Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cortar guidao
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cortar guidao

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
wep Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2009
rio de janeiro
Offline
Mensagens:559
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cortar guidao
    Postado: 27 Mai 2009 as 01:44
Galera e aconselhavel cortar o guidao?
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2009 as 02:33
depende do guidão...   alguns de carbonos não podem ser cortados..  os de aluminio são tranquilo
Voltar ao Topo
Murilo mtb Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 13 Mai 2007
-
Offline
Mensagens:1702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Murilo mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2009 as 02:41
Depende qual guidão, como vai cortar, e porque cortar.
Voltar ao Topo
coelhomd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2007
RS
Offline
Mensagens:1919
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coelhomd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2009 as 03:02
Dá pra cortar tranquilamente. Só tem um detalhe, se cortar demais não tem volta!!!
 
Se for de carbono não esqueça de enrolar uma fita adesiva tipo fita isolante para não desfiar.
Eu uso sempre o guia de corte da park tool pra não ficar obliquo.
Peças que preciso comprar:

http://www.pedal.com.br/forum/compro-suspensao-canote-272-mesa-318-rodas_topic44667.html



Limpar a bike

http://www.pedal.com.br/forum/topic3451.html
Voltar ao Topo
wep Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2009
rio de janeiro
Offline
Mensagens:559
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2009 as 12:01
Galera eu comprei um Guidão Titec Hell Bent Bronze e ele veio um poco grande vcs aconselhariam cortar? so tom pena de cortar pq veio o nome titec escrito nas 2 pontas
Voltar ao Topo
pesouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2007
São João delRei
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pesouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2009 as 13:55
A manopla vai tapar de qualquer jeito o nome. Passa a Makita sem dó cara. Uma serra de metal dá conta do recado fácil cara, mas se vc tiver com receio de fazer sozinho, leva numa bikeshop ou oficina.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2009 as 14:32
pode cortar tranquilo..    se tiver como usar um cortador de tubos é melhor do q usar serra.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2009 as 15:02
Uma dica bacana é pegar dois manetes antigos e usa-los de guia para o corte não ficar torto. 
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2009 as 16:03
Eu cortei o meu em 4cm..2 de cada lado, e ficou perfeito para mim. Acredito que tem a ver com a largura dos ombros, e o estilo de pilotagem...e um toque de gosto pesssoal..ehehe.

Abraço
Voltar ao Topo
coelhomd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2007
RS
Offline
Mensagens:1919
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coelhomd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 00:07
Cortei um guidão agora há pouco:
 
Sem problemas cara, fique tranquilo que muitos fazem isso.
Peças que preciso comprar:

http://www.pedal.com.br/forum/compro-suspensao-canote-272-mesa-318-rodas_topic44667.html



Limpar a bike

http://www.pedal.com.br/forum/topic3451.html
Voltar ao Topo
coelhomd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2007
RS
Offline
Mensagens:1919
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coelhomd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 00:09
Depois de cortar é bom lixar os cotos para que fiquem mais lisos e com as beiras arredondadas.
Peças que preciso comprar:

http://www.pedal.com.br/forum/compro-suspensao-canote-272-mesa-318-rodas_topic44667.html



Limpar a bike

http://www.pedal.com.br/forum/topic3451.html
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 00:26
porque cortar guidão? é uma coisa q eu me pergunto principalmente pq não vejo vantagem nenhuma, qual seria a vantagem? passar entre os carros não vale o meu tem 710mm e eu passo normalmente.

vcs já fizeram trilha com um guidão de 710mm? a diferença que faz em relação a um de 660mm ou algo parecido é absurda vc consegue estabilizar melhor a bike e manter o curso que vc quiser com muito mais facilidade.

eu estou perguntando isso pq eu não faço xc e como vejo muita gente do xc com guidão pequeno e os proprios guidões de xc já são pequenos queria saber se tem alguma explicação ou é só por preferencia do piloto?
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 01:03

danielbns.

Vou falar por mim. Eu usava um guidão que me passava uma sensação de incômodo. Depois de cortado, o incômodo passou, e o pedal se tornou mais prazeroso.
 
Outra coisa.
 
Quanto maior o guidão, maior será o espaço percorrido pela tua mão, em comparação com um guidão mais curto, para se atingir a mesma angulação de curva. Vantagem ou desvantagem? Não sei, pois acho que isso depende de estilo de pilotagem e modalidade. Pelo menos para mim, XC e AM recreativo, achei bom demais o guidão menor.  (nem sei dizer com quantos cm ficou : peguei um kona riser original e tirei 2cm cada ponta.)
 
Abraço.
 
Kiorugui
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 01:06
Outra coisa: O pessoal do bikefit aí pode falar melhor. Acredito que exista um tamanho ideal em relação á largura dos ombros.
 
Assim como flexões de braço, que conforme for a distância entre as mãos, força determinado grupo de músculos. (comparação esdrúxula????)
 
Abraço
Voltar ao Topo
coelhomd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2007
RS
Offline
Mensagens:1919
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coelhomd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 01:23
Cara, eu sinto diferença. Pedalei numa trilha com o guidão largo, e ele tira fininho de árvores, é mais difícil de controlar. Ficou perfeito depois de cortar. Este é o meu segundo guidão. Os 2 eu cortei. O ritchey e o easton, 2cm de cada lado.
Peças que preciso comprar:

http://www.pedal.com.br/forum/compro-suspensao-canote-272-mesa-318-rodas_topic44667.html



Limpar a bike

http://www.pedal.com.br/forum/topic3451.html
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 01:26
as vezes o incomodo é em relação a angulação do guidão, por exemplo eu tenho um guidão tioga 685mm q é menos confortável q o funn com 700mm todas as angulações são iguais menos a da ponta do guidão, as pontas do funn tem 2graus a mais, eu acredito q qnto maior o guidão maior tem q ser essa angulação já que qndo vc afasta as mãos o pulso tende a ficar cada vez mais desalinhado com a mão.
Voltar ao Topo
joeld Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Jul 2006
Interior - SC
Offline
Mensagens:576
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joeld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 01:30
Acho que a largura é questão de gosto mesmo, igual a altura do selim.

Pessoas com ombros mais largos preferem guidões maiores, já o magrelos se sentem mais confortáveis com guidão mais estreito. Esteticamente a bike com guidão muito largo também fica estranho.

Já cortei alguns guidões, aliás, sempre que troco de guidão utilizo a mesma medida do antigo que já estou acostumado e considero a melhor medida para mim.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 01:30
acho q 2cm a menos do guidão não vai fazer tanta diferença pra tirar fino de arvore pq 2cm ele continua tirando fino, no downhill alguns profissionais usam guidões enormes tipo 750mm e acho q no downhill deve atrapalhar bem mais passar raspando nas arvores até pq se encostar a queda vai ser provavelmente pior então tbm não acho essa vantagem tão importante existe alguma outra?
Voltar ao Topo
coelhomd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2007
RS
Offline
Mensagens:1919
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coelhomd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 01:31
É assim, estenda os braços a sua frente, com as mãos fechadas, em seguida vá afastando elas vc vê que elas percorrem uma circunferencia, sendo o eixo do movimento o seu ombro, quanto mais afastadas, maior a curva. É mais ou menos assim com o guidão. Guidões estreitos são quase retos.
Peças que preciso comprar:

http://www.pedal.com.br/forum/compro-suspensao-canote-272-mesa-318-rodas_topic44667.html



Limpar a bike

http://www.pedal.com.br/forum/topic3451.html
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 02:18
Caraca 710mm de guidão !!!
Voltar ao Topo
fabiosniper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2009
Joinville - SC
Offline
Mensagens:440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosniper Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 12:22
Tamanho do guidão é uma das medidas definidas num bike fit. A grosso modo, a medida entre os centros das manoplas deve ser aproximadamente igual a largura dos seus ombros.

Esse negócio de guidão grande é moda vinda do Downhill. Antigamente, era dificil ver um gidão com mais de 550mm, hoje tem gente que usa 750mm. A medida maior ajuda no downhill, pois fica mais "possível" manter o curso da bike em meio as pancadas que a roda da frente leva. Já no XC não entendo por que alguém queira um guidão jumbo tornando a bike mais dificil de manobrar. Mas emfim, gosto é gosto, e para o meu, guidão tem de ter no máximo 480mm, tem de ser reto e ter bar ends.

É como em carros, carros esportivos tem volantes de raio menor.
"Carpe diem quam minimum credula postero" (ou seja: vai pedalar.....)
Voltar ao Topo
adrian elite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2009
Jundiaí
Offline
Mensagens:365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrian elite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 13:33
caracas que confusão, eu mesmo usava um guidão que veio na caloi elite 570mm troquei por um de 640mm achei que ficou bem melhor a pilotagem e a respiração, depois troquei por um de 31.8 com 660mm, ai eu achei que a magrela mudou deu uma sensação de controle muito melhor mas me senti com os braços muito abertos então cortei 2cm de cada lado aí ficou melhor acho que vou cortar hoje mas 1cm de cada lado e deixar finalmente com 600mm.
Khs 3000
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 13:55
Só quem anda no DH pra saber porque um guidão mais largo é melhor danielbns.
Eu particularmente não uso guidão com menos de 660mm,mesmo pra XC.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2009 as 14:20
guidão mais largo pode ser melhor pra DH, pois qto mais largo maior a alavana e com isso maior a força q o biker consegue aplicar..   isso ajuda no absorção dos impactos, pois fazendo o caminho inverso..  qdo a bike sofrer algum esforço e o biker tiver q segurar a bike pra ela não mudar de trajetória..  ele vai precisar fazer menos força no braço pra vencer o esforço gerado pelo terreno/impacto.
 
tb tem outro lado  pois qto mais largo o guidão , maior precisa ser a amplitude de movimento pra se fazer o mesmo giro do guidão...     ai tem q considerar q qto menor o guidão mais arrisca vai ser a bike.. pois qualquer movimento dos braços vai implicar num giro maior do guidão e consequentemente uma mudança de trajetória maior tb..    com um guidão maior.. pra mudar de trajetória precisa de um movimento de braços maior..  isso deixa a bike um pouco mais lenta, mas mais "modulável"
 
pra XC o recomendado é q o guidão esteja o mais proximo possivel da largura dos ombros do atleta... para que os braços estejam paralelos ao corpo , ajudando até na aerodinâmica da bike.  
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2009 as 03:57
parece q até agora pelo q vcs falaram não tem nenhuma questão que realmente seja vantagem usar guidão menor até agora só vi gente falando q usa pq usava antes ou pq não gosta ou que ficou mais confortável o q é bem relativo de guidão pra guidão e não é o tamanho do guidão em si pode ser varios fatores.

royo não vejo muita vantagem na bike ser mais arisca por ter guidão menor isso aumenta muito a instabilidade e não vejo tanta perda de agilidade, os tamanhos tem pouca diferença e acho q pra agilidade de fazer um movimento essa pouca diferença não faz tanta diferença assim ao contrario do que ocorre na estabilidade q qualquer 5mm q muda faz diferença.

melhorar a aero dinamica do biker pra mim faria mais diferença no ciclismo agora em trilha de xc q as velocidades não são tão grandes não acho q faça tanta diferença assim até pq os braços são finos e não terão tanto arrasto.

aliás acho q o guidão maior tem mais uma vantagem q seria no sprint pois dá pra puxar bem mais o guidão e utilizar bem mais os braços pra ajudar numa pedalada mais forte.

desvantagem do guidão maior seria o peso mas não acho q seja algo tão significativo para neutralizar suas vantagens.
Voltar ao Topo
mineirocaloi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2010
jundiai sp
Offline
Mensagens:373
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mineirocaloi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 20:43
É Tiozinho quem tem braço curto não pode corta muito o guidão,se não fica ruim pra fazer as curvas,kkkk! Mais falando sério cortei o meu guidão também e ficou bem melhor,ficou mais segura a pilotagem!Tongue
mineirocaloielite 2.7
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 20:58
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

parece q até agora pelo q vcs falaram não tem nenhuma questão que realmente seja vantagem usar guidão menor até agora só vi gente falando q usa pq usava antes ou pq não gosta ou que ficou mais confortável o q é bem relativo de guidão pra guidão e não é o tamanho do guidão em si pode ser varios fatores.

royo não vejo muita vantagem na bike ser mais arisca por ter guidão menor isso aumenta muito a instabilidade e não vejo tanta perda de agilidade, os tamanhos tem pouca diferença e acho q pra agilidade de fazer um movimento essa pouca diferença não faz tanta diferença assim ao contrario do que ocorre na estabilidade q qualquer 5mm q muda faz diferença.

melhorar a aero dinamica do biker pra mim faria mais diferença no ciclismo agora em trilha de xc q as velocidades não são tão grandes não acho q faça tanta diferença assim até pq os braços são finos e não terão tanto arrasto.

aliás acho q o guidão maior tem mais uma vantagem q seria no sprint pois dá pra puxar bem mais o guidão e utilizar bem mais os braços pra ajudar numa pedalada mais forte.

desvantagem do guidão maior seria o peso mas não acho q seja algo tão significativo para neutralizar suas vantagens.
 
Daniel, acho que é mais uma qustão de gosto mesmo. Quando eu comprei minha bike, ela tava com o guidão original. cortei 2,5cm de cada lado. Ficou muito mais bonita, na minha opinião. Com o guidão grande ela tava parecendo uma Chopper, shaushuashauhsauhs
Eu acho mais bacana usar o guidãozinho cortado.
Quanto ao peso, sepre vai ter os anorexicosLOLLOLLOL
 
Abraço
 
Off: Tô pesquisando, e acho que vou comprar aquele kit de freio a disco e cubos MOB.Wink
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
LGoes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2010
Salvador
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LGoes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 22:13
Originalmente postado por coelhomd coelhomd escreveu:

Cortei um guidão agora há pouco:
 
Sem problemas cara, fique tranquilo que muitos fazem isso.


Coelhomd,
onde vc comprou esse negocio de cortar onde prendeu o guidon ?(desculpe a palavra, é que n lembro o nome)
conheço a parte vemelha de prender, mas nunca tinha visto essa com um espaçamento para cortar certinho...

P.s- se lembrar...quanto pagou?
Voltar ao Topo
FOCA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2010
Campinas SP
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FOCA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2010 as 22:27
Depois de uma queda torei 2 cm de cada lado do KCNC de 600mm , ficou bem melhor para pilotar
www.ecosbikers.com.br
PANGA PRÓ BIKERS
Voltar ao Topo
calima.rs Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 25 Jun 2010
RS
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calima.rs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2010 as 23:12
Originalmente postado por coelhomd coelhomd escreveu:

Cara, eu sinto diferença. Pedalei numa trilha com o guidão largo, e ele tira fininho de árvores, é mais difícil de controlar. Ficou perfeito depois de cortar. Este é o meu segundo guidão. Os 2 eu cortei. O ritchey e o easton, 2cm de cada lado.
 
Fiz a mesma coisa com meus dois guidões, um curvo e um reto.
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 08:56
Guidão maior é uma alavanca maior. Isso garante menos força para virar, e mais pressão aplicada nas rodas (e portanto mais pressão dos pneus contra o chão) nas curvas, o que melhora a aderência. A absorção de impactos frontais também é melhor, pois com os braços mais fechados e esticados o impacto vai quase direto para os ombros. Já com eles mais abertos, a tendência é os cotovelos flexionarem.
A dirigibilidade também fica mais precisa, no entanto mais leve - o que pode dar uma sensação ruim a princípio (pode parecer que se está mais descontrolado, chacoalhando mais o guidão).
 
Guidão menor dá uma posição mais fechada dos ombros e portanto mais aerodinâmica, além de apoio melhor para o tronco principalmente para competidores de XC, onde a altura do selim se equipara (ou passa) a altura do guidão e portanto o piloto fica mais embicado pra frente, apoiado nos braços.
 
Agora imaginem a seguinte situação... suba na bike, fique com os pés apoiados no chão mas tente deixar seu tronco na posição que ela normalmente fica quando vc está pedalando (pra galera do XC é mais inclinada pra frente, pra galera do DH é mais ereta). Agora vá virando o guidão, e repare como um dos braços vai encolher - até aí normal, é para isso que servem os cotovelos né? - porém o outro braço vai ir esticando. Se ele chegar ao ponto de esticar por completo antes de vc ter virado o guidão totalmente, então desse ponto em diante seu tronco vai ter que se deslocar pra frente para vc continuar alcançando. Isso é ruim, e quanto maior for o guidão (ou mais curtos forem os braços do piloto), mais esse efeito tende a ocorrer.
 
Por esse motivo, quem é muito braçudo pode usar guidão mais largo um pouco sem comprometer o posicionamento (e por consequência a dirigibilidade) na bike. Reparem que as bike de downhill e freeride são mais curtas na distância selim-guidão, o que facilita bastante nesse processo.
 
Mas tudo isso são coisas que um bike fit decente vai resolver, vai indicar o posicionamento ideal de acordo com a bike e a modalidade praticada e dessa forma qual a medida ideal do guidão na teoria - na prática, se você se sente confortável, é pq provavelmente a medida está correta.
Eu por exemplo comprei um guidão pra minha bike que tinha originalmente 77,7cm (o tamanho inclusive está no modelo dele, é um Spank Spark 777), e eu cortei praticamente 5cm de cada lado, para deixar ele com 68cm que é o tamanho que eu considero ideal para mim, que tenho braços relativamente grandes porém minha bike tem top tube longo (é tamanho Large, o quadro), selim é bem distante da ponta da mesa o que não me permite abusar demais na largura do guidão.
Com os 77,7cm originais eu me sentia abraçando um elefante e a frente ficava meio boba - e com o guidão original que tem 66cm eu sentia os braços fechados demais e a frente meio "pesada" pra virar... 68cm tá no ponto! (no meu caso) 
 
Valeu
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 09:09
Detalhe que esqueci de comentar: tem guidão (principalmente guidão reto) que é double butted, ou seja, tem espessura variável. Costumam ter paredes mais grossas na ponta para aguentar o uso de bar-ends ou mesmo para suportar quedas sem danificar.
Esse tipo de guidão pode ser perigoso cortar demais, sob o risco de chegar nessa parte mais fina dele e depois ele se tornar frágil demais (eu me recordei de um amigo que nos anos 90 tinha um guidão "top" da Bontrager, acho até que era de titânio, e por ter cortado demais o parte do bico que era mais reforçada, acabou estragando ele numa queda mais forte que teve, pois usava bar-ends longos que praticamente quebraram o bico do guidão).
Olho vivo nesses detalhes, então. Wink
 
Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 28 Jul 2010 as 09:10
Voltar ao Topo
rodrigodantas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2009
Jaboticabal
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodantas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2010 as 03:00
Eu sempre corto e nunca tive problemas
Voltar ao Topo
MARUENF Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2009
CAMPOS-RJ
Offline
Mensagens:369
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MARUENF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2010 as 18:19
Senhores, permitam minha humilde opnião.

Quanto a cortar o guidão, é o que todos falaram; se é de Al não tem problema! Tome cuidado pra fazer um corte bom e lixar depois se precisar. Bem lembrado tb o caso dos double butted... cuidado pra não cortar demais.

Quanto a largura ideal, depende da modalidade.  Concordo com o W0LVER1NE_MG,  faça um bike fit , que este vai te indicar todas as medidas (da bike) ideais pra vc e, com isso, o seu posicionamento vai ficar correto.
Agora, bike fit é dinâmico! Vc pode e deve ajustar de acordo com suas necessidades. No caso do guidão, se um mais largo que o indicado no fit não te encomodar, não der dor nos pulsos ou cotovelos, tz vc não precise cortar.

A pouca experiência que tenho em speed me mostrou que um posicionamento correto e medidas (da bike) adequadas, é fundamental pra se evitar dores e até lesões. Porém em MTB (mais novato ainda) percebo que há uma margem maior... O quero dizer é que se o cara não é competidor de XC, sua bike não é tão racing (frente baixa, selim com altura e recuo corretos, overall reach milimétrico...), seu posicionamento pode ser mais relax, até pra não forçar muito...

Resumindo: faça um bike fit e ajuste de acordo com o conforto.

Valeu.
Voltar ao Topo
kmsleo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2009
S. A. Pádua, RJ
Offline
Mensagens:387
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kmsleo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2010 as 01:06
Eu usava um guidão de 580, agora uso um de 660mm flat. No primeiro pedal eu estranhei um pouco, parecia estar andando numa 29'er rsrsrsrs... Porém, quando comprei, o vendedor/biker me orientou que para o uso em XCM eu não deveria cortá-lo, pois a maioria dos praticantes de maratona preferem um guidão mais comprido. Não sei se foi o pscológico mas acho que realmente depois dos 60 Km senti a diferença.
MTB: Specialized Rockhopper 2011/RSeven ABS+/Deore XT/Avid Elixir 5/Vzan Everest XC
Road: Scott Speedster 2008/Tiagra
Voltar ao Topo
bralbr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Ago 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bralbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2010 as 21:44
Se for cortar um guidon, corta um guidon inferior, pq eu já  me arrempendi de corta um ritchey aluminio e agora q troquei de guidon ele não tem valor de revenda. Como eu ando todo dia no asfalto e o transito do rio é uma droga meu guidon eh bem curto mesmo deve ter em torno de 250mm mas me atende perfeitamente bem, consigo passa no engarrafamento tranquilamente, agora pra pega uma trilha não serve.
Voltar ao Topo
LeoLeo Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Fev 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoLeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 07:22
Minha opinião é a mesma do Wolver1ne.No meu caso(XC)tinha guidon flat de 600 mm e troquei por um Ritchey WCS Carbono de 660 mm.No primeiro dia de pedal,senti que não tinha controle sobre a bike,fiquei assustado como deu diferença.Fui correndo ao mecânico e mandei cortar 3 CM de cada lado.Ficou perfeito,estou hà 5 meses e mais de 2 mil km sem problemas.Acho realmente o mais importante é um bikefit correto,o maior exemplo é você pegar aquela bike de 15 mil reais do seu amigo e não se sentir bem como na sua.O posicionamento é sempre pessoal,costumo dizer que todo mundo está certo se estiver bem sobre a magrela,o resto não interessa.
Voltar ao Topo
Hayronzito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2010
Uberlândia
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hayronzito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 12:58
Amigão vou ser sincero, particularmente eu cortei quase todos os guidões que eu comprei, pois, acho melhor para empinar e fazer alguma gracinha, porem só cortei gts, meu truvativ nem penso em cortar, mas nunca cortei mais que 2,5 centimetros não!
Converse com Deus: Com ele não tem data nem prazo não tem hora nem atraso!
Voltar ao Topo
crrmt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2010
sao paulo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crrmt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 14:47
Comprei um guidão Easton e precisei cortar 4cm de cada lado e ficaram ideais para mim. Usei uma serra de arco e, como o guidão era de aluminio, cortou muito fácil. Passei uma fita adesiva como marcador e deixei bem apoiado, foi mais fácil que imaginava.
Voltar ao Topo
Berlato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2010
Lins-SP
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Berlato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 06:25
Compra outro más não corta, dependendo se for tipo um FSA-kforce que tem estruturas internas de reforço nas pontas vc pode abalar a estrutura do guidão
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X