lateral da roda. Esses cubos de dobráveis são estreitos pois são destinados a aros 20 ou até menores, num aro 700c será inevitável um trabalho lateral excessivo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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lafon Ver Drop Down
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O arrasto das caramanholas é muito maior que do cubo. Aliás, o arrasto do capacete com aberturas é bem maior que da roda dianteira. Basta ver os modelos fechados no TDF ! Pneus 700x21 e aros com perfil 50mm podem te dar um resultado melhor que o atual. Mas se você está com muito fogo no fiofó, recomendo um cubo aero tipo Ultegra 
 
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Hahahahaha!! Não, não... a voglia é mais conceitual do que factual mesmo.

Mas não está considerado apenas o cubo, e sim o ganho do conjunto cubo + raios.

abs

Originalmente Postado por lafon lafon Escreveu:

O arrasto das caramanholas é muito maior que do cubo. Aliás, o arrasto do capacete com aberturas é bem maior que da roda dianteira. Basta ver os modelos fechados no TDF ! Pneus 700x21 e aros com perfil 50mm podem te dar um resultado melhor que o atual. Mas se você está com muito fogo no fiofó, recomendo um cubo aero tipo Ultegra 
 
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