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Cronometrando descida/subida HT XC/AM

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Fabio Ver Drop Down


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    Postado: 01 Ago 2014 as 20:16

Uma curiosidade minha:

 

Todo mundo diz que AM é a união entre uma bike de XC e de DH, ou seja, boa para tudo, mas nas provas os trechos cronometrados são quase sempre em descida e nas subidas, muitas vezes o pessoal empurra, talvez por não ser cronometrado e assim dar uma descansada.

Por outro lado vejo muita gente dizendo que full ainda não domina no XC porque as pistas não são tão exigentes assim.

Logo uma pista de enduro seria uma pista altamente técnica, ou seja, aquelas que fariam o pessoal do XC usarem full.

Minha dúvida:

Se pegar uma bike HT de XC e cronometrar em todos os trechos de uma prova de enduro, seja na descida e na subida e depois fazer o mesmo com uma bike de AM também cronometrando na descida e nas subidas. Óbvio que a AM vai dominar nas descidas e nas subidas acredito que a XC vença, a não ser que existam subidas tão técnicas que impeça o avanço da HT XC nelas. No final qual teria sido mais rápida?

 

Lembrando que tenho uma HT e uma Camber que não é AM, mas das minhas é a mais próxima que chega. E eu nunca fiz esse teste.

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RobsonSMO Ver Drop Down
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tem que ver a pista...

normalmente as subidas são mais limpas, e se forem, dá ht de certeza, mas tem que ser longas pra compensar e tirar a vantagem que a AM colocar nas descidas...

Editado por RobsonSMO - 01 Ago 2014 as 23:44
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Bol Gola Ver Drop Down
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Xará, você só esqueceu que XC não é recomendado para All mountain pelos fabricantes. Daí você pega uma XC levinha, voa sobre os obstáculos e faz um temporal. Fica empolgado, repete o trajeto e o quadro quebra e penetra seu estômago e você morre. E aí? De que adiantou o risco? Se o trecho é para AM, é porque é para AM e fim de papo.
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RobsonSMO Ver Drop Down
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se o "trecho" é de AM, logo vc não vai conseguir "voar" sobre os obstáculos!

e mesmo assim, nunca subestime uma bike! veja o que os caras do mundial da uci fazem com bikes HT e nada penetra em seus estômagos...
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MTBRS Ver Drop Down
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Olha essa pista de XCO no Canadá, muito técnica e os caras não reduzem para passar por nada e nem por isso a bike quebra. Acho que toda bike de XC deveria aguentar (e aguenta) um all mountain, desde que não seja tão agressivo quanto um downhill.

E sobre as HTs, acredito que desde que não seja nada extremo a vantagem é delas, vide as provas de XCO do mundial que exigem muita técnica e a maior parte dos pilotos preferem uma HT. Claro que uma hardtail vai exigir mais técnica por parte do piloto, aí depende de você também, se você tem mais técnica a HT será mais rápida e se não tiver tanta a full sera mais rápida.

Editado por MTBRS - 02 Ago 2014 as 00:43
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gustavomurad Ver Drop Down
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Fabio, 

Na bike de XC indo para uma prova de Enduro, deveria para ter resistência mecânica nas descidas, para isso sacrificaria o peso como pro exemplo:

1 - Pneus com carcaça mais pesada, podendo dependendo do modelo a chagar 1.2kg por pneu e usar uma largura 2.3 ou 2.4, e uma banda de rolagem que talvez desfavoreça a rolagem.

2 - Rodas com aros mais largos e mais resistentes resultando em um conjunto um pouco mais pesado.

3 - Usar um dropper seat post que pesa em média 650g.

4- Rotores maiores 180mm e talvez freios com 4 pistões.

Considerar que usem a mesmo tamanho de roda... Talvez essa bike de XC vá para 11kg, e uma bike de Enduro teria seus 13kg.

Mesmo na subida uma XC com essa configuração conseguiria tirar tanta diferença? E na descida conseguiria desempenho próximo a uma bike com 150 ~ 160mm?


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Fabio Ver Drop Down


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Então Gustavo, minha curiosidade seria usando a bike de XC HT como ela é sem modificações. Dessa forma ela seria mesmo mais rápida em subidas, desde que pedaláveis para uma HT XC.

Mas como ela não teria resistência e/ou equipamento para certas coisas, talvez em algumas descidas altamente técnicas tenha que descer empurrando. 

 
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gustavomurad Ver Drop Down
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Normalmente pelo que vejo por ai nas etapas de enduro, os deslocamentos normalmente são estradões, salvo em alguns lugares que rola o teleférico.

Tinha uma discussão se o Enduro seria ou não mais competitivo sem o suttle services das grandes equipes.

Ai a gente volta ao assunto, sem o shuttle service e fosse cronometrado o cara de XC chegaria muito rápido ao topo, e começaria a descer, mas o problema seria ele manter 50km/h em uma bike de XC em um terreno técnico ao extremo.

No Chile a média do Clements era de 60km/h, o cara de XC teria que forçar muito na subida, mas não ficaria muito a frente, por exemplo, o Graves se não me engano é o 2o do XC na Austrália;

Ta cansado d subida talvez o rítimo da descida seja menor.

Difícil mesmo dizer...
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alexhendrix Ver Drop Down
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Bom, vamos ilustrar então o desempenho de uma Bike de Enduro num trecho técnico. Fico imaginando um cara de HT (27.5", 29er, etc) seguindo o Brian Lopes morro abaixo.

<a href="http://youtu.be/so4foTVJOnY" rel="nofollow">http://youtu.be/so4foTVJOnY</a>

E olha que ele deve tá pegando leve pois está sem proteção alguma, e com capacete aberto.


Editado por alexhendrix - 03 Ago 2014 as 21:29
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente postado por alexhendrix alexhendrix escreveu:

Bom, vamos ilustrar então o desempenho de uma Bike de Enduro num trecho técnico. Fico imaginando um cara de HT (27.5", 29er, etc) seguindo o Brian Lopes morro abaixo.

<a href="http://youtu.be/so4foTVJOnY" rel="nofollow">http://youtu.be/so4foTVJOnY</a>

E olha que ele deve tá pegando leve pois está sem proteção alguma, e com capacete aberto.


Sinistro, lenda viva!

Jared Graves

JC




Acho que não daria para o cara de XC...
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RobsonSMO Ver Drop Down
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ta, agora coloca o vídeo deles subindo...


aí que está o ponto... o quanto cada um vai perder onde é menos eficiente.
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gustavomurad Ver Drop Down
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Jared Graves ganhou a ptimeira etapa do campeonato de XC Australiano, deve subir bem.

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RobsonSMO Ver Drop Down
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mas a bike não deve subir tão bem assim...
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TheLittle Ver Drop Down
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senhores, eu penso o seguinte:

O organizador de uma prova de enduro deve selecionar uma pista que impossibilite o bom desempenho com uma bike de XC HT, e que também impossibilite um bom desempenho com uma bike de DH. 

Sobre subir com bike de enduro, sim, é um pouco mais difícil, mas tem que lembrar que os prós além de ter um condicionamento físico absurdo, eles usam o top do top, ou seja, bikes de +- 12kg com sistemas de trava no shock e algumas até mudança de geometria no guidão (cannondale e canyon por exemplo).
A porcentagem de subidas nas pistas de enduro costumam ser 25%, aí vai da equipe e piloto escolher a bike apropriada (por exemplo entre xc race, trail, e all mountain) caso achar que o peso menor faz diferença na parte de subida das pistas. Pelo que temos visto no campeonato mundial, 99% das bikes são "enduro" mesmo, difícil variar disso.

Então, pra mim, deve-se adequar a pista e o regulamento da prova à modalidade pra "forçar" a utilização das bikes próprias pra Enduro.


ps.: o Avancini correu a 1 etapa do Brasil Enduro Series com uma Caloi Elite Carbon, e deve ter feito um bom tempo, mas como ele era convidado, o tempo dele não foi divulgado. O Bernardo Cruz correu com uma GT Force, e acho que se ele tivesse vantagem em usar uma bike XC ele teria usado, tanto é que ele usou bike de Enduro pra correr o DH panamericano aqui no Brasil. Marcelo Gutierrez usou bike de XC no pan...



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Fabio Ver Drop Down


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Mas se na prova em questão as subidas não forem cronometradas e/ou poder usar outro meio de locomoção, então não tem motivo para adequarem as bikes ao percentual de subidas. A não ser que existe algum aclive nos trechos cronometrados. 
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alexhendrix Ver Drop Down
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Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

ta, agora coloca o vídeo deles subindo...


aí que está o ponto... o quanto cada um vai perder onde é menos eficiente.

Você conheçe alguém que sobe melhor que o Nino Schurter (um dos melhores atletas de XCO do mundo) . Pois bem, ele participou da última etapa (Finale Ligure - Itália) do EWS do ano passado. Sabe que posição ele ficou???? Em 178° no geral (Link Abaixo)

Sobre a questão dos caras subirem bem com bikes de Enduro, vou deixar abaixo um vídeo do Fabien Barel subindo com uma Mondraker aro 26 de coroa única (aos 25:00 do vídeo). 


Agora, se quiser observar o nível de descida de um atleta de Enduro, veja o minuto 0:50 do vídeo acima. Na boa, eu nunca vi alguém descer assim com uma bike de XCO HT. O cara tá andando numa trilha de cascalho solto sinitra cheio de valas e abismos pra tudo que é lado, a mais de 50km/h voando sobre tudo. Realmente é impossível alguém do XCO acompanhar um cara desse!!! 


Editado por alexhendrix - 04 Ago 2014 as 15:21
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Fabio Ver Drop Down


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Esse vídeo é velho, mas é sensacional vendo ele descer. Não canso de ver.

Mas as subidas dele no vídeo são ínfimas perante o que seria necessário subir numa prova de enduro antes de desabar.

E a prova do Nino de enduro não tinha os trechos de subida cronometrados. Então de nada serviu o cara ser bom de subida nesse caso. Sem falar que acho o Nino mais técnico e de subida ainda acho o Absalon melhor.
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alexhendrix Ver Drop Down
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Eu acho o seguinte: Se vc colocar o Jerome Clemetz com sua bike de Enduro e o Absalon com sua XCO HT numa pista de XCO, vai dar o Absalon com folga. 

Agora se for numa etapa cronometrada de Enduro, onde se tem como regra 70% de descida e 30% de retas e subidas num terreno técnico de montanha, o Absalon come poeira bonito com sua HT 29.

Isso acontece pois a maioria absoluta dos regulamentos de Enduro, prevê um tempo máximo, NÃO CRONOMETRADO, para os deslocamentos entre as especiais (BES, EWS). São nesses deslocamentos que acontecem as subidas duras. Se fossem cronometrados os deslocamentos morro acima, qualquer atleta de XCO de 60kg e pneus semi-slicks iriam levar vantagem absurda no tempo final, e não seria justo com o formato Hard da prova que tem como síntese a técnica de descida e resistência dos atletas morro abaixo.

Por conta desses 70% de descidas cronometradas, é que as bikes escolhidas são bikes robustas com vocação para descidas. Esse lançe de cronometrar subida é mais pro lado do XCO. Não sei nem se existe tal tipo de prova com subida individual cronometrada. Só sei que eu não curto tal disputa.
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RobsonSMO Ver Drop Down
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claro, dentro das regras que vc colocou aí, sem dúvidas que daria AL na cabeça!

mas o post inicial do fabio era mais do tipo... "circuitão" cronometrado de ponta a ponta, sem privilegiar a descida e nem a subida...
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

claro, dentro das regras que vc colocou aí, sem dúvidas que daria AL na cabeça!

mas o post inicial do fabio era mais do tipo... "circuitão" cronometrado de ponta a ponta, sem privilegiar a descida e nem a subida...

Exatamente isso. 

Se fosse TUDO cronometrado, quem levaria? A XC que perderia FEIO da descida ou a AM que perderia na subida?

Lembrando que se a AM talvez desça com o dobro da velocidade, mas a XC somente suba com 20% a mais de velocidade, mas como as subidas são muito mais lentas em medida de tempo, talvez o tempo geral seja uma surpresa nessa comparação.



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alexhendrix Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

claro, dentro das regras que vc colocou aí, sem dúvidas que daria AL na cabeça!

mas o post inicial do fabio era mais do tipo... "circuitão" cronometrado de ponta a ponta, sem privilegiar a descida e nem a subida...

Exatamente isso. 

Se fosse TUDO cronometrado, quem levaria? A XC que perderia FEIO da descida ou a AM que perderia na subida?

Lembrando que se a AM talvez desça com o dobro da velocidade, mas a XC somente suba com 20% a mais de velocidade, mas como as subidas são muito mais lentas em medida de tempo, talvez o tempo geral seja uma surpresa nessa comparação.




Um terreno para ter 50%50% seria basicamente um circuito de XCO. É obvio que se leva muito mais tempo para se subir do que para descer, ou seja, a margem para se abrir tempo no trecho de subida é muito maior do que nos trechos de descida. Isso fica claro em provas de Speed como o tour onde escaladores natos sempre levam no geral.


Editado por alexhendrix - 04 Ago 2014 as 18:20
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Fabio Ver Drop Down


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Alguém tem o vídeo ou mesmo fotos do Avancini nessa etapa? Procurei e não achei.
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Fabio Ver Drop Down


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"Os resultados oficiais já estão disponíveis no site oficial do Brasil Enduro Series. Na elite, o atual campeão
brasileiro de DH Bernardo Cruz foi o campeão, mesmo sofrendo uma penalização de 1min em seu tempo total. Uma
curiosidade foi a participação especial do atleta do XC Henrique Avancini que, mesmo andando em sua bike hardtail e com o canote alto conseguiu fazer tempos muito parecidos com os do Bernardo, mostrando que os atletas do XC também possuem muita técnica e que no Enduro também é preciso força no pedal!"
 
 
 
 
 
Se tivesse subida então. Smile
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alexhendrix Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


Alguém tem o vídeo ou mesmo fotos do Avancini nessa etapa? Procurei e não achei.


Avancine na primeira etapa do BES.



Editado por alexhendrix - 05 Ago 2014 as 10:36
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Acho que isso seria a mesma coisa que perguntar quem é melhor o Batman ou o Superman LOL

Cada tipo de bike tem suas qualidades e seus defeitos. Como esse tipo de prova não existe (pelo menos não conheço), fica meio difícil de mensurar que tipo de bike se sairia melhor.

Mas na minha opinião, pensando-se nessa prova fictícia, em que todo o circuito seja cronometrado e que haja o mesmo número de subidas e de descidas técnicas, concordo com alguns colegas que a bike de XCO levaria a melhor, apesar de ser mais lenta nas descidas...

Ps: chorei de rir com essa última foto fo Avancini hahahaha
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Fabio Ver Drop Down


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Com certeza não soltou no clip a tempo. Se estivesse de flat teria pulado antes.
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RobsonSMO Ver Drop Down
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essa foto do avancini esfregando a cara na parede é show de bola!


parece tombo de cabação...
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Com certeza não soltou no clip a tempo. Se estivesse de flat teria pulado antes.

tava foda esse dia, difícil quem não caiu.. eu mesmo caí 2 tombos.
a pista não é tão difícil,  o problema é que nas valas com lama a tendência da roda escorregar pra dentro delas é muito forte.
por sorte tava com pedal flat, vi nego que desceu sem conseguir clipar de tanto barro que tinha.
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Fabio Ver Drop Down


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Eu vi várias fotos desse trecho. A maioria dá a impressão que estavam com a bike super alinhada, pois qualquer inclinação que desse e ia acontecer o que você falou da roda ir para dentro da vala.
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TheLittle Ver Drop Down
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Eu sei que no BES 1 etapa, o Avancini passou por mim tão rápido (no asfalto) que achei que era uma moto vindo.

Nessa prova, por exemplo, se fosse cronometrar o percurso todo com dois atletas com o mesmo condicionamento, provavelmente a bike de XC teria bastante vantagem, pois se passa muito mais tempo nos deslocamentos do que descendo.

O primeiro deslocamento foram 23km, sendo 5km de subida. A primera e segunda "volta" foram +- 3km de descida + 3 km de subida cada, e o deslocamento na volta foram mais 23km.

Acho que em qualquer corrida de enduro, uma bike de XC levaria grandes vantagens no deslocamento, que são as partes em que mais se "gasta" tempo. Mas não faz sentido cronometrar os deslocamentos, senão seria XCM.
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kako Ver Drop Down
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  Olha tem que se considerar que em uma pista de enduro não ultrapassa 25% de subidas em média , portanto teria que subir 3X mais rápido que diferença na descida da bike de enduro , bem , acho muito dificil!
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rodrigotesch Ver Drop Down
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E no meu ponto de vista, o Enduro (por mais que seja competitivo) tem muito a ver com "Diversão" - como nos pedais que fazemos, pedalando até as trilhas, passando nelas igual loucos e voltando pra casa...
Por esse ponto de vista, de longe uma bike de Enduro é mais divertida que uma de XC.
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TheLittle Ver Drop Down
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http://www.praquempedala.com.br/blog/a-grande-diferenca-que-as-full-suspensions-fizeram-na-copa-do-mundo-de-mtb-2014/


pros adeptos do rabo duro, durmam com esse barulho kkkkkkkk
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Vitor Lopes Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 13:26
Até comentei nesse tópico do PQP, gosto desse blog, mas o dono é fanboy. Sempre tem matérias tendenciosas.

Quem acompanha o Nino sabe que o cara é foda com qualquer bike, principalmente de rígida...

Na boa, full pra mim é 5" polegadas pra cima, o resto é brincadeira...
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 14:08
Originalmente postado por Vitor Lopes Vitor Lopes escreveu:

Até comentei nesse tópico do PQP, gosto desse blog, mas o dono é fanboy. Sempre tem matérias tendenciosas.

Quem acompanha o Nino sabe que o cara é foda com qualquer bike, principalmente de rígida...

Na boa, full pra mim é 5" polegadas pra cima, o resto é brincadeira...

cara eu sinto uma diferença muito grande em descer de HT e descer de XC full com 100mm.
também achei que era bobagem ter  full de pouco curso, até ter uma. depois disso formei a opinião de que não faz muito sentido bike HT pra grande maioria das pessoas, a não ser por motivos de grana mesmo. Só no caso do XC competitivo que acredito que faz diferença por conta do peso, principalmente nas pistas mais "light".
se você tiver uma boa full de xc, com as travas e geometria adequadas ela tem um desempenho tão bom, e algumas vezes até melhor que uma HT, como é o caso das subidas com pedras, raízes, etc, onde a full tem mais tração por "desenhar" melhor o terreno.
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Vitor Lopes Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 17:34
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Vitor Lopes Vitor Lopes escreveu:

Até comentei nesse tópico do PQP, gosto desse blog, mas o dono é fanboy. Sempre tem matérias tendenciosas.

Quem acompanha o Nino sabe que o cara é foda com qualquer bike, principalmente de rígida...

Na boa, full pra mim é 5" polegadas pra cima, o resto é brincadeira...

cara eu sinto uma diferença muito grande em descer de HT e descer de XC full com 100mm.
também achei que era bobagem ter  full de pouco curso, até ter uma. depois disso formei a opinião de que não faz muito sentido bike HT pra grande maioria das pessoas, a não ser por motivos de grana mesmo. Só no caso do XC competitivo que acredito que faz diferença por conta do peso, principalmente nas pistas mais "light".
se você tiver uma boa full de xc, com as travas e geometria adequadas ela tem um desempenho tão bom, e algumas vezes até melhor que uma HT, como é o caso das subidas com pedras, raízes, etc, onde a full tem mais tração por "desenhar" melhor o terreno.

Você tem a visão bem parecida com a minha.

Eu realmente só teria uma full estilo Spark, Epic se eu realmente fizesse maratonas de XC ou competições, nesse caso como faço DH, Freeride e ALLMTN, prefiro andar com algo de 7" polegas porque em uma descida mais técnica fazem a diferença.

No mais continuo andando de HT no Xc, a minha ainda é uma Giant XTC 26, estou montando uma 29 agora para aproveitar esse novo mundo....Que realmente a diferença no XC é grande da 26 pra 29.

Aproveitando o gancho do tamanho das rodas, e pessoal se matando pra comprar bicicletas com roda 27,5  no ALLMTN e agora DH....qual é o real ganho, alguns segundos ? Pra mim que sou amador e o famoso atleta de FDS vou continuar andando de rodas 26 e só vou trocar no dia que realmente houver uma oportunidade, no resto continuo de 26. 
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2014 as 10:38
Não queria prolongar muito o assunto HT x FS, mesmo por que o tópico não é exatamente sobre isso. Mas além da diferença de performance,  pra nós pessoas normais que não competem (ou pelo menos não tem a pretensão de andar na elite) uma XC Full traz uma coisa importante: conforto. O desgaste do corpo numa mesma situação (ex uma trilha de 50km) numa HT é bem maior que numa FS. Num pedal muito longo isso faz muita diferença, na FS vc termina muito mais "inteiro" que na HT.


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nanito Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 15:37
Galera, acabei de encomendar um quadro full.

Assim que possível, vou postando minhas impressões.

Estava com receio de comprar, por causa dos 1,5kg a mais que a bike vai ganhar, mas pesei também os prós e contras e acabei optando pela compra do quadro full.

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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 22:19
Originalmente postado por Vitor Lopes Vitor Lopes escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Vitor Lopes Vitor Lopes escreveu:

Até comentei nesse tópico do PQP, gosto desse blog, mas o dono é fanboy. Sempre tem matérias tendenciosas.

Quem acompanha o Nino sabe que o cara é foda com qualquer bike, principalmente de rígida...

Na boa, full pra mim é 5" polegadas pra cima, o resto é brincadeira...

cara eu sinto uma diferença muito grande em descer de HT e descer de XC full com 100mm.
também achei que era bobagem ter  full de pouco curso, até ter uma. depois disso formei a opinião de que não faz muito sentido bike HT pra grande maioria das pessoas, a não ser por motivos de grana mesmo. Só no caso do XC competitivo que acredito que faz diferença por conta do peso, principalmente nas pistas mais "light".
se você tiver uma boa full de xc, com as travas e geometria adequadas ela tem um desempenho tão bom, e algumas vezes até melhor que uma HT, como é o caso das subidas com pedras, raízes, etc, onde a full tem mais tração por "desenhar" melhor o terreno.

Você tem a visão bem parecida com a minha.

Eu realmente só teria uma full estilo Spark, Epic se eu realmente fizesse maratonas de XC ou competições, nesse caso como faço DH, Freeride e ALLMTN, prefiro andar com algo de 7" polegas porque em uma descida mais técnica fazem a diferença.

No mais continuo andando de HT no Xc, a minha ainda é uma Giant XTC 26, estou montando uma 29 agora para aproveitar esse novo mundo....Que realmente a diferença no XC é grande da 26 pra 29.

Aproveitando o gancho do tamanho das rodas, e pessoal se matando pra comprar bicicletas com roda 27,5  no ALLMTN e agora DH....qual é o real ganho, alguns segundos ? Pra mim que sou amador e o famoso atleta de FDS vou continuar andando de rodas 26 e só vou trocar no dia que realmente houver uma oportunidade, no resto continuo de 26. 

 
o ganho do 27,5 no DH e Enduro são alguns poucos segundos que se pode ganhar pela roda maior passar melhor por cima dos obstáculos, disspando menos energia para as suspensões e o restante da bike. Ou seja, por ser maior ela "cai" menos dentro dos buracos diminuindo as perdas pelo terreno.
Mas já vi alguns relatos dizendo que as 26 ainda são mais manobráveis que as 27,5 e  consequentemente mais divertidas nas trilhas,.
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lemarco Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2014 as 09:01
Originalmente postado por nanito nanito escreveu:

Galera, acabei de encomendar um quadro full.

Assim que possível, vou postando minhas impressões.

Estava com receio de comprar, por causa dos 1,5kg a mais que a bike vai ganhar, mas pesei também os prós e contras e acabei optando pela compra do quadro full.


Qual quadro vc comprou?
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